As profecias bíblicas impressionam pela precisão dos seus relatos à medida que vão se cumprindo, algo que pode ser observado claramente por qualquer pessoa atenta ao que no meio teológico cristão é chamado de doutrina das últimas coisas, ou simplesmente escatologia.
Foi para tratar desse assunto que o pastor e hebraísta Luiz Sayão, considerado uma das maiores autoridades do país em tradução bíblica, participou do podcast Inteligência Ltda, junto com a guia turística Aline Szewkies, que atua em Israel.
Ambos apontaram sinais de profecias que estão se cumprindo atualmente em Israel, como os preparativos para a construção do Terceiro Templo. “A novidade são as novilhas vermelhas que eram usadas no ritual de purificação”, disse Aline.
“As novilhas estão escondidas em Israel e eles estão construindo uma infraestrutura enorme para guardá-las e para que sejam protegidas. No futuro, será permitida a visitação”, destacou a guia.
Vida no Mar Morto
Outro sinal apontado por Aline é o reaparecimento de vida no Mar Morto, região conhecida mundialmente por ser imprópria para a sustentação de qualquer elemento vivo.
Entre as profecias que constam no Antigo Testamento, porém, existe uma em Ezequiel 47:9 que prevê o regresso da vida no Mar Morto, dizendo que “por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá”.
“A água do rio Jordão que deveria chegar no mar Morto está sendo desviada, por isso o nível do mar Morto tá baixando, mas está brotando água doce e abrindo crateras [conhecidas por bolaines]”, explicou Aline.
“Nos quilômetros que o mar Morto recuou, as crateras que recebem água de Jerusalém estão atraindo vegetação, pássaros e peixes. Então, literalmente, na região do mar Morto há vida”, completou a guia, que já chegou a gravar um vídeo específico mostrando vida no local, pessoalmente.
O pastor Luiz Sayão, por sua vez, destacou o fato de Israel ter se tornado uma potência mundial nas últimas décadas e estar sendo destino de retorno dos judeus pelo mundo, algo também previsto pelas profecias bíblicas.
“É impressionante tudo o que tem acontecido. É algo curioso ver nos últimos 70 anos o surgimento de Israel e seu povo voltando, uma aproximação entre judeus e cristãos e o Evangelho atingindo lugares inimagináveis”, explicou Sayão. Assista: