O programa Conversa com Bial receberá na edição desta terça-feira, 18 de junho, os escritores pastor Davi Lago e Jacira Monteiro para falar sobre o papel que os evangélicos desempenham no combate ao racismo.
Davi Lago é doutorando em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo, além de pastor evangélico e professor acadêmico.
Jacira Monteiro, nascida em Guiné-Bissau e radicada no Brasil desde os sete anos de idade, é pós-graduada em Teologia Bíblica e Exegética do Novo Testamento e mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Dentre os livros de maior destaque do pastor Davi Lago estão Martin Luther King Revisitado e Pega Leve, enquanto a publicação de estreia de Jacira, O Estigma da Cor, vem sendo considerada uma obra de referência sobre como os evangélicos se posicionam a respeito do crime de racismo.
Em entrevista ao podcast do pastor Arival Dias Casimiro, Jacira resumiu o posicionamento evangélico sobre o tema: “A gente não deve, enquanto cristãos, procurar o revanchismo ou coisa dessa natureza. Nós devemos buscar a reconciliação, porque a mensagem do Evangelho é uma mensagem de reconciliação”.
Segundo Jacira, é preciso compreender que a discriminação não é algo que possa ser tratado como irrelevante: “A questão do racismo não é uma questão de falha no amor, é uma questão de ódio mesmo. E quando a gente olha o ódio, não é fruto do Espírito, é fruto da carne, é algo que é diabólico”.
simplesmente ontem meu amigo @prdavilago e eu estávamos conversando com o Bial. 😍🥲
gravamos ontem, mas não sabemos quando vai ao ar.
Bial é uma pessoa muito (muito mesmo) agradável e legal! pic.twitter.com/lhTMGabrQ8
— Jacira Pontinta Monteiro (@jacirapvm) May 3, 2024