Quem acompanha o programa MasterChef, exibido na rede aberta de televisão pela emissora Bandeirantes há dez anos consecutivos, deve se lembrar da chefe de cozinha Dayse Paparoto, a primeira campeã da edição voltada para os profissionais, realizada em 2016.
Diferentemente do amador, o MasterChef Profissionais seleciona apenas chefes de cozinha já reconhecidos pelo talento na gastronomia, e Paparoto foi uma das selecionadas na primeira edição.
Ela participou recentemente do podcast JesusCopy, onde contou detalhes da sua jornada de fé. Católica de berço, Paparoto disse que passou a maior parte da sua juventude em um estilo de vida mundano.
Foi apenas quando se mudou para uma república, durante a faculdade, que tudo começou a mudar. “Quando eu cheguei lá, todo mundo era cristão, menos eu”, lembrando que funcionava uma célula de oração no local.
“Eu atrapalhei essa célula durante um ano. Começava a célula e eu falava: ‘Gente, está bom essa roupa para sair?’. Porque eu saía muito e ficava atrapalhando”, lembrou a MascherChef. No entanto, a persistência dos colegas evangélicos e ação de Deus começou a tocar o coração da chefe, na época estudante.
“Até que eu não fui atrapalhando mais, fui ficando, me levaram no culto e Deus me pegou”, contou Paparoto. Convertida aos 26 anos, ela disse que a transformação foi radical. “Eu já fiz muita bobagem. Foi uma mudança bizarra do que eu era para o que eu sou hoje”.
O programa
Ao comentar sobre o programa que lhe deu fama nacional, Dayse Paparoto disse que tudo foi providência de Deus. Antes, ela morava em um apartamento financiado, praticamente sem nada.
“Não tinha fogão, geladeira, não tinha nada, nem piso. Só tinha minha cama e uma arara para pendurar as roupas”, revelou a chefe de cozinha. Ela lembrou que durante um acampamento, seu pastor havia dito, em tom de brincadeira, que “Dayse ganha MasterChef com ovo”.
Ao ser incentivada a se inscrever no programa MasterChef Profissionais, um amigo lhe disse para cozinhar um ovo pochê, o que realmente lhe deu o passe de entrada na atração.
“Ia fluindo. Fui ganhando uma, fui ganhando outra e ganhei. Por isso que quando eu ganhei eu dei mais de dez ‘glória a Deus’ ao vivo. Foi Ele mesmo”, disse ela, que viralizou nas redes sociais ao comemorar a premiação gritando “glória a Deus” várias vezes.
Com o valor recebido pelo programa, Dayse abriu se se tornou proprietária do restaurante Paparoto Cucina. Ela também ajudou a abrir um projeto escolar de gastronomia no Timor Leste, voltado para menores em situação de vulnerabilidade, chamado “Proema”.
“Eu entendi depois que Ele me abençoou para abençoar outras pessoas através do MasterChef”, disse ela. Assista a íntegra da entrevista, abaixo: