Juiz determina retirada de placa com mensagem cristã em entrada de cidade e igrejas organizam vigília: “Viemos defender nossa fé”

35

Um totem com a mensagem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” na entrada da cidade do interior paulista se tornou alvo de uma ação do Ministério Público e o juiz decidiu que a prefeitura da cidade deve retirá-la do local onde está instalado.

O MP alega que a mensagem de teor religioso num equipamento público fere a laicidade do Estado, e por isso, deve ser removida. A iniciativa foi motivada após estudantes fazerem representações junto ao MP e vândalos pixarem o totem.

Na sentença, o juiz José Eduardo Marcondes Machado determinou que a prefeitura remova o totem em até 10 dias. Caso a administração municipal descumpra a determinação, será aplicada multa diária de R$ 1 mil.

Machado ainda determinou que a prefeitura impeça a “a instalação de qualquer outra placa ou objeto com mensagem da mesma índole, postulando a fixação de multa para a hipótese de descumprimento”.


O texto da sentença diz ainda que aquela mensagem em local público fere o direito fundamental à liberdade de crença, estabelecido na Constituição Federal (no art. 5º, inciso VI). “Mais uma vez a minoria não representada ficaria a reboque do domínio político da maioria, o que é inadmissível em matéria de liberdade religiosa e laicismo estatal numa verdadeira democracia”, afirmou o juiz.

As igrejas da cidade reagiram e organizaram um protesto contra a decisão, com uma vigília no local onde o totem está instalado. Segundo o universitário Frederico Salomão, 31 anos, um dos organizadores da vigília, fiéis “da Igreja Católica, da Bola de Neve, da Batista Indepedente e da Assembléia de Deus” marcaram presença.

Segundo Salomão, a decisão contraria a opinião da maioria dos cidadãos sorocabanos: “Façam um plebiscito para saber se a maioria concorda com a decisão. Porque, assim, eles vão ver que nós queremos a manutenção da placa. O Estado pode ser laico, mas não é ateu”, disse ao G1.

“Não viemos aqui pela placa, e sim para defender a nossa fé, a nossa ideologia. O que não queremos é que a marca da nossa crença seja apagada da cidade”, afirmou a estudante Steffanie Mayara, de 16 anos.

Salomão ainda argumentou que o totem representa a crença de que Deus protege a cidade: “É importante ressaltar que a placa diz ‘Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo’. Isso não quer dizer que a cidade pertence ao Senhor e sim que o Senhor atua por Sorocaba, ou seja, está presente na vida dos moradores. Queremos mostrar que o sorocabano é um povo abençoado e que a cidade tem recebido coisas boas”, concluiu.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


35 COMENTÁRIOS

  1. Que papagaiada.

    “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36

    Tudo é dEle e não precisa de placa para afirmar isso.

    Dane-se a placa, influenciem a cidade com seus testemunhos de vida levando o amor e graça redentora de Cristo. Placa não salva ninguém.

  2. É por isso que Deus não permite o uso das imagens.

    Cada um faz uma guerra pessoal, cada um se acha no direito de ter seus símbolos religiosos pregados no lugar mais alto.

    Ora, todas as igreja já possuem suas placas, seus símbolos. Pensei que coisas desse tipo fossem, por premissa, esculpidas em nossos corações, afinal Cristo não pediu imagens, placas, nome de ruas, Ele era tão simples, tão sem soberba a ponto de dizer apenas: Filho, dai-me teu coração. Foi só o que Ele pediu. Nada der reconhecimento. Na de brigas, de discussões tolas, vazias, superficiais, que não levam a nada, apenas que nos denunciam como fanáticos.

    • Quando o Macedão partir dessa pra pior, os politicos da IURD mudarão o nome da Marginal Tietê para Marginal Edir Macedo Bezerra, eu acho uma homenagenm mais do que justa..

      • Paulo,

        Você precisa conhecer melhor o movimento protestante.

        Já viu nomes por aí de logradouros públicos em nome Lutero e dos fundadores das igrejas tradicionais?

        Viu algum deles sendo colocado em destaque a ponto de ser lembrado para compor listagem de “santos”, essa história de santificação é coisa da igreja católica, de endeusamento é dela, de botar tudo em pedestrais é dela, cultuar(diferente de respeitar) os superiores.

        Meu caro, um ou outro exagero de alguém sem noção, jamais pode ser visto como regra, sim exceções e de pequena possibilidade.

        Edir Macedo, do que vejo, os que frequentam sua igreja pouco falam no nome dele, aliás, tanta são as correntes contrárias, tantas são ofensas contra essa igreja, que sinceramente, as pessoas que são de lá e que eu as conheço, costumam não identificarem-se que são de lá.

        Se ser evangélico é sinônimo de atraso, imagine quem é da Universal, daí minha certeza que ninguém está querendo que façam o mesmo que os católicos brasileiros cujos logradouros possuem nomes da fé católica.

        Há diferenças, separe as duas coisas, meu caro.

        Fique calmo, o evangélico é da pariferia, não tem nome e nem endereço. portanto diferente de Santa Catarina, São Paulo, santo antônio, monsenhor,,,, padre…,papa.., mostre uma rua, cidade ou coisa que o valha com o nome Lutero.

        Calma.

        • Levi, a diferença é a mesma entre um gato e um leão, entre um neonazista adolescente e Hitler. O poder de fogo muda, mas o coração que dispara a arma (o espírito) é o mesmo.

          • Compreendi, eu que como carne de animal, posso comer carne de gente. Eu que minto para salvar minha vida ou a de outrem, minto para roubar e matar por diversão. Eu que dou uma palmada pra corrigir um filho, posso matá-lo de pancadas. Cristo que defendeu o fato dos discípulos terem, com fome, se apossado do fruto de um roçado, pode defender seus discípulos quando roubar toda a seara. Eu que abato um animal pra satisfazer minha fome, posso abater um ser humano por estar acostumado a matar. Eu que fumo cigarro, facilmente posso usar maconha. Eu que bebo água, posso beber aguardente.

            Entendi. O que é a natureza, não é meu caro? Cesteiro que faz um cesto, faz cem. É tudo sem limites. Você deve ser gordo, pois quem come feijão come tudo. Você deve ser pinguço, pois bebe água, portanto aguardente também. É assassino, pois já bateu em seu filho, e aí bate na esposa, no seus pais, nos seus vizinhos, no seu padre/pastor.

            Entendi muito bem!!!!!

  3. NÃO PRECISA DE PLACAS PARA QUE O SENHOR VEJA QUE A CIDADE HONRA-O. BASTA SEUS HABITANTES TEREM ESTE PROPÓSITO NO CORAÇÃO. A PLACA NÃO DEIXA DE SER UMA AFRONTA AOS MUÇULMANOS,ATEUS,AGNÓSTICOS,E OUTROS QUE NÃO CRÊEM.

  4. Eu concordo desde que sejam retiradas dos locais públicos (mantidos pelos governos) todas as referencias a quaisquer religiões existentes naquela ou em qualquer outra cidade brasileira. Vamos começar aqui pelo Nordeste… Imagens de santos católicos, imagens de entidades dos cultos afros, totens maçons, imagens de “seres espirituais” dos cultos da nova era, entre outros!

      • Dentro do âmbito politico e social seu comentário faz sentido mas acho total perda de tempo esse tipo de discussão. Paulo em Éfeso pregou ao lado de inúmeras imagens de deuses e não pediu pra derrubar nenhuma imagem, inclusive, o significado da palavra “ídolo” é: coisa vã, sem valor em si mesmo.

        Como igreja nosso papel não é esse mas sim nos abrirmos ao santificar de Deus e semear a palavra de Deus, não por força nem por violência mas pelo Espirito Santo.

  5. QUE COMPREM UM ESPAÇO NA EENTRADA CIDADE E ISTO É FACIL, COM UM NUMERO GRANDE DE PESSOAS CADA UM DA 10 NA PROPRIEDADE PARTICULAR OU COMO UMA ASSOCIAÇÃO O JUÍZ LEVA UM CALA BOCA

    • “esté cara vai pro inferno. se não aceitar a JESUS.”

      Em 10 palavras muitos equívocos.

      Para o inferno todos nós iremos, pois, inferno na bíblia possui 4 palavras originais, Seol (Sepultura), Tártaro (Mesmo sentido do Hades), Geena (Lugar de se queimar o lixo) e Hades (Habitação dos mortos).

      A palavra inferno foi introduzida na Vulgata (bíblia em latim) e significa tão somente lugares inferiores.

      Quando tratamos de inferno enquanto Hades é a habitação dos mortos e para lá todos que morrerem vão, uns para o Paraíso outros para o lugar de tormento, lugares separados por um grande abismo mas tudo é o Hades ou como queira, inferno.

      Outro equívoco é a visão antropocêntrica de que o homem é que “aceita” a Cristo, mas discutir isso é chover no molhado visto que 90% das igrejas acreditam que seja desta forma em função do advento do Arminianismo que teve inicio somente no século 17, antes disso, todas as tentativas como as de Pelagio, Erasmo e tantos outros antecessores dos Arminianos que acreditam no Livre Arbítrio humano foram combatidos pela igreja.

      Mas quem sou eu para querer provar uma discussão de 4 séculos que até hoje perdura.

      Deixo a Palavra de Deus falar por si mesma:

      “E aos que PREDESTINOU a estes também CHAMOU; e aos que chamou a estes também JUSTIFICOU; e aos que justificou a estes também GLORIFICOU.” Romanos 8:30

      Neste texto que mostra todo o processo regenerador do crente não vejo participação alguma do homem, que dirá dizer que ele “aceita jesus”.

  6. moisés disse:
    28 de março de 2014 ás 10:05

    Certamente de opinião diferente posto em quadro separado de outros internautas.
    Realmente, concordo plenamente,que diante de ativismo tão ferrenho, de politica do caos, do fornecimento continuo de armas, contra a familia, a igreja a moral e bons costumes, abrimos aqui um grande precedente, para a entrada do anti-Cristo.
    sim isto é uma verdade, está mais do que claro que a militancia, gay ateia, com ajuda da onu unesco governo lula, abastece não somente com leis, mas verbas para perseguir, as instituições que ai estão.
    Não posso entender cristãos teologos, que permeiam o site, a não ser como alguns, que apenas como analfabetos funcionais, militam contra a igreja pastores e as missões, postam textos colados de ateus ou desviados do verdadeiro evangelho.
    Enquanto outros possam discordar, deste real enjoo que nos assombra ao ver dois homens ou mulheres em plena via pública aos beijos e abraços.
    a o longo de anos e com ações bem planejadas, vemos o anti -Cristo estabelecer seu reinado, até a chegada do caos, simples evidencia, o esfriamento da igreja, o grande numero de apostatas, o grande numero de desviados, dentro e fora da igreja.
    A perda de moral e bons costumes, o fim da familia como a conhecia , televisões e radio que outrora servia de entretenimento para toda familia, hoje claramente abertamente, fazem apologia gay e ateia, grande material de pornografia, falta de moral adultério, a comunicação, escrita falada televisada, voltada contra a igreja e a familia.
    Decisões históricas acontecem em nosso tempo, marcando claramente, a atuação de satã e seu reino leis que dão união estável com direito a adoção, para gays, cabe-me separar enquanto cidadãos, o direito a união civil direito de livre escolha, fazem o que quiserem quanto as suas vidas. Mas com relação a adoção, deve-se realmente ser tripudiada pela sociedade, estabelecida hetero afetiva, como fonte geradora de vida.
    Leis de privilégio, para uma pequena casta em detrimento de uma sociedade, ora temos o estatuto do menor e da juventude, este que na pratica, não funciona, vemos crianças espancadas até a morte seviciadas estupradas , e seus algozes entram e saem pelas portas da frente das delegacias e foruns, e ninguém as socorrem, e ainda corre nos meios politicos camara e senado projetos de lei, que desejam baixar a menor idade sexual, ou seja, abrir precedente na lei, para pedófilos para estrangeiros que vão ao brasil atras de sexo infantil, sem serem molestados, que vergonha.
    Quanto aos jovens infratores, ( bandido terriveis assassinos ) nosso congresso mais uma vez diz matem e roubem que até aos dezoito, está de boa, que equivalencia é esta com a familia estruturado no passado que aos dezeseis os jovens já estavam prontos para casar, constituir familia, e diga-se pequeno era o numero de divórcio e de menor abandonado, que familia existe hoje.
    vemos mais ainda que com todo avanço da ciencia, fica comprovado que ser gay é desvio de conduta é promiscuidade, não é gene, então não se nasce assim, não é doença segundo o conselho nacional de piscologia, então é perversão mesmo.
    Agora então para finalizar, se nós igreja do Senhor não levantar abandeira da familia moral e bons costumes, estamos aqui para que? será que joão batista encontraria na herança que aquele que profetizou , não ser digno de amarrar as sandalias que batizaria com fogo, que faria a diferença entre quem serve e quem não serve entre o impio eo justo, devemos nos calar e veja bem aqui em nenhum momento, deixo passar a impressão de ódio raiva ou pré conceito aos gays, aqui nãoo manifesto nenhum jogo ou pratica homofóbica, mas defendo o direito de que a igreja e seus pregadores, e estes interessados em falar a verdade se calem diante do caos, diante do anti-Cristo.
    IMAGINEM NOSSOS IRMÃOS DA IGREJA PRIMITIVA NEGAR A CRISTO POR CAUSA DA FOGUEIRA OU DA BOCA DOS LEÕES , AQUI FICA A PERGUNTA, SE COMBATO O BOM COMBATE, POSSO ME EMBARAÇAR COM AS COISAS DESTE MUNDO PERDIDO, OU DEVO FAZER PARA AGRADAR AQUELE QUE ME ALISTOU.
    PARABÉNS BELA REPORTAGEM E SAIBA TAMBÉM SINTO NOJO
    Responder Comentar

    Bereano Radical disse:
    28 de março de 2014 ás 10:22

    “No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou completamente Samaria e levou Israel cativo para a Assíria. Ele os estabeleceu em Hala e junto a Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos”.

    “E isso ocorreu porque os israelitas tinham pecado contra Yahweh, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, e porque haviam adorado outros deuses, 8e seguiram as tradições e costumes das nações que o SENHOR tinha expulsado da presença dos filhos de Israel, e outras práticas pagãs que os próprios reis de Israel introduziram. 9Os israelitas também agiram de forma pecaminosa, em secreto, contra Yahweh, o seu Deus”.

    Ninguém pode se levantar contra Deus e vencer. Deus é quem entregou Israel nas mãos das nações, porque se desviaram dos caminhos de Deus. Se a igreja (instituição) está esfriando e perdendo espaço para o mundo, é culpa dela mesma. Ela mesma está se destruindo por dentro. E pior, está querendo se consertar por fora. Está querendo tirar o cisco do mundo, com uma enorme trave no olho. Acha que Deus, que não poupou Israel, vai poupar as igrejas que estão se contaminando?

    “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
    E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
    Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
    E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
    (Apocalipse 2:20-23).

    Portanto, parem com essa desculpa esfarrapada de militância gay e atéia, são vocês que estão se prostituindo, se tornando mal falados entre as nações, se tornando vitupério para os seus inimigos, por seus próprios pecados e por sua própria iniquidade. E eu lamento por isso, porque de certa forma, mesmo me negando, são o meu povo.
    ResponderReport user Comentar
    moisés disse:
    28 de março de 2014 ás 11:29

    SÓ PORQUE FAZES MILITANCIA ]ATEIA E GAY SERA QUE EM NENHUM MOMENTO PODES LER E INTERPRETAR USAR DE HERMENEUTICA E EXEGESE , NÃO INTERPRETOU SÓMENTE DISPARAS COMO UM ATIRADOR LOUCO, NENHUM MOMENTO OLHOU O CENÁRIO A SE DESENROLAR, DA NAÇÃO BRASILEIRO, TORNOU O TEU POST PESSOAL, ATACOU SEM MOTIVOS SE EXIMIU DE QUALQUER CULPA, E EU SEI BEM PORQUE, NA VERDADE, STARDUST BEREANO SÃO A MESMA PESSOA E UNICOS A POSTAR TEXTOS COLADOS DE DESVIADOS E ATEUS GAYS AQUI NO SITE, ENTÃO ESTA CULPA É TUA, E DESTES QUE TE PATROCINAM OS ATIVISTAS ATEU GAYS…FICA CLARO EVIDENTE TEU ATAQUE, MOSTRANDO APENAS QUE MAIS UMA VEZ CAI TUA MASCARA STARDUST BEREANO

  7. Concordo com o juiz. De fato deveria ser tirado todo símbolo religioso de qualquer repartição publica. È algo que não produz mudança nenhuma, nem reprime nada: vide corrupção nos ambientes! E esta discussão “tal lugar é do Senhor Jesus” é irrelevante para o evangelho. Se durante seu tempo aqui, Cristo não se interessou em conquistar terras ou cidades, por que o faria agora? Ele não está nem preocupado com isto, e não determinou que a igreja faça isso em seu nome. Isto é um entendimento errado da bíblia e uma tentativa de levar todos a fazerem o mesmo. É resultado de uma falsa visão teonomística e reconstrucionista, achando que Deus está interessado ou vai impor hoje a lei civil baseada no que foi dado a Israel no passado, ou vai conquistar cidades ou regiões por declarações feitas pela igreja ou seus supostos preponentes. É fruto de uma visão triunfalista, baseado num evangelho que enfatiza o “aqui e agora”, contrariando ou deixando de lado o “buscai as coisas do alto”. Ser sal e luz não significa dominar pelo poder, por imposição, mas por influencia e persuasão. O amilenismo impregnado na mente de muitos (mesmo que não conheçam a definição teórica) leva-os a achar que a igreja tem que conquistar o poder civil, governar o mundo, impor seu pensamento. Não foi isto que o Mestre determinou, não é esta a função da igreja, nunca ela vai dominar este mundo, pelo contrário, dele será tirada! Portanto, é falta de cultura bíblica ficar discutindo/declarando que “tal lugar é do Senhor Jesus”; é falta de conhecimento do plano e propósito de Deus para as épocas, conforme ensinado na bíblia. Tentar impor a lei dada a Israel no A.T. a este período é anacronismo!

  8. Totem para Jesus, desde quando é necessário?? O ensinamento é tão distorcido que vi de perto um “diplomata” preto escrito em seu para-brisas traseiro. “Este carro é de nosso Senhor……….”
    é o besteirol do ” tomar posse da benção” A falta de discernimento ridiculariza o poderoso nome, e a toda autoridade devemos obediência.

    • Pitágoras,

      Quem não tá nem aí são os ateus, pois vivem zombando da fé de todo mundo.

      E ainda se acham o maioral. Negam a existência de algo além deles, nada, portando, de Deus, deuses.

      Os deuses são eles mesmos. Mas se bem que não dizem o nome do ateu que os construiu, quer dizer, os criou. Piorou, o que falei por último, pois os ateus não acreditam na criação.

      No que esse povo acredita mesmo?

      Povo complicado. Não acreditam em nada, mas não dizem de onde vimos e nem para onde vamos. Quem fabricou as estrelas a bilhões de anos-luz dagente não dizem, mas tudo querem saber, tudo demonstram sapiência. Ora, ora, ora, mal sabem lavar o rosto.

        • O que é que vocês sabem?

          Procura saber da história de um indiano que à noite sonhava com fórmulas matemáticas. Quem deu essas informações a ele? Você que é igual a ele, mas não possui essa qualidade “material”.

          Vamos mais longe, fale sobre uma imagem disponível na Internet em que algo do porte da terra se aproxima, em 2011, e por cerca de oito horas seguidas extrai como se fosse energia, depois se desprende. Era você numa nave do tamanho da terra?

          Brincadeira em achar que tudo foi feito por você e seus colegas ateus.

          É mais fácil denegar, a estudar, a tentar compreender, a dar respostas.

          Sugiro que façam iguais as emas, enfie a cabeça num buraco no solo quando em perigo ou sem respostas.

          Meu caro,deixe de ser simplista. Se não quer matutar, então não critique os que vão à busca de respostas.

          Vá à busca de saber quem dá poderes a certas pessoas poderem descobrir coisas a ponto dos departamentos de polícia fazer uso delas para chegarem à descoberta de coisas não revelada da forma legal.

          O misticismo sempre fez parte do ser humano não por querer, sim em razão do que vivencia e não tem explicação, o que não pode é crer em tudo, bem como em nada crer.

  9. Então vamos colocar: SOROCABA É DO SENHOR ALLAH, SOROCABA É DA SENHORA YEMANJÁ, SOROCABA É DO SENHOR BUDDAH, SOROCABA É DO SENHOR KRISHNA, SOROCABA É DO SENHOR YAWEH, SOROCABA É DO SENHOR CARL SAGAN, SOROCABA É DO SENHOR LAO TSÉ ETC ETC ETC

DEIXE UMA RESPOSTA