O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e a ex-modelo e dançarina Thammy Miranda possuem um histórico de desavenças e discussões públicas em programas de TV, por suas visões antagonistas a respeito da homossexualidade, mudança de sexo e interpretação bíblica. Convidado de uma edição recente do Superpop, da RedeTV!, o pastor mais uma vez tocou na ferida, dizendo que a filha da cantora Gretchen “nasceu mulher, e vai ser mulher para sempre”.
A apresentadora Luciana Gimenez convidou Feliciano para um quadro em que ele comentava figuras apresentadas atrás de portas, expressando suas opiniões a respeito. Na vez em que a imagem de Thammy Miranda surgiu, um vídeo mostrando o passado da ex-modelo relembrou também as discussões intensas entre ela e o pastor.
“O que eu tenho hoje para falar dela […] Ela é uma mulher. Eu quero falar com a mulher Thammy. O que ela fez, não devia ter feito. Uma pessoa não pode pegar a sua alegria pessoal e tentar transformar isso numa doutrina para todas as pessoas. Ela fez mastectomia. Nosso país hoje tem uma crise muito grande com a área da saúde feminina – a cada 40 minutos uma mulher faz mastectomia no Brasil. A mulher não faz mastectomia por causa de estética, mas porque tem câncer. São 65,7 mil casos, nos últimos cinco anos, de cirurgias […] em mulheres que tiraram suas mamas por causa da enfermidade. Dados do SUS”, introduziu o pastor.
A apresentadora, impaciente, questionou: “O que isso tem a ver com ela?”. Feliciano, enfim, chegou ao ponto de seu argumento: “Ela retirou os seios e fez uma propaganda tão bela disso, nas mídias sociais, fez uma apologia tão grande, mostrando para todo mundo o corpo sarado, pelas praias”, disse, acusando-a de enaltecer um fato que é dramático para a ampla maioria das mulheres.
“Ela pode fazer o que quiser. Ela quer arrancar a orelha dela? Corte. Quer tirar o pé? Corte. Nasceu com dedinho torto, não está gostando? Vai lá e arranca. O problema é colocar isso na mídia mostrando para todas as pessoas como se aquilo fosse o maior triunfo da vida, num país com 67 mil mulheres que arrancaram suas mamas e sofrem”, enfatizou.
Enquanto a apresentadora e seus demais convidados enfatizavam o individualismo, sugerindo que o discurso de Thammy seria isento às críticas por representar sua “felicidade”, Feliciano reiterou seu discurso.
“Thammy, vou te falar o que é sofrimento de verdade na infância. Quem tem crise existencial é só filho de rico. Filho de pobre não tem crise existencial. Acorda às quatro da manhã, tem que ir pra roça cortar cana, apanhar laranja. Sofredor é uma pessoa que tem que acordar em casa às cinco da manhã, pegar 2, 3, 4 ônibus e ter que colocar o pão de cada dia dentro de casa. Essas pessoas sofrem de verdade”, afirmou Feliciano.
“Você pode fazer o que você quiser, mas não exponha algo que chega a ser ridículo num país de pessoas que sofrem com problemas diferentes dos seus, são obrigadas a arrancar os seios por dor, por sofrimento”, enfatizou o pastor. “Ela pode mudar a aparência dela, os seios dela. É mulher. O homem nasce homem e é homem e acabou. É a natureza”.
Gimenez exibiu um vídeo em que Thammy criticava Marco Feliciano, questionando se ele era realmente um homem de Deus, e pedindo que ele se colocasse em seu lugar, “de ser humano”. O pastor, então, pediu direito à tréplica: “Em algum momento eu falei sobre Deus? Sobre religião? Não. Todas as pessoas que vêm debater comigo me atingem pela minha religião. Isso é preconceito”, afirmou.
“Ela falou da minha religião tentando se esconcer, fazendo vitimismo. Isso não muda em nada o que ela é. Ela usa essa linguagem porque é de uma família que já frequentou a igreja, a mãe dela já foi crente. Estou dizendo que o ser humano é criado dentro de um ambiente e vai reproduzir aquilo que ele vê, ouve e sente. Você, [Luciana], é inteligente, sabe disso. Eu queria dizer, Thammy, não tenho nada contra você. Eu gosto de você, oro por você, desde o nosso primeiro embate lá no Raul [Gil], você jogou o microfone no chão e saiu de cena porque não suportou debater comigo. Continuo orando por você. Você há de ser feliz. Você nasceu mulher, e vai ser mulher para sempre”, finalizou o pastor.
https://www.youtube.com/watch?v=VLuUgyhfDc4