Igreja bane cantores obesos de equipe de louvor para “não interromper a unção”

4

Uma igreja tomou uma decisão repudiável ao proibir que pessoas gordas integrem seu ministério de louvor. O caso chegou à mídia cristã depois que as diretrizes internas foram colocadas em seu site oficial.

A revelação foi feita pelo portal Christian Post, que descobriu que a justificativa da direção da New Creation Church, em Hillsboro, estado de Oregon (EUA), argumentava que a medida era necessária para evitar que “a unção fosse interrompida”.

Inicialmente, funcionários da igreja colocaram essas diretrizes no site, mas posteriormente, quando o assunto chamou a atenção da mídia, o texto foi removido. Uma cópia das orientações, no entanto, foi disponibilizada em outros lugares e detalha a proibição de “excesso de peso” entre os membros da equipe de adoração, juntamente com uma série de outros requisitos típicos, associados à “santidade”, como evidência de falar em outras línguas.

“Sem peso excessivo. O peso é algo que muitas pessoas têm de lidar. Certifique-se de que você está cuidando de seu templo, fazendo exercício e comendo corretamente”, dizia o aviso da igreja.


Procurada para falar sobre o caso, a igreja se recusou a comentar o assunto. É muito claro no documento que, enquanto a imagem é muito importante, os membros da equipe de adoração também devem vestir-se com moderação: “Queremos que a equipe de louvor aparente ser o melhor que pode! Lembre-se que a forma como aparentamos é de extrema importância. Nós somos a primeira coisa que a congregação vê. As pessoas fazem juízo pela aparência. Nós nunca teremos uma segunda chance de fazer essa primeira impressão. Por favor, certifique-se de que o seu estilo e vestuário traga honra e glória a Deus, não ser excessivo e não chamar a atenção desnecessária para si mesmo”, dizia o documento.

De acordo com o portal, as diretrizes da igreja deixam muito claro que para ser parte da equipe de louvor, os membros devem estar em “100% de concordância” com as orientações. “Então se você tem um problema de peso excessivo, mas pode cantar muito bem, você deve perder o peso com exercícios antes de se juntar à equipe de louvor”, ironizou o jornalista Leonardo Blair.

“Queremos que você seja incentivado e saiba que o nosso desejo é ver você cumprir tudo o que Deus te chamou para fazer e ser. Como parte da equipe de adoração, temos diretrizes específicas que estabelecemos para a nossa equipe para trabalhar em conjunto e ser o melhor que podemos ser”, explica a direção da igreja no documento. “Por favor, leia com atenção. Você deve estar em concordância de 100% para que você possa fluir com a nossa equipe e para que a unção a flua através de você”, acrescenta.

O documento, que foi publicado primeiro em uma página no Facebook chamada “Material Culture Christian Like”, ainda ressalta: “Se você não cumprir as normas estabelecidas nas presentes orientações, você vai desqualificar a si mesmo como uma parte da equipe de louvor”.

A reação nas redes sociais foi de estupefação com as exigências da igreja. Mas a pastora Rebecca Sundholm, que auxilia o marido, Rod, à frente da igreja, se queixou da polêmica feita em cima das diretrizes da denominação: “O que é engraçado é que isso não tem nada a ver com qualquer outra pessoa, mas com a nossa igreja. Se alguém olhar para a nossa equipe de louvor, verá que não são todos magros. Na verdade, o líder de louvor tem problemas de peso”, comentou, tentando defender sua tese.

Ela disse que o líder de adoração escreveu as diretrizes para a igreja anos atrás, mas, “essas orientações não são sequer aplicadas mais”, mas observou: “Temos padrões como qualquer um teria padrões em um negócio. Não venha para a igreja com o cabelo molhado, se você costuma usar maquiagem, então faça. Não é negativo”.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA