Uma investigação em andamento está mapeando grupos violentos que atuam através da internet convencendo menores de idade a praticarem automutilação e transmitirem as cenas ao vivo. O FBI fez a revelação após descobrir as práticas de uma seita satânica.
O comunicado do FBI, emitido no começo de setembro, é a primeira menção formal feita por uma agência dos EUA sobre um grupo conhecido como 764, um desdobramento da Ordem dos Nove Ângulos (OA9, na sigla em inglês), uma seita satânica surgida no Reino Unido que promove a adoração esotérica de Hitler, satanismo e bruxaria.
A agência federal de investigação tomou conhecimento do grupo após a prisão de Angel Almeida, 23 anos, morador de Nova York, sob acusação de porte de arma em novembro de 2021. Seus depoimentos levaram a desdobramentos inesperados e a consequente descoberta da seita satânica.
Os grupos agem de forma agressiva para recrutar menores entre 8 e 17 anos, especialmente aqueles com problemas de saúde mental, usando ameaças, chantagem e manipulação para fazer com que suas vítimas gravem ou transmitam ao vivo automutilação, atos sexualmente explícitos e até suicídio.
As cenas são gravadas pela seita e depois são distribuídas a outros membros para extorquir ainda mais as vítimas e exercer controle sobre elas, informa o portal The Christian Post.
Os membros desses grupos se comunicam principalmente no Telegram, mas também usam plataformas como Roblox, Discord, Twitch e SoundCloud.
Aqueles que conseguem constranger e extorquir um número maior de jovens e acumulam gravações de atos violentos são promovidos internamente na seita. Documentos e fontes indicam que a Ordem dos Nove Ângulos é um grupo classificado como terrorista pelas autoridades americanas.
Seita satânica
A O9A foi criada no início da década de 1970 pelo ativista neonazista britânico David Myatt e atua nas redes sociais desde 2008, de acordo com o Instituto para o Diálogo Estratégico (ISD).
O ISD afirma que seus seguidores são encorajados a cometer atos aleatórios de violência extrema, agressões sexuais e o “abate” de vítimas humanas para acelerar o colapso da civilização ocidental com base em valores judaico-cristãos.
Já o grupo 764, derivado da O9A, tem uma rede de alguns milhares de participantes e centenas de membros altamente atuantes, que geram e divulgam a maior parte da pornografia infantil e vídeos sangrentos. O grupo envolve pessoas de todo o mundo, incluindo o Reino Unido e a Alemanha.
“Entre abril de 2019 e abril de 2021, [a entidade] HOPE not Hate registrou oito neonazistas condenados por crimes terroristas no Reino Unido, com outros dois ligados à O9A ou em posse de material da O9A enquanto aguardam julgamento. A maioria dos casos envolveu adolescentes jovens do sexo masculino”, diz um comunicado do ISD.
Angel Almeida, cuja prisão desencadeou a atual investigação, se tornou réu em setembro e poderá ser condenado à pena máxima de prisão perpétua se for condenado no julgamento que será iniciado dia 04 de dezembro, já que os promotores apresentaram uma acusação adicional, acrescentando crimes de exploração infantil e aliciamento de menores, de acordo com informações do Astoria Post.