Brasil

Rev. Augustus Nicodemus analisa passagem bíblica em que Jesus promete que cristãos farão “obras maiores” que as dele. Leia na íntegra

Comments (34)
  1. marcos oliveira disse:

    comentário edificante do autor do artigo

  2. Eu acredito que se reunirmos mil teologos, teremos mil interpretações diferentes da Biblia. Então chego a conclusão que o melhor mesmo e procurarmos conhecer a palavra de Deus de uma forma mais simples.

    1. Concordo plenamente, você disse tudo em poucas palavras. Aliás o que todo cristão deve fazer é procurar ter comunhão íntima com o Senhor através da revelação da palavra, assim fazendo não haverá margem nenhuma para sofismas e anátemas, e jamais seremos confundidos.

    2. Isso, ninguém precisa de teólogos para entender o que a bíblia diz. Um teólogo "gabaritado" como esse por exemplo, esquece de mencionar que enfermos eram curados apenas ao passarem pela sombra de Pedro. Eu acho isso incrível e não há relatos de Jesus ter feito isso. Se o texto quer dizer ou não o que "reverendo" pastor Augustus Nicodemos disse, não há como negar outros relatos onde vemos que milagres são realizados, negar que Deus faça isto é negar veementemente o diz a bíblia. Na minha opinião, alguns fazem isso mais por causa da rixa com o movimento "pentecostal" que pelo zelo pela Palavra de Deus exatamente. O zelo pela Palavra de Deus deve ser maior que essas rixas, que não digo que não são justas, mas há quem chegue a negar o que a diz a bíblia apenas para discordar do que um "pentecostal" diz. Isso é absurdo! Outro sofisma que alguém teve a infelicidade de escrever (pelo menos deu a entender) num comentário acima é que todo o que acredita que milagres acontecem (inclusive nos nossos dias) é porque gostam desse "espetaculismo" gospel e tudo mais. Não é bem assim. A pessoa não precisa ser "pentecostal" para acreditar que milagres são possíveis, e feitos, hoje. Um "reformado" na minha opinião deveria acreditar, mas ao generalizarem acabam pecando. O comentário infeliz de que falei julga demasiadamente um irmão que também demonstrou sua opinião. E isto ele fez sem ao menos conhecê-lo. Ficou tão preocupado em divulgar o seu blog que esqueceu de tratar as pessoas com serenidade, respeito e amor.

  3. Como esse site é tendencioso para o lado de uma interpretação.Sempre enaltecendo as doutrinas dos cessacionistas, tradicionais ou anti-neopentecostais.Já li obras do Rev.Augustus, o respeito como pastor, mas discordo de suas posições em muitos aspectos.O problema é que de tanta ''ordotoxia''deixaram de crer no sobrenatural de Deus, de tanto medo de heresia se tornam reféns da estgnação espiritual.Quem realmente buscar intimidade com Deus viverá literalmente João 14:12, quem realmente estiver disposto a romper com a religiosidade compreenderá os loucos caminhos que levam a um avivamento.

    1. E ''loucos''aqui no sentido de loucura para o mundo e para os que estão distantes da realidade de uma vida cheia do Espírito.

    2. Em verdade, em verdade, vos digo que aquele que crê em mim, as obras que eu faço também fará, e maiores obras do que estas fará, porque eu vou para meu Pai.
      obras maiores (Jo 14:12)

      Verily, verily, I say unto you, He that believeth on me, the works that I do shall he do also; and greater(maiores) works (Trabalho) than these shall he do; because I go unto my Father.
      greater works (Jo 14:12)

      meizōn
      mide' zona
      Irregular comparativa de maior (literal ou figurativamente, especificamente na idade): – mais velho, maior (-est), mais.

      Touton
      too' tom
      Genitivo plural masculino ou neutro; de (por ou contra) estes (pessoas ou coisas): – tal, a sua, estas (as coisas), que, esta espécie, aqueles.

      Ergon
      De ἐργω ergo (uma palavra primária, mas obsoleto, para trabalhar); labuta (como um esforço ou ocupação); por implicação ato: – atos, fazendo, trabalho, trabalho.

      Literalmente – Mais trabalho …

    3. Antes de discordar vamos ver o que a Biblia "fala". Paz e Graça.

    4. Concordo que se refira ao trabalho evangelístico,mas eu creio,assim como todos os que acreditam na contemporaneidade dos dons espirituais,que faremos obras miraculosas de alcance e notoriedade maiores dos que a de Jesus.Obras maiores em todos os aspectos!Não posso destituir o sentido sobrenatural do texto e aplicá-lo apenas a evangelização.

    5. Jairo Luis Jairo disse:

      PastorPaulo César Jr. ESTÁ É NA HORA DE VIVER A REALIDADE NUA E CRUA E DEIXAR OS AMIGUINHOS IMAGINÁRIOS PARA AS CRIANCINHAS DE 3 OU 4 ANOS DE IDADE. ADULTOS COM AMIGOS IMAGINÁRIOS SÃO ESTÚPIDOS.

    6. Moises Peres disse:

      PastorPaulo César Jr. Como pastor que sou, tenho tratado e observado e vivido todo o tipo de milagres que, com ceteza, ocorrem nos dias de hoje. Mas uma coisa é vc dizer que o tema é um simples problema de interpretação. Outra, é apresentar-mos provas de milagres maiores que as de cristo. Diga-me. O que ocorreu 2000 anos depois, que podemos colocar como maior que ressuscitar, maior que transformar água em vinho. No máximo, vemos maravilhas iguais no sentido físico. Não gosto do autor desse artigo (Nicodemus), mas acho que ele foi equilibrado. Pois apesar de trazer uma forma diferente de ponto de vista, não nega a eficácia do poder de Deus.

  4. JESUS NÃO POSSUÍA CARROS, TELEFONE, RÁDIO, TELEVISÃO, INTERNET, ETC. PARA MIM É ISSO.
    Por isso ele disse: "porque eu VOU para o Pa"i.(e não acompanhou a evolução)

    1. Comentei sobre como os homens podem fazer obras maiores que as de Jesus. Expliquei que Jesus falou isso por causa do alcance que nós temos e Ele não teve e não que tenhamos mais poder que Ele.

  5. Sabia que ia ler um artigo incrédulo. Augustus Nicodemos para mim é ateu.

    1. Verdade..não adianta uma pessoa dizer que crê em Deus se nega a eficácia do seu poder.

    2. Jairo Luis Jairo disse:

      LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE DO MUNDO, ESSE PODER SÓ PODE ESTAR NO REINO DAS FÁBULAS INFANTIS E DOS LIVROS PARA IDIOTAS, COMO A BÍBLIA

    3. Vc gosta do "poder" que sua "igreja" oferece, não é? Hã… pois digo que os pais de santo do candomblé também, bem como os umbandistas, e os espíritas, e os satânicos ocultistas…. todos gostam desse "poder"…

      Esperem mais um pouquinho só e verão oq eque vai sobrar para vocês… mais um pouquinho só e saberão o preço de trocar suas almas por esse "poder"…
      Incrível o "laço".

      Para os ingênuos que possam ainda existir, leiam este artigo, por favor, para o vosso bem e o de sua família: http://apriscocristao.wordpress.com/2011/11/17/o-fenomeno-do-falar-em-linguas/
      Poderá ainda haver tempo para vcs.

  6. O texto é simples e não requer nenhum estudo teológico. Citando um exemplo…
    1-Jesus já sabia do crescimento da tecnologia e que muitos pregadores poderiam usar para anunciar o evangelho e atingir milhões de pessoas em real time. ( isso já é real em nossos dias ).

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      SÓ QUE ELE ESQUECEU DE ESCREVER UM EVANGELHO NÉ?

    2. Jairo Luís, a única maneira de entendermos as coisas espirituais é somente pela fé. Se não houver uma busca com interesse, humildade, jamais será acessível para voce e outras bilhões de pessoas… Jesus não veio para escrever livros, mas para reconciliar o homem com Deus, fazer justiça morrendo na Cruz para tirar o homem da "areia movediça"que ele se enfiou. Mas é apenas para aqueles que desejam, são humildes, entendem e aceitam o seu amor…

  7. Fábio disse:

    Amados a questão aqui é simples, como desde o princípio do cristianismo todos tentam interpretar as Escrituras de maneira preconceituosa e tendenciosa. Deveríamos atentar que o texto aplica-se para as duas coisas. O que vocês estão discutindo é a forma de fazer as coisas no Reino quando na realidade deveriam unir as duas, por exemplo: O conhecimento da ortodoxia e a força pentecostal para juntos trabalharem para o avanço da obra de Deus. Entendem uma coisa: os extremos são perigosos! Não inclinem-se somente para um lado, deveriam os dois grupos pararem e dialogarem sobre a melhor maneira de trabalhar para Deus… Historicamente esta guerra entre tradicionais e pentecostais deveria acabar pelo bem do nome de Cristo!

  8. Gilson Silva disse:

    Gosto muito destes Vs. 12- 13- 14 do ev. de joão cap 14. sabendo que de mim nada posso fazer , mas no nome de Jesus tudo é possível ,, creia Dr. teologia acrescenta o conhecimento, mas o poder de Deus vem através do crer em Jesus e de obedecer a sua palavra

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      TEOLOGIA NÃO É CONHECIMENTO, É FOLCLORE.

  9. Jairo Luis Jairo disse:

    A RESPOSTA MAIS SIMPLES É: JESUS MENTIU DESCARADAMENTE.

  10. Mais um artigo "em cima do muro" que esse senhor "solta", e claramente para atender a crescente demanda para que os líderes das IPBs se justificarem dos "por quês" que não se vê "temperatura" dentro das suas "igrejas".
    Sempre com linguajar rico em "parece que..", "deve ser…", fala sobre a Palavra de Deus lançando dúvidas em cima de afirmações, o autêntico "em cima do muro" que não enxerga mesmo para vir e falar o que vê. Não vê!
    Existe uma diferença de tempo entre o plano espiritual (ambiente mental do novo nascido) e a nossa realidade. Enquanto em corpos de carne, o Cristão de verdade não experimenta a potencia dos poderes que Cristo demonstrou para controlar a matéria, para controlar energias. As mentes dos novos nascidos ainda estão sob forte atuação das químicas geradas pelos corpos de carne. Com isso, "obras" para os que ainda estão vivos, deve ser compreendidas apenas como "PENSAMENTOS" corretos e alinhados com a verdade absoluta, mas pensamentos que ainda não atuam de forma efetiva sobre a matéria. Ler este texto sobre esse importante princípio: http://apriscocristao.wordpress.com/2012/02/10/corpo-carnal-corpo-espiritual-a-biblia-fala-sobre-a-mente-do-homem/ .
    Portanto, devemos compreender que existem dois momentos para analisar a passagem tema. O primeiro é enquanto em nossos corpos de carne. Nesse momento os pensamentos dos Nascidos do Espírito será mais atuante em suas compilações sobre as Verdades absolutas, pois Cristo estando no Seu Trono estaria comandando as mentes do Seu povo (a "cabeça") pela ação do Seu Espírito (o "Consolador"), de forma a guiá-los interativamente conforme Sua vontade. Com os recursos que foram sendo agregados pelos avanços ao longo do tempo, o Senhor Jesus, que sempre olhava para o "túnel do tempo" para fazer Suas profecias, viu que hoje teríamos Bíblia impressa, internet com programa de busca por "chaves bíblicas", livros, estudos sendo trocados e difundidos, e até um blog como o que escrevo para Cristãos de fato alimentarem suas mentes com riquíssimo conhecimento, os quais pela ação de Cristo de onde Ele está hoje, pelo Seu Espírito, tenhamos condições de ter pensamentos fantásticos sobre a Palavra de Deus. Estas são as obras maiores que as dEle naquela época, onde as coisas não aconteciam na velocidade de hoje para aquisição de conhecimentos.
    Mas só pode enxergar este versículo por essa ótica, quem está nessa condição abençoada. Quem não está não tem nem ideia do que escrevo.
    O segundo momento para analisar o versículo, envolve o Cristão de fato estar livre do seu corpo de carne, e isso se dará em 20/21 de março de 2013 para os que ainda estão vivos, e para os que estão ressuscitando e se juntando à Cristo. O povo de Deus em seus novos corpos ressurretos passarão a ter o controle pleno sobre manipulação de energias, que, somado esse poder ao pleno conhecimento de Deus, ou seja, das verdades absolutas existentes em Cristo, passarão a agirem como deuses (Salmo 82:6), podendo modificar, criar, estabelecer, sempre tudo conforme Cristo ordena.
    O que se vê de "obras visíveis" em "igrejas" hoje, é apenas o poder dado à Satanás para realizar sinais e maravilhas, último grande teste colocado por Deus para ver se o Seu povo está mesmo prestando atenção nas Suas Palavras. É Satanás que está dentro de igrejas hoje, "curando", "fazendo prosperar" os infelizes que lá vão depositar sua alma em troca de benesses neste mundo amaldiçoado.
    É simplesmente impressionante a cegueira que se vê por parte de todos os líderes de todas as denominações em todo o mundo.
    Esse senhor Augusto é um exemplo, é um "sabonete" para falar e falar e falar e "nada dizer" que não seja o necessário e suficiente para em permanecendo em cima do muro atender as necessidades de sua "denominação" que dia após dia vê seus "membros" se desviarem para os atrativos "cultos" satânicos dos pentecostais que falam línguas.
    Já deve ter mesmo, e falo com certeza absoluta, várias igrejas da IPB com "estranhos" casos de pessoas que do nada saem "falando em línguas". Afinal, é Satanás e sua hoste que está lá dentro sendo adorado.
    E não adianta ficarem bravos… a verdade sempre deve prevalecer e isto que foi-lhes dito agora é a pura verdade, quer vcs gostem ou não. Melhor é ouvir estas palavras! Fraterno abraço.

    1. Anonno disse:

      Adoro rir com seus comentários.. não sei se é um ateu interpretando um personagem para zombar dos crentes, ou se é um crente com nível de lavagem cerebral ao máximo.

  11. Renato Paúra disse:

    Quando Jesus disse que os discípulos fariam as obras maiores que Ele, os discípulos entenderam corretamente o que Jesus quis dizer. Jamais Jesus se referiu a milagres, pois a palavra grega “ergon” significa “trabalho, tarefa, ocupação”; enquanto que milagre vem da raiz grega “dynamis”. E o que Jesus falou tem se cumprindo até nos dias de hoje. Pois Jesus pregou o evangelho somente em Israel; enquanto que os discípulos têm pregado em toda a parte da Terra.
    Seria muito contraditório da parte de Jesus se Ele dissesse que faríamos milagres maiores que os dEle se os milagres que fazemos dependem do poder que há no Seu nome. Infelizmente, muito dos irmãos querem ser mais do que o próprio Deus e se aproveitam de versículos isolados
    pra se exaltarem; querendo ser o centro das atenções. Poucos são como João Batista que disse com relação a Jesus: “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” (Jo 3.30)

  12. Renato Paura disse:

    Quando Jesus disse que os discípulos fariam as obras maiores que Ele, os discípulos entenderam corretamente o que Jesus quis dizer. Jamais Jesus se referiu a milagres, pois a palavra grega "ergon" significa "trabalho, tarefa, ocupação"; enquanto que milagre vem da raiz grega "dynamis". E o que Jesus falou tem se cumprindo até nos dias de hoje. Pois Jesus pregou o evangelho somente em Israel; enquanto que os discípulos têm pregado em toda a parte da Terra.
    Seria muito contraditório da parte de Jesus se Ele dissesse que faríamos milagres maiores que os dEle se os milagres que fazemos dependem do poder que há no Seu nome. Infelizmente, muito dos irmãos querem ser mais do que o próprio Deus e se aproveitam de versículos isolados pra se exaltarem; querendo ser o centro das atenções. Poucos são como João Batista que disse com relação a Jesus: "É necessário que ele cresça e que eu diminua." (Jo 3.30)

  13. 2ª Timóteo 3;16-toda escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.-4;18-E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial;a quem seja a glória para todo o sempre.Amém.O resto seja para quem quer usurpar o poder e o trono de DEUS…se fossemos interpretar a biblia como se pede esses detalhes seriam irrelevantes!

  14. Luiz Mário Moraes disse:

    Realmente as escrituras por si mesmo se interpretam, pois elas não precisam de homens que as revele, pois o Espírito Santo se encarrega de dar vida a palavra da salvação; na verdade Jesus Cristo foi bem explícito nas suas considerações com um Deus que têm as suas obras acima de tudo e de todos nos céus e na terra; mas levamos em consideração que o ministério de Jesus Cristo foi três anos e meio, o suficiente para deixar claro que o poder do homem é limitado, e, que este poder é liberado por Deus; só a Jesus Cristo lhe foi dado todo o poder no céu e na terra; mas, quando ele diz que o que crê nele fará obras maiores do que estas, ele olhou para o tempo da humanidade sobre a face da terra, e, ensinou que aqueles que professam o seu nome farão por todas as nações obras mais numerosas do que a que ele fez durante os seus três anos e meio. Jesus Cristo, operou grandes milagres de curas e maravilhas; e podemos ver pelas escrituras ele andando sobre as água, podemos ver pelas escrituras ele transformando água em vinho, Jesus mandando atirar a rede ao mar para o milagre da grande pesca; Jesus Cristo mandando tirar moeda do centro do peixe para pagar impostos; Jesus Cristo deu as condições aos crentes de em números de milagres fazerem mais do que ele fez na condição de homem, ou seja na condição humana; Ele, está dizendo quem crê recebe poderes para fazer a obra; este poder é o Espírito Santo, sem ele você não faz nada; vão para Jerusalém, sejam revestidos do poder de Deus, e operem nas vida das pessoas pela autoridade de JESUS CRISTO.

  15. souza disse:

    “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

    sei que serei crucificado por falar essas verdades , mas jesus dito isso não se referia a sua obra somente naquela existências mas sim em todas as obras dele durante suas variadas existências , através da “reencarnação” . em uma vida somente jamais poderíamos ser maiores que cristos no que se refere a fé ou milagres feito pelo crístico yeshua !!! mas com certeza através das varias reencarnações vividas e varias vivencias experiencia e aperfeiçoamento moral e espiritual ai sim podemos fazer coisas maiores que jesus . “jesus .fala que foi pra junto do pai”” , jesus (E) UM espíritos muito evoluídos nao precisaria se quer reencarna na terra ele provavelmente se encontrava em dimensões superiores junto ao ‘pai criador’ ou DEUS como muitos ja sabem que foi dada essa missão de criar e governar o planeta terra , por isso de joao 1 NA BIBLIA” SO TEMOS QUE PENSAR QUE ELE ERA O MAIOR NAO PRECISAVA VIR AQUI SE VEIO FOI POR AMOR !! e sim nos salvou sou espirita e acredito nessa salvação , mas essa e outra historia !!!

  16. Augusto Nicodemos disse:

    Vao pregar o evangelho e parar de discutir! Vao atras de almas. Jesus quis dizer que teriamos mais tempo e condiçoes de pregar a Cristo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *