Enquanto os Estados Unidos passam por um momento crítico devido ao período eleitoral, missionários que residem no país estão se mobilizando para socorrer vítimas da Covid-19 que não possuem acesso adequado aos meios de tratamento e prevenção em outras partes do mundo.
Se trata de uma organização liderada pelo pastor e evangelista Franklin Graham, a Samaritan’s Purse, que desde o início da pandemia do novo coronavírus tem feito a diferença ao enviar um avião-hospital com 28 leitos de UTI para socorrer os infectados pelo vírus.
Além dos leitos e dos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, o avião também decola com toneladas de suprimentos médicos, ajudando a compor o arsenal de instrumentos para o combate à pandemia em cada região onde pousa.
O exemplo mais recente disso foi o envio do avião-hospital, batizado de Douglas DC-8, para as Bahamas, um arquipélago no Oceano Atlântico que pediu socorro ao Samaritan’s Purse após o surgimento de casos de coronavírus na região.
Nas Bahamas, o Douglas DC-8 juntou forças com o Hospital Princesa Margaret de Nassau. A unidade de saúde ficou superlotada devido ao aumento de infectados pela Covid-19.
“A equipe do hospital está sobrecarregada e exausta à medida que o número de pacientes com coronavírus nas Bahamas atinge o máximo de todos os tempos”, disse o pastor Franklin Graham no site oficial da organização.
“Nossas equipes respondem às situações difíceis em Nome de Jesus; este é o lugar certo para ir para fazer a diferença na vida de famílias que sofrem”, completou o líder evangélico, filho do lendário evangelista Billy Graham, já falecido.
O avião-hospital da Samaritan’s Purse também já foi enviado para a Itália no momento em que o país atravessava o pico da pandemia, com milhares de infectados e mortos pelo vírus.
Além de combater o coronavírus, o Douglas DC-8 também já foi usado para socorrer as vítimas da grande explosão ocorrida no porto de Beirute, capital do Líbano, em agosto desse ano, conforme notícia do Gospel Mais.