Demonstrar amor ao próximo não é só uma questão de palavras, mas de atitude. Foi com esse pensamento que uma igreja resolveu promover uma campanha para doação de sangue, a qual conseguiu reunir dezenas de pessoas em prol desse objetivo.
O projeto Vida por Vidas foi realizado nos dias 26 e 27 de junho no templo adventista central de Tutóia, no Maranhão, a 393 km da capital São Luís.
No total, 219 voluntários participarão da ação de doação de sangue. Para o jovem Patrick Santos, essa foi “uma experiência maravilhosa”, visto que além do aprendizado pessoal, ele e os demais participantes puderam contribuir para salvar a vida de várias pessoas.
O projeto teve o apoio do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), da Prefeitura de Tutóia e das secretarias municipais de Saúde (Semus) e do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Para potencializar a doação de sangue, a igreja também cedeu o espaço do próprio templo para acolher os doadores e profissionais de saúde responsáveis pela coleta do material.
O objetivo do projeto era conseguir 150 bolsas de sangue, segundo Ronald Sousa, que coordenou a ação social em nome da igreja, mas felizmente eles conseguiram no total 220, um número bem maior do que esperavam.
Para conseguir atrair doadores, a igreja fez ampla divulgação nas suas redes sociais, com o apoio de material de vídeo, fotos e o lema “Seja um Herói. Doe Sangue”.
“Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes”, informa o site da igreja.
Para realizar a doação de sangue, a pessoa precisa ter no mínimo 16 anos, ser saudável, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentada e descansada. “É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você!”, diz a campanha.