Pastores Marco Feliciano e Silas Malafaia criticam falta de união no meio evangélico em relação à política no Brasil

64

Os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano publicaram comentários a respeito do resultado final das eleições municipais em 2012. Silas Malafaia afirmou que parte da mídia tem por objetivo retirar a voz de líderes evangélicos em relação às eleições, enquanto Marco Feliciano observou a necessidade de união dessas lideranças.

Em São Paulo, o candidato petista Fernando Haddad venceu as eleições, derrotando o candidato tucano José Serra, que era apoiado pelo pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Silas Malafaia, durante a campanha pelo segundo turno, chegou a afirmar que iria “arrebentar Haddad”.

Dias antes da votação em primeiro turno, o instituto Datafolha publicou uma pesquisa em que a maioria dos eleitores rejeitavam a ideia de votar em candidatos apoiados por pastores ou demais lideranças religiosas.

“O povo evangélico no Brasil não se impressione porque em São Paulo foi eleito um candidato a prefeito, o Sr. Fernando Haddad, sendo tremendamente bombardeado principalmente por mim, por suas posturas que vão contra nossos princípios, porque o número de prefeitos eleitos neste país, decididamente com os votos evangélicos, desculpe-me a expressão popular: “arrebentou a boca do balão”. Fora isto, foram eleitos milhares de vereadores evangélicos, dezenas e dezenas de prefeitos evangélicos, sem contar o número gigante de candidatos evangélicos a vice-prefeito, foi um verdadeiro show! Vamos ver se a imprensa vai fazer um levantamento para confirmar o que estou falando”.


No artigo de Malafaia publicado em seu site, o pastor afirma que “depois desta eleição […] muitos líderes evangélicos vão ter cuidado ao manifestar sua opinião sobre questões políticas, não envolvendo o nome da igreja e sim suas convicções”.

Em seu balanço, o pastor Malafaia, que vem sendo destacado por diversas publicações como líder influente, mencionou o placar de seu envolvimento nas eleições: “18 venceram e 7 foram derrotados”, disse, referindo-se aos candidatos a prefeito apoiados por ele.

“Não encaro eleição como um jogo de futebol, que alguém ganha ou perde, encaro sim como uma oportunidade de manifestar os princípios, crenças e valores que temos para fazer a diferença na sociedade. Por isso, a maior prova de que esta minha posição é correta, que mesmo eu apoiando candidatos que perdem a eleição, sou o líder evangélico mais requisitado e mais questionado pela imprensa. Tributo isto a Deus, mas é uma pergunta que eu faço para os que criticam a minha atuação: onde estão os líderes que apoiaram quem venceu? Qual é o jornal que os citam? São chamados para dar entrevista aonde? São questionados por seus princípios quando?”.

Através do Twitter, Marco Feliciano, que é deputado federal (PSC-SP) bateu na tecla da necessidade de haver uma coordenação estratégica entre os evangélicos, para que os objetivos sejam os mesmos: “Enquanto uns forem de Pedro outros de Paulo e alguns de Apólo seremos sempre facilmente vencidos. Precisamos de foco, engajamento e direção! Se líderes cristãos tivessem a humildade de juntos discutir o Brasil de amanhã deixando as diferenças de lado, fariam história!”, idealizou o pastor que cogitou a possibilidade de envolver lideranças católicas nessas estratégias: “Imaginem juntos os principais lideres evangélicos, os televangelistas, a CNBB, criando uma estratégia para implantar o governo do Justo”.

Malafaia repetiu o discurso de Feliciano em relação à necessidade de posicionamento: “Povo de Deus, vamos abrir os olhos, não vamos ser medíocres. Estamos aqui nesta terra para fazer a diferença em todos os níveis e setores da sociedade. Não vou me calar! Sempre me posicionarei! Nunca me calei diante dos desafios daqueles que querem nos calar ou minar a nossa fé. Pela graça e bondade de Deus, tenho enfrentado toda essa gente, sendo muitas vezes ameaçado, caluniado, difamado, processado, mas eles não vão me calar”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

64 COMENTÁRIOS

  1. Caros pastores, Porque os senhores não obedecem o chamado de Deus de pregar a Palavra para a salvação de almas, pois neste caminho da politica voces simplesmentes serão redicularizados, isso não é para voces homens de Deus, afastem-se deste caminho.

  2. em diadema não temos burocracia sobre politica, o nosso candidato a prefeito que ganhou foi apoiado pelos evangelicos, todas as coisas que ele se direciona ele primeiramente pede direção de Deus , e eu creio que um dia ele vai servir o nosso Deus!!!!!

  3. SOBRE EVANGÉLICOS NA POLÍTICA:
    Muitos dizem que evangélico pode ser politico prefeito e etc… será mesmo.
    vamos ver algumas coisas que os prefeitos usam o nosso dinheiro para patrocinar.
    Carnaval festa mundana festa da carne prostituição sexo explicito, festa do diabo, e tá la o nosso dinheiro envolvido na festa.
    NATAL:FESTA PAGÃ, IDÓLATRA, CULTO A OUTROS DEUSES E TÁ LA O NOSSO DINHEIRO PATROCINANDO, PREFEITOS MANDANDO FAZER ARVORE DE NATAL, UMA HOMENAGEM AO DEUS SOL.
    COMPETIÇÕES: a biblia diz que quem pratica competições não herdará o reino de Deus, galatas 5,19 e tá la os prefeitos construindo estádios com o nosso dinheiro, quadra de futebol, pista de corrida e outras coisas.
    FESTA JUNINA:FESTA IDÓLATRA, SEGUNDO A BÍBLIA FESTA DE 3 DEMÓNIOS.
    Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
    1 Coríntios 10:20
    E OS PREFEITOS USAM O MEU E O SEU DINHEIRO PARA PATROCINAR ESSAS COISAS.
    SENDO CÚMPLICE DO PECADO.
    E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
    Efésios 5:11
    E AI POLITICO CRENTE PREFEITOS, VEREADORES VOCÊS TEM ALGUM PROJETO PARA COMBATEM ESSES PECADOS, OU ESTÃO LA SENDO CONIVENTE COM ESSAS COISAS , CADÊ O AMOR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.
    E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
    Efésios 4:11
    TÁ NA BIBLIA QUE JESUS ESCOLHEU ALGUEM PARA:PREFEITO, DEPUTADO, VEREADOR, PRESIDENTE, GOVERNADOR.
    ABRE OS OLHOS JESUS ESTÁ VOLTANDO, VAMOS PARAR DE ENGANAR E SER ENGANADO.

    • Meu querido, longe de mim te privar o direito constitucional de liberdade de expressão, mas como servo cala essa tua boca e não move essa tua lingua para falar contra Homens de Deus, pra eles chegarem onde estão ou foi pela vontade de Deus ou tem outra que forma que não conheço, lembre-se que davi teve a possibilidade de matar saul, mas o que ele disse "longe de mim levantar a mão contra um escolhido do Senhor", pensa aê….

    • Homens de Deus nao sao , sao homens da avareça e o ventre sem fartura .olha na escritura os verdadeiros servos de Jesus no novo testamento .nada a ver com estos que dicen ser servos do Altisimo . e serven a seus ventres .

    • Ninguem que milita se embaraça com negocios de esta vida a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.(2tim 2-4).quer dizer , aquele que se embaraça con negocios desta vida nao esta militando SIMPLES.

  4. O catastrófico erro dos que foram postos por cabeças na condução do rebanho de Cristo (se é que foram) foi, achar que poderiam conduzí-los a mananciais de águas turvas sem que com isso lhes fosse manchadas a lã alvejada pelo Sangue de Crist
    o.

    Há um contra-senso nessa questão Igreja associar-se ao Estado, que deixa alguns questionamentos:

    Se a junção entre Estado e Igreja fosse um projeto de Deus, estaria o Espírito de Deus indeciso quanto a escolha partidária, mesmo quando dEle se diz JOÃO 14.26?

    A política do Reino desse Mundo conseguiu dividir uma Igreja em PTcostal e PSDBenção?

    E por último, que é onde aposto minhas fichas:

    Não há povo de Deus envolvido com o reinado político estatal do Reino desse Mundo pois, quem vem aos seus não degenera? (Cristo recusa o galanteio de promiscuidade) JOÃO 19.10,11)

    • Anime-World, a razão de não ser evangélico não te faz menos ou inferior a mim uma vez que, Deus em todo o tempo trata com pessoas que cujos SALMOS 51.17.
      Creia, somente em MATEUS 6.6 aliado a JOÃO 5.39 está a verdadeira relação com Deus.

      A expressão evangélico nada significa se a ela não se somam os valores de Cristo. No caso em questão dessa matéria política, há quem se iluda quando coloca a José no Egito como agente político.

      Se considerarmos em primeira mão que tudo o que José viveu no campo físico teve uma base, primeiro, no campo espiritual GÊNESIS 37.5-9, saberemos que rumos na vida de quem teme a Deus são dirigidos pelo próprio Deus com antecipada revelação AMÓS 3.7.

      Se considerarmos a situação vivída por José no Egito, deveríamos nos perguntar em oposição as justificativas de promiscuidade eclesiástica de viés políticos, sobre o que é melhor:

      Ser um escravo com título de governador (pois era isso que José era) numa terra estranha ou ser livre em sua própria terra?

      Com certeza se esta pergunta fosse feita a José, ele desejaria ser livre em sua própria terra mas, na situação que o envolve fôra um projeto de Deus o que claramente vemos que não o é em relação a nossos dias pois, a Igreja de Cristo subjuga o mundo não por leis escritas com tintas mas com sangue, e Sangue de um Justo onde até mesmo, o próprio poder estatal (se assim podemos discernir) não quis envolvimento MATEUS 27.24.

      No mais, não se iluda com o termo evangélico pois, muitos são os lugares em que apenas ostentam uma junção de letras que formam um substantivo indicativo das coisas de Deus mas que de Deus não teem nada.

      Entra pois em Mateus 6.6 e devora a Bíblia JOÃO 5.39 .

      Grato pelo parecer

  5. As eleições para prefeitos e vereadores onde as lideranças evangélicas tiveram participação ativa foi a arregimentação de forças para se tornarem detentores de cacife para o pleito a presidência da republica em um futuro próximo, onde este cacife será colocado preço para se amealhar mais força de poder e mais cargos e grana para seu exército de sangue sugas que do montante do gazofilácio denominacional se fartam e os tem agora como valores insuficiente para vossa ganância e seus sonhos de ávidos consumidores das riquezas que esta terra pode-lhes proporcionar. Edir Macedo faz voo solo a muito tempo, ele é vilão e todo mundo sabe, Silas e Marcos Feliciano ainda estão no terceiro grau de manicaca.

  6. A desunião que ha no meio cristão é seguinte: De um lado, os cristãos com a cabeça no lugar, com dicernimento e sabedoria para diferenciar as coisas, de outro lado, as ovelhas irracionais que pensam como os pastores lhe mandam pensar. Silas Malacráia disse que ia arrebentar Haddad, mas que se arrebentou no final foi ele. E sempre sera assim, os injustos sempre cairão!

    • Graças a Deus o povo evangélico tá ficando com a mente mais aberta e pensando com a própria cabeça e nao OBEDECENDO ao que esses pastores falam.Ele fala tanto do Hadad,e apoiou o Serra que é maçon? É mta contradição prá uma pessoa só.

    • paz amados…muitas vezes lembro-me do que o senhor Jesus falou "por causa de vós meu nome é blasfemado" a sede de poder é tão grande e desenfreada que as pessoas não sabem se colocar no lugar que o senhor os chamou. a igreja é a representante do céu em miniatura na terra ela deve ser ordeira como é os céus lugar onde um dia habitaremos. os principados celestiais anjos, arcanjos,querubins e serafins cada um está no seu lugar, e nem um interfere no lugar de outro. que bom se a igreja exerce a sua posição terrena. José foi escolhido por Deus e não pelo povo, Davi também, o rei escolhido pelo povo foi Saul. pense nisto! todo governo que Deus escolheu nunca se corrompeu.

  7. O Feliciano está equivocado, como em pregação ele afirma que a igreja católica é do anticristo e agora quer se aliar a ela? O malafaia é que deve ter cuidado com o que fala, ele só atrapalha com suas opiniões e acha que sua opinião é a mesma de Deus! Em uma coisa estão certos, na falta de união mais isso e culpa dos egos! É essa de achar que só sua igreja é certa! Mas está escrito os filhos das trevas são mais àbeis que os filhos da luz. porque será? Eu nunca ouvi nenhum pastor pregando sobre 1 Cor 12! A cada um é dado um dom para um fim proveitoso. Leia e observe se na sua igreja tem todos esses dons. Humildade povo de Deus é o que tem faltado!

  8. Isso nada mais é do que instrumentalizar a religião para ganhos pessoais. O sonho do Marcos Feliciano é que todos os evangélicos votem nele e isso se faz manipulando e se colocando como porta-voz. Nenhum evangélicos é burro de votar cegamente no candidato A ou B apenas por ser, ou pelo menos, dizer evangélico. Garotinho é evangélico e responde processos por desvio de dinheiro. Será que é mesmo evangélico ? É muito fácil usar um povo assim para se eleger e reeleger. Evangélico vota com seus princípios em pessoas que sendo ou não evangélicos estão de acordo com seus princípios.

  9. pastor é aquele que pastoreia assim como presidente é aquele que preside, ou seja é um nome dado a quem exerce tal atividade.se não pastoreia, então não é pastor!!!!feliciano, assisti o culto em que o pregador lhe falava sobre você e a política bem antes de largar o pastorado e virar político.Silas em breve deve seguir os mesmos passos.assumo que confio em vossas personalidades e boas intensões.eu votaria em ambos se fosse o caso.porém a história mostra que quando a igreja dominou a política não deu certo.e creio que se acontecer de novo será igual ou pior.a política é importante sim,(na verdade melhora a qualidade de vida, neste caso)mas o que salva e liberta é o evangelho de Cristo sendo pregado e vivido, através da renovação do entendimento e crer que Jesus é o filho de Deus, o cordeiro morto que ressuscitou para que houvesse viva.quase me esqueci, silas é melhor ser reconhecido e honrado por Deus do que pelos homens.o resto é mazela…vaidade.

  10. O que me preocupa no discurso de Malafaia, é a sua conhecida altivez, arrogância, presunção de valor entre outros. Meu DEUS o que tem acontecido com esse homem que por muitos anos foi usado por DEUS para abençoar milhares de famílias e agora sua posições são tão contraditórias que não conseguimos separar o homem do pastor; devemos orar mais para que DEUS mude esse quadro da vida do Pr Malafaia e que a razão e a fé possam trabalhar juntas novamente nesse servo de DEUS. Sobre política a minha opinião que o dever de um líder protestante ou católico é tentar conduzir seu povo a não ser um analfabeto político, mais daí a formar hegemonias políticas e tentar levantar um governo protestante e de maioria, só veríamos mais escândalos do que já são postos hoje na mídia, não querendo dizer que seria só escândalo, mais que seria colocado a prova a honestidade e a verdade que tanto pregamos e ensinamos que CRISTO fez e que nós seguimos.

  11. Era só o que faltava! Querem legalizar e daqui a pouco vai virar "doutrina" dentro das igreja que os ovelhas devem votar em quem os seus pastores indicam.
    As ovelhas votam e esses pastores levam quanto mesmo por fora?
    O Brasil não precisa do voto "crente" para ser mudado. Se tivéssemos mais pastores crentes mesmo, interessados no Reino, creio as coisas mudariam de figura.

  12. Falta de União? Na verdade não houve falta de união, e sim bom senso. Os evangélicos não seguiram cegamente a opinião de alguns líderes fundamentalistas, que equivocadamente, se acham representantes de uma imensa parcela da população.

    O que realmente é muito estranho, no entanto, é a UNIÃO de deputados evangélicos com o que existe de pior na sociedade brasileira: ruralistas, banqueiros, desmatadores, sonegadores de impostos… Basta ver como votam os deputados evangélicos.

  13. SÃO PAULO REALMENTE ESTA VIRADA NA TERRA DOS BAMBIS, ELEGERAM HADAD, PERSONAGEM, QUE É PAI DO KIT GAY, E AGORA ALIADO AO, PT INCENTIVADOR DE TODAS AS LEIS QUE SÃO CONTRA A IGREJA A FAMILIA, OS BONS COSTUMES, TAIS COMO MORTE DE ANENCEFALO MORTE ASSISTIDA UNIÃO ESTAVEL CIVIL DE GAYS, E PRECURSORES DA FAMIGERADA PL 122, TEM EM HADAD O ESTADO CERTO E OS POVO CERTO PARA FAZER EXPLODIR O MAL NO MAIOR CENTRO DO PAIS, SEM FALAR EM SUA IRMÃO MENOR MAS MUITO MAIS SAFADA O RIO DE JANEIRO ONDE , ACONTECEM AS MAIORES PARADAS GAYS, OU DA DIVERSIDADE, SEM FALAR, NO SILAS E NO INFELICIANO QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO..EITA NÓIS

  14. Deus é nome próprio e por isso quando se trata do criador deve ser com letra maiuscula, mas quando for um pretenso ou assemelhado não , não sou professor de nada mas essa eu sei e espero ter contribuido, a paz e um abração a todos.

  15. Quanto a politica me parece que, nós evangélicos somos um "grupo de interesse" e como temos nescessidades similares e até por auto-proteção temos de estar unidos pois a nossa luta não é contra a carne, mas somos carne e temos uma luta espiritual a vencer e temos de "ver" as consequencias mais adiante pois se omitir durante uma luta não é benéfico , nem a nós nem a quem dependa de nós. Se não podemos confiar nos ministros de Deus em quem poderemos confiar? É certo que são homens de Deus, porque não levar em conta a sua orientação e fazer concenso lógico racional e até espiritual, até porque o interesse deles deve ser o mesmo embora o raciocinio seja diferente. O dia que eu não poder confiar no pastor que traz a orientação de Deus para minha vida , mudo IMEDIATAMENTE de "igreja", não digam que Deus resolve tudo, ele quer que façamos a nossa parte e só depois vem a parte dele, que Deus nos abençoe, paz.

  16. É lícito que pastores entrem neste jogo de quem é bom e quem é ruim na política? Levando-se em consideração que o voto é secreto e que temos a liberdade de voto, não se qual o objetivo desse apoio a Serra ou Haddad. Daqui a pouco eles vão dizer qual a marca do feijão que eu devo comprar, vão dizer que não posso beber refrigerante e coisas mais. Estão parecendo a igreja católica no período colonial do Brasil, onde tudo ela se metia e dava ordens .

    Procurem pregar o evangelho seus abafados !!!!!!!!

  17. É com muita tristeza que noto muitas igrejas evangélicas inchando, inchando… Esse fermento maldito tem algumas razões claras: muitos líderes omitem a Verdade de suas ovelhas, outros a adaptam ao gosto do freguês e outros literalmente a subvertem em mentiras das mais absurdas possíveis. Chamo estes de líderes porque de fato os são: mas, líderes de um sistema herético que de forma aleatória e às vezes conjunta trabalha na mesma intenção de usurpar e furtar a fé dos fieis desavisados.

    O que pretendo apresentar neste texto é simples: a clareza do Evangelho do Jesus que não engana! Portanto notemos que Cristo não ludibriou seus discípulos ocultando, adaptando ou mentindo para estes e para as multidões que O seguiam.

    Sabem aquelas manias de clichês de crente interesseiro? Tipo… “sou filho Rei, vou comer e beber do melhor desta terra”, “meus Deu é dono do ouro e da prata”, “o melhor de Deus ainda está por vir”, “Deus tá ungindo pra me dar”, etc., não passa de segundas intenções de crente mal discipulado ou desenganado pelos “líderes-lobais” da fé. Desafio a qualquer leitor a me mostrar em que momento das escrituras sagradas Jesus garantiu os que muitos “líderes” andam oferecendo na TV.

    Vou confessar uma coisa. Temo muito pela fala mansa, sutil e herética de R.R Soares, temo muito pelo “suor ungido” de Valdemiro Santiago, temo muito pela “unção” financeira dos últimos dias do Silas Malafaia, temo muito pelo código genético de Jesus forjado pelo René Terra Nova, temo muito pela Marketagem diabólica e sínica do Edir Macedo. Temo por estes e por muitos… Não sei como estes se explicarão diante de Deus.

    Não tenho dúvidas sobre os que citei. Certamente estes em muitos quesitos ou omitem, ou adaptam ou subvertem a Palavra de Deus em detrimento dos seus interesses.

    Mas não quero sujar o este texto com estes. O que me vem a mente agora é a clareza da Verdade dita pelo Rei Jesus – um Rei sem trono político, sem avião luxuoso, sem canal televisivo, sem cama de ouro, sem riqueza, sem beleza…

    Ah como é bom ler as contrárias palavras do meu Jesus e ouvi-las ressoando por dentro de minha mente e coração… Palavras que jamais me omitirá do sentido da vida, jamais se adaptará aos meus pretextos ambiciosos, jamais subverterá o sentido do que realmente é a Sua Graça.

    O Evangelho é claro, nítido. Por isso quem segue a Cristo não é enganado! Sendo assim, lembremo-nos que:

    “No mundo tereis aflições” (Jo 16.33) – sabem por quê? Porque o céu não é aqui!

    “Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.13-14) – sendo assim, não se entra no céu com bagagens! Não passa nada além de Cristo em nós.

    “(…) as raposas têm seus covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8.18-20) – sabem o que isto significa? Seguir a Cristo não nos garante descanso na terra. Mas como bem canto o Logos “trabalho certo e perto, serviço e profissão!”

    “Quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de Mim. Quem não toma a sua Cruz e Me segue não é digno de mim” – sabem o que muitos não percebem ainda? Que se nossos pais mesmo sendo maus nos amam tanto, imagine Deus Pai, perfeito, excelso, supremo, o quanto nos amará?

    Em Seus últimos dias, Jesus não poupou seus discípulos do que aconteceria com Ele. Cristo não tinha interesse algum em escondê-los da morte, do Sangue, da Perseguição, e em seguida da ressurreição. Jesus os avisou sobre tudo, mesmo sabendo que seus amigos próximos o abandonariam na hora da Cruz não crendo em suas palavras. Mesmo assim Cristo os avisou!

    http://www.artedechocar.com/2012/11/eles-enganam-mas-jesus-nao/

  18. quase um anjo
    JOSE SERRA É CONHECIDO COMO O HOMEM QUE MANDOU ESPANCAR PROFESSORES AQUI EM SAO PAULO .
    AS PESQUISAS APONTAM ANTIPATIA DA POPULACAO DE SAO PAULO POR JOSE SERRA .
    ELE É O MNISTRO QUE APOIOU O ABORTO .

  19. José Serra (PSDB) é o único candidato que já assinou medidas para fazer ABORTOS no SUS, quando ministro da saúde.
    deixar um pastor milionário do rio de Janeiro votar por você é complicado.
    Eu sempre apoiei Silas malafaia ,mas seria uma ignorância deixar a saúde ,segurança e educação de SP do jeito que estar por motivos pseudo-religiosos.
    Se tem alguém ateu e que não quer saber de Bíblia esse alguém é Fernando Henrique (lider PSDB)

  20. Os pastores só se preocuparam em ensinar o povo a continuar dando dinheiro, distorcendo a bíblia.
    Mas se esqueceram de ensiná-los a ter autonomia política e serem cidadãos em uma democracia e em um estado laico. POR ISSO não votam NEM OBEDECENDO. É IMPOSSÍVEL ensinar um povo acostumado que pensem por eles a de repente pensarem por si mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA