Jean Wyllys afirma que cristãos brasileiros são “fundamentalistas e racistas”

31

O deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ) publicou um artigo criticando o que definiu como “fundamentalismo cristão à moda brasileira” que estaria oprimindo homossexuais e adeptos de religiões minoritárias, como as de matriz africana.

Citando casos de conflito suscitado por questões religiosas e pichações contra gays em muros, Wyllys atribuiu a autoria intelectual desses episódios a líderes cristãos: ”Não se iludam que esses sejam casos isolados, sem relação entre si. Muito menos que correspondam a agonias privadas. Os episódios citados acima são expressões do fundamentalismo cristão e o têm como causa”, disparou.

No artigo, publicado em sua coluna no site da revista Carta Capital, o deputado afirma entender “o incômodo que a expressão ‘fundamentalismo cristão’ possa trazer à maioria dos cristãos brasileiros”, mas afirma que a defesa de princípios feita por muitos pastores é errada e atribui toda a perseguição sofrida por adeptos da umbanda e do candomblé aos seguidores de Jesus Cristo: “No caso do fundamentalismo cristão à moda brasileira, este se materializa na difamação e perseguição sistemática da comunidade LGBT e de outras religiões, sobretudo as de chamada ‘de matriz africana’ (a umbanda e o candomblé), já que, em relação a estas, ainda há um viés racista por serem religiões ‘de negros’”, disparou, acusando evangélicos e católicos de racismo.

Referindo-se à campanha de boicote à novela Em Família feita por evangélicos em protesto ao beijo gay exibido pela Globo, Jean Wyllys diz que “o proselitismo fundamentalista tem saído dos púlpitos e vigorado nas redes sociais” e também “na política”, formando “bancadas que se notabilizam pela intolerância e ignorância, mas também pelas faltas às sessões, ineficiência e problemas com a justiça”.


Por fim, Wyllys tenta atrair a simpatia daqueles a quem atacou: “Conclamo os cristãos não-fundamentalistas, católicos e evangélicos, a reagirem ao fundamentalismo; a virem a público deixar claro que esses líderes fundamentalistas não lhes representam; e a se unirem aos adeptos de religiões minoritárias e ateus na defesa da laicidade do Estado; da diversidade cultural e da cultura de respeito aos diferentes”.

31 COMENTÁRIOS

  1. Alguém precisa ensinar a esse sujeito desequilibrado que LAICO significa : Que não tem religião definida, respeitando todas as manifestações dos credos religiosos e da fé.

    Ou seja o Brasil é um estado laico, pois respeita qualquer manifestação de credo religioso e fé.

    Jesus abençoe

    • quem respeita todas as manifestações religiosas ??
      os evangélicos ????
      haahahahahahahahhaha
      voce deve estar brincando né ??

      vemos diariamente várias notícias de total desrespeito vindo por voces, os crentelhos

      só mesmo um idiota com voce pra afirmar isso
      kkkkkkkkkk

      • FELIPE

        Você é a prova viva de que gay inteligente é lenda…hehe

        O Brasil é um país Laico e expliquei direitinho o que isso quer dizer, sinto muito que você não saiba ler um simples texto, tsc, tsc…

        Jesus abençoe

  2. Esse deputado agora conseguiu um trampolim para a auto-promoção: as ações dos políticos cristãos a favor da família, vida, etc, bem como as controvérsias que envolvem os políticos evangélicos (que aliás não são poucas).
    Esse indívíduo não possui projetos que discutam sobre qualidade de vida, educação, trabalho, saúde, e afins. Seu discurso é a favor da liberalidade em todas as suas vertentes.Seus projetos assemelham-se com o PL 7270/2014 – em prol da discriminalização da maconha. Não tem nada a acrescentar, já devia ter sumido do cenário. Mais um oportunista que entrou no congresso no rol dos “candidatos exóticos”.

  3. Desde o começo de minha vida cristã tenho ouvido falar de “fundamentalistas”. Acho que ainda não me deparei com nenhum deles. Pelo menos não que eu saiba. Outro dia mesmo andei interessado em achar um. Até que andei procurando, mas ninguém soube me dizer onde eles estão exatamente. Podem estar em qualquer lugar. Podem dar em árvore. Podem nascer de repente e podem ir embora da mesma forma.
    Eu já ando meio desconfiado que fundamentalista não existe entre os cristãos. Ou os que ainda possam existir sorrateiramente estão como espécie em extinção. Os únicos exemplares que conseguiram me mostrar, nessa busca por um fundamentalista típico, eram oriundos de religiões como islamismo, budismo, hinduísmo. O cara que detonou a bomba que estava presa a seu corpo no meio da pizzaria de Jerusalém é um exemplo de fundamentalista. O sujeito que soltou aquele gás no trem japonês. Aquele pessoal de uma religião estranha lá na China. A milícia talibã no Afeganistão. Tudo isso é fundamentalismo em profusão.
    Teve até uns fundamentalistas cristãos que morreram. Jim Jones e alguns grupos que promoveram suicídio coletivo. Isso me faz desconfiar que não há muito espaço para o fundamentalismo no meio cristão. O nosso solo não é muito próprio para esse tipo de semente. Logo ela se autodestrói.
    Sendo assim, cheguei à conclusão que, aquilo que chamam de fundamentalismo cristão, deve ser algo assim parecido com zelo exagerado, uma certa dose de auto-afirmação, uma ponta de fanatismo ou mesmo uma vontade de acertar remando contra a maré. O que me deixa triste é que ainda tem gente que tem pose de fundamentalista, parece com fundamentalista, cheira a fundamentalista, mas se nega a ser um deles. É bom que se diga que o uso do termo começou entre cristãos piedosos que se afirmaram fundamentalistas. Eram os fundamentalista de carteirinha.
    Bem, seja lá o que for, o negócio é que se trata de um rótulo a mais que não cai bem dentro do cristianismo. Aliás, o nome “cristão” é tão completo e profundo que não cabe nenhum sobrenome do tipo conservador, renovado, tradicional, moderado, nominal, carismático, ortodoxo, avançado, autêntico, liberal, retrógrado, contemporâneo ou mesmo fundamentalista.
    Até mesmo uma tentativa de sair por aí caçando quem é fundamentalista passa a ser também uma espécie de fundamentalismo. Como se tornou o mal do século – ou da virada de milênio – o fundamentalismo passou a ser uma expressão de crer. Tem até ateu fundamentalista!
    Portanto,

    • Luciano,vá ler sobre os Países de regimes teocráticos que você entenderá o que são
      fundamentalistas.O Jean Wyllys é inteligente,culto,intelectual e sabe muito bem o que está
      dizendo.Fundamentalistas no mundo e no Brasil não são boatos,mas fatos. É que os daqui
      são covardes e pequenos que se escondem em vários partidos políticos.Deveriam ser corajosos e formapartido único com a união de todos os crentes fanáticos.Covardes.

  4. O Fundamentalismo Cristão primordialmente é definido por 5 doutrinas, a saber:

    (1) Inspiração e inerrância das Escrituras:
    (2) Nascimento Virginal de Cristo;
    (3) Expiação Vicária de Cristo;
    (4) Ressurreição Corpórea e Segunda Vinda de Cristo;
    (5) Historicidade dos Milagres;

    Esses pontos foram definidos em reação ao liberalismo teológico que negava esses pontos teológicos

  5. Parabéns JEAN WYLLYS,você é inteligente,culto,íntegro,honesto,de caráter,bom samaritano,
    melhor Deputado do Brasil e sabe o que diz.O fundamentalismo cristão existe,sim,com planos
    de poder,mas serão destruídos assim como foi o falso profeta balaão,sua seita e seus asseclas.
    Para entender o fundamentalismo,basta ler o regime polóitico do Irã,Afeganistão,Sudão e outros
    Países que perderam a graça de DEUS – vivem em desgraças .Ninguém quer essas pragas das
    guerras santas para o Brasil.

  6. O maior de todos os problemas é que a sociedade (no geral) acha que Deus é obrigado a aceitar o que ela acha que tem que aceitar. Eu vejo muita gente falando que Deus é amor, e de fato é. Mas as pessoas acham que ele como Deus, ou como pai, não tem que corrigir o filho e dizer: filho, vc está errado. Amar não significa concordar. Amar significa também mostrar a realidade. Deixa Deus ser Deus. Assim fica melhor

  7. Adamastor Wyllys não tem idéia do que seja fundamentalismo ou racismo, hahaha… Vai, super-gay, lá pras arábias defender essa causa, hahahaha…

  8. Hehehe. Ta com medinho jean ?

    Ta com medinho mundinho?

    Eles sabem q se os cristaos nao se calarem e defenderem a verdade , nao tem globo nem gayzistas nem willis nem ninguem q os segura. Q venham as eleicoes vamos mudar o Brasil

    Implantemos uma nova constituicao…….

    • Com esse tipo de comentário depois não querem que fiquem assustados com os cristãos na política.

      Mudar constituição? O que é isso? Um golpe de estado dos evangélicos?

      Tenha paciência, uma coisa é discordar da atual política, do PT, do Jean, etc, o qual eu faço coro, outra é querer implantar outro regime autoritário quanto o que eles propõem porém com outras bandeiras.

      Nossa constituição é excelente e só precisa ser respeitada, só isso.

      • MARCOS OLIVEIRA,sei que você não gosta de mim.Mas o que posso afirmar é
        que você é muito inteligente e seu comentário merece parabéns.Ainda bem que você
        leu o que o falso crente cretino escreveu no comentário.Depois acham ruim quando
        são tratados de fanáticos,fundamentalistas e que querem o regime teocrático- a pior
        ditadura do mundo.Voicê é evangélico,mas sábio,moderado,deve respeitar as pessoas e saber conviver com as diferenças porque as pessoas são diferentes mesmo.JEUS te abençoe e peço desculpa por ofensas que já postei contra você.
        Achei injustiça e depois me arrependir.

        • Janio,

          De onde tirou essa conclusão de que não gosto de você? Não tenho nada contra você, podemos até divergir em algumas questões mas isso não faz de você meu inimigo e ainda que fosse deveria amá-lo da mesma forma.

          Jamais pense que não gosto de você.

          Grande abraço. Deus te abençoe.

    • Adriano,é mais fácil morrer mais da metade dos brasileiros do que transformar o Brasil num
      Irã,Afeganistão,Uganbda cistã,Irtlanda do Norte Cristã…. Xiitas,talibãs e fundamentalistas
      cristãos no poder,nunca,jamais…..Você tem delíriose alucinações….Esse poder só de for nodia de são nunca.Mas sonhar como um lunático pode,viu.JESUS TE AMA.Vá se converter
      fanático.

  9. O verdadeiro cristão respeita todos os seres humanos e todas as religiões, assim como o Deus criador respeita todas as suas criaturas, pois o verdadeiro cristão é verdadeiramente filho de Deus, como está escrito: “…a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem filhos de Deus, a saber os que crêem no seu nome…(nome de Jesus). Portanto, sendo verdadeiramente filhos de Deus, procuraram imitar o Pai, como todo bom filho procura imitar o pai. Porém, há sempre um porém, ser cristão não é concordar com o êrro de ninguém, o verdadeiro cristão, por amor, fala, se pronuncia contra o mal, o pecado, toda forma de iniqüidade, pois Deus não aprova a injustiça, não existe amor sem justiça, a justiça anda de mãos dadas com a verdade e o amor. Tem gente que é fundamentalista e acusa os outros. Precisam conhecer lugares onde impera o fundamentalismo. O Brasil é um paraíso. Tenho dito.

  10. Vcs ficam brigando entre si , mas esquecem que Deus que quer um ame o proximo respeite seu irmãos, ta escrito na biblia sobre o homossexualismo então se eles querem continuar deixe, porque quem julga é Deus, não nós , quem somos ,samos tão falhos quanto eles , ninguem é melhor que ninguem porque é crente ou homossexual. Deixe na mão de Deus que só ele é o dono da verdade.inves de brigarem ore pelo seu irmão …Que Deus abençoe a todos irmãos.

  11. Esses bandos de veados como esse tão de Jean veado mente quando diz que cristãos são racistas e fundamentalistas. A verdade é que veadissi não é doença, nem mesmo comportamento e, sim safadeza. Essas exquisitissis deveriam ser exterminadas como uma árvore que não dá frutos.
    Imaginei um coronel do exército veado ele daria o cu por causa de uma rola grande e grossa para perder a guerra.
    Aqui onde moro sempre vejo um veado encubado, com suas palavras de filosofia e conhecimentos modernos, numa ilusão para conquistar meninos entre 13 à 30 anos de idade, na maioria das vezes de menor.
    Esse fresco veado não é burro entrou na política justamente para criar novas leis para suas safadezas, veado esperto.

    • Você,junia é um crente frustrado,excomungado,amaldiçoado,doente de homofobia,dorres na
      alma e terríveis agonia.Uma víbora,demônio, nem JESUS CRISTO te quer mais.Deve ter
      anos e anos de seitas e ainda não se converter e nem se converterá.De tão ruim nem DEUS
      misericordioso te quer.Quem tem problrmas,recalques,dramas e psicodramas sexuais é
      você, falso crente do rabo quente.Você,sim, tem os órgãos sexuais amaldiçoados que não
      servem para nada,pois deve sofrer de impotência sexual e o sexo subiu pra mente,por isso
      que tem a mente suja sexualmente e só pensa em sexo e mais sexo e sexo…Vá se tratar,doença incurável.Aberração dos últimos dias.

  12. Felipe ou Felipa Jânio ou jania. Em momento algum autorizem à adoacao de seus órgão por não servir pra nada e por estarem contaminado com tudo o que não presta. Uma lei a mas para vocês veado é tudo o que se quer. Não sou obrigado a aceitar uma aberração como vocês em meu convívio e muito menos de minha filha.

    • JUNIA bicha e tribicha crente do rabo quente,contaminado está a sua mente podre,ardida e
      incardida sexualmente.Sua mente é suja,pior que um bordel da boca do lixo.Ninguém está
      querendo ter amizade com um estúpido,imbecil e aberração como você,pois a pior aberração é a burrice, como você demonstrou ser.Fanático.

  13. De novo esse deputadinho criticando os cristãos ? Será que ele não tem nada para fazer não ?
    Vá trabalhar vagabundo, honre os 13 mil votinhos que ajudaram você ser guinchado para esse cargo . Eita carinha asqueroso.

  14. Gente, eu respeito o comentario de todos voces, mas cá entre nós, o homoxesualismo é errado e quem diz isso não sou eu,é DEUS e a pessoa que escolheu isso como opção sexual, não teme a Deus. Em Romanos 1:23.24 diz: E mudaram a gloria do Deus incorruptivel em semelhança da imagem de homem corruptivel, e de aves, e de quadrupedes e de repteis. Por isso tambem Deus os entregou às concupiscencias de seus corações à imundicia para desonrarem seus corpos entre si. Então gente, quem crê na Palavra de Deus jamais vai concordar com o homoxesualismo e isto, não é caracteristico do evangelico, nós não somos radicais como diz o senhor Wyllys, apenas não aceitamos o que ele e seus pares querem que a sociedade ache isto uma coisa natural. Então senhor Jean Wyllys viva a sua vida, una-se e ame a quem você quiser mas por favor, não venha querer dizer que isto é uma coisa normal.

  15. Sou fundamentalista sim! e daí! Estes ativistas por acaso também não são?? São muito mais! Creio na bíblia,nos ensinamentos que aprendi através dela,e isto nenhum imoral,sodomita,iniquo ou seja lá quem for vai tirar de mim,vou morrer fundamentado na palavra de Deus até o fim, e fim de Papo,não vou concordar com o que Deus abomina jamais.

  16. Eu li a crônica e vi o quanto as pessoas devem ser um mínimo de espertas ao aderir a um discurso desse tipo. Isso vale para crentes e não crentes:
    Deêm mais poder a esse senhor e vejamos quem tem todo o perfil, discurso,e coragem de um fundamentalista. Vou até mais longe. Essa guerrinha dele não tem acepção de grupos religiosos cristão dentro das igrejas evangélicas. Esse comentário dele é um apelo à falta de informação de pessoas que vão a uma igreja com a mesma facilidade que vão a um bar na esquina ou a um prostíbulo e se dizem cristãs, mas só vão à igreja em três ocasiões: No dia que nascem, no dia do próprio casamento e no dia em que morrem; Ou mesmo esses do tipos Neymar, Gretchen, Xande, Luíza Perissé e outros que acham que ser evangélico é sair por aí se auto intitulando sem o menor compromisso e aprontando todas quanto puder.
    Não me encaixo nesses grupos que fazem guerras às outras religiões ou vivem atormentando gays e muito menos alimento preconceito racial até por que 45 milhões de brasileiros evangélicos são em sua maioria afro descendentes e o Brasil é um país miscigenado; Não existem grupos fundamentalistas pois não vejo discurso fundamentalistas a ponto de promover violências, ataques verbais ou físicos ou perseguição psicológica em âmbito coletivo dentro das igrejas. Não existem planejamentos contra qualquer grupo dentro das igrejas, é bom que se entenda! Quem fala que existe é muito mal intencionado, desonesto intelectual e acima de tudo ante cristão. E, se os termos “homofóbicos” e “fundamentalistas” são usados para ofender e para rebaixar os evangélicos, os termos “ante cristo”, “ante cristãos” e “neo nazista” também cai bem quem a quem usa esses adjetivos contra os evangélicos!
    A violência contra gays já foi estudada e sua causa principal é desentendimentos de pessoas homoafetivas, ou seja eles com eles mesmos; O percentual de assassinatos de gays é inferior a proporção do número de gays na população diferentemente a proporção de crimes no Brasil é proporcional ao número total de habitantes segundo pesquisa baseada em dados da população em 2011 ou seja, não existe uma epidemia de ataques a homossexuais com quer dizer esse senhor e seu movimento LGBT. As estatísticas mostram um número ínfimo de evangélicos envolvidos em conflitos, agressões ou crimes; O preconceito contra negros é muito relativo, aí doeu na alma a ver a que ponto chega a inteligencia do individuo e o quanto ele duvida da inteligencia alheia. Nas entrelinhas, segundo ele, o povo evangélico é constituído de euro descendentes, nipônicos, sino brasileiros, descendentes de germânicos de Eslavos de de Latinos só não de negros. Negros só tem em terreiro de candomblé, no movimento LGBT e na África! Uma verdadeira diarreia mental esse senhor teve ao escrever esse artigo. Outro ponto que observei na crônica foi que ao mesmo tempo em que ele convida “cristãos não fundamentalistas” para a sua causa, ele também desqualifica a Bíblia como um livro descartável, retalhado e escrito para pessoas atrasadas há mais de dois mil anos. Afinal, que tipo de cristão descarta a Bíblia? Um anencéfalo? Só pode!
    Se for pela idade que se deve descartar a Biblia, que também sejam descartados o alfabeto indo arábico ou romano, os numerais romanos, os hieróglifos das civilizações antigas, os escritos romanos e gregos e até mesmo carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal pois todos tem “dezenas de séculos e não foram escritos em contexto atual”
    Eu acho que fundamentalista é quem tenta fazer guerra com uma sociedade fundamentada em ensinos e padrões morais cristãos, levanta a bandeira da discórdia na maioria em favor da minoria que ele defende (que fique bem claro) em meios de comunicação e usa de má fé para embasar suas idéias. Isso sim é fundamentalismo ante religioso.

DEIXE UMA RESPOSTA