Holy Yoga: Com slogan “100% Jesus e 100% ioga”, movimento tenta popularizar a ioga entre evangélicos

27

A ioga é uma prática de meditação que existe a cerca de 7.000 anos e tem sua origem na hinduísta Índia (onde se fala em mais de 300 milhões de deuses). O seu nome, em sânscrito, significa “união”, e a prática tem como objetivo, segundo seus praticantes, unir o homem ao Universo,

A prática não é bem vista por muitos cristãos, e em alguns momentos é motivo de discussões, como em Junho, quando um pastor norte americano afirmou que “o objetivo dessa meditação é esvaziar a si mesmo”. E completou dizendo que satanás “tem o prazer de invadir o vácuo vazio de sua alma e possuí-la”. Criticado, o pastor, que concorria a um cargo eleitoral no estado da Virginia, se corrigiu afirmando que o que quis dizer é que se deve deixar preencher pela graça de Deus.

Porém, com o slogam “100% Jesus e 100% ioga”, um movimento chamado Holy Yoga tenta propagar a prática entre os evangélicos, segundo a jornalista Anna Virginia Balloussier, colunista da Folha de S.Paulo.

De acordo com a jornalista, o movimento é liderado por Jo Ann Bauer, diretora de comunicação do projeto, que afirma não concordar “com aqueles que acreditam que a ioga é inseparável da tradição religiosa oriental”.


– Estamos convictos de que a respiração, o movimento e a meditação pertencem ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Acreditamos fortemente na recuperação de tudo o que é bom para o único Deus verdadeiro, Jesus Cristo – afirma a “mestra da santa ioga”.

Ela explica ainda que as posições não mudam de nome na “Holy Yoga”, como a “tadasana” (postura da montanha) ou a “ardha chandrasana” (pose da meia-lua); o que muda é o objetivo almejado pelos alunos.

– A visão tradicional de adoração é usar nossa boca e nosso coração. Mas Deus nos criou de forma holística. Tudo está conectado. A Bíblia diz: ‘Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças’ – afirma Anna Grabrian, a instrutora que ensina a prática na Igreja da Ressurreição, no Kansas.

Segundo Jo Ann, já são 715 instrutores ensinando a Holy Yoga em dez países (o Brasil ainda não está na lista), sempre em locais com velas espalhadas pelo chão e musica gospel compondo o ambiente.

Por Dan Martins, para o Gospel+


27 COMENTÁRIOS

    • Anny, todo ser humano é livre pra viver sua vida da forma como quer, se acredita ou não em alguma coisa, imagem, santo, no Senhor Deus, essa é uma decisão de cada um. Agora, você que se diz ateia, por que fica acessando notícias relacionadas ao meio evangélico? E ainda faz questão de manifestar suas opiniões com os evangélicos(não estou querendo proibir vc a nada, pois vc é livre)
      Porque, pelo meu entender, um ateu pelo fato de não crer em Deus, essa pessoa nem quer saber de assuntos relacionados à religião, é ou não é?!

      • Caro Oséias, não perca teu tempo em responder á certas criaturas (Anny), pois se diz ateia. Fato constatado pela ciência, o ser humano criado por Deus usa 10% do cérebro, Agora esperar o que de Ateus que são descendentes de símios, que usam 0.75% da massa encefálica. É caro amigo, para eles fica difícil querer entender alguma coisa. Realmente só se pode adestra-los, nunca terão raciocínio próprio.

      • Eu disse alguma mentira??vcs só sabem copiar dos outros!!inventem uma coisa pra vcs e parem de plagear os outros seus incompetentes!!in-com-pe-ten-tes!!vou dar alguns exemplos de plagio evangelico;;;;veja só!!agua benta=agua ungida, promessa=votos ,procissão=marcha pra jesus, romaria=caminhada, festa junina=festa julina,carnaval=carnaval gospel,prostituta=prostitutas gospel! são tantas as imitações que nem da tempo de falar tudo!!kkkkkkkkkkkkkkk chega de imitar seus santos fajutos!!e tem mais!!eu só vou parar de entrar em sites evangelicos,quando vcs pararem de entrar nos sites dos ateus ok??

        • Annym ninguém está te proibindo de acessar os sites evangélicos, como eu disse antes, o ser humano é livre pra tomar suas decisões segundo sua própria vontade. Mas pra vc ter uma idéia, eu que sou cristão evangélico, qdo quero saber sobre assuntos religiosos acesso sites cristãos, não espíritas, ou outros que são totalmente contrários à convicção cristã. Quem sou eu pra proibir a existência de sites católicos, espíritas, budistas etc.? Eu só não acesso esses sites pois não são de meu interesse.
          Você sendo ateia, fica acessando sites evangélicos e ainda faz questão de opinar.

    • Pare de generalizar por favor. Eu concordo que a prática do exercício é ótima para respiração e para o corpo. Não vejo porque tanto alarde. Eu pratiquei kung fu e quero praticar tai chi. Na academia que eu praticava não haviam elementos religiosos, então, tá valendo.

  1. O que eu digo kkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkk, estes iogaganos tao e dizovano, e bem capas de um verdadeiro crente e mexer com esta porcaria kkkkkkkkk e mais kkkkkkkk e mais kkkkkkkkk otarios e otarias, quem mexe com ioga e espiritas pois não passa de espiritismo, sai fora jacaré, nos temos a Jesus Cristo o REI dos reis e Senhor dos senhores, quem nos preenche e o Espirito Santo do Deus vivo, não deuzinhos fajutos de meia porta deuzinhos com d minúsculo, SO JESUS SO JESUS SOJESUSSSSSSSSSSS

  2. Só a título de informação, a filosofia yógui é panteísta o que não se coaduna com a fé cristã. Os exercícios físicos, porém, ditados pela Yoga são, religiosamente falando, neutros, de modo que podem ser praticados por um cristão sem prejuízo para a sua fé. Acontece contudo que os mestres de Yoga costumam transmitir aos discípulos sua cosmovisão panteísta, ao mesmo tempo que lhes propõem o respectivo treinamento corporal.
    Tem-se notícia de que a Yoga vem sendo mais e mais praticada especialmente por pessoas afetadas de preocupações e exaustão; é considerada uma terapia muito salutar.

    • Vc não sabe o que seja yoga… yoga não é panteísta. O hinduísmo, em si, tampouco é panteísta. O hinduismo é MONISTA. Todo o panteão é apenas um deus chamado Brahman.

      O yoga, se cultivar alguma divindade, refere-se ao ISWARA que é o divino dentro de cada um de nós.

  3. fui obrigado a mudar o nome por causa da censura. a stardus e seus comparsas me censuraram, para nao levar uma surra de biblia publica. isso pq para ela tudo q importa e a reputação. ela vive com seus estudos de dizimos se achando a tal, mas so gosta de discussoes pouco complexas, quando aparece alguem para rebate-la, ela censura a minha argumentação, q nada tem de impropria, visto q como leram meus posts, ha apenas citações biblicas.

    stardus, agora entendo pq vc fazia o clamando, vai arrebentar e outros fugirem em 3..2..1. e simples, quando eles contra argumentavam, vc os censurava, e dava a entender q eles fugiram.

    vc estava certa, eu te admirava, no passado. vc esta mostrando quem e. o espirito santo te orientou a fazer uma coisa, e por provocação minha vc o desobedeceu. para vc, a provocação de um anonimo é mais importante q a instrução do espirito santo, mais valiosa pra vc e a sua reputação, do q a instrução de deus. e isso q vc valoriza, a sua reputação. vc sentiu o peso da minha argumentação, pq nao fui direto combatendo seus dez argumentos, cheguei devagar, indo na raiz, e nao somente nos seus frutos (10 argumentos contra o dizimo). nao baseei meus argumentos dizendo q a tradução estava errada. a tradução esta certa, pode ser fim, objetivo, meta. a interpretação sua é q está errada, pois nao tem embasamento nem nas leis, nem nos profetas, e nem nos evangelhos. mas nao vou perder mais tempo com vc.

    clamando, vc realmente esta certo, esse lugar aqui nao e mantido por servos de deus. e a chefe dessa legiao e mesmo a stardus.

  4. Anny, eu sendo evangélico, não acesso a sites que não me interessam. Os sites dos ateus, espíritas, budistas, e tantos outros não acesso porque não me importa, porém eles têm o direito deles, pois a opção é deles. Agora vc dizer que os evangélicos acessam os sites dos ateus pra xingar, vc está enganada. Você não pode generalizar, nem todo que se diz crente, é crente de verdade; qualquer um pode dizer que é crente, está escrito na Palavra de Deus: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21

  5. Ateu acha que nasceu da macaca?kkkkkkkkk hilário essa, não sabia disso ate porque jamais eu ia acessar site ateu atoa, pra mim o que interessa é a verdade e não a mentira.

  6. Que besteira esse de ioga, ainda bem que faço academia, essa historia de ficar esticando pra lá e pra cá com as pernas cruzadas é patético, e ainda por cima meditando? pensando em quÊ? na morte da bezerra ou nas vacas que sobem escadas com tamancos? evangélico nenhum que se preza vai cair nessa.

  7. Os demônios que habitam dentro de vocês estão se manifestando nos comentários, todos de “cristãos” especiais, se acreditam salvos e vivem prisioneiros dos próprios medos e de seus “irmãos” da igreja. Deus os liberte.

  8. Cada vez que leio sobre assuntos como “Yoga e os Evangélicos” tenho a absoluta certeza de que as igrejas não estão preparadas para receber pessoas que pratiquem qualquer coisa que não seja o cristianismo. Imagine só, um praticante de yoga há mais de 20 anos começa a ir numa igreja evangélica e tudo que recebe é? Preconceito. Não estou falando que temos que aceitar tudo mas que temos que saber lidar com tal situação sem repelir e desreipeitar as pessoas. E sim, acredito que dá pra tirar a parte filosófica da yoga e permanecer somente com a parte técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA