Funcionária de banco é demitida por desejar “um dia abençoado” aos clientes

22

Uma funcionária de um banco da cidade de Walton, no estado norte-americano do Kentucky, foi demitida por dizer “tenha um dia abençoado” para os clientes da instituição.

Polly Neace trabalhava há mais de 20 anos no banco, e recentemente vinha recebendo advertências dos superiores, que alegavam que os clientes do banco haviam reclamado da postura dela, que era caixa.

Esse é mais um caso da intolerância religiosa contra cristãos nos Estados Unidos. O país, de origem e tradição cristã, atravessa uma fase de intensa secularização, e muitos casos semelhantes a esse vem sendo registrados.

De acordo com informações da Fox News, Polly afirmou que deseja “um dia abençoado” a todos os clientes do banco desde 2009. “Eu não acho que exista nenhum tipo de dia melhor que você possa ter senão um dia abençoado”, afirmou a ex-bancária.


Em 2011, a bancária foi advertida por violar o código de ética do banco nas questões religiosas, e no ano seguinte, outra advertência formal foi dada a ela por ter dito “Obrigada, Deus te abençoe muito” a um cliente que havia dito a ela “tenha um dia abençoado”.

O advogado de Polly, Jeff Blankenship, disse que as ações do Banco eram uma violação de seus direitos da Primeira Emenda, que garante liberdade religiosa. “A prova no registro mostrou que Polly foi demitida porque ela insistiu em exercer seu direito de dizer ‘tenha um dia abençoado’”.

22 COMENTÁRIOS

          • Caro Felipe, vejo que você não entende nada de lei. Vou fazer o favor de explicar-lhe um pouco. Nenhuma norma interna é maior que uma lei constitucional. A costituição aduz que todos temos DIREITO a liberdade de consciência de crença, sendo assegurado o seu LIVRE exercício.
            Existe uma hierarquia legal sobre as normas jurídicas, nenhuma norma interna é mais forte que uma norma constitucional.

          • FELIPE STARDUSTPOEIRINHA
            Acima da lei uma norma de banco ou a constituição do país, qual vc. acha que possui valor legal.

      • Cláudio percebo que vc. não conhece a bíblia pois a mesma relata que nosso galardão não é nessa terra e diz mais aquele que é humilhado será exaltado, portanto aos olhos humanos ela perdeu por desejar um dia abençoado más aos olhos de Deus ele terá uma recompensa celestial.

        Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 1 Pedro 5:6

  1. Sou cristão e sei muito bem não misturar trabalho com a nossa confissão de fé. O código de ética das instituições tem que ser seguido e não adianta querer ser vitima, trabalho é lugar de executar as tarefas para qual fomos contratados não é lugar de impor nossa fé ou preferencia por Deus ou não. Não costumo falar de Deus em meu trabalho mas faço questão que todos saibam que eu sou cristão e imponho respeito, trabalho é lugar de trabalhar.

  2. falar palavrão não seria justificativa pra ser demitido, mas dizer "seja abençoado" é antiético? A, vá… ter um dia abençoado e pronto! Dizer tenha um dia abençoado é como dizer "tenha um bom dia". Fico ofendido de tamanha intolerancia, demitir uma pessoa, afetar a vida dela, as finanças dela, pq ela abençoa os outros… Poxa, nem pregando tá.

    De agora em diante não desejo mais bom dia pra ninguém. tb é uma fé, é força do pensamento.

  3. Esse povo tá ficando louco o_o' afetar as finanças e o bem estar dela e de sua familia porque não tolera… ser abençoado? Então processa por dizer "saude", porque é tb um ato de fé, é expressão um desejo de que a pessoa melhore por você tar torcendo pra isso. Daqui a pouco vão proibir de orar pelos outros. Que gente insuportavel. Até parece que tamo jogando praga. Que nojo.

    será que querer que a pessoa tenha um dia abençoado, um dia bom, é crime agora? Pq desejar um bom dia seria crime? o problema está na benção, que é associado a Deus? pq dizer "tenha um bom dia" é tb um ato de fézinha, e nem diz-se em que!

  4. Nenhum código de ética de uma instituição privada está acima da constituição (primeira emenda). Outra coisa interessante é notar que a maioria dos cristãos nominais de hoje COMPARTIMENTALIZAM suas vidas, ao ponto de fazerem afirmações como esta: profissão e fé não se misturam. Essa dicotomia não tem nenhum amparo bíblico, e só existe graças ao discurso secularista que tem por costumo escantear o cristianismo do debate público para assuntos estritamente privados. Pense nisso. Abraço

  5. EXCELENTE. Trabalho é um ambiente laico. Nenhum tipo de cumprimento religioso deve ser dado. Nem "dia abençoado", "um dia com axé", "cheio de luz", etc.
    O funcionário está ali para TRABALHAR e NÃO pra pregar.
    Ela e outros podem espernear o quanto quiserem.

  6. saúde, desejo melhoras, desejo um bom dia, tudo fé na força da palavra ou do desejo ou em algum ser superior ao qual está se pedindo.

    Um dia não abençoado a todos que se ofendem com o desejo oposto. pq se um é ruim o outro deve ser bom, afinal é o que querem

  7. DEsCULPEM POR DEsEJAR UM BOM DIA PRA VOCÊs! VOU CONTINUAR DEsEJANDO. POR MIM ATÉ PRENDER PODE. FAZ QUENEM IsLAMICO, MATA, INTERNA, E DIZ QUE É PRA OBEDECER LEI. DEsculpa desejar que sejam felizes, que tenham um bom dia, uma vida boa

  8. Talvez ela tenha se confundido e pensado que estava chegando a igreja…Estes OTÁRIOS que fazem o papel de ‘bobos da corte’ dos religiosos tem que ler mais a Bíblia, onde Jesus é explícito: “Aquele que diz que me conhece e me ama e não cumpre os MEUS MANDAMENTOS é um MENTIROSO!” 1João 2:4

  9. Ela foi uma "Daniela", não respeitando o Edito de "Nabucodonozor"!!!!!. Que mtas Danielas estejam dispostas a sofrerem penas por obedecer mais a Deus que aos homens – isto qdo não atrapalha seu trabalho, claro! Se ela estivesse lendo a Bíblia em vez de trabalhar, minhas colocações seriam outras.

  10. então Josimar Alves primeiro se converta a JESUS CRISTO depois diga que es cristão,porque se desejar um dia abençoado para você e impor alguma coisa você esta no lugar errado, porque se ela não pode dar o testemunho de crente neste lugar e melhor que saia de lá mas que alguem fale saiu da empresa porque falou do amor de DEUS,mas e crente na pessoa de JESUS CRISTO, e não ficar na caverna como elias,pois onde trabalho são muitos os que me criticam por ser crente ,mas fasso questão que saibam que sou de JESUS,pois prego sempre o seu amor,doa em que doer,que DEUS te abençoe

  11. complicado,,,cada religião tem sua maneira de cumprimentar, se uma religião afro cumprimentasse um cristão com um Oxala Deus te abençoe, como seria? A benção de algumas entidades para determinadas religioes podem ser consideradas uma maldição para católicos e cristãos. Realmetne é polemico, por que se direitos iguais, a igreja de Satanas poderia abençoar também, mas acho que vale mais o bom senso do que a religião, por isso o estado é laico.

  12. O rapaz aí, o J.A., é cheio de sabedoria, mas certamente a que não vem do Senhor, que nos comissionou, como servos comprados por Cristo e adotados como filhos, a, em gratidão a tão grande ato de amor, anunciarmos a salvação a todos os homens. Não podemos deixar de falar, com sabedoria de Deus, do que temos vivido. A moça não fez nada errado!!!!!!

  13. Esse caso, mesmo isolado preocupa, pois a Alemanha nazista não se tornou antissemita do dia para a noite. Ela começou sua perseguição ante judaica muitos anos antes de Hitler subir ao poder. Haviam discursos xenófobos e ante étnicos. Hitler apenas convenceu a população e as forças armadas de que deveria “limpar” o país da etnia judaica. Agora, o secularismo ante cristão tem um diferencial que é a aversão à religião evangélica cristã, no caso mais especifico. A aversão ao cristianismo toma corpo justamente em nações ditas cristãs como Brasil e EUA. Nos EUA, justifica-se pela luta de órgãos ateístas com grande influência no poder e com o discurso de um Estado laico, não no sentido de boa convivência entre credos e não credos, mas como motivação para exclusão total. No Brasil ocorre devido o uso constante da mídia por grupos de diversas militâncias, uma agenda bem definida desses grupos sobre quais idéias e ações devem desenvolver contra a religião e por fim, o esteriótipo do evangélico e de seus lideres criados pela Globo na década de 80 contra a IURD e estendido às demais denominações. O final é o mesmo: Negação de valores morais e éticos fundamentados na religião cristã, inibição de qualquer manifestação religiosa, desconstrução de valores cristãos arraigados na sociedade, restrição ou cassação de direitos e até ignoração das leis constituídas sobre a liberdade de culto ou de expressão. Não é a toa que certo deputado especializou-se em fazer esse tipo de investida contra a religião, principalmente de evangélicos, dentro da Câmara dos deputados em Brasília junto a outros representantes e organizações sindicais de grupos militantes presentes em diversos órgãos dos governos, em postos importantes nas comissões de direitos humanos, nas pastas de cunho educacional dos governos e em órgãos supranacionais como a ONU.
    A luta seria justificada se não houvesse um pensamento ultra radical por parte de algumas figuras importantes nesse processo, alienação de pessoas até bem instruídas sobre os casos e muitas vezes ocultação de algumas verdades e disseminação de idéias equivocadas como por exemplo, “quem não concorda com a homoafetividade é homofóbico” ou “a religião alimenta a homofobia”. Ora, eu não concordo com quem tem duas mulheres e uma amante, nem por isso e nem de longe sou heterofóbico.

  14. Bem que ela podia mudar a saudação: tomara que nenhuma torre seja derrubada,
    ou que nenhuma bomba exploda hoje em nossa cidade, ou que ninguém assalte este lindo banco.
    Ou ela podia tratar os clientes como os gerentes de banco fazem , com extrema indiferença.

  15. Ela já tinha o histórico com 3 advertências, certamente fazia sabendo do risco de perder o emprego a qualquer momento. É lamentável a intolerância religiosa. Quando uma porta se fecha é porque DEUS tem uma melhor, ainda mais que foi por desejar o bem ao próximo :)

  16. Cristãos evangélicos precisam saber que O TESTEMUNHO PESSOAL é MAIS IMPORTANTE do que apenas meras PALAVRAS POSITIVAS. Se o banco ou qualquer instituição que TU trabalhas tenha INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, BUSQUE SABEDORIA DE DEUS para que possas SER UMA BÊNÇÃO, NÃO SÓ DE PALAVRAS.

  17. Quem não aceita e um filho do diabo,e quem e a favor dessa norma infernal do banco e da seita luciferiana que não aguenta ouvir o nome de Deus.
    São uma corja vindo direto do trono do capeta.
    Porque se e cristão iria adorar ser tratado com essas palavras abençoadoras.

  18. Missoes Portas Abertas Salvaçao tá , voce não pode trabalhar na empresa e seguir suas normas ??? use suas frase biblicas fora do trabalho, é tão simples, não sei porque voces fazem tanto mi mi mi com coisas tão simples

    NORMAS SÃO NORMAS e pronto

  19. Crentes são sempre arrogantes. Suas certezas são absolutas e empurram goela abaixo de todo mundo seu modo de vida, acham que sabem o que é melhor pros outros e não respeitam orientação religiosa diversa. O banco certamente a puniu por desobedecer a ordem de que em matéria religiosa o funcionário deve ser neutro e assim não correr o risco de ofender um cliente judeu, muçulmano, budista ou ateu.

  20. Podem escrever… com essa onda de secularização que está acontecendo lá, já estou vendo um outro ”atentado a bomba”. Quem será que eles irão clamar, quando isto tudo acontecer de novo?

  21. Simples, era norma do banco e se ela se propôs a trabalhar lá deveria se submeter às regras, ela foi advertida e continuou fora das regras.

    Eu como cristão não trabalharia em um lugar que condenasse a minha fé, porém, local de trabalho é para se trabalhar e não para evangelizar.

    Como dizia Agostinho “Pregue todo o tempo e se necessário use as palavras”.

    Pregamos mais com a nossa vida do que com nossas palavras, não foram poucas as vezes em que vieram me perguntar “Você é Cristão?” ou seja, nossas atitudes falam por nós mesmos, depois que digo que sou cristão a conversa flui e podemos conversar acerca do amor de Deus.

    • Vai ver esses diretores ou o dono do banco são feiticeiros, espirita ou macumbeiro, para não aceitarem a palavra de Deus dentro do estabelecimento deles.

    • Bem acredito eu que ela não quebrou regras, ele pregava o que vivia,
      O que jugo regras, e bem diferente de ”Tenha um dia abençoado”
      ou tenha um mal dia.
      Sim,quando somos cristão somos reconhecido por nossa ações, e ser fomos punidos por agi da forma que acreditamos ser correto, onde vamos para?

  22. A mulher não estava impondo nada, preste atenção Srº cristão, ela simplesmente tinha contato direto com vários clientes e se expressava de maneira educada só isso.
    Dizer um DEUS TE ABENÇOE não ofende ninguém; porém muitos se dizem ofendidos simplesmente porque odeiam o nosso poderoso DEUS, é muito simples de entender isso.
    Há muitos anticristo por aí; e sabemos que no meio dos grandes empresários tem muitos adeptos a ceitas terríveis..
    É NO SEU CASO SRº CRISTÃO, não vou citar aqui palavras de julgamento porque não sou DEUS pra isso, mas o srº se diz Cristão deve conhecer a PALARA DO SENHOR que alias nos ensina muito sobre isso.

    ( É muito fácil dizer sou Cristão ) mas ser servo obediente a DEUS é diferente..!!

    Faço uma pergunta.
    O que é ser Cristão?
    ?
    ?

  23. Tem uns tal de Cristãos por aí igual a alguns Sacerdotes quando outras Nações tomava Israel.
    Logo se bandeavam pro lado do inimigo, fala serio.
    Dizer sou Cristão é muito fácil, agora agir como um servo do SENHOR aí sim.

    Essa mulher é valente, nota-se os verdadeiros pelos seus atos e não por suas palavras,
    Vejam os grandes exemplos dos HEROIS DA FÉ, ao ler a Bíblia percebe-se que eles não escondiam de ninguém, nem dos seus opositores e opressores, eles falavam de JESUS sem medo, outros falavam oque DEUS mandava sem medo e até morriam por isso.
    Provavelmente ela não ficava dizendo por aí, sou Cristã, deveria dizer sou um serva do SENHOR JESUS. O que é ser Cristão??
    ?

    Oque é ser um(a) servo(a) do SENHOR??
    ?
    Não estou julgando ninguém, mas, para quem diz que é, a PALAVRA DE DEUS ESTÁ AÍ PRA NOS ENSINAR A SER SERVOS DO SENHOR. ( Eu prefiro ser servo do que só ser um Cristão)..

  24. Juarez Abrahão Mendes , eu não considero intolerância da parte dele e nem de quem ela o desejo. Porém a intolerância religiosa é o estopim pra um desejo de dia abençoado ser motivo de demissão e outros atos. Se desejar um dia abençoado é impor crença o que é desejar um bom dia Juarez Abrahão Mendez? O Judeus deseja paz a todos na sua saudação sendo ele impõe a paz a quem não quer paz? Pela matéria ela não estava com a Biblia ou uma cruz na mão, apenas despediu-se do cliente com um desejo de um dia abençoado a ele.

  25. interessante os gays dizem que nós estamos retrocedendo no tempo , que n´s somos da era da pedra, que somos de antigamente . sorte deles que JESUS veio para aqueles que querem ele . porque se é como eles dizem então se voltassemos aqueles tempo o que aconteceria? não existia homossexuais ,porque naquele tempo os homossxuais era mortos . está escrito em levificos 20;13 se um homem deitasse com outro homem como se fosse mulher era abominação e seriam mortos . agora voltamos ao tempo antigo em perseguição religiosa aonde os católicos mandavam matar os crentes ou não era assim?hoje se vc dar uma benção uma pessoa é motivo até de prisão. é ou não é o tempo da pedra lascada.

  26. Joelce Susarte Ela foi reincidente, um dia abençoado não soa bem para quem não compartilha da mesma crença. Bom dia é apenas bom dia, é diferente de ABENÇOADO, que remete a um ser criador que vai lhe abençoar e geralmente o Deus cristão. Bom dia não implica nada mais que votos de bom dia. Paz é apenas paz, não inclui nenhuma crença, paz DO SENHOR, já inclui, sacou a diferença? É tão óbvio.

  27. O testemunho,ou seja,a ética cristã está acima de uma expressão de saudação ou desejo,mas desejar publicamente aos outros o que temos recebido de DEUS é um fruto natural na vida do cristão.Aquele cristão que não é apenas formal tem sérias dificuldades em agir como um 007.

  28. Existem varias opiniões aqui, mas cá entre nós pessoal, pra bom entendedor meia palavra basta, isso chama-se intolerância religiosa só porque o " abençoado esta ligado a Deus" ela não esta deixando de trabalhar pra estar falando de Deus pra alguem no trabalho ou deixando de trabalhar pra falar da bíblia pra alguém, apenas foi um cumprimento como um bom dia ou boa tarde, porém associado com o "abençoado" que meio que a identifica como uma Cristã, motivo pra demissão!?

  29. Fui do Exercito Brasileiro de 1981 a 1990. Para glória do meu Senhor levei muitas vidas aos pés de Cristo, sempre com uma palavra de benção, mesmo tendo oposição de alguns superiores.(fui 3º sargento temporário no final da ditadura militar), sai das forças armadas com menção honrosa para glória de Deus. Fui Supervisor em uma empresa de consultoria e mesmo visitando alguns clientes, consegui levar varias vidas para Jesus, sempre com uma calorosa saudação divina. (Não podemos nos calar diante da situação calamitosa em que vive o mundo)

  30. DESCULPA MAIS NÃO IMPORTA A EMPRESA QUE VC TRABALHE A LIBERDADE DA RELIGIAO E PARA TODOS OS ESTABELICIMENTOS. A SUA COLOCAÇÃO NÃO TEM SENTIDO,É POR ISSO QUE TEMOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO,OU SEJA MESMO SENDO SOBRE UMA RELIGIÃO TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
    Constituição Federal de 1967, artigo 150 parágrafo 8.
    Carta de Magna de 1967, artigo 151.
    (artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).

DEIXE UMA RESPOSTA