A longevidade é algo almejado por muitos, uma vez que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos de idade. A Bíblia diz no salmo 90 que aquele que passa dos 70 anos o resto é canseira e enfado, mas com a idosa Dona Maria, que completou 100 anos, sua fé e ânimo permanecem jovens.
Ela foi surpreendia no dia 05 desse mês com uma comemoração de aniversário de seus filhos e amigos. Todos tomaram as medidas de segurança necessárias contra o risco de infecção do novo coronavírus para promover esse evento, pois não podiam deixar passar o centenário de uma mulher tão valorosa.
Dona Maria tem 14 filhos, 37 netos, 50 bisnetos e 2 tataranetos. Seus filhos dizem que ela é uma mulher de fé, e que ora todos os dias pedindo proteção pra todos, o que certamente é motivo de orgulho e inspiração para toda a família.
“Quando eu era criança, ia à igreja na companhia de minha mãe e avó. Ela me ensinou princípios inegociáveis. Eu sou o que sou porque ela me fez assim. Sempre quando a vejo, peço a benção. Ela amorosamente responde ‘Deus te abençoe’. Nada paga isso”, conta o neto Altamir.
Dona Maria afirma que o segredo da longevidade tem sido sua fé em Deus. “Se eu não tivesse em fé em Deus, eu estava vivendo? Estava não”, disse ela, segundo informações do G1.
Ela também explicou que o bom humor é algo importante para quem deseja longevidade. “Tem segredo não. Quer dizer, nada me aborrece, tenho tristeza não. São tantas coisas que me deixam feliz. Eu sou feliz”.
Diante da surpresa, onde 50 pessoas estiveram presentes, a idosa se emocionou bastante e afirma ter ficado bastante feliz.
“Minha mãe foi e continua sendo uma guerreira. Há três meses eu não a via, porque não pode ter contato para evitar o vírus. Ela achou que o aniversário ia passar em branco, mas de jeito nenhum permitiríamos isso, nos adaptamos e deu certo”, conta a filha Beatriz.