O Hospital São Camilo desenvolve em suas unidades diversas atividades no âmbito social, permitindo aos seus colaboradores e membros da comunidade o exercício da cidadania, princípio básico dos princípios da instituição.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o Programa Ação Camiliana (PADI), as Feiras de Saúde, Programa Saúde do Escolar, Programa Diversidade, Coleta Seletiva, Campanhas internas entre colaboradores e Palestras para a comunidade.
O programa “Ação Camiliana” (PADI) oferece atendimento básico de saúde nos domicílios de pessoas carentes da comunidade, nos bairros paulistanos da Pompeia e Santana, por meio de uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem.
As “Feiras de Saúde” são desenvolvidas em parceria com a comunidade católica do Centro Social Nossa Senhora do Rosário, na Unidade Pompeia. Entre as ações, estão a realização de testes de glicemia e medição de pressão em pessoas da comunidade.
Já o programa “Saúde Escolar” é baseado no princípio de que a prevenção e promoção da saúde é essencial no desenvolvimento da comunidade. E o ambiente escolar tornou-se nosso foco para a disseminação desses princípios. Por esse motivo, profissionais do hospital ministram gratuitamente palestras educativas para os estudantes da rede pública de ensino, de acordo com informações no site do Hospital São Camilo.
A inclusão social é abordada pelo hospital através do programa “Diversidade” que seleciona e capacita portadores de necessidades especiais para atuar nos hospitais camilianos. A “Coleta Seletiva” é uma ação de responsabilidade social e Educação Ambiental que permite aos colaboradores contribuir para a preservação do meio ambiente, aprendendo a descartar o lixo produzido de forma correta.
As “Palestras para a comunidade” são feitas por uma equipe de profissionais de diversas áreas da medicina que ministram palestras gratuitas mensalmente sobre saúde para a população que vive no entorno das unidades do hospital São Camilo.
Para saber mais sobre as ações de responsabilidade social do Hospital São Camilo, acesse o site saocamilo.com.
Fonte: Gospel+