Jovem homossexual acusa pastor da Igreja Mundial de agressão e pede indenização de R$ 1 milhão

46

Um processo movido por um jovem identificado apenas como R. A. F. contra a Igreja Mundial do Poder de Deus acusa um dos pastores da denominação neopentecostal de tê-lo agredido a socos e pontapés por ser gay.

Os autos do processo, movido na 14ª Vara Cível de Cuiabá (MT), descrevem que um dos pastores da Mundial teria praticado discriminação e racismo contra o jovem por conta de suas experiências homossexuais antes de sua conversão à denominação, além das agressões físicas.

R. A. F. pede no processo que a indenização seja por danos morais e materiais, com tutela antecipada. Segundo o jovem, as agressões começaram depois que ele entrou para o corpo de pastores auxiliares da Mundial.

Quando o caso veio à tona entre os superiores hierárquicos, R. A. F. teria sido levado para a casa do bispo S. F., que teria tentando convencê-lo a não prestar queixa das agressões, e aguardar para que fossem tomadas providências internas.


No entanto, R. A. F. acabou expulso da denominação sem chance de defesa, o que o levou a procurar a Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência contra os acusados. O laudo dos exames de corpo de delito realizados no Instituto Médico Legal (IML), não foram conclusivos, e R. A. F. foi intimado a fazer novos exames, mais detalhados, para comprovar se ele havia sofrido agressões físicas e psicológicas.

Em seu depoimento, o jovem ainda afirmou que seu agressor e o advogado da igreja usaram programas ao vivo da Mundial na televisão para comentar de forma irônica as acusações de agressão: “Estamos sendo perseguidos,até o IBAMA veio atrás de nós porque bateram em um veado”, teriam dito os envolvidos.

A sentença deverá ser emitida pela juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda no próximo dia 27 de dezembro, quando o julgamento final será realizado, de acordo com informações do Cenário MT.

46 COMENTÁRIOS

  1. Agressões físicas e verbais não são atitudes de alguém que serve a Deus. O mínimo que se espera de alguém à frente do rebanho é seriedade, ética e preparo intelectual (formação teológica e conhecimento bíblico). Vergonha!

    • Nunca sofri agressão física, mas agressão verbal por parte dos ativistas evangélicos eu sofro desde que me entendo por gente. Pimenta no cu dos outros é refresco.

      .

      • Acredito ser possível a coexistência pacífica entre opiniões opostas. Mas isso depende de esforços de ambas as partes. Sou cristão, casado(com uma mulher) e pai, mas respeitar as diferenças é algo imprescindível.
        E isso também vale aos homossexuais, que muitas vezes achando que estão se defendendo do preconceito, agem de maneira mais preconceituosa ainda.
        Quando você usa a expressão “pimenta no c… dos outros”, em que você está se diferenciando dos que, segundo você agem de maneira preconceituosa?
        Repense seus valores, em um outro comentário você disse que “Só o estudo liberta”, eu de forma irônica respondi: “Pelo visto você ainda não se libertou”.
        Do mesmo jeito, os “santos” que eu vejo por aqui, só um lembrete: Condenar o pecado, não significa condenar o pecador.

    • Nesse caso cabe ao acusador o ônus da prova. Acusar é muito fácil, principalmente nesse país. Não afirmo que o tal pastor seja inocente, mas não acredito em acusações sem as devidas ponderações. Se assim procedeu esse tal pastor é perturbado e incoerente com as Escrituras.

    • MARA ELIZA
      É lógico que é mentira os ativistas gays querem promover lutas contra as igrejas e assim como o stardust passa a vida aqui lutando falando mal das igrejas e pastores estes também estão fazendo de tudo para arrancar dinheiro e denegrir as igrejas, veja vc. mesmo o exame nada constatou de agressão. desta foram burros, mas que se cuidem que na próxima eles pagam alguém para bater.

  2. Para com isso bixalouca,ja perdeu a graça essa historinha de vitima ,va tentar se enriquecer em outro lugar canalha,queime sua rosca do jeito que bem entender mas deixe a igreja e seus pastores fora disso!!Estranho muito estranho esse papinho de que evangelicos sao intolerantes com vocês,sao sem amor com vocês,sao homofôbicos,espacam, humilham essas pobres almas sofridos que amam diferente,como disse o jean wyllys.Amor que causa ódio e podridão e ai vem descontar na igreja de Cristo com denuncia falsa,como esta fazendo esse rapaz.Ha…a temporada de contrato pra viado na rede esgoto esta aberta,ela tem apoiado gente de tua estirpe suja!!va tentar se enriquecer por lá.

    • Nadir, a mundial é uma igreja séria,do bem,de DEUS e jamais quer problemas com a
      sociedade.Já você,só falou asneiras por ser falsa crente dalavagem cerebral.Deve tger anos e anos de igreja e ainda não se converteu.De tão ruim ´víbora e diabólica,nem JESUS te
      quer.Seu batismo nas águas não teve nenhum mvalor por ter sido apenas um banho de água podre.Eu admiro o apóistolo Valdemiro Santiago e sua obra de DEWUS.Já você, é
      da doutrina de do falso profeta balaão.Lunática.

      • Janio,
        Como você pode ter a capacidade mental tão baixa para falar que alguém usa linguagem xula sendo que você próprio diz “de falsa crente do rabo quente mal amada e perturbada”?
        VOCÊ ESTÁ OFENDENDO ATÉ O PRÓPRIO CRISTO AO DIZER QUE “De tão ruim ´víbora e diabólica,nem JESUS te quer.” SENDO QUE JESUS MORREU POR TODOS NÓS, INCLUSIVE POR ELA E POR VOCÊ.
        Você não é melhor que ninguém. Não é melhor que ela e nunca vai ser.
        Espero que ninguém pense que os cristãos sejam como você.

      • Janio caro colega!porque me odeia tanto?O porque de tanto xingamento a minha pessoa?sua alma esta perturbada com sede Deus,voce esta convencido precisando se converter urgentemente a Cristo.Quanto a mim estou alicerçada na Rocha que e Cristo,suas palavras esdrúxulas e de baixo calão nao me atinge.olha tolinho aprenda a ter mas educação com os outros,tenha um pouco mas de etiqueta,saiba se portar como homem,”menininho bobo”,nao atrapalhe com sua atitude as pessoas de conhecer Jesus.”O Ministério Gnoticias adverte e proibido o janio xingar palavrão

  3. Caro colega janio!!nao estou acusando a mundial ,e sim defendendo-a bobão,porém como voce de interpretação de texto e fraco ,te aconselho querido volte a estudar e aprenda o A b c,com eficiência,tolinho!!

      • JANIO
        Será que todos os caras que respeitam o Valdemiro fala coisas sujas e ofendem as outras como você? Que exemplo de cristão você está dando? Você acha que alguém iria converter depois de tudo o que você disse a ela e da forma como você disse? Se Valdemiro é um homem de paz e de amor, e você acredita nele, porque você não é um homem de paz e de amor?

        Agindo assim, você está atrapalhando a obra de Deus, e não importa nada você defender pessoa qualquer que seja se fala assim (ou tecla). Você está dando um péssimo exemplo de cristão.

        E posso ter certeza que embora defenda um (aparente) cristão, você não é. E se afirmar que é, estaria mentindo, pois cristão não fala e não pode ser assim.
        Você pode muito bem mostrar seu descontento com outra pessoa sem acusar e falar palavrões.
        Que tal em vez de seguir a Valdemiro, você mude e siga a Cristo. E siga o seu próprio conselho, se converta para depois admoestar as pessoas.
        Para não falar que estou julgando sem fundamento:

        “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29)

        “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal para que saibais como vos convém responder a cada um” (Colossenses 4:6)

        “Mas evita falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade” (Timóteo 2:16)

        E por causa que a Nadir te ofendeu, a Palavra de Deus diz:

        “Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21)

        Recomendo que leia Efésios 4, pois mostra como devemos nos portar, as cartas de Paulo ensina como agir como cristão, e será legal você ler muito.
        Espero ter ajudado.

  4. A VERDADE QUE STARDUST NÃO QUER QUE VC. CONHEÇA.
    Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo State of the Plate, apontou que as pessoas que os dizimistas têm um maior controle de sua vida financeira do que as pessoas que não adotam a prática. O objetivo do estudo foi lançar um olhar mais atento sobre as práticas financeiras, espirituais e práticas de doação de pessoas que dão 10 por cento ou mais do seu rendimento para igrejas e instituições de caridade a cada ano.

    Os resultados foram classificados como ‘sem precedentes’ por seus organizadores, que compararam dizimistas com não-dizimistas através de nove indicadores de saúde financeira, descobrindo que os dizimistas apresentavam resultados melhores em cada uma das categorias.

    Entre os indicadores medidos pelo estudo, foi constatado que entre os dizimistas 80 por cento não têm contas de cartão de crédito não pagos, 74 por cento não devem nada em seus carros, 48 por cento possuem sua casa própria e 28 por cento estão livre da dívida.

    – O estranho é, um dizimista olha para aquilo e diz para si mesmo: ‘Bem, eu estou melhor porque eu dou.’ O não-dizimista olha para aquilo e diz, ‘Oh, eles dão porque estão melhores”, disse Brian Kluth, responsável pelo estudo.

    – Nunca antes este grupo foi estudado, e acho que para cada pastor e líder da igreja e líder eclesiásticos seria útil se eles entendem isso – afirmou Kluth ao The Christian Post.

    – Estamos no meio de um declínio de 40 anos no percentual que os cristãos dão, e precisamos ver um movimento de generosidade nos Estados Unidos, que os cristãos abracem novamente a generosidade como um valor espiritual, mas não por causa do orçamento igreja, mas por causa da Bíblia. As igrejas tornaram o dar em torno do orçamento, e não se trata de orçamento, se trata da Bíblia. – completou.

    A pesquisa, que foi conduzida pela “Generosidade Máxima”, entidade fundada por Kluth, e co-patrocinada por ECFA, Christianity Today and Evangelical Christian Credit Union, gerou um relatório completo de 27 páginas, intitulado “20 Verdades sobre dizimistas”, que mostrou também que entre os cristãos que não dizimam e têm dificuldade em dar, 38 por cento dizem que é porque eles não podem pagar, 33 por cento dizem que tem muita dívida e 18 por cento dizem que o seu cônjuge não concorda com o dízimo.

    Outro dado levantado pelo estudo foi que 70 por cento fazem suas doações com base em sua renda bruta ao invés de seus rendimentos líquidos, e 77 por cento dão mais do que os 10 por cento tradicional.

    • A VERDADE QUE O CLAMANDO NÃO QUER QUE VC CONHEÇA SENÃO ELE VAI TER QUE COMEÇAR A TRABALHAR:

      um levantamento feito pela revista forbes elencou os 5 religiosos mais ricos do Brasil. Em comum, todos são evangélicos e recebem dízimos.

      edir macedo, valdemiro, silas malafaia, rr soares, casal hernandez.

      enquanto isso 15 membros são assaltados em plena iurd… o devorador fez a festa e levou tudo dos dizimistas fiéis em plena “casa do tesouro”.

      Dízimo, a maior mentira da religião evangélica.

      • POR FALAR EM TRABALHAR, QUANDO VAI PARAR DE IR A TERREIRAS FAZER TRABALHO PARA MANTER A MAMÃE E A VOVÓ EM DEPRESSÃO PARA CONTINUAR A VIVER NAS CUSTAS DELAS, TENHA UM DIA SÓ DE TRABALHO HONESTO E VERÁS QUE O SR. CLAMANDO TINHA RAZÃO.

      • Prezado Stardust,

        Em primeiro lugar a questão do dízimo é bíblica, inclusive praticada pelos partriarcas, antes mesmo do estabelecimento da Lei mosaica (Gn 14.20).
        Indica um ato de dependência e gratidão a Deus pela provisão recebida. Sua aplicação é a manutenção do serviço eclesiástico e ação social. Não foram as Igrejas evangélicas que inventou e não são somente elas que utilizam a prática (judeus e católicos, inclusive).
        Por fim, a entrega do dízimo, embora enfatizada de maneira exagerada pelas igrejas adeptas da ‘teologia da prosperidade’, como sendo um objeto de troca com Deus para obtenção de “favores especiais”; é um ato de ‘foro íntimo’, ou seja, o cristão faz a sua entrega voluntariamente e presta individualmento conta de seus atos a Deus.
        Incide sobre ele muito mais um previlégio que uma obrigação em fazê-lo.

        • ATENÇÃO: DEVIDO A REPERCUSSÃO DO ESTUDO QUE DESMASCARA A FARSA DOS DÍZIMOS TER CAUSADO POLÊMICA E ATAQUES FEROZES DOS QUE SE RECUSAM A ACEITAR A VERDADE BÍBLICA SOBRE ESSA DOUTRINA MERCANTILISTA, VAMOS FAZER UM DESAFIO AOS “PRÓ-DÍZIMOS”…

          A falsa doutrina dos dízimos nos dias de hoje, ensina basicamente isso: Que todo cristão tem o mandamento bíblico de separar 10% de sua renda ( salários e ganhos diversos ) e entregar numa denominação evangélica aos cuidados de um suposto homem de Deus (notadamente, um pastor ou similar). A não entrega desse valor, chamado por eles de dízimo, pode acarretar, segundo essa doutrina, a sujeição do cristão aos ataques de um demônio chamado “devorador”, ser espiritual este, segundo ainda esta doutrina o mesmo mencionado em malaquias 3:11. O que não se sujeita a entregar os dízimos conforme especificado acima, também estaria pondo sua própria salvação em risco, pois ainda segundo essa doutrina, quem não dá dízimo é ladrão.

          Agora, porém, em confronto com essa doutrina de dízimos ainda perdurar e segundo eles ser obrigatória aos cristãos, estaremos fazendo 10 perguntas que os pastores que insistem em receber dizimos não conseguem responder:

          1 – Dízimo na bíblia sempre foi alimento (Levíticos 27:30,32 ; Deuteronômio 12:17)… aonde na bíblia ele se tornou dinheiro?

          2 – Dízimo era mandamento do velho testamento somente para os israelitas ( Levíticos 27:30-34) … aonde no novo testamento da bíblia, foi confirmado esse mesmo mandamento aos cristãos?

          3 – Dízimo deveria ser entregue somente aos sacerdotes levitas (Números 18:26, hebreus 7:5)… aonde na bíblia, os pastores de hoje substituiram esses sacerdotes levitas para poderem tomar dízimos?

          4 – Dízimo era destinado ao sustento dos levitas, dos órfãos, estrangeiros e viúvas (Deuteronômio 26:12)… aonde na bíblia ele se tornou exclusivo dos pastores e bispos das denominações evangélicas?

          5 – Se o mandamento do dízimo é anterior a lei de moisés, e abraão é exemplo de “dizimista fiel” antes da lei, então porque Abraão entregou dízimo somente dos despojos da guerra que ele venceu ( genesis 14:20; hebreus 7:4 ), e não de toda a sua riqueza já acumulada? (genesis 13:2 )

          6 – Se ” a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus “, é uma citação de Jesus sendo favorável ao pagamento de impostos desse mundo e da mesma forma pagamento de dízimos à Deus, então porque Jesus mencionou o pagamento do imposto de césar antes do “imposto de Deus”, visto que o dízimo deveria ser a primeira coisa a ser separada? Jesus disse ” a césar o que é de césar” e Jesus deu exemplo disso, ao pagar o imposto de césar (Mateus 17:24-27), para dar o exemplo que se deve pagar o imposto de césar ( impostos desse mundo ) mas se “a Deus o que é de Deus” se refere à dízimo, aonde Jesus devolveu dízimo, para nos esse exemplo, da mesma forma que fez ao pagar o imposto de césar?

          7 – Se devemos dizimar porque Jesus não falou nada contra o dízimo, então devemos nos circuncidar também? visto que Jesus também não falou contra a circuncisão aos israelitas e a circuncisão também é mencionada antes da lei de moisés (genesis 17:10).

          8 – Se quem é dizimista será salvo, então porque o Senhor Jesus precisou vir aqui na terra, cumprir a lei de moisés e morrer pelos nossos pecados? os israelitas já tinham o mandamento de dizimar (levíticos 27:30-32)… não bastava eles somente continuarem dizimando para serem salvos? quem nos dá a salvação? Quem salva é Jesus ou o dízimo ?

          9 – Aonde vemos Jesus e/ou os apóstolos, recebendo dízimos dos cristãos para que a obra de Deus fosse feita? aonde vemos no novo testamento que o dízimo é obrigatório para manutenção de um templo físico ?

          10 – No velho testamento vemos claramente os israelitas recebendo o mandamento de dizimarem e entregando o dízimo ( Levítico 27:30-32; II Crônicas 31:6; Neemias 13:12 ), Mas aonde no novo testamento vemos os cristãos recebendo a ordem de dizimar e um seguidor de Jesus, ou seja, um cristão dizimando?

          CONCLUSÃO: Eu já fiz estas 10 perguntas à vários pastores que insistem no erro de ensinar que dízimos são obrigatórios para os cristãos, mas nunca obtive uma resposta. O que comprova que realmente, essa doutrina mercantilista dos dízimos não passa de doutrina criada por homens, sem embasamento bíblico.

          O Senhor Jesus já advertiu sobre esse tipo de erro: “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7)

          Mas graças a Deus, cada vez mais as pessoas estão conhecendo a verdade sobre a mentira que é a doutrina do dízimo, e deixando de dizimar por obrigação conforme malaquias 3:10, que era uma advertência que dizia a respeito somente ao povo de israel e passando a ofertar por amor e liberalidade conforme 2 corintios 9:7.

        • Estudo feito por entidade americana, com mil cristãos de mil igrejas diferentes, que dão dízimos
          Diz quem da o dízimo tem casa própria tem carro pago , não deve no cartão
          Quem não da diz que é por que não sobra, mora de aluguel , está pagando o carro não é dono, e deve para o cartão e parentes, enfim uma vida miserável.
          Pense bem contra provas não existe mentiras que se criem, quem vc quer ser
          DIZIMISTA E PRÓSPERO
          OU apenas mais um miserável que assim como o stardust vive as custas da avó e da mamãe, nunca teve um dia de trabalho honesto na vida, frequenta terreiros de macumba e faz trabalhos, quem vc. quer ser?

          • Quando eu vivia na balada, nunca sobrava dinheiro no fim do mês. Cansei das baladas e adivinha o que aconteceu. Costumo falar para os meus colegas de trabalho que nem precisou participar de campanhas como a “fogueira santa de Israel” ou o “óleo santo do Monte Sinai” para eu me estabilizar financeiramente. Portanto, não precisa pagar dízimos, basta ter disciplina e buscar um norte para as suas vidas.

          • Dízimo é um ato de gratidão. Simples assim. Se estou grata com a obra do Senhor e estou grata com Deus, eu demonstro com obras, ou seja, dízimo que ajuda a Palavra de Deus ser propagada.
            Dízimo não é uma obrigação é gratidão.
            Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)
            STARDUST leia 2 Coríntios capítulo 6, 7, 8 e 9 do Novo Testamento. E sei que se você for de Deus, e gosta de ler a bíblia não se importará de ler 4 capítulos da bíblia.

          • Mara eliza

            Vamos comparar o que vc fala com a bíblia para ver que não tem lógica?

            “Se estou grata com a obra do Senhor e estou grata com Deus, eu demonstro com obras, ou seja, dízimo que ajuda a Palavra de Deus ser propagada.”

            Mas na bíblia vemos o seguinte:

            “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (tiago 2:14-17)

            Ou seja, vc diz que obra é dar 10% de sua renda na religião evangélica, aos cuidados do pastor, mas a bíblia diz que obra é ajudar aos necessitados.

            Se vc realmente ama a Deus, não vai sustentar um sistema religioso que distorce as sagradas escrituras, escandaliza o evangelho e enriquece seus lideres… vai socorrer aos necessitados,essa sim é a obra:

            “O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:40)

            portanto, mais uma vez comprovado:

            Dízimo, a maior mentira da religião evangélica.

    • Eu não sou iurdiana, nem frequento a IURD, mas desde que comecei a dar dízimos na Igreja, eu vi com os meus próprios olhos a minha vida material mudar. Mas eu não vou a Igreja somente ou por causa de bençãos materiais, eu vou para adorar a Deus.

  5. José, eu amo vc, mas não amo o pecado que vc sem saber comete
    Se ver na Bíblia o que receberás por causa desse pecado,verás que sofrer preconceito é o de menos ,
    chega não ser nada, fique sabendo que quem te coloca o desejo por homem é o diabo.Portanto não deve aceitá-lo,pq o que virá de Deus é que é terrivel e eterno.

  6. ta vendo ai, era isso q eles queriam com a maldita plr 122 que graças a Deus foi enterrada, qualquer um q olhasse meio demorado pra eles, eles iriam numa delegacia denunciar q foram agredidos, e iriam por qualquer pessoa q eles não gostassem e inocentes na cadeia, e tirar milhoes de indenização das pessoas, bendito Deus q não deixou isso acontecer.

  7. Aí quando as pessoas falam que para os homossexuais o amor se resume a sexo e mais nada, vocês dizem que é preconceito!
    Suas próprias palavras dá razão ao que dizem!

      • Isso se você estiver se referindo ao “amor” entre dois homens(ou duas mulheres), mas aí isso estaria sendo sua opinião pessoal.
        No caso das relações hétero, e claro que não é uma regra, caso contrário não haveria tantos divórcios, existe algo como compreensão, amizade, reciprocidade, comunhão e etc. Coisa que nas relações homossexuais, dá a impressão de que esses valores simplesmente não existem, mas claro que também não é uma regra. Mas o que deixa transparecer é que tudo gira em torno de sexo, como se esse fosse o sentido pra tudo.

        • Eu falei homens (normais, fique bem claro, não os reprimidos sexualmente). O homem pode ser casado com a mulher mais linda, mas basta passar um rabo feminino maior para ele desejar. Pode até reprimir este desejo, mas a libido é despertada naturalmente.
          Quanto ao divórcio, acontece quando a paixão acaba. Sem paixão não há tesão; sem tesão não há casamento. Por isso as pessoas se divorciam e procuram outro que desperte este sentimento.

          • Em relação ao divórcio eu discordo plenamente de você. Eu não creio que uma relação duradoura possa se basear em apenas atração sexual, se assim fosse tantos jovens casais que não chegam a 1 ano de casados não se separavam.
            Lógico que o sexo tem a sua importância dentro de um casamento, mas os valores que mencionei a pouco como compreensão, amizade, reciprocidade, comunhão… São algo que dão o real sentido pra alguém querer compartilhar sua vida com outra pessoa.
            Você está equivocado, mas acredito que um dia você irá perceber isso. Não sei se você é jovem, mas é nítido que você tem uma visão um tanto deturpada do que venha a ser uma vida a dois.

          • Em relação ao divórcio eu discordo plenamente de você. Eu não creio que uma relação duradoura possa se basear em apenas atração sexual, se assim fosse tantos jovens casais que não chegam a 1 ano de casados não se separavam.
            Lógico que o sexo tem a sua importância dentro de um casamento, mas os valores que mencionei a pouco como compreensão, amizade, reciprocidade, comunhão… São algo que dão o real sentido pra alguém querer compartilhar sua vida com outra pessoa.
            Você está equivocado, mas acredito que um dia você irá perceber isso. Não sei se você é jovem, mas é nítido que você tem uma visão um tanto deturpada do que venha a ser uma vida a dois.

  8. esse caso é antigo ´tal gay já até morreu em consequência da AIDS. O Pastor Sidney Furlan faz tempo que foi embora e ninguem fala mais sobre isso ….Melhor vcs atualizarem a fontes ………#ficadica

DEIXE UMA RESPOSTA