Educarte: projeto do Lar da Criança oferece abrigo e educação para menores em situação de risco social

0

O projeto Educarte, mantido pela instituição Lar da Criança, acolhe menores abandonados e oferece moradia, alimentação, educação e formação cultura.

Entre os acolhidos, estão órfãos, vítimas de maus tratos, abandono e abuso sexual, além de casos de negligência familiar.

De acordo com informações na página do projeto Educarte no portal Criança Esperança, “as crianças chegam à instituição por meio dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público e do Juizado da Infância e Juventude, com objetivo de reinserção familiar e em última instância a adoção”.

Estabelecido em Salvador, na Bahia, o Lar da Criança conta com uma estrutura que visa assemelhar-se a um lar tradicional, acolhendo atualmente 35 crianças. Esse número considerado pequeno é o limite da capacidade de acolhimento da instituição, e segue a recomendação legal de se trabalhar com grupos pequenos de crianças nessas circunstâncias.


“O Lar da Criança é uma instituição de acolhimento que se caracteriza como uma residência, proporcionando às crianças e adolescentes um ambiente familiar. Eles recebem todos os tipos de assistência como alimentação, carinho, saúde, lazer e educação. E é justamente o sentido de unir essas duas últimas (educação e lazer), que surge uma nova concepção para a instituição, trabalhando a importância desse espaço como papel educacional relacionado aos movimentos artísticos, em contrapartida ao anterior direcionado somente aos cuidados e rotina diária em função de ideias de assistência, de custódia e de higiene para com as crianças e adolescentes”, diz o texto, explicando o propósito do projeto Educarte.

O projeto tem reconhecimento da Unesco, fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção dos direitos da criança e adolescente e receberá verbas do programa Criança Esperança neste ano, para a viabilização da aquisição de equipamentos para quadra e mobiliário, impressora multifuncional, computadores, material pedagógico e de consumo, uniformes, construção de um vestiário para apresentações artísticas, contratação de professores para oficinas e profissionais para o projeto.

Para saber mais, acesse o site lardacrianca.jimdo.com ou entre em contato através do e-mail iracicoimbra@hotmail.com ou pelos telefones (71) 3244-3795 (Fixo) ou 9204-9079 (celular).

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo seus filhos.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA