Uma publicação nas redes sociais foi interpretada como uma declaração de homossexualidade do cantor gospel Jotta A, que tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e surgiu para o cenário evangélico ainda menino, como um calouro do Programa Raul Gil.
O texto da publicação faz referência à autoaceitação, rejeição às críticas e sua busca pessoal pela felicidade: “Deus, eu só quero ser mais compreensivo comigo mesmo. Levar as coisas com mais leveza, ser mais otimista. Ouvir menos os julgamentos e priorizar as pessoas que me impulsionam!”, introduz o artista.
“Tem tanta coisa pela frente. Sair, rir, falar bobeira com os amigos, sonhar alto. Respirar fundo, reconectar a mente e Viver um dia de cada vez. Obrigado por tirar o medo que havia em mim de ser feliz, a necessidade de aceitação, e todos os fardos que me impediam amar e ser amado! ⚡️”, finaliza.
A reação dos seguidores do artista foi de aprovação e levou o portal Observatório G, dedicado ao público LGBT, a noticiar a declaração de Jotta A como um anúncio de homossexualidade. Um dos usuários do Instagram comentou: “Deus te ama exatamente do jeito que você é, você não está sozinho viu? WELCOME TO THE VALE”. A frase em inglês significa ‘bem-vindo ao vale’, e foi respondida pelo cantor também em inglês: “The vale”.
O raciocínio mais comum entre pessoas que se identificam como evangélicas e assumem a homossexualidade é o pensamento “Deus nos ama como somos”. Em artigo recente, o pastor Michael Yousseff, escritor e evangelista, afirmou que essa pregação tem sido abraçada por muitas igrejas e levado pessoas a se sentirem bem enquanto caminham em direção ao inferno.
“Decidimos que vamos escolher qual parte da Bíblia gostamos e qual parte não gostamos. […] Eles estão tão focados em serem positivos que se recusam a falar sobre o pecado. Eles dizem: ‘Deus realmente não se importa com essas coisas’. É difícil ouvir do púlpito que existe algo como pecado e Deus redimiu esse pecado na cruz, mas precisamos confessar e nos arrepender. É muito mais fácil ouvir: ‘Deus te ama do jeito que você é e você não precisa mudar, não precisa abandonar seu estilo de vida, independentemente de quão pecaminoso seja. Então a geração mais jovem está dizendo: ‘Ei cara, eu gosto dessas coisas. Atende aos meus desejos carnais’. Estou avisando para que a pessoa comum no banco, principalmente a geração mais jovem, não se deixe enganar. Não se deixe enganar por esses pastores doces e de fala mansa”, exortou o pastor.
Polêmicas
Mesmo com a manifestação dos seguidores – muitas delas respondidas por Jotta A com um emoji de coração azul – o cantor não falou aberta e claramente sobre o tema. Ao longo dos anos, o artista se envolveu em algumas polêmicas.
Em 2017, um vídeo que circulou nas redes sociais logo após o escândalo envolvendo Daniela Araújo, mostrava os dois cantores embriagados e fazendo piadas sobre as línguas estranhas pentecostais. Na ocasião, alguns diálogos denotavam também o uso de drogas.
Dois anos antes, uma foto de um rapaz reverenciando uma oferenda de religiões afro-brasileiras foi atribuída a Jotta A, mas ele negou ser a pessoa e disse que suas redes sociais haviam sido invadidas.