Brasil

“Igrejas Evangélicas crescem graças ao dinheiro”, afirma pesquisador

Comments (27)
  1. Missionária Delair disse:

    As Igrejas evangélicas crescem porque Deus está permitindo crescer. Não à toa mas para a propagação do Evangelho Dele mesmo.
    Quando Deus quer operar, ninguém pode impedir!!!!
    Quanto ao dinheiro, o crente fiel é dizimista e ofertante sim, porque cumpre o que está escrito!!!!
    Esse pesquisador tem um olhar científico. Mas o fenômeno do crescimento das igrejas evangélicas é outro: a fé na Palavra de Deus, as conversões ao Senhor Jesus Cristo, a obediência aos mandamentos do Senhor e o abandono da “religiosidade” !!
    Certamente, não são fenômenos terrenos e sim espirituais!!!!

    1º Coríntios 2: 14 e 15
    14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    Deus continua trabalhando para alcançar as pessoas!!!!Glórias a Deus!!!A Salvação é oferecida a todos e muitos estão entendendo isso!!!

  2. Roberto Hoerlle disse:

    Se estão falando, bem ou mal, das igrejas evangelicas, é porque estão “incomodando”, Brasil sera a terra do avivamento….

  3. Diego disse:

    Não concordo com essa matéria, na minha opinião está protegendo como sempre a igreja católica, da onde vem a riqueza da igreja católca ? como será que eles conseguiram criar um estado ? “Vaticano”, será que não teve ajuda do império romano ? quantas pessoas foram mortas em nome DEUS e da IGREJA CATÓLICA ? como sempre passando em cima de muitas pessoas para poder se sair melhor ! Eu sou livre, entrego meu dizimo e oferta para aquilo que é certo.

    “A surpresa vem do fato de os pentecostais terem uma renda menor do que a dos católicos e a contribuição ser bem maior. Eles ganham menos e estão mais dispostos a doar.”

    Como será isso possivel ? não temos nada de diferente ? sabe o que é isso ? Deus prosperando na vida desses povos, cada dia mas estaremos crescendo e levando verdadeiro evangelho de Cristo ! até que ele volte …

    1. Diego disse:

      Já ouviu falar da inquisicao protestante? Pesquise.

  4. Carlos Roberto disse:

    VIAGEM GARANTIDA

    “Sede cumpridores da PALAVRA e não apenas OUVINTES, enganando-vos com FALSOS discursos” – Tiago 1: 22

    Serei simples e objetivo nos meus argumentos, assim, espero facilitar o entendimento quanto ás minhas colocações sobre as barbaridades cometidas nos templos da IURD e de tantas outras entidades que usam do artifício da “TEOLOGIA DA PROSPERIDADE” material para atrair o povão para as suas fileiras. A minha perplexidade é indescritível a cada vez que vejo um destes trapaceiros apresentando os seus “PRODUTOS MÁGICOS” nas telas de nossas televisões. São os “ILUSIONISTAS” a serviço do inferno agindo livremente sem serem incomodados no meio dos evangélicos.

    Suponhamos que você vá até o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, lá no guichê você por livre e espontânea vontade compra um bilhete em um vôo que o levará a Paris, na França. A passagem lhe dá o direito de viajar em primeira classe, podendo ainda levar uma bagagem suficiente para toda a sua estadia no seu destino, tudo isto num JATO ULTRAMODERNO com direito a seguro total sobre qualquer incidente. No Balcão, junto com a sua passagem o atendente ainda lhe entrega o manual completo de manutenção, vistoria e garantia daquela aeronave. Sua viagem será direta, sem escalas para reabastecimento ou para a manutenção da aeronave tendo á sua disposição todas as mordomias e conforto disponíveis no mercado. O piloto é QUALIFICADO, formado na melhor escola existente, tem milhares de horas de vôo e com treinamento suficiente para identificar qualquer anormalidade que porventura possa surgir na aeronave durante o percurso. A empresa é credenciada por órgãos internacionais e tem CREDIBILIDADE no mercado. Seus aviões nunca caíram!

    De posse do bilhete você vai a um aeroclube no interior e contrata um “monomotor” popularmente conhecido como “Teco-Teco”, embala umas porcarias que não lhe fariam falta e contrata o serviço daquele pequeno aparelho para levá-las até Paris numa viagem paralela. São supérfluos, mas você acha que são imprescindíveis… O piloto é formado numa escola de pilotagem PIRATA, a autonomia do aparelho é de apenas algumas horas, a segurança é duvidosa, não há plano de vôo, não lhe dão nenhuma garantia, também não há seguro contra nada. Ambos teriam que partir no mesmo horário, no entanto o pequeno avião precisa de REPAROS e causa atraso na decolagem. Acompanhando o piloto vai um estagiário que também estuda na mesma escola que ele formou. Você entra na sua aeronave em Guarulhos e parte sem saber quando e se a sua encomenda irá chegar ao destino combinado, a única certeza sua é de que você contratou e pagou caro os serviços de alguém.

    Para qualquer leigo é evidente que um “Teco-Teco”, sem autonomia suficiente para atravessar o Atlântico, jamais chegaria ao seu destino, mesmo que houvesse todo o empenho do piloto, mesmo que ele procurasse economizar combustível, o certo é que ele já levantaria vôo fadado a cair em algum lugar. É uma questão de lógica!

    É exatamente assim que estão agindo os que freqüentam os templos da IURD, o Carro Chefe da pirataria religiosa e de tantas outras entidades, aceitam a Jesus, adquirem a passagem para o Céu, mas querem levar outras bugigangas e neste caso contratam os serviços de “DESCARREGO”, “BANHO DAS SETE ÁGUAS”, “COPO COM ÁGUA”, “ROSA BENZIDA”, “NÓ NA CAMISETA” e outras tantas picaretagens anunciadas como essenciais na viagem para as Mansões Celestiais, produtos vendidos por trapaceiros religiosos que querem a todo custo promoverem as suas empresas fantasmas e os seus produtos piratas produzidos por eles. Não há nenhuma garantia, não há credibilidade nem tão pouco confiabilidade naquilo que oferecem. Sabe-se, por um simples exame no manual da vida cristã, a Bíblia, que é tudo falsificado.

    O que se percebe, isto é inquestionável, é que soa melhor aos ouvidos a voz BISPO, do APÓSTOLO, do MISSIONÁRIO do que a voz de DEUS. A falta de intimidade com Deus não permite identificar os sussurros de Satanás e diferenciá-los da voz mansa e suave do Mestre querendo nos livrar das artimanhas do inimigo. A falta de sensibilidade ao mover do Espírito Santo é notória nestas entidades, o sacrifício da cruz tornou-se insuficiente e com a deficiência espiritual reinante, incentivada e cultivada pelos “TEÓLOGOS DA PROSPERIDADE” o povo é ensinado e exortado a agarrarem nos AMULETOS como paliativos nas suas dificuldades impostas na jornada da vida. No mundo tereis aflições, diz a Bíblia… O avião, Cristo Jesus, nos conduz ao céu, no entanto precisamos recorrer ao Descarrego e a outras tantas besteiras que queremos levar nos “Teco-Tecos” da vida que contratamos para nos ajudar a chegar ao céu. O sacrifício da cruz anda em baixa e já não consegue, pela forma como é pregado, preencher os VAZIOS DO CORAÇÃO nem tão pouco os da alma e por esta razão os trapaceiros passaram a inventar artifícios para agradar e enganar as pessoas. Há uma subversão vergonhosa da mensagem da cruz, os picaretas querem dar uma mãozinha para Deus, talvez ele ande muito atarefado…

    O salmista, num momento de angustia e de tristeza afirma: “Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” – Salmos 42:1. Sede, necessidade angustiante da presença de Deus, algo que não se vê nestas reuniões de picaretagem. As pessoas tem sim, sede de PROSPERIDADE, de MATERIALIDADE, de enganos e de engodos, Deus sequer é lembrado. O salmista diz: “Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor” – Salmos 20:7, e aí eu faço um trocadilho diante das práticas corruptas destas entidades: “Uns confiam em Descarrego, outros em Rosas, outros em Correntes…”. Ele vai mais longe e afirma: “Eu sou POBRE e NECESSITADO, mas o Senhor cuida de mim” – Salmos 40:7, algo que não atrai nem um pouco os enganadores e os trapaceiros que apregoam a PROSPERIDADE como uma recompensa de Deus.

    Quando Paulo e barnabé retornaram da Antioquia, depois de fundar as igrejas na Ásia Menor, eles não falaram de seus feitos, mas sobre o que Deus tinha realizado. Testemunhavam sem VAIDADE daquilo que era de fato a manifestação do poder de Deus em suas vidas. Eles TESTEMINHAVAM, não OSTENTAVAM realizações pessoais ou de seus grupos religiosos, para eles os milagres jamais significavam um sinal de SANTIFICAÇÃO, pelo contrário, para eles Deus não vive de estatísticas, de quantidade ou de grandiosidade de fatos sobrenaturais, para Paulo e Barnabé Deus não tinha que provar nada, ele o reverenciavam apenas como Deus… Ser cheio do Espírito Santo deve produzir uma notável mudança no nosso comportamento, mas não somos nós que temos que fazer propaganda disto, são os que nos rodeiam que devem afirmá-lo. O problema é que as pessoas hoje estão sim perguntando ceticamente, ONDE ESTÁ O TEU DEUS? De forma desconfiada elas levantam suspeitas na relação dos crentes com Deus, isto porque estes crentes já não dependem apenas de Deus, mas de outros artifícios fraudulentos que possam minorar as suas aflições e os seus problemas. O Salmista diz com toda a propriedade: “…Converteram a glória do Senhor em figuras e as adoraram… Esqueceram das maravilhas que Deus fez a eles no deserto…” – Salmos 106:20 e é exatamente assim que as pessoas estão agindo hoje, abandonam Deus por qualquer coisa que possa materializar um milagre ou uma benção imediata nas suas vidas…

    Bem, acho que não precisa de mais explicações! A verdade está posta e bem fácil de entender, agora só depende de você ADMITI-LA ou não, ACEITÁ-LA ou não. Não sou eu quem falo, é a Bíblia, a Palavra de Deus, eu apenas a uso nas minhas argumentações. Cuidado com os enganos, os estragos provocados por eles, pois eles podem ser irreversíveis! Não se deixe enganar, pois tudo que o homem semear, isto também ceifará!

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

  5. agenor pereira mota disse:

    0s evangelicos dão os dizimos regularmente é isso que seja construidos
    suntusos templos contudo as igrejas que apenas recebem dzimos cressem
    rapido e com muita riqueza este crescimento exagerado se-dá nas igrejas que pregam prosperidade enganam roubam e fazm tudo que e ante-biblico digo isto prq tenha 37 anos q evangelio acompanhado todo desenvolvimento das igrejas até mesmo estudando o assunto

  6. Essa reportagem foi feito por um cara capitalista que não sei nem se acredita em Deus, por isso, não merece nem minha credibilidade.

    Todos esses incredulos inventam mil possibilidades para deturpar a verdade. Se as igrejas evangelicas estão crescendo, é por que o proprio Deus está levantando pessoas para doar o dinheiro para financiar a divulgação do evangelho do próprio Deus que o fez para a nossa salvação em Cristo Jesus.

    Se ao invez de estudar metodos de condenar o homem, a gente estudasse a biblia e seguisse os caminhos de Deus, tudo isso não estaria acontecendo, o que faz o povo ser enganado com essa prosperidade toda é a falta de conhecimento da palavra de Deus.

    Só Jesus na causa.

  7. discipulo do rei disse:

    a igreja cresce devido ainda ter pessoas que cumpre a palavra de Deus,ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura,e não por causa de dinheiro ainda mas essa teologia maligna da prosperidade que muitos insiste em defender sem base biblica ,essa sim cresce no dinheiro .

  8. J O Gouveia disse:

    A matéria em si é boa,notifica o que todo mundo sabe de que o crescimento das Igrejas evangélicas é inquestionavel. Discordo de duas colocações: 1)Generaliza quando diz que as Igrejas usam de artificios para arrecadar dinheiro. Precisa inteirar-se de que são muitas Igrejas evangélicas e a maioria delas são totalmente diferentes do que vemos na midia.2) Afirmar que as Igrejas usam o dinheiro das contribuições para financiar campanhas de candidatos politicos, faz acreditarmos que a referida investigação nem de longe está propagando a verdade. Dá a impressão que a intenção é a de sempre: tentar denegrir a imagem das Igrejas das evangélicas.

  9. Nós evangélicos não somos analfabetos e sabemos que há joio e trigo, São Mateus 13:24 ao 30, o bom e o ruim em todas as coisas até no meio evangélico, e tudo que dá certo vira alvo de alguns espertinhos, mas o crescimento do evangelho é bíblico;leiam o Ev.São Mateus 24:1 ao 14.

  10. J. Suélio disse:

    Igreja-empresas

    Não há dúvida que nos últimos 30 anos muitos falsos-pastores usaram a igreja e até mesmo, criaram outras, com o único objetivo de ganhar dinheiro.

    São verdadeiras igrejas-empresas comandadas por empresários da fé que enganam e tiram do povo ingênuo, tudo aquilo que ganharam ao longo da vida.

    A pesquisa revela o que muitos já sabiam, “não vê quem não quer”. Agora, há também e não são poucas, igreja verdadeiros, lideradas por pastores sérios e ungidos, chamados para uma grande obra de evangelização e discipulado.

    Veja que o pesquisador foi específico: O crescimento ocorreu nas chamadas igrejas pentencostais e neo-petencostais. Não precisamos investigar muito para saber que a pesquisa revela fatos corretos e até esclarece a forma como os falsos-pastores tiram do povo.

    Eu até vou mais adiante afirmando que tais falsos-pastores usam das prerrogativas da tortura psicológica para emedrontar o povo.

    Tudo por dinheiro

    – Chantagens emocionais: (Dê tudo e receba 100 vezes mais)
    – Pressão pscológica: (Dê tudo, Deus está falando com você)
    – Ameaças: (Se você não contribuir será punido por Deus)
    – Blefe: (Sua grande oferta é valiosa para o reino)

    Por conta disso, os verdaderios crentes deixam de contribuir com as suas igrejas verdadeiras achando que todos os pastores são iguais.

    É lamentável que as igrejas sérias e que tem compromisso com o reino de Deus, estão tendo dificuldades financeiras porque seus pastores estão com receio de ser confundidos com os falsos.

    Neste momento é importante o discernimento e separar o joio do trigo, contribuir e ofertar é uma necessidade para a manutenção do trabalho da igreja.

    Esses falsos-pastores com suas heresias dissimuladas não devem confundir os irmãos. A igreja precisa de recursos financeiros para continuar trabalhando.

    MARANATA

  11. Franco disse:

    Grande novidade!!! quem é que não sabia disso?
    Os pastores gostam de fazer desafios que envolvam dar e crer que iremos receber, não é mesmo???

    Eu faço um desafio aos pastores:: desafio vcs a ficarem 1 ano sem pregar sobre dízimos e ofertas e crer que mesmo assim os dízimos e ofertas vão aumentar, e aí, topam????

  12. eliel disse:

    a igreja romana não pede , porque segundo a matéria ficam constrangidos , em pedir ! pois o que eles sabem fazer é TOMAR , como fizeram na inquisição , e na segunda guerra , quando subtraíram todo o ouro dos judeus , e aínda por cima os venderam para Mussolini em troca do váticano se tornar um país independente. para que mais dinheiro ?

  13. Michel disse:

    Quem dera que a Igreja influenciasse politicamente o país. Quem dera que as “ofertas” investidas no suposto “Reino de Deus” se traduzisse em riqueza aos fiéis. Quem dera que templos enormes, fossem sinônimo de multidão de gente restaurada.

    Infelizmente em alguns pontos o pesquisador até tem razão.

  14. André disse:

    Eu quero ver cumprirem o “”IDE”” pelo mundo pregando o evangelho sem dinheiro…hehe…vocês não fazem NADA pelo crescimento do evangelho, a não ser julgar, criticar e condenar, do “”jeito que o Senhor Jesus gosta””…hehe…

  15. Ivan disse:

    Ele descobriu o Brasil!

  16. Karla Cristina disse:

    CONCORDO COM O ANDRÉ,rsrsrsrsrsrrrsrrsrsrsrsrsrssrrsrs

  17. ITALO disse:

    acho que isso não é verdade pois as pessoas vão para procurar a Deus e naum por causa do dinheiro

  18. Soldado de Deus disse:

    Desde quando os catolicos ganham mais?

    No interior do nordeste ta cheio de catolico (adoradores do padim ciço) e eles passam tanta fome e sede lá no nordeste que vem tentar arrumar emprego aqui na regiao sudeste do Brasil..

    As igrejas evangelicas crescem pois Deus esta no meio delas, nunca vi padre nenheum mostrar tanta cura na Tv, como faz o programa da Igreja Mundial.

    2 Coríntios
    9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

  19. Cristyane disse:

    exatamente,,a minha opinião a respeito de dar dinheiro a igrja,, a oferta nois damos sim, mas nunca vi fala em dar o dizimo,, nosso dever é devolver o dizímo esse dinheiro jah é de Deus naum temos que dar a Deus pq jah é dele, devemos DEVOLVER oque jah é dele por lei!!! realmente DEeus naum permite uma igreja crecer se naum for da vontade dele e qndo uma igreja crece muito é Deus ou é outras coisas!!
    bjus fikem cm Deus

  20. Jacques Heinsenh disse:

    Essas instituições surgiram há alguns anos atrás e ainda tem a coragem de se denominarem cristãs? É uma piada! Bem dizia são João em apocalipse 13, que a besta e os falsos profetas farão guerra aos santos e vencê-los. É por isso que quem tanta igreja protestante.

    Não importa, está garantido pelo próprio Jesus que as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela, a santa igreja que é apostólica.

  21. ZinhuU disse:

    o mais importante não é o quanto cada igreja ganha, o mais importante é o que elas fazem com o dinheiro
    eu sou CATÓLICO e dou graças a Deus por poder doar meu dizimo e colher com a manutenção dos templos
    o tamanho deles não importa eu repito, mas o que se faz dentro deles

    fiquem todos com Deus

  22. Lordnikol disse:

    É facil observar a carência que a sociedade está passando! da necessidade de se ter um “apoio” e as igrejas evangélicas são MESTRES nesse assunto!
    Hoje você tem igrejas para todos os gostos! Desde as que tem pranchas de surf no altar até as que realizam milagres semanalmente!
    Bom, o fato é que as pessoas são induzidas a creditar em algo maior que elas naturalmente. Isso por que crescemos com a necessidade de acreditar em algo e os espertos se aproveitam disso e alinham essa necessidade com as “palavras da bíblia” para “evangelizar”. No entanto eu não me recordo que tenha sido um dos ensinamentos de DEUS que se abrissem igrejas como são abertas hoje! sim ele falou evangelizar, alias acho que o maior ensinamento que foi deixado foi o amor que é esquecido, ou seja o amor por aqueles que apesar de ter matado seu único filho, ele soube perdoar.
    Deus foi vendido por dinheiro é uma ironia que hoje o que deveria ser um exemplo de vida, sempre associar sua felicidade ou prosperidade ao dinheiro. Hoje as igrejas fazem o que a Católica fez só que com mais requinte de crueldade!
    Acredito que hoje ser evangélico é praticamente uma carta branca para ser MAL e ter o apoio e consentimento de todos, por que os ” EVANGÉLICOS” possuem poder! não o poder de DEUS mas sim o poder que move o mundo! o DINHEIRO!
    Desculpe-me a todos aqui! mas sei que existem pessoas sérias no evangélico, minha intenção não e ofender ninguém!

    Eu fui evangélico a minha vida inteira, fervoroso! mas uma coisa eu sempre tive! a capacidade de raciocinar! hoje não sou mais de igreja alguma e agradeço a Deus por todas as coisas boas que acontecem em minha vida e peço sempre sua orientação para tudo que faço!

    Hoje eu prefiro seguir meu coração, o que o espirito santo fala diretamente a mim, não estou aqui para julgar ninguém isso não cabe a mim, hoje eu tenho uma tolerância maior com pessoas de outras religiões e quando elas me perguntam eu não as criticam, mas as respeito, por que não será a religião que salvará ninguém, nem se você ou eu foi batizado! por que se for assim, crianças que não tiveram a oportunidade de conhecer a palavras de deus ou mesmo aquelas pessoas que não tiveram a oportunidades de conhecê-la ja estariam condenadas, mesmo se tiverem sido pessoas boas!

    Eu acredito em um DEUS JUSTO, e não vejo liderança em nenhum desses homem que hoje falam em televisão!

    Me pergunto, será que é realmente o que Jesus queria, que gastássemos dinheiro com televisões e tudo isso com tantas pessoas passando fome, e o amor, onde está? onde está a capacidade de se colocar no lugar daquela pessoa e ver seu sofrimento? Lembro-me da passagem onde Jesus pede a judas as suas economias e paga o que faltava de impostos a um desconhecido e nesse momento sem pedir dinheiro, converteu Thiago!

    Em fim, não estou aqui para mudar a opinião de ninguém mas me doí o coração quando vejo essas discursos tão cheios de certezas,de enxergar tanta fé em homens! Me dói ver o maior ensinamento do nosso pai se perder! que é o AMOR!

    HOJE eu tenho coragem, mesmo que seja criticado por qualquer um aqui, de dizer! Você seja qual for sua religião! seja no que for que acredite, cultue, acredite em DEUS ele acredita em você e tenho certeza que ele saberá pesar suas ações, não estou falando para você abandonar sua religião, pois isso é criação nossa, estou falando de saber amar um estranha de entender seu sofrimento e ter compaixão para com esse seu irmão! por que quando se tem esse sentimento não existe espaço para preconceito, inveja e nada mais! todos seremos iguais quando pensarmos assim!

    Um abraço a todos!

  23. fernanda disse:

    Genteee é muita ignorância e muito egoísmo….. Não estamos generalizando e nem discutindo qual igreja é melhor , católica ou protestante, tentar ser melhor q o outro. Mas a verdade seja dita.. ALGUMAS igrejas evangélicas são piratas, é só p roubar, onde já se viu , campanha de descarrego e etc… isso é p manter os fiesis dando dinheiro sem parar. Mas Deus está vendo tudo , ingênuos são aqueles que acreditam e pior q isso são aqueles que não respeitam a religião de cada um . É preciso amar ao próximo , independente da sua religião!!!!!!!!

  24. fernanda disse:

    Vamos abrir os olhos, tem muita gente querendo se aproveitar, no Brasil é difícil emprego para ficar rico de uma hora p outra, mas p quem abre uma igrejinha com intenção de te roubar, rouba muuuuuito , é só ter criatividade e vocação , que o pobre coitado cai. Mas, Deus tá vendo tudooooooooooooo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *