Igrejas evangélicas alugam 1 a cada 5 horas de programação nas maiores emissoras de TV

6

As igrejas evangélicas neopentecostais ocupam pouco mais de 20% da grade de programação das principais emissoras de TV do Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE).

O número exato, obtido em uma média entre as dez principais emissoras de televisão do país, é 21,1% da programação. Uma a cada cinco horas do dia é alugada para fins religiosos.

A maior locadora é a RedeTV!, que cede – a um custo milionário – 43,4% da programação para a Igreja Universal do Reino de Deus e outros 6,1% para outras denominações, incluindo o pastor Silas Malafaia e seu programa Vitória em Cristo. No total, a emissora de Osasco (SP) aluga 49,5% de sua grade.

Completam o time pesquisado pela ANCINE Globo, Record, SBT, Band, Gazeta, Rede Brasil, Record News, CNT e a IdealTV, que foi a antiga MTV Brasil, fechada em 2013, de acordo com informações do site Na Telinha.


A TV Record, do bispo Edir Macedo, aparece em segundo lugar, cedendo 21,7% de sua grade de programação para a Igreja Universal do Reino de Deus, que usa as madrugadas para transmitir seus programas, como o Fala Que Eu Te Escuto.

A Band aparece em terceiro lugar, e a Globo, em quarto, por ceder uma hora dos domingos para a Igreja Católica, exibindo a Santa Missa. O SBT, do judeu Silvio Santos, não aluga nenhum horário de sua grade de programação.

Nas emissoras que atuam na faixa UHF, a CNT é a que mais aluga, cedendo 90% de sua grade de programação para a Igreja Universal do Reino de Deus. A IdealTV aluga 70% de sua programação para a Igreja Mundial do Poder de Deus, o que dá 19 horas por dia. Já a Rede Brasil entrega 30% da grade para igrejas diversas.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA