“Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”: game de RPG que satiriza evangélicos propõe ao jogador difamar “pastores” concorrentes para vencer

23

Os escândalos protagonizados por diversos líderes evangélicos no Brasil serviu de inspiração para um grupo de desenvolvedores, que iniciaram a arrecadação de doações para produzir um game que satiriza as igrejas.

O game de RPG “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios (PIGN)” estimula os jogadores a assumirem o papel de um pastor fictício, que tem como objetivo, manchar a reputação dos concorrentes para que sua “denominação” cresça.

Dentre as estratégias existentes no jogo para derrotar os demais “pastores”, estão as denúncias de falcatruas, como por exemplo, acusar um adversário de desviar os dízimos ou vender “óleos que restauram a virgindade”.

O orçamento de desenvolvimento do jogo ficou em torno dos R$ 60 mil, e os idealizadores já conseguiram arrecadar, através de uma ferramenta de financiamento coletivo, mais de 50% a mais que o necessário: R$ 92,7 mil.


Marcelo Del Debbio, 39 anos, responsável pelo desenvolvimento do PIGN, afirma que a inspiração para o jogo veio de fatos verídicos noticiados pela mídia, e pontua que a ideia não é detratar a religião em si, mas sim, os aproveitadores: “No jogo também tem pai de santo picareta e rabino picareta”, revela.

A princípio, para evitar polêmica, quando o game estiver pronto, não será vendido em bancas de jornal ou lojas de brinquedos, como os demais jogos de RPG. A tiragem inicial de 2 mil exemplares será entregue aos doadores da campanha e o restante, vendido através da internet.

O pastor presbiteriano Davi Charles Gomes, 37 anos, chanceler da Universidade Mackenzie, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que o jogo “faz pensar” sobre as consequências dos escândalos envolvendo irmãos na fé, mas também disse sentir “uma ponta de vergonha” pela forma como os desenvolvedores resolveram retratar os pastores no game. “Eu não fico acanhado e não me sinto atacado porque não me reconheço nele. A verdadeira religião não é isso”, ponderou.

23 COMENTÁRIOS

  1. As igrejas-empresas estão mesmo trazendo vergonha ao evangelho… estão inspirando até jogos!

    “Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.” (romanos 2:24)

    • A justiça própria é a doença de muitos cristãos.
      Por mais que DEUS diga tornai-vos para mim, eles vão dizer em que havemos de tornar.

      Tipo de gente como vc que se diz de deus, usa a biblia para atacar os cristãos e a propagação do evangelho, seu prazer é ver as pessoas gastarem dinheiro com prostituição, drogas e tudo mais que agrada a tua carne né.
      filho de belial, continue a criticar, porque para o puro tudo é puro para o impuro tudo é impuro.

          • Trabalha para o cão satanás, para de mentir. quem sabe a serpente o capeta satã ta te fazendo, assim como vc. tem muitos nicks fakes tem também teu chefe, eis ai alguns dele

          • star poeirinha
            realmente chama aqueles que são desviados como Caio Fabio Ricardo Gondim e os da igreja onde congregas.
            Mas estes outros levaram e levam a centenas de países o evangelho.
            Coisa que vcs. nunca fizeram.
            Interprete e conjugue no tempo certo. Assim como satanás perverteu a palavra no jardim, primeiro como a serpente e depois no deserto como o diabo.
            Assim vc. o faz hoje, mas não adianta quem é crente o é mesmo e esta tua ladainha este chileriado que fazes frequentador de macumba, deixa-te sem nenhum crédito.
            Ainda mais quando sabem que fazes macumba para manter a mamãe e a vovó em depressão para viver nas custas delas sem trabalhar.
            Não tens um dia honesto de trabalho, queres ser juiz de quem trabalha, se tu o exemplo de teus irmãos. rsrsrsrsr vamos virar todos vagabas e trapaceiros rsrsr, ta louco. vai trabalhar.

          • clamando

            Todas essas reclamações suas sobre mim, parte apenas do fato que eu desmascarei a farsa do dízimo. Sua revolta por isso é grande.

        • Carvalho apesar de ser madeira, não serve para nada na fogueira santa, na fogueira santa o “pau que tora é o dinheiro”. Edir Macedo está cansado de dar GAME OVER no patrimônio de muita gente.

          • Não sou da iurd, mas diga la se ele rouba todos , porque continuam la?
            Gostam de ser roubados, hummm duvido nos dias de hoje até criança sabe fazer troco, quem está la é porque algo maior que dinheiro ganharam, quem sabe alguém que estava doente e os médicos nãop puderam curar.
            Quem sabe alguém que é ex presidiario , ex drogado, ex traveco , ex prostituta ex sabe-se lá oque, para estas pessoas que tiveram suas vidas restauradas.
            Não estão nem ai para vcs. não esqueça para o mundo a fé é loucura,.
            Eles estão na fé.
            E vc. trabalhando para papai
            jgmixstardustbereanoafonsofelipee tantos outros que pertencem a mesma nuvem da poeira desta estrela caída.

          • clamando

            Todas essas reclamações suas sobre mim, parte apenas do fato que eu desmascarei a farsa do dízimo. Sua revolta por isso é grande.

  2. LUIZ LAZARINI NETO, a propósito de sua fala tão preconceituosa dirigida ao john john, eu lhe pergunto se você esta preparado para a possibilidade de ter um filho gay!

  3. A Cristofobia ninguém condena?

    Só é crime quando pensamos diferente dos gays? Quer dizer que até fazer jogo pra zoar evangélicos é menos crime que pensar diferente.
    Socorro parem essa nave que eu quero descerrrrrr

    • Então… O jogo usou como referência apenas aquilo que saiu na imprensa sobre religiosos – muitos evangélicos, claro – que cometeram crimes e/ou difamaram suas próprias igrejas. Tem tbm outras religiões. Mas nada do que está lá foi inventado.

    • Moça, vc leu a notícia? Nela fala que também existem cartas de rabinos e pai de santo. Mas se tem mais picareta nas igrejas evangélicas não é culpa do jogo.

  4. Baseado nas práticas IURDianas com certeza, principalmente no que diz respeito à manchar a reputação dos concorrentes para que sua “denominação” cresça.

  5. Baseado nas práticas IURDianas com certeza, principalmente no que diz respeito à manchar a honra dos concorrentes para que sua “denominação” cresça.

    • Essa é a meta.
      Usa até ex pastor da Assembleia de Deus(ministério Madureira que ficou envolvido com revendo Moom, que se declarava o messias).

      Isso bem visível, pra mostrar que só a universal, prosperar financeiramente os fieis.
      Tá de olho gordo ($$$$$$) nos pastos verdejantes das ovelhas pentecostais.

      Lobos vorazes esses lideres da Universal, viu?

  6. EU , MORRO EM JABOTICABAL SP AQUI NA NOSSA CIDADE QUASE 100 % é CABIDE DE EMPREGO AS IGREJAS ELAS SERVEM PARA EMPREGAR OS FILHOS DOS PASTORES QUE SÃO UM BANDO DE VAGABUNDOS OS OUTROS FILHOS DOS PASTORES VAGABUNDOS ELES NEGOCIAM COM OS POLITICOS CORRUPTOS DA CIDADE E EMPREGAM NA PREFEITURA PARA VIVER NAS NOSSAS CUSTAS MAIS ISSO VAI LOGO ACABAR POIS O GRANDE REI JESUS ESTA VOLTANDO PODE TER CERTEZA AGUARDE IGREJA VERDADEIRA DE CRISTO E VERA O NOSSO SALVADOR VOLTAR E NOS LIVRAR DESSES BANDIDOS EVANGELICOS

DEIXE UMA RESPOSTA