Pesquisa mostra que 56% dos jogadores de Bahia e Vitória são evangélicos; Nenhum é umbandista

18

O futebol no Brasil, cada vez mais, é disputado por atletas que mantém fortes vínculos com a religião, expressando sua fé nas comemorações de gols, conquistas de fases em competições e títulos.

O jornal Correio, da Bahia, fez um levantamento entre os jogadores do Bahia e do Vitória, os principais clubes do estado e maiores rivais da região, e descobriu que a maioria são evangélicos.

O levantamento ouviu 64 jogadores, e 56,2% se definiram como evangélicos; 29,7% são católicos; 1,6% adventista; 1,6% espírita; e 10,9% sem religião.

Do grupo entrevistado, 100% disse acreditar em Deus e 98,4% atribuem a Ele seu sucesso na profissão: “No futebol a fé está sempre presente, não tem como separar as duas coisas. É como um combustível que ajuda a passar por toda dificuldade e cobrança. Ter a certeza que Deus está junto é não se sentir sozinho”, disse Pedro Ken, 28 anos, espírita e jogador do Vitória.


Para o goleiro Fernando Miguel, 30 anos, evangélico, jogar em um grande clube como o Vitória exige muito de um atleta, e a fé ajuda a superar dificuldades: “É muita pressão que envolve a carreira de um jogador. Você é julgado a todo momento, a responsabilidade é grande. Na hora que as coisas acontecem, a gente não tem dúvida que teve também a ajuda de Deus”.

Para o pesquisador Clodoaldo Leme, mestre em Ciências da Religião e doutor em Psicologia Social, a fé tem um espaço considerável na vida dos jogadores porque a profissão é muito instável, e a ascensão, difícil: “Para chegar ao futebol profissional, ele tem que abrir mão de tudo e viver sob pressão da família, do técnico, da torcida. Nesse risco permanente, a religião acaba sendo uma ferramenta para canalizar as energias […] Quanto maior o risco envolvido, maior a abertura para manifestação religiosa”.

Uma demonstração do argumento de Leme é a história de Ávine, 27 anos, lateral-esquerdo do Bahia. Ele sofreu uma lesão gravíssima no joelho em 2012, e decidiu aceitar a Jesus Cristo. Após quase três anos de recuperação, voltou a jogar em julho.

“Minha vida profissional mudou. Hoje eu sou um cara centrado, não vou mais pra balada, não bebo”, diz o atleta, que foi desenganado pelos médicos: “Creio que se não estivesse no caminho que estou, já tinha largado [o futebol]. A medicina dizia que não tinha mais jeito, mas busquei força em Deus e nunca tive dúvida de que um dia voltaria”, contou.

infografico religiao jogadores bahia vitoria


18 COMENTÁRIOS

  1. Tem hora que pesquisa não serve para nada, e esse é um dos casos, e se daqui a dois dias aparecer um pesquisa que diz que 56% dos jogadores do RJ são umbandistas.
    Diria que as duas pesquisas, não tem qualquer utilidade.

  2. Estou dizendo de há muito que o Brasil o número de evangélicos supera o de católicos.

    Vejam as perguntas demais, pois provam que os familiares são evangélicos, e olha que é na Bahia, onde tem forte influencia do culto afro, imagine onde não há, aí é que o número de evangélicos é superior. Isso aí é só uma amostra. Não fizeram no recenseamento de 2010 a pergunta sobre religião, por ser o governo obrigado a publicar.

    Bom seria que as igrejas evangélicas formassem um quadro de pesquisas, se unissem em torno disso, e se conversassem, modo de ratificar a verdade do Brasil sobre o tema, portanto tirar da clandestinidade os números.

    • A confusão entre os jogadores então já vai começar. Porque cada igreja protestante funciona como se fosse uma religião distinta de outra denominação que também é protestante. Uma pergunta:
      POR QUE OS PROTESTANTES SÃO TÃO DIVIDIDOS E CONFUSOS ?

      1)- Não existe um só rebanho ,cada um segue o pastor quer e interpretam a bíblia conforme seus interesses – QUEM ESTÁ CERTO ?

      2)- Existem seitas protestantes que dizem que Jesus não é Deus,outras dizem que é … – QUEM ESTÁ CERTO ?

      3)- Para a maioria dos protestantes o casamento não é um sacramento e por isso mesmo não é indissolúvel – QUEM ESTÁ CERTO ?

      4)- Uns protestantes santificam o sábado, outros o domingo e outros ainda não santificam dia nenhum– QUEM ESTÁ CERTO ?

      5)- Alguns protestantes são a favor do aborto, outros contra– QUEM ESTÁ CERTO ?

      6)- Um grupo protestante afirma que as almas estão inconscientes, outros que estão conscientes– QUEM ESTÁ CERTO ?

      7)- Alguns dizem que o inferno foi extinto, outros dizem que ele é eterno– QUEM ESTÁ CERTO ?

      8)- Para alguns protestantes Maria é Mãe de Deus, outros negam. – QUEM ESTÁ CERTO ?

      9)- Alguns protestantes tratam a ceia ou eucaristia como um sacramento para outros é só um símbolo– QUEM ESTÁ CERTO ?

      10)- Os mórmons aprovam a poligamia, outros condenam– QUEM ESTÁ CERTO?
      11)- Uns batizam apenas em nome de Jesus outros em nome da Santíssima Trindade. No protestantismo existem pelo menos cinco entendimentos na questão do batismo. – QUEM ESTÁ CERTO ?

      12)- A grande maioria das igrejas protestantes proclama que a salvação é obtida somente pela fé sem obras, em oposição ao que diz Tiago 2,26. – QUEM ESTÁ CERTO ?

      13)- Alguns protestantes acreditam que estão salvos e não podem perder a salvação, contrariamente ao que nos diz a Bíblia: (1Cor9,27), (Gal 4,9), (I Tim 1,19-20; 4,12; 5,15) – QUEM ESTÁ CERTO ?

      14)- uns acreditam em Anjos da Guarda outros não– QUEM ESTÁ CERTO ?

      15)- Umas Igrejas as Pentecostais pregam O MILENARISMO, já as Protestantes mais antigas não – QUEM ESTÁ CERTO ?

      16)- Umas igrejas protestantes admitem “casamento” de pessoas do mesmo sexo, outras não. QUEM ESTÁ CERTO ?
      17)- Umas igrejas admitem o divórcio, podendo casar quantas vezes quiser e outras não. QUEM ESTÁ CERTO?

      Destaquei apenas algumas contradições, pois a lista é grande!!!

      “Existem pouquíssimas pessoas neste mundo que realmente odeiam CEGAMENTE a Igreja Católica, mas infelizmente há milhões que odeiam o que eles PENSAM ser a Igreja Católica… (Fulton J. Sheen)”

      • No final da vida de Lutero, admitindo seu erro, escrevia arrependido: “Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm.” (Carta de Lutero à Zwinglio In Bougard, Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p. 289). Ele morreu e sua multidão de seguidores foi entregue a “condenação eterna”.
        ☺☺☺☺☺☺♥

        • Pertubada.

          Não são os evangélicos que odeia a igreja meretriz, foi JESUS, que mandou sair dela.
          Então, vamos obedecer a JESUS.
          leia a Bíblia , deixa de seguir padre pinguço, pedófilo e cachaceiro.

          • Você é de qual dessas seitas, a que pode ou a que não pode. A que pensa de um jeito ou da que pensa o contrário? Qual dessas seitas você faz parte.

          • Emanuelle,

            Ela é da canção nova, a que anda com bíblia debaixo do braço, cantam todas as músicas evangélicas, oram como os evangélicos. Ou será que ela é tradicional? Zezé, você é antiga ou atualizada?

            Será que ela é aborteira como foi tua igreja até 1870 ou já não é mais como demonstram agora?

            Será que ela tem que ser celibatária, por ser bíblico ou ela já não mais pensa assim depois que o papa francisco disse que instrução da instituição romana?

            Tá difícil a vida dessa Zezé, não é Emanuelle?

        • Emanulle

          Os seguidores dele. Os cristãos nunca foram unidos, sendo que cada um conduz e leva avante uma determinação de Cristo quanto ao IDE. Tua igreja é que se deixou levar por essa historinha do império, imperio decadente que tomou carona num grupo de cristãos bestas, vocÊs, tendo aceitado que ele colocasse placa em vocês, e do pior gosto possível: ROMANA.

          Se Lutero escreveu isso, eis que estava fazendo justamente o que passou a vida toda na tua igreja, ou seja, se preocupando em calar as discussões sobre a bíblia. EM síntese, ainda não havia se convertido totalmente ao evangelho de Cristo: quem não for contra é a favor.

        • Parece que os pastores não leem não. Cada um prega a sua “verdade” (como coloquei no exemplo acima). Verdades contraditórias. Alguém está dizendo a mentira então, porque não pode existir contraditoriedade na verdade.

      • Emanuelle, Longe de querer debater, mas vejo essas perguntas um tanto retóricas e capciosas. Por exemplo você citou Tiago, quando ele fala da fé sem as obras que realmente é morta. Mas ele fala para pessoas que já estão em seu entender, no plano de salvação. Portanto as obras não são para salvação, e sim um resultado da salvação. Se for assim, quem está certo? Tiago ou; Paulo que escreveu aos efésios, no qual diz:”Pela GRAÇA, sois salvos, por meio da FÉ, e isto não vem de vós é DOM de DEUS, não vem de OBRAS, para que ninguém se glorie”. No mais o seu comentário, coloca a nossa mente para refletir sobre tantas diferenças em nosso meio. Fique na Paz!

      • 1)- Não existe um só rebanho ,cada um segue o pastor quer e interpretam a bíblia conforme seus interesses – QUEM ESTÁ CERTO ?

        O interesse pior de todas as igrejas com placas, a ROMANA, foi o do poder e da hegemonia, tendo tentando calar os outros grupos de cristãos. Esse rebanho aí, quem for esperto não segue.

        2)- Existem seitas protestantes que dizem que Jesus não é Deus,outras dizem que é … – QUEM ESTÁ CERTO ?

        E existe uma seita que achando pouco, ainda criou um culto e fez uma deusa, Maria. Esqueceu a Deusa da denominação romana?

        3)- Para a maioria dos protestantes o casamento não é um sacramento e por isso mesmo não é indissolúvel – QUEM ESTÁ CERTO ?

        Judeus já antes de Cristo também não pensavam numa instituição envolvendo dois seres humanos apresentar o caráter da eternidade e da santidade. Se não institucionalizam, é por querem ser maior que Deus.

        4)- Uns protestantes santificam o sábado, outros o domingo e outros ainda não santificam dia nenhum– QUEM ESTÁ CERTO ?

        O que santifica todos os dias, pois todos os dias são santos

        5)- Alguns protestantes são a favor do aborto, outros contra– QUEM ESTÁ CERTO ?

        A ROMANA, que autorizou o aborto até 1870.

        6)- Um grupo protestante afirma que as almas estão inconscientes, outros que estão conscientes– QUEM ESTÁ CERTO ?

        Quando no catolicismo, tem-se os dois tipos. Os que são conscientes que a igreja é uma placa de roma, e outros, que acham que é a única de Cristo.

        7)- Alguns dizem que o inferno foi extinto, outros dizem que ele é eterno– QUEM ESTÁ CERTO ?

        Enquanto perdurar o poder de ROMA na ROMANA, o inferno não será extinto. Sempre haverá perseguição ao mundo, o calar, o impor.

        8)- Para alguns protestantes Maria é Mãe de Deus, outros negam. – QUEM ESTÁ CERTO ?

        Maria foi quem fez o mundo, pois mãe de Deus.

        9)- Alguns protestantes tratam a ceia ou eucaristia como um sacramento para outros é só um símbolo– QUEM ESTÁ CERTO ?

        Todos os dias a seita romana mastiga literalmente o nosso Senhor Jesus Cristo, Coitado moído dentro das bocas católicas todos os dias.

        10)- Os mórmons aprovam a poligamia, outros condenam– QUEM ESTÁ CERTO?

        Certa está a ROMANA que proíbe o clero de ao menos uma mulher, é pra ficar chupando o dedo mesmo. É pra se abrasar. O importante é que se abrasem as mulheres de um lado e os homens do outro, isso é que importante pra ROMANA, a denominação mais certa. É só pra vê, nada de tocar, nada de fazer uso da mulher, nada de filhos, e tem mais, quando vier bater na porta se dizendo que é filho do padre, negar peremptoriamente.

        11)- Uns batizam apenas em nome de Jesus outros em nome da Santíssima Trindade. No protestantismo existem pelo menos cinco entendimentos na questão do batismo. – QUEM ESTÁ CERTO ?

        Antes de João Batista não havia batismo. Davi foi pro inferno, Moisés também, e Abraão?

        12)- A grande maioria das igrejas protestantes proclama que a salvação é obtida somente pela fé sem obras, em oposição ao que diz Tiago 2,26. – QUEM ESTÁ CERTO ?

        A salvação encontra-se em MARIA, a igreja ROMANA é que está certa. Cristo foi um bobo que morreu de graça na cruz.

        13)- Alguns protestantes acreditam que estão salvos e não podem perder a salvação, contrariamente ao que nos diz a Bíblia: (1Cor9,27), (Gal 4,9), (I Tim 1,19-20; 4,12; 5,15) – QUEM ESTÁ CERTO ?

        Se depender só de si, ninguém será salvo. Mais quem está certa é a ROMANA, Maria salva;

        14)- uns acreditam em Anjos da Guarda outros não– QUEM ESTÁ CERTO ?

        A Romana,, que acredita nas imagens de pau, pedro, barro, ferro e ouro.

        15)- Umas Igrejas as Pentecostais pregam O MILENARISMO, já as Protestantes mais antigas não – QUEM ESTÁ CERTO ?

        A romana que não prega nem uma coisa e nem outra, fato que ocorre desde quando o cardeal hilário, na mudança do primeiro milênio pro segundo, disse uma data da volta de Cristo, daí o termo HILÁRIO;

        16)- Umas igrejas protestantes admitem “casamento” de pessoas do mesmo sexo, outras não. QUEM ESTÁ CERTO ?

        A ROMANA, que não quer que ninguém case e fique trabalhando pra ela.

        17)- Umas igrejas admitem o divórcio, podendo casar quantas vezes quiser e outras não. QUEM ESTÁ CERTO?

        A ROMANA, tanto é que mata o mal pela raiz pregando o não casamento.

  3. Igreja evangélica tem várias..

    Agora meretriz prostituta só tem uma, a católica citada em Apocalipse.

    JESUS disse, sai dela povo meu , para que não sejam cúmplices dos seus pecados e flagelos..

    • O povo está saindo.

      Ou sai ou se mancha.

      Pular fora enquanto tem tempo.

      Mas tem que haver uma melhor compreensão.

      Sim, é que além de se retirar, importa também deixar de matar e morrer por ela como fizerem os fundamentalistas do passado e os de hoje, tipo: emanuelle, lopes, mauro, reinaldo, stardust, nostafora, os que preferem zombar do filho dos outros pra evitar mostrar os dos próprios filhos.

      Tirem a igreja da estátua, deixem de idolatrar instituições humanas, cabendo lembrar que até igreja judaica, a que foi criada diretamente por Deus.

      Deus e Cristo não são escravos de religião alguma, de igreja alguma, de homem algum, eles é que são os cara. O resto são os caretas.

DEIXE UMA RESPOSTA