A TV Globo e todas as empresas de comunicação que pertencem ao mesmo grupo empresarial receberam, ao longo de 12 anos de governo petista, mais de R$ 6,2 bilhões em contratos de publicidade.
O levantamento, realizado pela revista Carta Capital, aponta que o veículo do Grupo Globo que mais recebeu verbas de publicidade do governo federal somente em 2014 foi o jornal O Globo, que circula nas bancas do Rio de Janeiro. O total no período foi de R$ 21,5 milhões.
A TV Record recebeu menos de 30% dos repasses de publicidade feitos à Globo ao longo dos três mandatos petistas. A emissora do bispo Edir Macedo obteve contratos de R$ 2 bilhões entre 2003 e 2014, enquanto o SBT recebeu R$ 1,6 bilhão, a Band R$ 1 bilhão e a RedeTV! “apenas” 408 milhões.
“Lula e Dilma investiram um total de R$ 13,9 bilhões para fazer propaganda em todas as TVs do país. A parte destinada somente às emissoras da Rede Globo representa quase metade desse total. Apesar disso, a porcentagem destinada à Globo tem sido reduzida”, diz a matéria da Carta Capital, apontando para o fato de que, proporcionalmente, hoje a Globo recebe menos do que recebia antes.
Ao final do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a Globo recebia 49% dos investimentos do governo em publicidade na televisão. Durante os mandatos do ex-presidente Lula (PT), esse montante chegou a 59%. Já no último ano, Dilma Rousseff (PT) destinou apenas 36% de suas verbas de publicidade à emissora da família Marinho.
O governo federal tem aumentado seu investimento na publicidade através da internet. Atualmente esse meio é o segundo que mais recebe verbas, e o portal Uol, que pertence ao Grupo Folha, é o primeiro colocado, com R$ 14,7 milhões, seguido pelos portais G1 e Globo.com, que receberam R$ 13,5 milhões. Terra e R7 receberam, respectivamente, R$ 9 e R$ 6 milhões.