O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) designou o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) para a relatoria do projeto que prevê um plebiscito sobre o casamento gay.
Se aprovado, a proposta estabelecerá uma votação nacional para que a população decida se o país deve ou não permitir o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.
De acordo com Lauro Jardim, jornalista da revista Veja e responsável pela coluna Radar Online, a indicação de Marcos Rogério para a relatoria do projeto antecede a votação do mesmo na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).
Feliciano é o autor da proposta, que havia sido apresentada em 2011. Em dezembro de 2012 o projeto começou a ser analisado pelos membros da CDHM, mas não foi votado por um pedido de vista feito pelo deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que alegou precisar de mais tempo para analisar o teor da proposta.
Em abril de 2013, o G1 realizou uma enquete em seu site perguntando se os internautas eram favoráveis ou contrários à legalização do casamento gay. Na ocasião, 57,85% dos leitores do portal se posicionaram contra, e 41,15% a favor.
“Todo assunto que envolve orientação sexual parece constranger os legisladores. Não podemos protelar mais, ou votamos essas leis ou o STF o faz, eles [ministros do Supremo] não foram eleitos pelo povo”, afirmou Marco Feliciano à época.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+