O mundo espiritual é uma realidade que os cristãos conhecem, pois a Bíblia sagrada está repleta de ensinos a esse respeito, inclusive sobre o diabo, figura que tentou Jesus Cristo no deserto e foi responsável por influenciar a queda da humanidade no Jardim do Éden.
Para o ex-satanista John Ramirez, o demônio continua agindo fortemente através do mundo espiritual, a fim de influenciar o comportamento das pessoas, segundo ele, com base na observação dos seus hábitos.
Ramirez, que se dedicou ao ocultismo durante 25 anos, falou sobre isso ao responder uma pergunta comum por parte de alguns: o diabo pode ler os pensamentos humanos? Baseado especialmente no que a Bíblia diz, e também em sua experiência, o ex-satanista garante que não.
“O diabo não consegue ler sua mente, seus pensamentos”, disse ele, segundo informações da God TV. “O diabo não pode fazer isso. Somente Deus pode fazer isso”.
Onisciência
A explicação de Ramirez está de acordo com a Bíblia, pois a leitura de pensamentos é uma capacidade atribuída à onisciência, algo que apenas Deus, o Criador de todas as coisas, possui como um dos seus atributos.
É por isso que em passagens como Salmo 139: 2-4, o salmista apresenta um Deus que “de longe entendes o meu pensamento”, assim como inúmeras outras. Mas, apesar de não poder ter acesso à consciência humana, o diabo pode induzir pensamentos.
Isto significa que o maligno não lê a mente, mas pode fazer parecer que sim, influenciando ações que visam modelar o modo como o ser humano interpreta as coisas ao seu redor.
É por isso que, segundo Ramirez, “não podemos dar espaço aos demônios em nossos pensamentos e emoções interiores”, no sentido de externar e blasfemar contra Deus, pois isso dará ao diabo condições de se aproveitar de um determinado estado emocional, a fim de afetar a nossa conduta.
“Que hábitos você tem? Porque de acordo com seus hábitos, o diabo sabe em que direção você está indo. E se você sabe em que direção está indo, ele pode convencê-lo de que sabe ler sua mente”, conclui o ex-satanista.