O candidato a governador em São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, sofreu um atentado em Paraisópolis, uma das principais favelas da capital paulista. Criminosos abriram fogo contra a comitiva, mas ninguém se feriu. Um dos atiradores foi morto pela Polícia Militar.
Tarcísio cumpria agenda visitando o primeiro Polo Universitário de Paraisópolis, acompanhado da imprensa, quando o local passou a ser atacado a tiros por criminosos supostamente ligados a uma facção que atua dentro e fora dos presídios.
A segurança pública tem sido uma das principais bandeiras de campanha do candidato que disputa o Palácio dos Bandeirantes pela primeira vez pelo partido Republicanos. Em suas entrevistas e debates, tem prometido combater o crime organizado e endurecer o isolamento dos presos para evitar que mantenham contato com outros bandidos.
Nas redes sociais, o caso já vem sendo comparado com a facada sofrida pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, em 2018, quando fazia campanha em Juiz de Fora (MG). “O Tarcisio não precisa mais correr riscos. Ele já está eleito, considerando a vantagem que ele abriu no 1o turno. Ele tem que se preocupar em sair vivo desta eleição”, escreveu Vinicius Carrion
Em sua conta no Twitter, Tarcísio acalmou seus apoiadores: “Em primeiro lugar, estamos todos bem. Durante visita ao 1o Polo Universitário de Paraisópolis, fomos atacados por criminosos. Nossa equipe de segurança foi reforçada rapidamente com atuação brilhante da PMESP. Um bandido foi baleado. Estamos apurando detalhes sobre a situação”.
Ainda não há maiores informações sobre a identidade do atirador que foi morto e os detalhes da investigação já em andamento.
Na última sexta-feira, 14 de outubro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves estavam em uma igreja em Fortaleza (CE) quando um homem de 22 anos abriu fogo do lado de fora, em direção ao templo.
O Tarcisio não precisa mais correr riscos. Ele já está eleito, considerando a vantagem que ele abriu no 1o turno. Ele tem que se preocupar em sair vivo desta eleição.
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) October 17, 2022