O pastor e cantor Kleber Lucas resolveu fazer mais uma inovação em sua carreira, dessa vez se unindo ao ícone da Música Popular Brasileira (MPB) Caetano Veloso. O artista que por décadas ganhou fama no mundo gospel vai relançar a canção “Deus Cuida de Mim”.
O anúncio foi feito pelo próprio pastor através das suas mídias sociais. Ele compartilhou o trecho de um artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, onde a novidade “pop” é anunciada.
No artigo escrito por Juliano Spyer, que é antropólogo e pesquisador do Cecons/UFRJ, autor de Povo de Deus (Geração 2020) e criador do Observatório Evangélico, o escritor chega a fazer um trocadilho de mau gosto com a situação, titulando o texto com “O evangelho segundo Caetano”.
Segundo Spyer, foi o próprio Kleber Lucas quem convidou Caetano para participar do relançamento da sua música. Segundo o autor, a intenção seria despistar do grande público o rótulo da canção como “cristã”.
“O anúncio talvez cause estranhamento, com fãs se perguntando por qual caminho Caetano chegou ao gospel. Mas a gravação é histórica e apresentará esse gênero, o segundo mais popular no Brasil, a ouvintes que, em outras circunstâncias, provavelmente rejeitariam uma canção rotulada como cristã”, comenta.
Terreiro de candomblé
Não é a primeira vez que Kleber Lucas resolve inovar de forma controversa, indicando envolvimento com o meio secular para querer agradar outros públicos, além do cristão.
Em 2017, por exemplo, ele participou de uma cerimônia ecumênica em um terreiro de candomblé, a fim de arrecadar fundos para a reconstrução do templo Kwe Cejá Gbé de Nação Djeje Mahin, incendiado em 2014.
Na ocasião, o pastor que virou popstar entre os teólogos liberais cantou e dançou a música Maria, Maria, de Milton Nascimento. Após a repercussão negativa da sua atitude, Kleber Lucas reagiu:
“Preciso afirmar, como pastor negro e que já sofreu preconceito por ser preto e recasado diversas vezes, que o preconceito contra as religiões de matizes africanas são as que mais sofrem. O Cristo que veio da Europa e dos Estados Unidos pelos missionários era branco”, disse ele na época.
Kleber Lucas canta Milton Nascimento em terreiro de candomblé ao som de atabaques; Assista