“Fim do comunismo não fez bem à Igreja Católica”, diz importante cardeal na Rádio Vaticano

7

Um importante cardeal católico afirmou que o fim do comunismo na Europa não foi positivo para a Igreja Católica, pois reacendeu debates e tensões entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa Russa.

O fim do comunismo no Velho Continente completou 25 anos na última semana, e o cardeal Kurt Koch (foto), principal autoridade da Igreja Católica para as relações entre Igrejas, afirmou que o ressurgimento das Igrejas Católicas do Oriente, na Ucrânia e na Romênia, após décadas de repressão dos governos comunistas, tiveram resultado oposto ao esperado e criaram tensões maiores com a Igreja Ortodoxa Russa.

De acordo com a agência de notícias Reuters, as tensões recomeçaram quando líderes ortodoxos acusaram as igrejas Católicas Grega e Ucraniana, alinhadas ao Vaticano, de tentar tomar de volta alguns templos e de afastar fiéis do Patriarcado Ortodoxo de Moscou. Porém, a Igreja ucraniana e o Vaticano sempre negaram as acusações.

Esse é um dos obstáculos que tornam difíceis as relações entre a Igreja Católica Apostólica Romana, liderada pelo papa Francisco, e a Igreja Ortodoxa Russa, liderada pelo patriarca Cirilo de Moscou.


“As mudanças em 1989 não foram vantajosas para as relações ecumênicas”, disse Koch à Rádio Vaticano. “As igrejas Católicas do Oriente proibidas por Stalin ressurgiram, especialmente na Ucrânia e na Romênia, e dos ortodoxos veio a antiga acusação sobre Uniate e proselitismo”, acrescentou o cardeal, usando o termo “uniate” para se referir às igrejas do Oriente com liturgias ortodoxas que reconhecem o papa como líder espiritual.

Em breve, o papa Francisco se encontrará com o patriarca Bartolomeu, líder da Igreja Ortodoxa na Grécia, com o fim de intermediar uma aproximação com os ortodoxos russos. “Sempre há recuos, mas estou confiante de que podemos fazer mais progressos”, pontuou o cardeal Koch.


7 COMENTÁRIOS

  1. Igrejas protestantes católicas ou católicas protestantes?

    Ora, não são os protestantes que se dividem, que são desalinhados entre si?

    Não entendi nada.

    O povo/igreja que são um só, agora estão discutindo até posse de bancadas?

  2. Quem tem boca fala o que quer,este cardeal é uma piada.
    milhões morreram por causa dos ditadores comunistas,inclusive muitos religiosos catolicos tambem.este cardeal faz denotar que ele é simpatizante do nazismo também,eu ainda tenho minhas dúvidas mais tenho para mim que a igreja catolica foi conivente com os nazistas,depois desta opinião do cardeal sei não!

  3. Dízimo:
    Em evangelismo.blog.br, você tem acesso a um estudo esclarecedor sobre o dízimo. Você sabia que Deus não quis receber dinheiro no lugar do dízimo? Está na Bíblia.

    Batismo:
    Em evangelismo.blog.br, você poderá encontrar um estudo completo sobre o batismo nas águas. Por que os apóstolos batizaram as pessoas em nome do Senhor Jesus? Qual a idade para realizar o batismo? Qual o modo de batizar e em que momento? Acesse!

    Trindade:
    Em evangelismo.blog.br: quer descobrir o erro que foi disseminado com a doutrina da trindade? A Bíblia tem uma resposta para você. Acesse o estudo “O erro encoberto na doutrina da trindade”

DEIXE UMA RESPOSTA