O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) obteve a sua primeira vitória judicial contra a jornalista Patrícia Lélis, responsável pela publicação de conteúdo falso e difamatório contra o parlamentar.
Lélis, que em 2016 foi apontada em um laudo pericial como “mitomaníaca“, fez uma publicação associando Nikolas à imagem de um ator de conteúdo adulto homossexual.
Outra figura que fez referência à notícia falsa é o deputado federal André Janones, que faz campanha para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com forte atuação nas redes sociais.
Em sua decisão favorável a Nikolas, a juíza Beatriz Junqueira Guimarães afirmou que “com base nas fotos juntadas com a inicial, é possível verificar que um usuário denominado @lelispatricia publicou em sua conta do Twitter montagens de fotos com imagem de pornografia junto a fotos do promovente.”
Assim, “o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo está embasado no fato de que se a análise e efetivação da pretensão for postergada para o momento da sentença, poderá se mostrar inútil a tutela judicial, objeto da ação, porque o lapso temporal estimado entre o despacho inicial e o provimento final poderá causar ainda mais constrangimento e danos à parte promovente”, disse ela.
A decisão foi proferida na última quinta-feira (13). Com a ordem de remoção das publicações sobre o vereador evangélico, a juíza também estipulou multas que podem ir de R$ 500,00 a R$20.000,00 caso o conteúdo falso não seja retirado das redes sociais.
Em resposta à decisão judicial, a defesa de Nikolas afirmou que ainda serão analisados outros pedidos, como o de danos morais, “pois todo este cenário foi nitidamente montado para ferir a honra do deputado. Ele mesmo conseguiu desmentir em suas redes sociais comprovando que a foto e o vídeo se tratava de outra pessoa”.
“Quadrilha do PT”
Nikolas Ferreira tem sido uma peça importante para a campanha do atual presidente da República nas redes sociais. Por essa razão, de acordo com o parlamentar, o seu nome virou alvo de ataques por parte dos aliados do ex-presidente Lula.
Em resposta, o deputado federal eleito tem reagido contra os adversários. Em uma postagem recente, por exemplo, ele relembrou declarações feitas por Janones sobre o Partido dos Trabalhadores, onde o mesmo chama a legenda de “quadrilha”. Assista, abaixo:
Falou tudo, Janones 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 pic.twitter.com/xiLvWsJQq2
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 16, 2022