Acusado de ridicularizar religiões, Fábio Porchat do “Porta dos Fundos” afirma que lê a Bíblia por curiosidade

40

Conhecido por seu trabalho nos programas da Rede Globo “Zorra Total” e “A Grande Família”, o humorista Fábio Porchat tem sido alvo de constantes polêmicas pela forma que os vídeos de seu canal do Youtube abordam a religião. Em uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o humorista falou sobre sua relação com a religião. Ateu, Porchat afirmou que lê a Bíblia por curiosidade.

Porchat é idealizador do canal “Porta dos Fundos”, criticado por muitos cristãos que afirmam que seus vídeos ridicularizam as religiões. Um dos vídeos é uma sátira da história bíblica de Moisés e as tábuas que continham os dez mandamentos, encaradas pelo vídeo como uma forma que Moisés teria usado para controlar o povo, e outro mostra Jesus sendo demitido de uma carpintaria por não falar palavrões ou concordar com a pornografia.

Um vídeo mais recente satiriza a ideia de salvação exclusiva por uma religião e faz piada também com o pastor Silas Malafaia.

Questionado sobre as referências bíblicas constantemente usadas em seus vídeos, Porchat explicou que esse conhecimento vem das leituras que ele faz da Bíblia, por curiosidade.


– Eu. Talvez porque seja ateu… Eu escrevi agora um com Noé, um com Abraão e um com José e Maria. E olha que eu só li alguns trechos, mas leio a Bíblia com muita curiosidade – respondeu o humorista, adiantando que o canal terá novos conteúdos relacionados à religião, classificada por ele como uma piada.

– Acho muito curioso uma pessoa ser religiosa, fico muito impressionado. Mas acho que o comediante tem de estar antenado em tudo. Tudo é material para uma piada – completou.

Fábio Porchat disse ainda que critica tudo que, segundo ele, “merece apanhar”, e ironizou afirmando que só não faz piadas com o islamismo por medo de ser alvo de terroristas.

– A gente tem batido em coisas que, na verdade, merecem apanhar. No idiota que inventou a Ku Klux Klan, no padre pedófilo. Eu, por exemplo, não faço piada com Alá e Maomé, porque não quero morrer! Não quero que explodam a minha casa só por isso (risos). Mas, de um modo geral, a gente vai fazendo, vai falando – explicou.

A área de comentários do canal recebe constantes manifestações de evangélicos e católicos, que consideram o material ofensivo.

Veja alguns dos vídeos do canal criticados por falar de religião:

Deus:

Assine o Canal

10 Mandamentos:

Assine o Canal

Por Dan Martins, para o Gospel+

40 COMENTÁRIOS

  1. Esse cara é mais um que caga nas calças tentando fazer os outros rirem, igual a Marcelo Adnet e Rafinha Bastos. Para a grande maioria de pessoas de bom senso, verdadeiros humoristas são: Roberto Gomes Bolanõs, Rowan Atkinson, Renato Aragão e os falecidos Zacarias, Mussum, Geraldo Alves e Chico Anysio. E o GospelMais não deveria dar Ibope para um medíocre como esse cara.

  2. E outra, qual será o dia que esse imbecil fará piadas sobre as manipulações da Globo, como a edição do Jornal Nacional nas eleições de 1989? Ou será que isso também não merece apanhar?

  3. SR FELIPE BENOIT, NO MUNDO EXISTE PESSOAS DE TODOS OS TIPOS,E CREDOS, AGORA, A FÉ É A ÚNICA
    QUE NOS PROJETA PARA O DIA SEGUINTE. QUALQUE PESSOA QUE AFIRMAR QUE NÃO TEM FÉ, ESTÁ FORA
    DA REALIDADE DA VIDA. MORAL, O ATEU É O QUE TEM MAIS FÉ, POIS ELE TEM QUE ACREDITAR NO QUE
    PODE FAZER, TUDO ESTÁ DENTRO DA SEMEADURA, COLHE O QUE PLANTA.” VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ENTRE
    O ANTES E O DEPOIS?” O QUE SABES A RESPEITO DO TEMPO E O ESPAÇO?. SEGUNDO A TEORIA HUMANA
    A COISA MAIS CERTA QUE EXISTE É A MORTE, QUALQUER UM QUE COMCORDAR COM ISSO É UM DERROTADO.
    SÓ PRA VOCÊ REFLETIR,A DERROTA ESTÁ RESERVADA PARA OS QUE ACEITAM A DERROTA. MAIS:.. SE CONFORMAM COM A MORTE.UMA COISA VOCÊ ESTÁ CERTO, A RELIGIÃO É A COISA MAIS ARCAICA QUE
    EXISTE, AGORA QUANDO SE FALA EM CRISTÃO, ISSO NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO.
    JESUS, É A EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS, OU SEJA, A PALAVRA SE FEZ CARNE, É O PRIMEIRO GERADO PELA PALAVRA, ISTO É,O QUE FOI ANTES, É AGORA E SEMPRE,ENTENDA AGORA, ENTRE O ANTES E O DEPOIS
    SOMOS NÓS, RECEBENDO A GRAÇA DE DEUS, OU SEJA ESTE É A MAIOR DADIVA, O PRESENTE A VIDA.

  4. eu nem vir videozinho é nemvou ver,não dou audiencia para os que zombam de DEUS,mais vamos orar por ele afinal o rapaz esta lendo a Biblia e para DEUS nada é imposivel.

  5. Se ele soubesse ou ao menos fizesse uma pequena ideia do que é fazer brincadeiras e escarnios sobre o Deus altissimo..eu espero que Deus tenha misericordia..dele..ja pensou se alguma casualidade occorre com ele..uma enfermidade,ou tragedia com ele ou na familia..?? Deus nao se zomba..´e porque Ele é misericordioso..demais!

    • Um pouco da misericórdia do senhor:

      Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

      Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

    • Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

      Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

      • Ta bom, Nilson de Simas !
        Agora, me explica o contexto, desse trecho da bíblia que você postou ? Não sabe, não é mesmo? É muito fácil, pegar versículos isolados da bíblia, falar asneiras e tirar conclusões, a respeito de Deus ! Esse é um dos problemas de vocês ateus, não terem a mínima idéia do que estão falando, e simplesmente afrontar quem crê. Acho até aceitável , quem já leu textos inteiros e entendeu o contexto, e se opôs, mesmo que eu não concorde.. pois o respeito, deve sempre sobressair !
        Mas é mais inteligente, se opor contra o que não tem a mínima idéia do que se trata, não é mesmo ? =D

      • Ta legal , Nilson de Simas!
        Agora , me explique o contexto desse versículo bíblico, que vc citou aí ?
        Não sabe, não é mesmo ? o problema da maioria dos ateus, é esse tipo de atitude, não entender nada das histórias da bíblia, e simplesmente se opor !
        É aceitável, quem lê, compreende e se opõe. Agora, uns camaradas que nem você.. pega versículos isolados e fica tentando confrontar, quem crê. Patético , isso !

  6. Os indiferentes, que põem de parte o problema da origem do mundo e da alma, e vivem sem preocupações acerca de seu destino. Ainda que esta disposição de espírito conduza ao ateísmo, os indiferentes não são ateus propriamente ditos. Os agnósticos, para os quais Deus pertence ao domínio do incognoscível. Esta atitude equivale a um cepticismo religioso.
    Muito menos devem ser tidos por ateus aqueles que ignoram quase por completo a religião e professam exteriormente o ateísmo, porque julgam essa atitude própria dos espíritos fortes, ou porque têm interesse de seguir a corrente do favoritismo oficial.

    Portanto, devemos somente considerar como ateus os homens de ciência e os filósofos que, depois de ponderar maduramente as razões, pró e contra, da existência de Deus, optam pela negativa. Embora pouco numerosos proporcionalmente, os ateus têm um número crescente e geralmente atuam em conjunto com agnósticos.

    • Eis um ateu de verdade:

      Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

      Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

        • Isso não é amor cristão. Esse amor nos ensina a suportar, porque fomos avisados que muitos negariam a Deus e nos perseguiriam. Quantos cristãos morrem em missões?. Pelo uso da racionalidade, só acreditamos no que vemos. Toos os dias voce examina o chão só pra saber se ele está lá? Presumo que não. Presumo tambem que ninguém saia tateando e experimentando o chão onde irá pisar antes de fazê-lo. É assim com Deus. Nem tudo é racional. Nem todas as coisas são sujeitas ao homem. Deus não é homem! Ele é espirito. Deus criou os anjos e lhes deu certo poder, mas lúcifer sentiu inveja e por isso foi lançado á terra. Assim ele passou a tentar influenciar os homens quando Deus os criou. Então, retomando, como se pode negar a existencia de Deus? Há base cientifica nisso? Não. Vocês, ateus, têm todo o direito de não acreditar, mas dizer que Deus não existe é uma afirmação infundamentada e sem nexo algum. Se alguém disser que tem experiências pessoais para sustentar essa afirmação eu também tenho as minhas próprias experiências para contrapôr ás suase negá-las. Uma anula a outra. Quem vence? É uma queda de braço inútil. O amor cristão se baseia em sacrifícios da carne! Nao significa que eu vou me aufomutilar todos os dias como os extremistas de grupos como a Opus Dei, mas sim em seguir o que a biblia nos ensina. Renuncia. Segue quem quer. Cristãos só querem respeito! Se debates surgirem, que sejam saudáveis. Discussões esdrúxulas só dão argumentos a não teistas. Fazer isso, discutir violentamente entando impor os SEUS PRÓPRIOS preceitos a qualquer custo, é que é negar a Deus ;)

  7. O ateísmo, pelo fato de negar a existência de Deus, destrói radicalmente o fundamento da moral e dá origem às mais funestas conseqüências para o indivíduo e para a sociedade.

    O ateu deixa-se arrastar pelas paixões. Se não há Deus, se não existe um Senhor Supremo, que possa impor a prática do bem e castigar o mal, porque razão não se hão de satisfazer todos os apetites e correr atrás da felicidade terrena, por todos os meios que estiverem ao alcance de cada um? Além disso, o ateísmo priva o homem de toda a consolação, tão necessária nos reveses da vida.

    As conseqüências do ateísmo são ainda mais prejudiciais à sociedade. Suprimindo as idéias de justiça e de responsabilidade, o ateísmo leva os Estados ao despotismo e à anarquia, e o direito é substituído pela força. Se os governantes não vêem acima de si um Senhor que lhes pedirá contas da sua administração, governarão a sociedade segundo os seus caprichos. Mais ainda, os homens, na realidade, não são todos iguais nas honras, nas riquezas, nas situações e nas dignidades. Ora, se não existe um Deus para recompensar um dia os mais deserdados da fortuna, que cumprem animosamente o seu dever e aceitam com resignação as provas da vida, porque não haveriam de se revoltar contra um mundo e uma sociedade injusta e reclamar para si, a todo custo, o seu quinhão de felicidade e prazer?

    Paz e Bem

    • Mauro,

      Deus e/ou religião não são sinônimos de moral. Nunca foram. Quantas injustiças foram e são cometidas até hoje em nome de supostos deuses e livros sagrados?

      Você vive numa realidade paralela. Ateus não são guiados pela paixão e não necessitam de uma ameaça de sofrimento eterno para terem senso de moral. É exatamente o oposto. Não somos guiados pela paixão, mas sim pelo senso crítico. Pela racionalidade.

      Não é necessário crer em alguma divindade para expressar empatia e ser feliz. Nunca houve uma guerra envolvendo pessoas que queriam provas demais sobre um tema ou que queriam mais pensamento racional. Por outro lado, incontáveis guerras e todas suas nefastas consequências já foram propagadas em nomes de diversos deuses. Inclusive o deus judaico-cristão.

      Não é pela ausência de deus que eu vou sair matando, estuprando e roubando. Não existe essa conexão entre deus e moral. Se a ideia de deus é a única coisa que te impede de cometer esse tipo de atrocidades, eu temo pelas pessoas próximas a você.

      • Então você está dizendo que todo ateu é racional Nicolas?
        Parece-me que para ser ateu é preciso saber que Deus existe e não crer n’Ele. Pois se verdadeiramente você é ateu não existe nenhum deus para você, e se não existe nenhum deus para você de que deus você vai falar? É um tampo paradoxal essa sua situação não é?

  8. Olha só o cara tem talento… E é inteligente também, foi logo saindo pela tangente sobre o Islamismo. Então, meu camarada fazer piada com pastores e personagens bíblicos é molezinha não é mesmo… Com os muçulmanos vc não mete a cara não né… Entendo!!!!
    Penso que você deve ser respeitado por ser um Ateu e não sofrer preconceito por isso… Todavia, só pelo fato de ser ateu não deveria zombar da religião dos outros. Porém, novamente mostra sua inteligência, pois sabe gera polêmica e mídia que é a única coisa que te interessa.
    Deus te abençoe amigo! Pelo menos assumiu que é um medroso…

  9. Conhecendo o Deus que eu sirvo, moço, vai chegar o dia e não vai demorar que cada palavra que vc leu será tão necessária para a sua sobrevivência que vc chorará por ter lido a biblia, só por curiosidade.

  10. Lamentavelmente que o humor brasileiro esta falido,sem graça,sem criatividade.Os humoristas deste País hoje se chama Tom Calvocante e Tiririca que fazem graça. os demas e isto ai……não tem criatividade e ficam crlandando estas piadas” V IL” e diz que humor.Quer ganhar dinheiro facil munda de profissão porque com esssa FABIO PORCHAT vc não vai a lugar nemum vai morrer de F O M E.!!!!
    Florentino Jr-Salvador Bahia

    • George Bernard Shaw
      “Dizer que um crente é mais feliz que um cético é como dizer que um bêbado é mais feliz do que um sóbrio”
      ―George Bernard Shaw

  11. TOMARA QUE POR CURIOSIDADE VOCÊ ALCANCE A MISERICORDIA DE DEUS TAMBÉM E SE CONVERTA AO AMADO DA NOSSA ALMA JESUS. AQUELE QUE NEGOU A SUA PROPRIA VIDA POR AMOR A NÓS ELE ABRIU MÃO DE TODA SUA GLORIA, ABRIU MÃO DE TODA GRANDEZA SE FEZ HOMEM, SOFREU, FOI ODIADO, CUSPIDO, CHICOTEADO, FOI PERFURADO. SUAS MAÕS, SEUS PES, E ATÉ SEU LADO FOI TRANSPASSADO TUDO POR AMOR. PORQUE ELE E A ESSENCIA DO AMOR ELE É O PROPRIO AMOR ESSE É O MEU JESUS.

  12. Para esses tipos de zombadoresnão tenh um pingo de dó, tem que sofrer muuuuuito nessa terra pra despois que chegar a hora da morte,ir direto para o inferno.

    Quer zombar de Deus , vai zombar la no inferno que lugar desses filhos do diabo.

    • ainda bem q tu nao e deus meu jovem.
      o altissimo num ta precisando de advogado nao.
      e se vc ler bilia vc deve taligado q julgar tb e pecado

      …e se julgar e pecado que diferença esta tendo entre voce e esse raPaz nesse momento?
      o ateu e o juiz improvizado.

  13. A grande verdade é que pobres ateus como esse da matéria, tem que fazer piadas, chacotas, ficar repetindo que quem crê em Deus é ignorante … bla bla bla, pra poderem viver em “paz”, esquecendo por um momento que quando a sua vida se acabar, o seu final será bem triste !

    Eu não me incomodo com esse tipo de pessoa, tenho compaixão por elas, espero de coração que Deus venha lhes perdoar, porque eles na verdade, não sabem o que fazem, afinal, surgiram do “nada”, “evoluiram” de um ancestral em comum com o macaco após esses terem evoluído da “gosma e ou caldo inicial”, gerando uma quantidade de informações absurdas em nossos DNAs … tiveram até que criar a fantasia de universos infinitos para justificar a probabilidade de nossa existência … e ao morrermos, tudo se acabou. Realmente, é bem mais inteligente, e muito menos engraçado, sqn !

    Acho muito curioso uma pessoa ser atéia, fico muito impressionado ! =D

  14. Se vocês tivessem nascido em Israel, provavelmente seriam judeu…
    Se vocês tivessem nascido na Arábia Saudita, provavelmente seriam muçulmanos…
    Se vocês tivessem nascido na Índia, provavelmente seriam hindus…

    A fé é apenas um aspecto da cultura local e não uma verdade universal…

    Acorda povo..acorda meu Brasil

  15. ateus leiam essa história e se vc for mais inteligente que aquele que aparece nela, aí sim, vc tera um pouco da minha atenção…

    Professor: Você é Judeu não é filho?
    Estudante: Sim senhor
    Professor: Então, vc acredita em Deus?
    Estudante: Absolutamente senhor
    Professor: Deus é bom?
    Estudante: Claro que sim
    Professor: Deus é o todo poderoso?
    Estudante: Sim
    Professor: Meu irmão morreu de câncer mesmo orando a Deus todos os dias para curar ele. A maioria de nós tentaria ajudar os que estão doentes. Más Deus não fez. Como pode Deus ser bom então? Hunn??
    (Estudante ficou em silencio)
    Professor: Vc não pode responder, pode? Vamos começar de novo meu jovem.
    Deus é bom?
    Estudante: Sim
    Professor: Satanás é bom?
    Estudante: Não
    Professor: De onde Satanás se originou?
    Estudante: De… Deus…
    Professor: Vc está correto. Me diga filho, existe maldade no mundo?
    Estudante: Sim
    Professor: Se Deus criou tudo, então quem criou a maldade?
    (Estudante não respondeu)
    Professor: Existem doenças? Imoralidade? Ódio? Feiura? Todas essa coisas terríveis existem no mundo, não existem?
    Estudante: Sim senhor
    Professor: Então quem as criou?
    (Estudante não respondeu)
    Professor: A ciência explica que temos cinco sentidos para identificar e observar o mundo a nossa volta. Me diga filho, alguma vez vc viu Deus?
    Estudante: Não senhor.
    Professor: Alguma vez vc sentiu o seu Deus? Sentiu o gosto? Cheirou? Alguma vez vc já teve alguma sensação de Deus nesse sentido?
    Estudante: não senhor, eu temo que não.
    Professor: E ainda assim vc continua acreditando nele?
    Estudante: Sim
    Professor: De acordo com perícia testável e Protocolo de demonstração, a ciência diz que seu Deus não existe. O que vc diz a respeito rapaz?
    Estudante: Nada. Só tenho fé.
    Professor: Claro, a fé. Esse é o problema da ciência tem que enfrentar…
    Estudante: Professor, existe no mundo o calor?
    Professor: Sim
    Estudante: E também existe frio?
    Professor: Sim
    Estudante: Não senhor, não existe.
    (a classe ficou silenciosa com essa mudança dos eventos)
    Estudante: Senhor, vc pode ter muito calor, até mais calor, super calor, mega calor, calor branco, pouco calor e até calor nenhum. Más não existe nada chamado frio. Podemos alcançar 458 graus abaixo de zero que seria a total ausência de calor, más não podemos ir nada além disso. Não existe o Frio. Frio é apenas uma palavra que usamos para descrever a ausência total de calor. Não se pode medir o frio. Calor é energia. O frio não é o oposto do calor, apenas a ausência dele.
    (Professor ficou em silêncio)
    Estudante: E a escuridão professor? Existe a escuridão?
    Professor: Sim. O que seria a noite se não existisse a escuridão?
    Estudante: Vc está errado de novo senhor. Escuridão é a ausência de algo. Vc pode ter pouca luz, luz normal, luz brilhante, um flash. Más se vc não tiver luz constantemente vc não tem nada e isso é chamado escuridão, não é? Na verdade escuridão não existe, se existisse vc seria capaz de torna-la ainda mais escura, não poderia?
    Professor: Más o que vc está tentando provar jovenzinho?
    Estudante: Senhor, estou provando que sua filosofia é falsa.
    Professor: Falsa? Pode me explicar como?
    Estudante: O senhor está usando uma premissa de dualidade. Vc discute que existe vida e existe morte, um bom Deus e um mau Deus. Vc está vendo Deus com o conceito de uma coisa finita, algo que podemos medir. Senhor, a ciência não pode nem explicar o pensamento. Diz que usa eletricidade e eletromagnetismo, más nunca o viu e muito menos totalmente o entende. Para ver a morte como o oposto da vida tem que ser ignorante ao fato que a morte não pode existir como uma coisa substantiva.
    A morte não é o oposto da vida e sim a ausência dela. Agora me diga professor, vc ensina aos seus alunos que o homem evoluiu do macaco?
    Professor: Se vc está se referindo a teoria da evolução do homem, sim é claro que ensino.
    Estudante: Alguma vez vc teve a oportunidade de observar a evolução com seus próprios olhos?
    (professor balança a cabeça e sorri quando percebe aonde o argumento vai leva-lo)
    Estudante: Desde que ninguém nunca observou o processo da evolução e não pode nem provar que ela é um processo continuo. Vc não está apenas ensinando a sua opinião senhor? E se ensina sua opinião vc não é mais cientista do que um padre. Certo senhor?
    Estudante: Existe alguém aqui que tenha alguma vez escutado o cérebro do professor? Sentido? Tocado ou sentido cheiro? Parece que ninguém nunca o fez certo? Então de acordo com as regras lógicas de protocolo de demonstração a ciência diz que o senhor não tem cérebro. Então, com todo o respeito senhor, como podemos confiar em suas palestras?
    Professor: Imagino que vc terá que aceita-las por fé meu jovem.
    Estudante: É isso ai senhor!.. Exatamente!!! O link entre o homem e Deus é a mesma fé que mantém todas as coisas vivas e em movimento!!!

    A propósito esse estudante era EINSTEIN.

    Postado por Jewish College Night Parties
    Tradução: Fred Litig

    • Primeiramente, essa coisa que essa conversa saiu de Einsten é uma falácia. Einsten era panteísta e não acreditava em um deus pessoal.
      Segundo, que se houve essa conversa, quem registrou? Além do fato que ele teve seu auge da inteligência na física e quando adulto. O que me interessaria o que Einsten disse quando tinha 12, 10 ou 5 anos de idade?
      Terceiro, que usar uma entidade genial como argumento que o que você acredita é real, só demonstra que não tem argumento próprio. Eu não preciso de Einsten, Richard Dawkins ou stephen Hawkins para fundamentar meus argumentos (se ele que é inteligente disse, que é você para contra argumentar… ).
      Quarto, levando em conta a linha de pensamento da conversa do professor e aluno, tomamos o primeiro passo que deus não é onipresente.
      E as pessoas ficam ansiando por justiça divina, que não se brinca com deus pois as consequências seriam graves. Porque não há consequência há punições severas para os homens e não para samael, lucifer, etc… Deus poderia fazer com que eles deixassem de existir com um sopro.

  16. Estas armas socialistas de ridicularização foram amplamente utilizadas na URSS, para alcançar grande número de materialistas e iniciar a fase de sangue.
    SEGUE TRECHO RESUMO:
    Foi entre 1920 e 1924 que floresceu o ateísmo militante com o intuito de insultar os cristãos. Dozhdikova Nadezhda, um professor de literatura na Academia de Artes Cênicas, em São Petersburgo, estudou algumas execuções ofensiva contra os crentes. O mais famoso foi o “Julgamento de Deus”, Rezbushkin: um padre de aldeia, uma imã e um rabino judeu Tatar, cada um com seu próprio sotaque caipira, mostrou o absurdo de suas crenças. Foram exibidos nas ruas, na frente das igrejas, e da União local, sem Deus, ou parte da cidade.
    Na década de 20 foram emitidos inúmeros panfletos com grandes rolos, explicando como representar desenhos anti-religioso.

    Em 1929, ele realizou o II Congresso do Sem Deus, que estava prestes a entrar em seu melhor momento: em apenas dois anos chegaria a ter 5 milhões de membros e 60.000 células ativistas ateus em todo o país.
    … De 1929 a 1931, 60.000 pessoas foram presas ligadas à Igreja Católica Ortodoxa e 5000 foram executadas,
    …Em 1936, a URSS tinha visto passar por seus cárceres 112.000 detentos ligados à Igreja Ortodoxa, e 21.000 foram executados.
    O censo russo de 1937, após 20 anos de comunismo, blasfêmias e repressão, os ateus assustaram. Firsov explica que haviam 30 milhões de cidadãos analfabetos da URSS com mais de 16 anos e 84% (mais de 25 milhões) se declararam como crentes, e dos 68,5 milhões de alfabetizados, 45% (mais de 30 milhões) ainda acreditavam em Deus.
    Se impunha uma mão mais dura, mais sangue, um banho inimaginável. Em 1937 e em 1938 a perseguição religiosa contra os ortodoxos superou qualquer coisa vista antes: 100.000 execuções e 200 mil deportados ou punidos.Entre 1939 e 1942 e não sobraram ortodoxos para executar: eles mataram apenas cerca de 4.000.

DEIXE UMA RESPOSTA