Ao longo de junho, a militância LGBT em todo o planeta fez ações alusivas à sua causa, e emissoras de TV voltadas ao público infantil embarcaram mais uma vez na apologia à homossexualidade e ideologia de gênero. Disney Channel e Nickelodeon, duas das maiores empresas no ramo, estão na mira de famílias conservadoras.
Embora tenham limitado a maioria de suas manifestações em defesa do mês do orgulho LGBT às redes sociais, Disney Channel e Nickelodeon passaram a transmitir comerciais nos intervalos de seus programas, colocando a propaganda progressista ao alcance das crianças.
Nos Estados Unidos, o Disney Channel exibiu um vídeo da atriz Raven-Symoné (do seriado As Visões de Raven), lésbica, falando sobre a militância LGBT com eufemismos, sem usar termos como “gays”, “lésbicas” ou qualquer outra palavra na sigla.
“Estamos em uma nova era em que não é mais apenas preto e branco. Temos roxo, vermelho e todo o arco-íris ”, diz Raven-Symoné no anúncio. “Todo mundo quer ser tratado com respeito e é lindo. Adoro poder me unir a todas as esferas da vida – todas as idades, todas as cores e celebrar a unidade de sermos nós mesmos autênticos. Orgulho para mim é força. Orgulho é altruísmo. Orgulho é ter amigos, família. Orgulho é ser você”, acrescenta a atriz.
Conforme informações do portal Christian Headlines, o anúncio do Disney Channel termina com a frase “Celebrate Pride” (“celebre o orgulho LGBT”, em tradução livre), exibindo um arco-íris ao lado do logotipo da emissora.
Anos atrás, a mesma emissora esteve no centro de críticas pesadas por conta da veiculação de um episódio do desenho Star Vs. As Forças do Mal com um beijo gay.
A Nickelodeon transmitiu anúncios em junho com vários indivíduos LGBT. Por exemplo, um anúncio no domingo durante um episódio de The Loud House destacou Amandla Stenberg, que é lésbica.
“Celebramos o ativismo de Amandla Stenberg”, diz um narrador. “Amandla é uma atriz, artista e ativista que estrelou os Jogos Vorazes quando tinha apenas 13 anos. Ela se orgulhou de ser gay em 2018 e, em uma entrevista à Teen Vogue, Amandla disse: ‘Não posso enfatizar o suficiente a importância da representação. Portanto, o conceito que posso fornecer para outras garotas negras é alucinante”.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas vozes poderosas como Amandla estão nos ajudando a ficar mais orgulhosos juntos”, conclui o narrador, numa clara manifestação de apoio da empresa à erotização precoce.
Nas mídias sociais, alguns telespectadores aprovaram os comerciais, enquanto outros demonstraram insatisfação, considerando que limites haviam sido ultrapassados. “Chega de Nickelodeon em minha casa, comerciais e promoções para o orgulho gay. Eu tenho [filhos de] 5 e 3 anos”, escreveu uma pessoa no Twitter.
“Esta é uma rede infantil (sic) que eles não deveriam focar na orientação sexual”, criticou outra pessoa. “Eu não tenho nenhum problema com #LBGTQ, apenas não [considero que seja] um tópico para crianças”, argumentou.