Durante os dias de carnaval publicamos algumas matérias sobre igrejas que decidiram sair nas ruas para evangelizar, no lugar de praticar o tradicional retiro espiritual de acampamento. Dessa vez, falamos da Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), que pela 19ª vez consecutiva marcou presença nas ruas do pelourinho para anunciar o nome de Cristo.
O bloco é chamado de “Sal da Terra” e sua intenção foi utilizar a música regional, o aconselhamento, roupas típicas e a participação de artistas gospels como forma de chamar atenção dos moradores locais e turistas que durante os dias que lotaram às ruas de Salvador.
Capoeira, teatro, dança, encenações dramáticas, entre outras atividades, foram utilizadas durante os dias de apresentação, entre 09 e 13 de fevereiro.
Diferente de outras comunidades, o grupo não é composto apenas de uma bateria de músicos. A Igreja promove também um espaço de aconselhamento, dedicando uma equipe para orientar pessoas que por algum motivo desejam ouvir conselhos cristãos.
Também tem a tradicional distribuição de água, grátis para o público. Essa é mais uma estratégia de aproximação, que esse ano contou com a parceria da Igreja Bola de Neve de Salvador.
Intitulado “Impacto Evangelístico de Carnaval”, esse tipo de atividade divide opiniões entre os evangélicos. Mas, em todo caso, os frutos colhidos pela ação independem das opiniões. No geral, quem entra em contato com os membros da igreja percebe a motivação diferente.
No site do grupo há diversas fotos sobre a atividade e a descrição do seu propósito, além de vídeos do evento:
“A Igreja de Cristo não se opõe a busca de alegria e paz por parte das pessoas que vão ao carnaval. Muito pelo contrário, ela está compromissada com Deus a levar a mensagem da verdadeira Paz ao Carnaval, de modo a que haja uma transformação genuína no coração das pessoas, a ponto de não haver mais espaço para violência na vida delas mas para restauração de caráter, conforme a Bíblia (Ef 4:24a29)”, diz um trecho.