Cristãos voluntários de organizações humanitárias estão ajudando as vítimas do furacão Ida, fenômeno de categoria 4 que atingiu o estado da Louisiana no fim de semana e causou danos generalizados e deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia.
Desde sábado, quase duas dúzias de integrantes da Convoy of Hope (“comboio da esperança”, em tradução livre), uma organização cristã de socorro a vítimas de desastres naturais, equiparam 19 trailers com suprimentos para socorrer pessoas nas primeiras horas após o furacão Ida chegar ao continente.
Quando a tempestade passou, 23 voluntários e funcionários da organização começaram a resposta fornecendo comida, água, itens de higiene, motosserras, itens de limpeza, pás e outros suprimentos para muitos moradores necessitados.
O furacão Ida atingiu Louisiana com ventos de 240 quilômetros por hora na manhã de domingo, 29 de agosto, 16 anos depois que o furacão Katrina devastou o estado e o Mississippi.
Depois de atingir o continente, o furacão perdeu força e foi reclassificado como um furacão de categoria 1 e depois para uma tempestade tropical na manhã de ontem, 30 de agosto.
Entretanto, os ventos da tempestade destruíram casas, infraestrutura urbana e vários edifícios. Muitas casas foram inundadas por conta das chuvas torrenciais.
Quase todo o sudeste da Louisiana e áreas da cidade de Nova Orleans perderam eletricidade e permanecerão sem energia elétrica nos próximos dias: “Foi uma grande tempestade catastrófica e muitas pessoas estão presas em infraestrutura destruída e danificada em todos os lugares”, disse Ethan Forhetz, vice-presidente da Convoy of Hope.
“É de partir o coração. Quando você faz parte dos esforços do Convoy of Hope, muitas vezes, você vê pessoas no pior dia de suas vidas, em um estado de desamparo e desesperança. E você percebe como as pequenas coisas são importantes, como comida e água”, acrescentou Forthetz.
Mobilização
Dezenas de equipes de busca e equipes de resgate estão nas áreas afetadas. Eles vasculharam escombros de casas que foram arrancadas dos alicerces, escombros de imóveis que desabaram e também usaram maquinário para limpar as ruas e permitir acesso de equipes de busca a desaparecidos.
“O Senhor nos colocou aqui para ajudar a trazer conforto e ser as mãos e os pés de Jesus em uma época em que tantas pessoas estão em extrema necessidade”, disse o líder do Comboio da Esperança.
“Apelamos à Igreja local para ajudar em nossos esforços, e é uma grande parceria nessas circunstâncias porque eles conhecem a área melhor do que nós, já que suas igrejas estão nas comunidades onde os desastres naturais ocorreram”, acrescentou.
O governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse durante um pronunciamento ontem que o número de mortos pode crescer “consideravelmente” conforme as buscas avançarem.
Até o momento, 4 pessoas foram encontradas mortas, sendo duas na Louisiana e duas no Mississippi, de acordo com informações do portal The Christian Post.