Igreja do Evangelho Quadrangular move ação para “despejar” pastora que deixou a denominação

13

A saída de uma pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), para integrar outra denominação, resultou em uma disputa judicial movida pela igreja pedindo a reintegração de posse do imóvel onde funciona a igreja liderada pela pastora. O imóvel disputado pelos religiosos está localizado na Vila Ercília, na cidade paulista de São José do Rio Preto.

A pastora Marcia Vilela Costa era titular da unidade Quadrangular que funcionava no local até junho de 2012 quando, após desentendimento com os integrantes da cúpula da denominação, foi afastada da denominação. Desde então o prédio abriga cultos da Igreja Hagnos, da qual a pastora é presidente.

Segundo o jornal Diário Web, desde setembro de 2012 corre na 5ª Vara Cível de Rio Preto um processo para “despejar” a pastora e sua congregação do prédio. Segundo a ação, a pastora está notificada oficialmente desde março do ano passado para devolver o prédio, mas se recusa alegando que é a proprietária. Além da liminar determinando a reintegração de posse imediata, a direção da Igreja Quadrangular exige também que sua ex-pastora pague uma multa de R$ 8 mil a título de perdas e danos de aluguel pela ocupação ilegal do imóvel desde 10 de junho de 2012.

Amadeu Tavares da Silva Filho, advogado da Quadrangular, afirma na ação que se trata de “área invadida”, e que o registro no cartório mostra que o imóvel pertence ao seu cliente. O advogado afirma que “os requeridos por sua vez nunca foram proprietários, e somente utilizavam o local para fins de cultos religiosos, agindo em nome da autora, Igreja do Evangelho Quadrangular, não havendo sequer registro de qualquer contrato, compromisso transferindo-lhes a propriedade ou posse”.


O prédio foi comprado pela superintendência regional da Igreja do Evangelho Quadrangular em outubro de 2006. Época em que Marcia Costa era a pastora titular e, por isso, teria representado a IEQ na negociação.

Em sua defesa, a pastora afirma que a compra do imóvel foi feita com doações de fiéis da congregação e apresentou um termo de compromisso de compra e venda firmado em 1º de julho de 2004 em seu nome. Ela afirma ainda que a compra só foi realizada em nome da Quadrangular porque ela não possuía CNPJ.

A Associação Messe, que representa a Igreja Hagnos que hoje ocupa o imóvel, foi fundada em 2008 e tem sede no prédio que é alvo da disputa.


13 COMENTÁRIOS

  1. O bem é particular mas constituído por uma sociedade, só não podem perder aqueles que o produziram como doação do fruto de seu trabalho, mas do que moralmente e espiritualmente já perdem, e usar o conselho de justiça da comunidade obstruindo o já sobrecarregado sistema judiciário com mais um processo é inconcebível para aqueles que são da sociedade local e não pertencem a estas denominações.

  2. Querida Pastora! Não te conheço, mais gostaria de falar o que senti em meu coração: Quando os rebanhos de Abraão e Ló, cresceram e não podiam mais estar juntos, Abraão, o amigo de Deus, chama Ló e faz a proposta: Se você escolher a direita, vou para a esquerda e se você escolher a esquerda, vou para a direita! As pessoas de um modo geral, não aguentam mais verem tantos escândalos dentro da igreja evangélica. Por que Abraão deixou Ló escolher qual terra para ele seria a melhor? Porque Deus prometeu a Abraão, que aonde ele pisasse a planta dos seus pés ali ele seria abençoado. Pastora, você quer a benção de Deus? Entregue a propriedade ao Evangelho Quadrangular e confie somente no Senhor e Ele irá honra-lá. Abraços e Paz1

  3. É isso mesmo Paulo, as pessoas não aguentam mais ver escândalos nas igrejas evangélicas. Quando se fala em fazer o primeiro milagre que Jesus fez quando esteve aqui ninguém quer. Primeiro é a falta de conhecimento, sendo que nos dias de hoje o como fazer milagres já foi revelado, falta agora pagar o preço, e, é bom que seja logo porque a volta de Jesus está próxima. Imagine você que estão querendo simular uma segunda vinda de Cristo através de hologramas? Era só o que faltava, por isso é importante o conhecimento, para que o verdadeiro Cristão não seja enganado. Depois que aceitou o sinal da besta não tem mais salvação. Que essa pastora possa pensar bem no que está fazendo, porque sabemos que o que se planta é o que se colhe. Com Deus não se brinca.

  4. Não bastasse as surgidas aqui ou vindas da Europa, o Brasil tinha que importar essas igrejas ultracapitalistas vindas dos EUA e seu infindável amor ao deus $$$. Não é a primeira vez que vejo essa denominação numa disputa por grana e poder.

  5. TRIANGULAR É A MAÇONARIA MEU FILHO, O SÍMBOLO É UM TRIANGULO, COM AS INICIAIS DO MEU NOME, KKKKK, NÃO A MINHA DENOMINAÇÃO…PESQUISE MAIS SOBRE O ASSUNTO, DEPOIS VEM FAZER IRONIA…IGREJA NÃO É DEUS, É LUGAR DE BUSCAR A FACE DE DEUS…NO ENTANTO A PERFEIÇÃO ESTÁ NO PLANO ESPIRITUAL CELESTIAL.

  6. VC FICA AÍ, FAZENDO SUAS INFANTILIDADES, CAÇOANDO DAS RELIGIÕES, ATORMENTANDO A VIDA ALHEIA DEPOIS FICA AÍ DANDO UMA DE SANTINHO PRA QUEM É TROUXA ACREDITAR…
    VE SE ME ESQUECE O DOENTE

    A MEU SACO VIU

DEIXE UMA RESPOSTA