A grande explosão que o correu no porto de Beirute, capital do Líbano, no dia 04 desse mês, deixando centenas de mortos, milhares de feridos e desabrigados, comoveu o coração de um grupo de adolescentes de uma igreja do “outro lado” do mundo, nos Estados Unidos.
Pensando em ajudar às vítimas da explosão, eles resolveram se mobilizar para arrecadar dinheiro, a fim de doar ao país que atravessa uma das piores crises da sua história.
Pelo fato da explosão no Líbano ter ocorrido no principal porto do país, local de embarque e descarga de suprimentos, em Beirute, a nação inteira foi prejudicada. Alimentos e medicamentos, por exemplo, chegam de avião, graças à ajuda internacional.
Diante disso, adolescentes de uma denominação em Massachusetts, a Igreja Ortodoxa de St. George, de Boston, resolveram lavar carros para juntar dinheiro para doação ao Líbano. Parte da iniciativa também foi motivada pela origem dos seus membros.
“Nossa comunidade, ou seja, minha congregação, é formada em cerca de 60% por imigrantes do Líbano. E então muitas pessoas sentiram-se diretamente afetadas pela explosão que ocorreu ali”, explicou o Rev. Timothy J. Ferguson, líder da igreja.
“Então, eles queriam entrar em contato e responder. Foi uma iniciativa dos adolescentes, dos jovens da congregação”, destacou o líder religioso, segundo informações do Christian Post.
A iniciativa dos jovens também tocou o coração dos motoristas que pararam para lavar seus carros. Apesar do valor cobrado ser de apenas 10 dólares, vários deles pagaram muito mais, visando contribuir com a causa. Com isso, os adolescentes conseguiram arrecadar cerca de 7 mil dólares.
Ferguson comemorou a iniciativa, visto que ela refletiu o aprendizado correto do amor de Cristo ao próximo. “Eles não podem se levantar fisicamente e ir para lá, então eles sabem que esses fundos estão sendo usados para o que fariam se tivessem a chance de ir lá”, disse ele.