Justiça Federal condena Igreja Universal a devolver mais de R$ 74 mil doados por uma ex-fiel

114

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada na última semana a devolver R$ 74.341,40 a uma ex-fiel da igreja que se arrependeu das doações que ela alega terem sido feitas quando ela estava fragilizada e foi pressionada a por um pastor da denominação.

A decisão da 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou a sentença que havia sido proferida pela 9ª Vara Cível de Brasília, não cabendo nenhum tipo de recurso por parte da igreja, que terá que restituir a ex-fiel o valor atualizado monetariamente pelo INPC desde as datas das compensações dos cheques e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês.

Segundo publicação do processo feita no site do TJDFT, a fiel frequentava a denominação, pagando seus dízimos em dia e, ao enfrentar um processo de separação judicial, ficou atordoada e fragilizada, sendo induzida pelo Pastor Jorge a aumentar suas contribuições. Ao receber uma alta quantia por um serviço realizado, alega que passou a ser pressionada pelo religioso para doar toda a quantia que havia recebido.

Ao perceber que o pastor havia sumido da igreja, ela entrou em depressão, perdeu o emprego e ficou na miséria. Dessa forma entrou com um pedido para que fosse realizada nulidade da doação e a restituição de todo o valor doado.


Em sua defesa, a igreja afirmou que “a liturgia da Igreja baseia-se na tradição bíblica, ou seja, que é a Bíblia que prevê a oferenda a Deus em inúmeras passagens, destacando, na passagem da viúva pobre, que doar tirando do próprio sustento é um gesto de fé muito mais significativo”. Os advogados da denominação afirmaram ainda que a fiel sempre foi empresária, e que, portanto, não ficou sem rendimentos em razão da doação, e que ela tinha capacidade de reflexão e discernimento para avaliar as vantagens de frequentar a Igreja e de fazer doações.

A decisão judicial foi baseada no art. 548 do Código Civil, que define que “é nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador”. Para tal decisão, a juíza considerou que a fiel teve o seu sustento comprometido em razão da doação realizada, baseada em testemunhos no processo de que houve carência de recursos até mesmo para alimentação.

Por Dan Martins, para o Gospel+


114 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de apoia-la e protegê-a quando estava fragilizada, certos malandros se aproveitaram da situação e extorquiram-na. Exemplo de amor ao próximo, fraternidade, bondade, caridade. Com certeza esse não é um caso isolado.

  2. Se a justiça pegar por costume,obrigar a Igreja Universal a devolver dinheiro e bens dos seus fieis que estão se sentindo enganados kkkkkkk com certeza não só o Bispo Macedo como os demais que o apoia terão de casar um trabalho pois vão perder o seu meio de vida kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Acho que pegar meu boleto do templo de salomão.
    Não fiquei rico então quero meu dinheiro de volta.
    Vou exigir uma indenização dessa tb kkkk
    Se não fico “rico” de um jeito fico de outro. hauhaha

    Não tenho coragem de fazer isso não.
    Deixo nas mãos de Deus que é melhor.
    Se eu fui enganado eu que fui o culpado de não ler a biblia.
    De ser ludibriado pelo desejo de ser rico.

    • Igor

      Tem gente que quando está em dificuldade,para sair dela vende até a alma para o diabo,na universal eles trabalham com uma metodologia de convencimento,que o individuo que é vaidoso,trouxa e avarento acaba caindo nas redeas dela,esse foi o caso dessa senhora.

      • essa mulher simplesmente fez as coisas para aparecer para o pastor,
        ela deu o que deu simplesmente para aparecer, certamente por estar fragilizada, por problemas sentimentais, e sendo bem atendida pelo pastor, misturou as coisas e se apaixonou por ele, e movida por essa paixão demoníaca, ela deu bens para a igreja, para aparecer para o pastor, e quando ela viu que o pastor foi embora então a ficha caiu, e ela viu que não havia possibilidade nenhuma de sua paixonite se realizar.

        ORA JESUS falou de pessoas que davam ofertas e não recebia resposta de DEUS,
        eram aqueles que davam ofertas para aparecer, davam e tocavam trombetas.

        E JESUS DISSE: Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão
        Mateus 6:2

        e o galardão deles foi ser glorificado diante dos homens.
        assim como essa mulher fez para aparecer, por isso não recebeu nada de DEUS.

        por isso muitos dão valores até altos de ofertas e não são abençoados, por DEUS, pois fazem para aparecer para o pastor, ou os amigos ou membros.

        infelizmente existe pessoas assim.

        se ela estivesse dado para DEUS, jamais iria querer de volta.

        • Vai se arrebentar,

          E aquele tristemunho de uma frequentadora que disse que doou 40 carros e foi abençoada?? isso não é tocar trombeta??? e outros que falam que deram isso e aquilo e FORAM abençoados são o que?? ou será que nossa noção de “tocar trombeta” é diferente??

          Poxa mano, vocês são muito contraditórios…

          • ela contou depois que aconteceu,
            entendeu, ela não contou quando fez.

            ha uma diferença muito grande nisso,
            a mulher hemorrágica foi a mesma coisa, ela so contou que tinha tocado em JESUS, depois que foi curada.

            QUANDO EU FALO NO MOMENTO QUE ESTOU FAZENDO,
            então estou chamando atenção para mim, e querendo elogios, dos outros, querendo ouvir as pessoas dizerem- NOSSA COMO ELE TEM FÉ, QUE PESSOA DE FÉ ETC ETC.

            mas quando conto depois então certamente o que recebi de DEUS, e muito maior do que o que dei, então a gloria é de DEUS.
            essa é a oferta que traz testemunho.
            ifelizmente muitos fazem as coisas para aparecer,e ai não são abençoadas.

            seja oferta em dinheiro, seja um jejum JESUS disse que quando tocam a trombeta, e porque ja receberam o que queriam.

            realmente concordo com vc a mulher que deu os carros e contou o que fez ela tocou a trombeta, só que ela tocou depois de ser abençoada, por DEUS, então a gloria e de DEUS, e a benção é dela.

          • além da justiça brasileira a iurd também se enrolou com a angolana.

            acharam que iriam tirar 16 vidas em nome da ganancia e ficar por isso mesmo? veja a reportagem da tv angolana sobre a tragédia iurdiana que aconteceu em angola e a record jamais mostrou…

            http://youtu.be/C5tMRJ-Uzr0

          • tocar a trombeta e fazer para aparecer.
            e eu disse que ela fez para aparecer para o pastor, por isso não foi abençoada por DEUS.

            porque foi so o pr ir embora que ela resolveu pedir de volta o que deu.

            Ao perceber que o pastor havia sumido da igreja, ela entrou em depressão,

            isso e coisa de mulher apaixonada.

  4. muito venderam suas mobilias casas e deram na igreja por[ganancia] nas mãos de pastores inescrupulosos sem espirito da verdade, as igreja imitam uma a outra que deu certo economicamente só não imitam cristo a catolica e rica mas só fica neste mundo igrejas caída da graça.

  5. VAMOS LÁ PESSOAL. ESTÁ FIRMADA A JURISPRUDÊNCIA. VAMOS ENTRAR NA JUSATIÇA: CAUSA GANHA.
    -VAMOS ACABAR COM ESTA POUCA VERGONHA. PARA OBTER MILAGRES, NÃO PRECISA PAGÁ-LOS. JESUS NÃO ACEITA DINHEIRO.

  6. Essa senhora foi determinada e corajosa, ela está certíssima, hoje em dia virou um leilão gospel, é tanto dinheiro que pedem, tanta campanha que inventam, tanto material que vendem, tudo envolvendo dinheiro, como faz uma pessoa desempregada, falida, que chega nessas igrejas? Vai dar o que? Gente vamos acordar, ler a bíblia, buscar em Deus a verdade. O que eu vejo é que antigamente os pastores desciam a lenha na IURD só que hoje fazem igual ou pior. Lavagem cerebral no povo sempre pra levar vantagem e construir seus impérios, carros de luxo, mansões, fazendas, jatinhos. a Bíblia diz que o povo perece por falta de conhecimento, os cristãos não estão lendo a bíblia na sua essência. Acorda pra vida povo!!!!!!!!

  7. Ele teve sorte que foi em cheque.
    Se fosse dinheiro vivo. Já era?

    Interessante que manipulados dizem que ela que foi culpada que se apaixonou pelo pastor coisa tal.
    Mas vem cá.

    Se foi culpa dela por não recebeu o que tanto esperava(que o pedido tenha uma certa coerência é claro)

    Então Deus rejeito pq os lideres não devolve numa boa a continua provada que deu?
    Se rejeitou sacrificio a oferta deveria devolver?

    Mais fica mais fácil jogar a culpa no fiel.

    Pq tem que dar primeiro para depois receber?
    Ex claro quando jacó fez um voto que se Deus fosse com ele,então ele daria o dizimo.

    Veja que primeiro espera um sinal de Deus, vendo Deus realizando milagre na vida dele, ele certamente compriria o voto de dar o dizimo.(isso é só um exemplo do antigo testamento)

  8. vai arrebentar tem odio dos crentes.

    pra ele só quem é da iurd está com a vdd.

    ou dá ou desce é biblico?
    aborto tá liberado?
    record é de Deus?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    leia a biblia, o livro do edir macedo não é a biblia, ok?

  9. vai arrebentar

    nem o jó gomes da iurd reconhece vc como cristão.

    e disse que vc não está autorizado a responder pela iurd.

    que vergonha hein? nem na sua igreja vc tem bom testemunho!!!

  10. Muitos não compreendem o instituto que é ensinado na bíblia, aí tiram a roupa do corpo achando que Deus é dono de casa de cambio, tipo: toma lá e dá cá. Aí quando não satisfeitos nas suas ganâncias, usam do artifício de que foram tomados pelo “conto do vigário”.

    Seria bom que estimulassem a criação de duas associações, uma dos que fizeram algo além dos seus limites e foram beneficiadas e as que fizerem e não foram.

    Crie-se um site com esse sentido, pois o ensinamento das igrejas evangélicas são iguais, pois pregam o evangelho e Cristo, seguindo o velho testamento, também orientou na mesma linha teológica, em verdade é idêntico,

    • Prezado Levi,

      O que me diz do estelionato?? o que me diz da Mister Colibri por exemplo?? Estas pessoas deram, ofertara, doaram porque QUISERAM, estelionato é CRIME e só e caracterizado mediante ao “resultado”, que no caso foi arrependimento, o problema da IURD é prometer coisas que estão além da vontade de Deus, DEUS não tem projeto para que TODOS sejam empresários, e sim só alguns, se ela fosse mais coerente e menos “fantasiosa” não aconteceriam casos como este que está gerando jurisprudência, tenho pena da IURD depois que os membros frustrados pedirem seu dinheiro de volta, e aío?? como fica a imagem da igreja no Brasil??? É um caso a se pensar.

      • Concordo, um caso a se pensar, daí que se fosse integrante da Universal, sugeriria aos da igreja registrar todos os detalhes das doações, sob pena da industria de ações contra ela, inclusive de pessoas que queiram enlamear o evangelho, pois tende a atingir a todo e qualquer credo, até mesmo nas consultas espirituais/mediúnicas.

        Sim, se a estrutura estatal ficar aberta a todos, portanto, pois, recepcionado os que querem de volta aquilo que deram por entender que foram ludibriados, daqui a pouco vou eu, vai você, buscar os dízimos e as ofertas, aí inserido até mesmo as moedas, dados durante a nossa vida espiritual, e o que é pior do sucessores de que doou terras para igreja católica(terras da santa), o 1/3 e o 1/5 da Alemanha e França, respectivamente, chegando em São Francisco de Assis, que deu aos pobres seguindo orientação da igreja, por esta ensinar trechos do evangelho.

        Em síntese, quem vai doar para igreja ou para pobres, sabe que vai ficar sem. Então que tenha a honradez de não se fazer de vítima. O doar é doar.

    • edson, ele pode postar 1000 videos da iurd…

      o que o povo quer ver mesmo são os videos proibidos da iurd.

      aulas de extorsão, acordo com bandidos, viagens internacionais… tudo que os membros não podem ver…

      mas aqui eles veem!!!

  11. fala serio agora vai vira moda a pessoa da uma oferta na igreja depois se arrepende e entra na justiça , e o fim do mundo, sou da igreja ha 20 anos nuca fui obrigado pelo pastor a da uma oferta ou dizimo da que quer e eu dou com maior prazer , e falo mais nao e nuca me fez falta.

  12. Mentira que a tal sra. foi induzida a ofertar, concerteza ela não só estava fragilidade, mas muito mal, e continua para alegar estas informações. Antes de os críticos manifestarem, ponderem com empatia.

  13. Dei a cesar o que eh de cesar e a Deus o que eh de Deus , vc sabiam que muitas pessoas sairam das drogas ,prostituicoes , doencas etc … por causa dos projetos da iurdi na rua de madrugada??? ……. pessoal a pessoa que nao da o dizimo , ela gasta com cervejas ,prostituicoes , remedios ,etc ….. o dizimo tem que ser dado , eh lei do universo , no catolicismo tem que dar dizimo , no espiritismo tem que dar as contribicoes … pra vc ser consultado nas casa de buzios vc tem que pagar tbm , ate pra vc fazer um despacho na macumba tem que pagar , e se paga um alto preco para os trabalhos ….entao ,vamos para de criticar a tal iurdi e trabalharmos em conjunto para tirar a maioria das pessoas
    no submundo ao inves de querer competir plaquinhas de igrejas !!!!

    • a questao e que no espiritismo se da pras pessoas carentes remedios cesta basicas doaçoes consultas com medicos que e dificil se consiguir pelo sus enquanto na universal até maquina de cartão de credito eles tem na hora de solicitar ofertas dos pobres!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA