Jornalista compara cenários de Os Dez Mandamentos a carros alegóricos de escolas de samba

12

O investimento realizado pela TV Record na produção de sua primeira “novela bíblica” foi alto, na casa dos R$ 100 milhões, mas a segunda temporada gerou incômodo em especialistas em televisão por causa da baixa qualidade de maquiagem e cenografia.

Personagens que atravessaram um período de mais de quarenta anos não tiveram seus intérpretes trocados, e a solução foi usar barbas e perucas, que evidentemente, foram percebidas pelo público.

O jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, publicou uma análise em que destaca as conquistas da emissora do bispo Edir Macedo com sua ousada aposta, mas também observa os erros cometidos no final da produção.

“A Record finalmente encerra a segunda temporada da novela com o trunfo de ter chacoalhado o mercado audiovisual e reaquecido a disputa por pontos de audiência. Mas nem só números fazem de um folhetim um produto de qualidade. A trama bíblica é a prova de que a falta de planejamento pode destruir um projeto que tinha tudo para terminar com êxito máximo, mas que definhou com erros sofríveis de escalação de elenco, maquiagem e cenografia”, comentou.


Segundo Castro, “a enrolação tomou conta já do final da primeira temporada, em novembro de 2015, e não desapareceu na segunda fase da história, a partir de março deste ano”.

A autora Vivian de Oliveira, segundo o jornalista, explorou os reinos hostis aos hebreus, “num lampejo de inspiração” na elogiada série Game of Thrones, produzida pela HBO. “O problema é que a mira foi mal apontada, e o resultado no vídeo foi bem aquém da série norte americana. Traçar comparações seria até injusto”, afirmou.

A crítica pesada de Castro se dirigiu aos “cenários artificiais, que mais pareciam carros alegóricos de escolas de samba do grupo de acesso”, e também à caracterização dos personagens, considerada por ele como “sofrível” por causa das “barbas e perucas evidentemente falsas”.

Por fim, um elogio à construção da trama da próxima “novela bíblica” da Record: “A ideia de começar a introduzir os personagens de A Terra Prometida foi uma boa maneira de fazer a passagem para a próxima novela da emissora: manteve a unidade entre as tramas e, didaticamente, apresentou os próximos caminhos que a nova narrativa bíblica deve seguir”, concluiu o jornalista.


12 COMENTÁRIOS

  1. Fico pensando se valeu muito a pena gastar esses milhões com novelas… A record que e literalmente a Universal poderia ter pegado 10% desse orçamento (eu disse 10% no minimo) e usado em obras assistenciais. Se fossemos perguntar para Jesus o que ele preferia sera que ele gostaria que fizéssemos uma novela contando (ainda que muito mal interpretada) partes da bíblia ou salvar vidas e mudar pessoas com trabalho social? A resposta e obvia. Mas a novela da lucro tanto no cinema quanto em ibope. Já ajudar as pessoas nem tanto…

    • Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início, e já estou com muitas saudades! Amei cada capítulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim, e é isso q importa, esta foi a melhor novela e o melhor final de novela da história da Teledramaturgia brasileira. Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
      Renata :)

    • Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início, e já estou com muitas saudades! Amei cada capítulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim, e é isso q importa, esta foi a melhor! Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
      Renata :)

    • Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início, e já estou com muitas saudades! Amei cada capítulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim, e é isso q importa, esta foi a melhor novela e o melhor final de novela da história da Teledramaturgia brasileira. Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
      Renata :)

  2. Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início. E já estou com muitas saudades! Amei cada capitulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim esta foi a melhor novela e o melhor final de novela na história da Teledramaturgia brasileira. Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
    Renata

  3. Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início, e já estou com muitas saudades! Amei cada capítulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim, e é isso q importa, esta foi a melhor novela e o melhor final de novela da história da Teledramaturgia brasileira. Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
    Renata :)

  4. Maravilhosa a novela ODM, que assisti desde o início, e já estou com muitas saudades! Amei cada capítulo, cada mensagem, cada história! Já assisti muitas novelas, mas para mim, e é isso q importa, esta foi a melhor novela e o melhor final de novela da história da Teledramaturgia brasileira. Agradeço a Deus por ter assistido e por ter sido tão abençoada!
    Renata :)

  5. Quem se importa com a opinião de um jornalista, totalmente desconhecido, e que diferença vai fazer a opinião dele? Nenhuma! Por isso, parabenizo a Record e a todos os profissionais envolvidos nesta belissima produção, desde a primeira quanto a segunda temporada. E que A Terra Prometida repita o mesmo sucesso de sua antecessora.

DEIXE UMA RESPOSTA