O economista Adolfo Sachsida foi nomeado como ministro de Minas e Energia e afirmou que conta com a “graça de Deus” para administrar a pasta. Ele substitui o almirante Bento Albuquerque, que foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Adolfo Sachsida é advogado e economista com formação pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB) e fez pós-doutorado na Universidade de Alabama (EUA).
Desde 2018 o acadêmico integra a equipe do presidente Jair Bolsonaro e passou os últimos anos atuando como assessor do ministro Paulo Guedes, tendo liderado a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
O presidente da República criticou a política de preços da Petrobras, após a empresa anunciar novo aumento no preço do diesel, mesmo após o balanço mostrar que a petroleira registrou lucro recorde.
Na noite da última terça-feira, 10 de maio, o presidente recebeu o pedido de demissão do então ministro, o almirante Bento Albuquerque, e aceitou. Analistas políticos na imprensa indicam que havia insatisfação de Bolsonaro com a forma como a Petrobras tem feito reajustes de combustíveis nos últimos meses.
Em sua conta no Twitter, Adolfo Sachsida afirmou que comandar o Ministério de Minas e Energia será sua maior empreitada profissional, e demonstrou que confia em Deus para tocar a pasta nos próximos meses e, eventualmente, em um segundo mandato de Bolsonaro:
Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao min. Guedes pela [sic] apoio e ao min. Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu o novo ministro.
Agradeço ao Presidente @jairbolsonaro pela confiança, ao min Guedes pela apoio e ao min Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil.
— Adolfo Sachsida (@ASachsida) May 11, 2022