Um incêndio criminoso destruiu o templo de uma igreja evangélica e os criminosos deixaram pixações que atribuem o crime ao grupo terrorista Estado Islâmico.
A Trinity Baptist Church, em Burlington, na província de Ontário, Canadá, foi incendiada na madrugada do dia 16 de agosto e marcada com três pichações da sigla ISIS, que em inglês se refere a “Islamic State in Iraq and Syria”, ou Estado Islâmico, em português.
A Polícia do distrito de Halton atendeu a ocorrência e confirmou que o incêndio, iniciado por volta de 01h00 da madrugada, era criminoso. O Corpo de Bombeiros chegaram ao local com as chamas já consumindo o telhado do templo.
Ross Monteith, chefe dos bombeiros, constatou que o incêndio foi iniciado na parte de trás da igreja, onde a sigla do ISIS foi pichada, e rapidamente se espalhou pela estrutura, considerada antiga e dividida em dois prédios principais. Ele estima que o prejuízo do incêndio fique na casa dos US$ 500 mil, pouco mais de R$ 1,5 milhão.
“Nós realizamos cultos nesse lugar há muito tempo. Então é bastante doloroso ver esse prédio ser tomado pelas chamas”, lamentou o pastor Carl Muller em entrevista à rede de TV CBC News. Ele confirmou que o prédio mais novo, construído em 2004, não sofreu danos.
Muller é pastor da igreja desde 1980 e classificou como “tremendo trabalho” a atuação do Corpo de Bombeiros, que impediu que as chamas se alastrassem para outras áreas da propriedade.
Terrorismo
Segundo o pastor, o crime tem sinais de intolerância religiosa: “Eles escreveram ‘ISIS’ em três pontos na parte exterior do prédio. Usaram tinta de spray preto, com letras muito grandes. Você consegue ver claramente a uma boa distância”, comentou.
O sargento Ron Hansen adotou cautela e disse que ainda não pode determinar que a pixação tem a ver com o incêndio, mas não descartou a possibilidade. O pastor Muller disse concordar em partes: “Se os policiais encontrarem quem fez isso, minha suspeita seria apenas de um vandalismo maldoso — pessoas que, de maneira maliciosa, decidiram escrever ISIS”.
“Eu ficaria surpreso se o ISIS nos visse. Somos um peixe pequeno, sabe? Eu acho que algumas pessoas maldosas e de mente pequena fizeram isso. Espero que elas sejam encontradas se, de fato, foi um incêndio criminoso”, acrescentou o pastor, que disse que gostaria de conversar com os responsáveis, casos eles sejam pegos, para compartilhar o Evangelho.