Uma igreja decidiu patrocinar um evento esportivo organizado pela comunidade gay nos Estados Unidos e a repercussão entre as demais lideranças cristãs foi negativa.
O Gay Games 2014 será realizado nas cidades de Cleveland e Akron, no estado de Ohio entre os dias 09 a 16 de agosto, com patrocínio da Igreja Unida de Cristo.
A decisão de patrocinar o evento financeiramente foi comunicada numa nota publicada no site da igreja, onde o pastor Bennett Guess se disse orgulhoso da decisão: “Ser um dos principais patrocinadores do Gay Games 9 é uma oportunidade perfeita por causa do compromisso de longa data da Igreja Unida de Cristo com questões de justiça social. Nós nos orgulhamos de ser uma voz ousada para o cristianismo progressista e ansiosos para oferecer a marca da igreja como uma ‘boas-vindas extravagante’ para os atletas, voluntários e espectadores”, disse.
Bennett Guess é um dos pastores da igreja que se assumiu homossexual e integra o grupo de líderes da denominação que defende a prática. “Esta parceria permite que a denominação viva os nossos valores de diversidade, inclusão e aceitação de todos”, disse a diretora de comunicações da Igreja Unida, Ann Poston.
De acordo com o Huffington Post, cerca de 30 mil pessoas são esperadas para assistir aos jogos, que tem uma longa lista de patrocinadores e apoiadores, incluindo 17 outros “parceiros de fé”, além da Igreja Unida.
“Estamos orgulhosos de oferecer apoio financeiro, juntamente com uma gama de serviços em espécie de voluntariado e de apoio que são necessários para os organizadores do Gay Games 9. Eu não poderia estar mais orgulhoso da Igreja Unida e da cidade de Cleveland por fazer todo o possível para assegurar que os jogos deste verão sejam um sucesso”, acrescentou Poston.
“Os tempos mudaram”, resumiu o diretor executivo do Gay Games 9, Tom Nobbe, em entrevista ao New York Times: “Estamos tão agradecidos de ter o apoio da Igreja Unida de Cristo e de outros membros da comunidade de fé. O patrocínio ao Gay Games 2014 em nível nacional amplifica seu forte compromisso com a inclusão dentro e fora dos campos de jogo”, acrescentou.
Assista ao vídeo em que a Igreja Unida anuncia apoio ao Gay Games 9: