O pastor da “The Village Church”, em Flower Mound, no Texas, Estados Unidos, fez uma série de alertas importantes para os cristãos durante uma das suas ministrações. Matt Chandler denunciou que muitas igrejas estão se afastando do Evangelho, porque estão agora mais preocupadas em como entreter os membros do que em discipular.
Ao assumir a igreja The Village em 2002, o pastor Matt liderava cerca de 200 membros. Hoje já são 14.000 pessoas ministradas por ele. No entanto, o pastor frisou que apesar do tamanho da sua congregação, não confunde a vivência prática do Evangelho com discursos vazios e outras formas de atrativos.
“Minha paixão não mudou. Eu não quero ser um palestrante de conferência. Não é isso que estamos fazendo”, disse ele. “Você e eu estamos superestimulados, você e eu estamos tão sobrecarregados com entretenimento acelerado e energizado que desenvolvemos um senso real de vida idealizado com uma real baixa tolerância à dor.
“A própria Igreja não mais fala sobre discipulado, não se trata mais de ser moldado, de ser formado. É sobre estar entretido no encontro”, completa Matt, segundo informações do Christian Post.
Matt explica que algumas igrejas assumiram o formato de “arena”, no sentido de servirem mais para shows, apresentações, montando uma estrutura pronta com ênfase no que vem do “palco” e não do Evangelho.
“Somos nós que servimos uns aos outros, o que mostra que nossas preferências pessoais são secundárias à multiforme sabedoria de Deus sendo visível entre nós”, diz Matt, explicando a importância do contato pessoal dos membros, também com o pastor.
“Eu quero reorientar sua mente em torno do que significa pertencer a uma igreja”, disse ele, apontando para a estrutura do templo e dizendo que “não é isso” ser igreja. Ser igreja, explica Matt, “é respirar, ser nutrido, para que possamos sair e fazer o trabalho do ministério”.