Durante quatro anos foi travada uma batalha jurídica entre as duas maiores feiras cristãs do Brasil, a EXPO CRISTÃ (situada em São Paulo, também com versão no Rio de Janeiro chamada Rio Cristã) e a EXPOCRISTO (situada em Curitiba no Paraná e com proposta para se estender para Campo Grande no Mato Grosso do Sul).
A EXPO CRISTÃ requeria os direitos sobre a marca EXPOCRISTO e consequentemente o fechamento da feira, isso devido a patente da EXPO CRISTÃ já ter sido requerida e por terem nomes e finalidades semelhantes. Por outro lado a EXPOCRISTO teve seu nome criado e sua feira iniciada antes mesmo da EXPO CRISTÃ obter a patente do nome, na época, a feira paulista se chamava FICOC, porém, a feira curitibana ainda não havia requerido a patente para seu nome.
Devido a essa soma de fatores as duas maiores feiras Cristã voltadas para o comercio e entretenimento Cristão se enfrentaram na justiça por quatro anos, longe dos olhares do público Cristão que por todo esse tempo frequentou as referidas feiras sem ao menos saber o que acontecia por trás delas. A briga judicial resultou em algumas “farpas” entre a organização das duas feiras, chegando ao ponto em que a diretoria de uma ter sido convidada a se retirar da feira “concorrente”.
O processo foi finalizado neste meio do mês de Março de 2009. Após a EXPO CRISTÃ perder duas instâncias, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu oficialmente e definitivamente a patente de EXPOCRISTO para a feira de Curitiba.
Procurada pela redação do Gospel+, Marisa Lobo, coordenadora geral da EXPOCRISTO, concedeu uma entrevista exclusiva falando a respeito do processo, como foi a tramitação, sua opinião e como ela será agora que a vitória na justiça está confirmada. Você pode conferir está entrevista abaixo e em seguida a documentação que comprova a oficialização da patente da marca EXPOCRISTO para a feira curitibana:
Porque a ExpoCristã decidiu processar a EXPOCRISTO?
O que os motivou realmente não sabemos. O processo aconteceu em 2006, eles pediram tutela antecipada da marca EXPOCRISTO, proibindo nossa feira de existir, nós saímos da EXPOCRISTO aquele ano com pouca inadimplência, mas tínhamos algumas dívidas, cheguei em casa e lá estava a notificação, proibindo a nossa feira de existir e dando um prazo de 10 dias para defesa, consultei a empresa que cuidava de nosso pedido de marca, e eles cobrariam 10 mil reais para defesa, não tínhamos, ajoelhei no chão e disse para Deus que se a feira fosse vontade absoluta Dele então que fizesse o milagre de nos arrumar um advogado, porque não tínhamos como pagar, na hora o telefone tocou era uma amiga minha, contei a situação ela me levou ate seu noivo que era nada mais nada menos que um Juiz aposentado que estava advogando, Dr. Noedir Bittencourt, ele pegou a causa e está nos defendendo até hoje, enfim ganhamos a causa em 1ª e 2ª estância , conforme documento o INPI deu este ano a marca EXPOCRISTO, para nossa empresa.
Como vocês se sentiram? Chegaram a pensar em desistir do evento?
Humilhados e traídos, pois nesta feira de 2006 um vendedor da Expo Cristã – Jorge era o Nome , esteve nos visitando, foi tratado como um rei, vendeu sua feira, visitei a nossa feira com ele , me convidou para ir até são Paulo fazer o mesmo, fiquei feliz, e me surpreendi porque deu uma entrevista em vídeo, elogiando nosso trabalho, era a 2ª edição, nos sentimos lisonjeados, depois veio a noticia assim que cheguei em casa notificação extra-oficial e o conteúdo do processo, era difamador não merecíamos isso, eles não nos conheciam, nos condenaram sem ao menos nos conhecer e saber da nossa historia.
Como surgiu o nome EXPOCRISTO?
Bom, quando resolvi fazer a feira literária e fonográfica cristã, a feira do consumidor cristão EXPOCRISTO, não conhecíamos feira alguma deste gênero, apenas os Gideões que é o maior evento Cristão do mundo, eu trabalhava como apresentadora na rede Record /PR., era promoter recém convertida (3 anos) fazia eventos grandes para prefeitura, resolvi largar tudo e trabalhar para Deus, era normal colocar minha experiência secular em prática no reino, contei para o meu pastor o meu desejo de fazer uma feira com produto cristãos, ele ficou feliz achou uma grande sacada, começamos colocar o projeto em pratica até que um pastor chamado Alex da IEQ , me falou da feira de São Paulo a FICOC, quando fomos em 2004 na FICOC, já levamos material da EXPOCRISTO. Um amigo meu e do meu marido chamado Leomir, foi quem deu esse nome, na brincadeira, estávamos procurando um nome – isso foi em 2004 – no mês de fevereiro, não pedimos a patente neste mês porque não tínhamos dinheiro mesmo e nem tinha muito conhecimento nesta área confesso, registramos apenas o site, mas em seguida em outubro de 2004 pedimos junto ao INPI a marca EXPOCRISTO e o INPI aceitou.
Porque o processo correu em silêncio, sem que nenhuma das partes divulgasse ao público o que estava acontecendo?
Da nossa parte por questão ética e porque estávamos esperando a decisão da justiça, e Deus estava julgando nossa causa, agora , eles não ficaram tão quietos assim, porque muitas empresas sabiam da pior maneiras possível, alguma empresas nos desprezavam por isso, agüentamos mudos, orando e trabalhando.
E agora com a vitória, como está a organização do evento depois desses 4 anos de luta na justiça?
Uma benção, Graças a Deus, matando um gigante por dia (risos), mas Deus tem nos honrado. Não é fácil, confesso, para ninguém fazer uma feira como esta, ainda mais tendo a cada dia que conquistar a credibilidade de pessoas que por influência deste processo nos acusaram, mas o sul (do Brasil) é maravilhoso, o Paraná a prefeitura de Curitiba tem nos apoiado, assim como os pastores e temos a melhor defesa, a verdade, Deus é nossa direção, enquanto estivermos na visão do Senhor, não temos medo de nada, porque se Deus é por mim, quem será contra mim? Essa não é só mais uma feira é nosso ministério, doamos estandes para ONGs, apoiamos artistas independentes, já somos referência – graças a Deus – no sul e no Brasil, por causa da nossa maneira de trabalhar. Não agradamos todos, é fato, mas a maioria com certeza, quem vem para EXPOCRISTO com Espírito não só comercial e sim de evangelismo também, sem esquecer do propósito de Deus para suas vidas, vende sim, e é muito abençoado.
A EXPOCRISTO pretende de alguma forma processar a ExpoCristã?
Olha, realmente não sei , estamos pensando, mas se ganhamos na justiça em1ª e 2ª estância, se o INPI já deu nossa marca e ninguém pode tirar… Sofremos muitas humilhações tivemos prejuízos, e as palavras foram muito pesadas, depois todo mundo ficou sabendo, muitos nos criticando, perdemos clientes chorei muito… e sem dever nada.
O que fariam?? Eu queria mesmo, é convidar o Berzin (idealizador da ExpoCristã), para vir palestrar em minha feira, porque acho ele um empreendedor especial, creio que o reino de Deus ganharia muito mais com isso..
É verdade que a equipe da EXPOCRISTO foi convidada a se retirar da ExpoCristã 2007? Como aconteceu?
É verdade , meu marido e eu pessoalmente em 2006 e 2007 fomos convidados a nos retirarmos por seguranças, nós estávamos conversando com alguns clientes nossos, fechando estandes como fazem todas as feiras, é pratica normal, como fizeram eles em nossa feira em Junho de 2006 – temos vídeos para provar- e com nossa aprovação. Uma pessoa de sua equipe desacatou meu marido pedindo para se retirar, ele parou de fazer contatos mais eu não, continuei, andavam atrás de mim, pedi para conversar com a diretoria para pedir permissão, infelizmente ninguém quis nos atender, mas o Jorge (vendedor) tinha me autorizado, a partir do momento que esteve em nossa feira como falamos achei que não teria problemas, nos chamaram até de “caras de pau”, mas tinham outros eventos fazendo a mesma coisa, não aceitei preguei para essas pessoas da equipe, que me pediu desculpas e me deixou em paz .
Quais são as novidades da EXPOCRISTO para esse ano?
Continuamos na mesma visão, desde o inicio de apoiar missões, artistas independentes, ONGs, fazermos evangelísmo, além de claro: trabalhar bastante para abençoar as empresas que confiam em nosso trabalho. Por causa desta crise, estamos fazendo parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito, este ano vamos fazer a campanha de doação de medula óssea, pretendemos bater records de doação e estamos pedindo as empresas que façam bastante promoções, estamos trazendo para pregar os Pastores: Dr Silmar coelho, Jorge Linhares, Marcus Gregório, Oséias Gomes, Thiago Coelho, Sergio de Castro e Pr Marco Feliciano, além de mais de 30 ministérios, entre eles Toque no Altar, Cristina Mel , Crhis Duran e muitos outros também de renome. A feira tem movimento cultural de manhã até as 23 horas, quanto a entrada, até as 16 horas é franca – trazendo um alimento – após esse horário cutará R$ 5 reais, incentivando caravanas de outros estados, e do interior do Paraná. O estacionamento será gratuito, pastores e lojistas tem crachás.
Algum recado para os visitantes, expositores e organizadores da ExpoCristã e/ou ExpoCristo?
Deus é quem manda em nossos ministérios e Deus é bom e justo, devemos fazer de nossas empresas e ministérios, uma poderosa arma de evangelismos e sermos fiéis a Deus, se isso não acontecer estamos fadados ao fracasso, tem muita empresa falindo porque não é fiel, anda com suas próprias forças, insiste em ações que não agradam a Deus. Para usarmos o nome de Jesus Cristo devemos seguir os seus passos, sempre quando vamos tomar uma atitude devemos nos perguntar se ela agrada a Deus, se não agrada a Ele então jamais nos fará bem, aos visitantes que venham conhecer nossa humilde feira que ano passado reunião cerca de 50 mil pessoas, de todos os cantos do Brasil, e curtir o inverno desta cidade maravilhosa, turística que é Curitiba. E para os organizadores da Expo Cristã, “ é importante que homens de Deus vivam em união” e que fiquei feliz por estar tudo acabado, porque ficava muito triste em não poder explicar que não nos aproveitamos deles não, e que oramos e declaramos que todas as feiras do Brasil e do mundo pertencem ao senhor Jesus e nós que resolvemos coordenar esses eventos somos servos para abençoar ministérios, empresas e fazer a vontade do Senhor. Pode ser muito espiritual isso que digo, mas é assim que acredito ter que ser uma empresa que usa o NOME DE DEUS PARA TER SEUS GANHOS.
Fonte: Gospel+