Um missionário relatou um testemunho de vitória contra pensamentos de suicídio de um homem que entrou em uma igreja sentindo-se desesperado e desistiu de tirar a própria vida após ouvir a mensagem do Evangelho.
Charles e Camila Marques são missionários designados pela Junta de Missões Mundiais (JMM), entidade ligada às Convenção Batista Brasileira (CBB). Em campo desde 2014, o casal missionário veio ao Brasil para uma visita e contou a experiência ao site da entidade.
Na chegada ao Brasil, foram ao estado da Bahia para visitar algumas igrejas, e em determinado dia, Camila não estava sentindo-se bem e ficou de repouso. Seu marid, que não é brasileiro e não fala bem o português, foi ao culto matinal sozinho;
Logo após o momento de louvor, o pastor da igreja concedeu a palavra ao missionário para que ele entregasse a mensagem. Para sua surpresa, Charles descobriu que não haviam tradutores presentes, e que o pastor esperava que “o Espírito Santo” desempenhasse esse papel.
Com muito esforço, Charles arranhou o português por “embaraçosos” 30 minutos, com a colaboração do pastor e dos fiéis para encontrar o vocabulário correto.
Ao final do culto, o missionário foi abordado por um homem de semblante abatido, demonstrando angústia. Ele contou que tinha 48 anos de idade, e que havia passado os últimos 26 casado, em um relacionamento que tinha lhe dado três filhos, mas que estava decidido a tirar a própria vida porque sua esposa o havia abandonado.
O plano do homem era subir ao Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos do centro de Salvador, para se atirar de lá. Ele estava a caminho do local quando passou em frente à igreja e sentiu desejo de entrar. Quando viu o estrangeiro falando “engraçado”, decidiu ficar e terminou ouvindo uma palavra sobre família.
“Quando compartilhei que, no casamento, as finanças pertenciam aos dois, essa parte tocou seu coração porque ele nunca tinha compartilhado do seu dinheiro com a esposa, que o deixou”, contou o missionário Charles.
Aos prantos, o homem recebeu uma palavra de apoiou e orou ao lado do missionário. Após se acalmar, Charles o levou para um café da manhã e falou sobre a situação ao pastor, que coincidentemente já o conhecia.
Após mais um momento de conversa e compreensão, o pastor e o missionário decidiram levar o homem para casa, e lá encontraram sua filha, abalada, pois ela havia encontrado o bilhete que o pai havia escrito falando que iria tirar a própria vida. “Todos nós tivemos um tempo de chorar e orar por eles. Louvado seja Deus, que restaurou a vida desse homem”, concluiu Charles.