Conclave: cardeais com envolvimento em casos de pedofilia irão participar do processo de escolha do novo Papa

32

A escolha do novo Papa será feita através de um Conclave que deverá ser agendado nos próximos dias. A eleição reúne cardeais do mundo todo, que votarão entre si para escolherem o novo pontífice.

Porém, a presença de cardeais acusados de envolvimento com casos de pedofilia na eleição tem causado protestos e polêmicas ao redor do mundo. O norte-americano Roger Mahony e o irlandês Sean Brady são acusados de ocultarem casos de pedofilia.

O cardeal Mahony, 77 anos, foi destituído de suas funções na igreja em janeiro de 2010 por não ter denunciado os casos de pedofilia de que havia tomado conhecimento. Apesar dos protestos que pedem sua renúncia à participação no Conclave, Mahony deu a entender, através de uma publicação em seu perfil no Twitter, que pretende participar da escolha do novo Papa: “Vossas preces são necessárias para que possamos escolher o melhor Papa para a Igreja de hoje e de amanhã, escreveu.

A revista católica Famiglia Cristiana publicou uma enquete perguntando aos leitores se o cardeal Mahony deveria participar da escolha do novo Papa, e as respostas em sua maioria foram negativas: “É preciso impedir que participe”, escreveu um dos leitores, que cobram ainda “novos sinais” de que a política adotada por Bento XVI de ter “tolerância zero” contra a pedofilia será mantida.


Já o caso de Sean Brady, 74 anos, envolve uma denúncia feita pela imprensa de seu país, que o acusa de ter participado de reuniões em que foi solicitado um voto de silêncio a duas crianças que foram vítimas de abusos por parte do padre Brendan Smyth, que faleceu em 1997 e é um dos padres pedófilos mais conhecidos da Irlanda.

Segundo informações do portal Terra, na época, Brady afirmou que não alertou os pais ou as autoridades civis porque havia participado da investigação como um observador, que deveria “apenas tomar notas e informar seus superiores”.

Há ainda o caso do cardeal belga Godfried Danneels, que é acusado pela imprensa de ter tomado conhecimento de 40 casos de pedofilia enquanto exercia o cargo de bispo primaz em seu país até janeiro de 2010. No entanto, Danneels alega nunca ter tomado conhecimento dos casos.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

32 COMENTÁRIOS

  1. O Cardeal Roger Mahoney é responsável pala omissão de crimes de pedofilia praticados por 122 padres quando ele era arcebispo em Los Angeles. Quanto a essa omissão ele não a carregou sozinho, apenas estava cumprindo determinações provenientes do Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, mais conhecida antigamente com Tribunal da Inquisição. Ratzinger mandou cartas a todos países instruindo que não entregassem seus pedófilos às autoridades policias, a ordem era abafar. Nessa história de terror há um criminoso sádico, padre OLIVER O`GRADY, que vitimou mais de cem crianças, bem como seus familiares que acreditaram que ele era de Deus. Esse Mahoney sabia de tudo mas, apenas transferia seus sádicos predadores para outras paróquias que vitimavam mais inocentes. Esse Roger Mahoney nunca foi punido por isso mas promovido a cardeal por esse papa omisso Bento XVI. Depois da pressão internacional o papa resolveu acordar. Hoje o padre pedófilo se encontra na Irlanda celebrando missas. Quer mais informações, assista o documentário “De liver Us From Evil”, da jornalista americana Amy Berg. Sabemos que o homem é passivo do erro, do pecado mas, o que mais apavora e revolta é a dissimulação, a insensibilidade daqueles que deveriam dar em primeiro lugar o bom exemplo. Não estou falando de qualquer exemplo mas, o exemplo que Jesus Cristo nos deu e assim seus apóstolos. Mas o “substituto” de Pedro agiu como um covarde e insensível e hoje está caindo fora porque não aguentou a pressão dos mafiosos, dos gananciosos pelo poder e dinheiro que insistem em manter a “lavanderia”…

    • Aragão

      não seja tolo, quais os instrumentos legais que foram levados a Bento XVI para que o mesmo pudesse envocar o direito canônico, sem achismos por gentileza?

      Quanto aos demais cardeais, de fato, não deveriam participar pelos motivos óbvios, mas cabe lembrar que LEGALMENTE as respecitivas autoridades judiciais locais não os responsabilizaram ou não foram indiciados.

      Outro detalhe, ainda não foram confirmadas as presenças dos três cardeais acusados de omissão no conclave.

  2. Mahony é cardeal desde 1991,muito antes da eleição de Bento XVI.Pelo que se vê seu unico compormisso é formar um caso contra o reunciante recorrendo inclusive a mentiras

  3. Leandro Lucas Fontenele Cavalcante, peço-lhe desculpas não porque menti mas, pelo equívoco, realmente ele foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo II, outro omisso. Tudo que escrevi aqui nada foi inventado por mim, a mídia mundial está cansada dessas informações, pesquise na Veja, na Superinteressante, no Google onde há farto material de informações sobre isso. Não é possível que os tribunais, as polícias, os juízes, os promotores, os jornalistas do mundo inteiro estejam mentindo. Assista ao documentário “De liver Us From Evil”. Fica na paz de Deus.

    • Aragão

      a Igreja Católica não tem poder para punir sem seguir os trâmites legais.
      Se você não mentiu então exponha o andamento dos processos movidos contra os três cardeais citados. Se não me engano, Mahony não poderia sair do seus país caso estivesse respondendo processo.

      A culpa é de Ratzinger ou da justiça de cada país ?

      • Mauro, não esqueça que apenas mencionei, no comentário, o cardeal Roger Mahoney, não falei sobre os outros. E tem mais, não inventei nada disso, o mundo todo sabe da omissão desse mencionado cardeal. Não estou aqui atrás de punição de homens, tão somente, você é muito legalista, é preciso ser mais específico para entender? Cadê a consciência cristã desse “homem de Deus”? Cadê a responsabilidade cristã dele e dos demais, principalmente do Ratzinger naquele tempo, bem como do papa João Paulo II, o “substituto de Pedro”. Estou falando de CONSCIÊNCIA CRISTÃ, se é que eles têm. Um homem de Deus faria o que fizeram como todos nos sabemos? O Pedro da Bíblia, o Simão Barjona, o pescador, tomaria essas atitudes que eles tomaram? Você sabe o que foi que o apóstolo Paulo fez quando soube que um homem possuiu a mulher do seu próprio pai? Veja lá, está em 1Co 5:1 a 5. O certo é que o apóstolo NÃO SE OMITIU. Nessa hora invocar direito canônico, direito penal, internacional é ser fariseu, tal qual Jesus já falou há mais de 2 mil anos: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”, Mateus 5:20. O que acabei de mencionar aqui, de Jesus, se for achismo, então encerro a nossa conversa. Você dizer que as autoridades locais não responsabilizaram o cardeal Roger Mahoney, isso não é verdade. Faz o seguinte, assista ao documentário “De liver Us From Evil”, tenho certeza que você mudará muito dos seus conceitos. Faça uma pergunta a si mesmo: Por que os católicos americanos não querem que o cardeal Roger Mahoney participe do conclave? Qualquer um de nós que conhece as Escrituras, que se comprometeu de seguir a Cristo e levar sua palavra às pessoas deve, antes de tudo, usar a consciência cristã, seja ele padre, pastor ou simplesmente um cristão genuíno. Agir de maneira errada, praticar um delito e porque não tem testemunha para provar junto ao tribunal, seja ele religioso ou secular, isso é JUSTIÇA DE ESCRIBA E FARISEU, porque Deus está vendo tudo e quem tem consciência cristã sabe disso. Fica na paz de Deus.

      • Aragão

        não é uma questão de ser ou não legalista. Um religioso não pode punir por dedução, por indução e muito menos por achismo.

        Nenhum ser humano pode se achar dono e proprietário dos assunto relacionados a Igreja.

        “Torna-se bem claro, pois, que o objetivo do Código não é, de forma alguma, substituir, na vida da Igreja ou dos fiéis, a fé, a graça, os carismas, nem muito menos a caridade. Pelo contrário, sua finalidade é, antes, criar na sociedade eclesial uma ordem que, dando a primazia ao amor, à graça e aos carismas, facilite ao mesmo tempo seu desenvolvimento orgânico na vida, seja da sociedade eclesial, seja de cada um de seus membros. Como principal documento legislativo da Igreja, baseado na herança jurídico-legislativa da Revelação e da Tradição, o Código deve ser considerado instrumento indispensável para assegurar a devida ordem tanto na vida individual e social como na própria atividade da Igreja”. “O novo Código de Direito Canônico é publicado no momento em que os Bispos de toda a Igreja, não somente pedem a sua publicação, como a solicitam com insistência e energia. De fato, o Código de Direito Canônico é totalmente necessário à Igreja. Constituída também como corpo social e visível, a Igreja precisa de normas: para que se torne visível a sua estrutura hierárquica e orgânica; para que se organize devidamente o exercício das funções que lhe foram divinamente confiadas, principalmente as do poder sagrado e da administração dos sacramentos; para que se componham, segundo a justiça inspirada na caridade, as relações mútuas entre os fiéis, definindo-se e garantindo-se os direitos de cada um; e finalmente, para que as iniciativas comuns empreendidas em prol de uma vida cristã mais perfeita, sejam apoiadas, protegidas e promovidas pelas leis canônicas”. “Exortamos, pois, todos os diletos filhos a que observem com sinceridade e boa vontade as normas propostas, na firme esperança de que floresça a solícita disciplina da Igreja e de que, assim, sob a proteção da Beatíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, se promova mais e mais a salvação das almas.”

      • Aragão

        não podemos ser inocentes, exigir de um suposto criminoso consciência cristã é sofismar, assim como vocês, nós também possuímos falsos religiosos. Um religioso sério e fiel ao Cristo se afasta quando algo lhe foge de suas responsabilidades.

        O seu paralelo com os fariseus é descabido.

        • Mauro, esse é o grande problema da religião, misturar as coisas seculares com as de Deus. É por isso que o catolicismo vai de mal a pior e eu pulei fora. Insisto na justiça do fariseu, ela existe hoje no Vaticano e em muitos lugares porque perderam a sensibilidade com o evangelho e a lei voltou para dentro do cristianismo. Sabe por que criaram esses código canônico? Porque ninguém confia em ninguém e assim é preciso disciplinar e até mesmo punir, se for o caso. Cadê a unção do Espírito Santo que deve falar à consciência? Perdeu-se por quê? É disso que falo mas, a religião católica nem sabe mais o que é isso, estou falando língua estranha. A onde está na Bíblia que é necessário o códico canônico para a igreja, o corpo de cristo, instituído por Jesus Cristo?

          • Nós como seres humanos estamos indo de mal a pior, basta analisarmos com atenção a resposta de parte do mundo e as relações humanas.

            A nossa comunidade católica ao mesmo tempo espiritual e visível, e hierarquicamente ordenada, precisa ter normas jurídicas “a fim de que o exercício das funções a ela confiado por Deus, especialmente a do poder sagrado e da administração dos sacramentos, possa ser adequadamente organizado”. Em tais normas é necessário que resplandeça sempre, de um lado, a unidade da doutrina teológica e da legislação canônica e, de outro lado, a utilidade pastoral das prescrições, mediante as quais as disposições eclesiásticas são ordenadas ao bem das almas.

            O livro sagrado dos cristãos está em nossa catequese diária assim como o corpo de cristo está em nossa eucaristia todos os dias presente nas missas para aqueles que verdadeiramente compreenderam a mensagem de Cristo.

            ” A onde está na Bíblia que é necessário o códico canônico para a igreja, o corpo de cristo, instituído por Jesus Cristo?”

            Vamos esbarrar novamente na sola Scriptura que se tornou um hino nacional para vocês evangélicos !

            “Vos recordo, irmãos, que o Evangelho com que vos evangelizei não é doutrina de homens” (Gálatas 1,11).

  4. No que se refere a banco do Vaticano o senhor e sua acusação pretendem mostrar que ele não passa de uma lavanderia de mafiosos.Deveria lembrar primiero que a maior parte do dinheiro ali presente vem das doações de catolicos do mundo inteiro e adm de imoveis pertencentes a iCAR.
    Ja que o senhor tanto gosta de saber de noticias sobre a IGreja é estranho que nã otenha lido o relataorio da autoridade bancaria europeia em fins do ano passado.

    A MESMA APONTOU FALHAS NA FICALIZAÇÃO DO BANCO E POR ONDE DINHEIRO PODE SER LAVADO.POR OUTRO LADO,RECONHECEU QUE A TRRANSPARENCIA E RIGOR AUMENTARAM NO ATUAL GOV DE BENTO XVI.

    Sobre ele ser acobertador de pedofilos,mostre pro favor, o conteudo destas cartas que ele teria escrito.Segundo o Direito Canonico um papa nã opode AFASTAR UM CARDEAL POR SUSPEITA DE ACOBERTAR PEDOFILOS OU MESMO SER UM.No caso do padre Marçal Maciel,dirigente maximo dos Legionarios de Cristo.O renunciante o afastou e nomeou interventor nos Legionarios.Nada mal pra um covarde hein Aragão. Parece que o senhor tambem nã oacaompanha a imprensa europeia.Pois ate um jornal como o LE Monde e o EL Pais anotaram que ha aprox 2 anos,Bento XVI conseguiu endurecer as regras contra suspeitos de pedofilia,obrigando seus bispos a notificarem e afastarem logo os suspeitos.

    Que o DIr Canonico deveria ser alterado nem discuto.Agora parece muito claro que vc não leva em conta as muitas razões de saude que el tem.Alem do desej ode evitar a mesma via crucis pela qual passou seu antecessor.

    • Não estou acusando ninguém, apenas repassando aquilo que tenho tomado conhecimento através da imprensa internacional e nacional. Infelizmente, alguns apenas gostam de ler o que o Vaticano e sua política relatam e assim ficam sabendo de meias verdades ou quase nenhuma. Essa história da picaretagem no Banco do Vaticano vem de longe e foi confiada a PAUL CASIMIR MARCINKUS, por determinação do papa Paulo VI, para “arrumar a casa”, muito embora não entendesse nada de finanças mas, antes disso foi consagrado a bispo por esse mesmo papa. Realmente ele “arrumou a casa”, ou seja, os bolsos dele e de muitos mafiosos, inclusive se envolveu com a maçonaria e, não somente ele mas vários cardeais com a loja P2. Chegou a vez do papa João Paulo I, não simpatizava nem um pouco Marcinkus e muito menos com corja de picaretas que vivia nas tetas do Vaticano, quis fazer uma “arrumação” e por isso, segundo a mídia, só governou 33 dias. Foi encontrado morto em seu leito e sem autópsia o enterraram. João Paulo II consagrou Marcinkus a arcebispo. Por causa de suas picaretagens, a justiça italiana emitiu mandado de prisão contra Marcinkus mas, seu protetor, João Paulo II, invocou a soberania territorial do Vaticano e o enviou para os Estados Unidos onde ficou por lá até morrer. Tudo que mencionei aqui não é mais novidade, é assunto conhecido pelo mundo inteiro mas que vem se repetindo com outros personagens. João Paulo II teve “jogo de cintura” após sofrer aquele atentado por parte daquele turco que tentou matá-lo e assim “reinou” até morrer. Agora esse papa, Bento XVI, pelo visto, preferiu cair fora “para o bem da igreja”, Será? E enquanto isso a “lavanderia” será que permanece? Só Deus sabe.

  5. Em tempo,o dir canonico considera crime gravissimo a pedofilia.No entanto, não confere ao papa poderes pra afastar preventivamente um cardeal acusado da pratica ou de sua cumplicidade.Somente me caso de apostasia e heresia declarada é que um papa pode depor um bispo ou cardeal.No mais é preciso esgotar todas as instancias dos tribunias eclesiasticos.

  6. O LIXO DA TERRA – Clérigos bandidos, em sua influência teológica, extremamente perigosos fazendo uso de asquerosa e repulsiva conversinha mansa e suave de deus vivo pra cá e meu irmão lá, quando os pais forem ver já foi.

  7. Mais um caso de VERGONHA MUNDIAL. Isto acontece, é claro, porque tem uma “massa do povo” dando abertura para isso, é claro. Traduzindo: se isto acontece na chamada “igreja católica”, acontece porque os católicos TOLERAM. Amém. Então que passem essa vergonha.

    Eduardo Moraes de Mattos – Coordenador do MOVIMENTO Escola Bíblica Diferente – A DIFERENÇA está no IR ALÉM, sem conversa fiada.

  8. Sem acusar apenas relatando o Aragão agora tenta provar que o atentado perpetrado por ali Agca,louco da Turquia e ultranacionalista,foi obra da mafia articulada no vaticano pra calar o papa.Sendo que a unica teoria possivel de contrapor ao relato oficial é de que A KGB da antiga URSS pode ter armado o atirador por temer a luta da ICAR contra o comunismo.

    Mas ele apenas relata baseado em noticias da imprensa,.não tem intenção de acusar.Depois entra no caso de João paulo I.Mais de um papa não completou um mês de governo.É um risco corrente de se eleger pessoas velhas.Mas este teve que ser assassinado porque o relatao não acusatorio dele indica isto.Pra que legalismos,pra que processos judiciais longos e demorados.pra que ouvir relatos de opiniões contrarias.Depois que a convicção se forma na cabeça do “ungido” tudo esta resolvido.O que ele disser vale como Verdade.

  9. Os protestantes quando querem criticar Pio XII por suposta cumplicidade e ou omissão em relação ao Nazismo sempre apontam o hist Jonh Corwell.Este senhor lançou o provocativo “Papa de hitler”.N o mesmo jonh acusa Pio XII de ter feito menos que podia pelos judeus.Paradoxalmente, seu livro mostra varias vezes que este papa chegou a se envolver numa cosnpiração alemã que quase derrubou Hitler e deu fuga e abrigo a milhares de Judeus.

    Anos antes,Corweel, fez uma longa pesquisa sobre a morte de joão Paulo I.Pela mesma que tambem virou livro,fica praticamente certo que o antecessor de João Paulo II era cardiopata,sofrera um enfarto nas vesperas do conclave e na posse tinha os pés anormalmente inchados.Que é um indicio seguro de novos e iminentes infartos.

    São coisas e noticias que vc vê por ai.Menos é claro na visão do Aragão que é esperto o suficiente pra escapar das noticias que saem pela otica do Vaticano.então se vc é um homem esperto, caro leitor.Toda vez que alguem vier com noticias de coisas boas feitas por catolicos tenha certeza que é falsidade.Afinal so pode ser noticia editada e plantada pela politica do Vaticano.

    o proprio termo “politica do Vaticano” já mostra bem o que ele pensa da ICAR enquanto instituição.Um mero agrupamento de mundanos e pessoas sem Deus no coração.O dinheiro que existe é da mafia,os membros corruptos(fico imaginando como deve ser bom ser evangelicoAFINAL NUNCA VI NEM SEQUER OUVI FALAR DE UM PASTOR OU LIDER PROTESTANTE ENVOLVIDO EM ESCANDALOS SEXUAIS E FINANCEIROS).

    aH MAIS UMA COISA.Vc reclama do legalismo ao qual compara aos fariseus e mestres da lei tão reprovados por Cristo.Então se não precisamos de leis,de normas legais,do coantraditorio e da ampla defesa pra um reu(e olha que eu não tenho duvidas de que Mahony é culpado e deveria renunciar ao conclave).O que será preciso apenas são so jornais lançarem suas reportagens e dai o Aragão ou um popular qualquer dá o veredicto.

    So pra te ensinar uma coisinha Aragão.Ate sei que estou sendo muito ousado em falar isto.Mesmo porque um tipo “cegado pela politica do vaticano” nda tem pra ensinar ao senhor,Um homem admiravel que já mostrou por muitas provas como o AP paulo foi hipocrita e seu Mestre Cristo tambem foi ao propor a castidade.

    Se os fariseus,saduceus e mestres da Lei TIVESSEM SEGUIDO O DEVIDO PROCESSO LEGAL DA LEI MOSAICA.NUNCA E NUNCA MESMO,JESUS TERIA SIDO ENTREGUE AOS ROMANOS PARA SER EXECUTADO.
    sO UM MINI EXEMPLO:Um homem pra ser condenado a morte deverias er julgado num intervalo bem maior de tempo e com direito a testemunhas de defesa.Dai que foi a ausencia de respeito a Lei e não o excesso dela que condenou os mestres judeus.

  10. Citei jornais como O Le Monde e o El País porque são famosos e de um modo geral muito laicistas e anticlericais.Este ultimo teve um colunista que recentemente classificou o AP paulo como:”secretario desta organização que sempre destestou as mulheres”.
    Aposto que vc logo se tornaria amigo deste reporter e assim poderiam trocar impressões e acusações contra este paulo de tarso “Hipocrita” e secretario da ICAR.

    O que eu te pedi é que vc não fez.Se quer ler algo onde vai poder achar alguma critica valida a bento XVI então leia a Isto É desta semana.
    Ela o critica de modo moderado,reconhecendo pontos fortes e aqueles onde ele não mostrou rigor o suficiente.Se bem que talvez vc reclame pois a revista não tenta retratar todos os funcionarios do vaticano como meros prepostos da mafia.

  11. Leandro Lucas Fontenele Cavalcanti,

    Nunca disse que o apóstolo Paulo era hipócrita e muito menos Jesus Cristo. Disse que hipócrita era essa história de celibato da ICAR. Vou mais além, o Vaticano é a indústria da hipocrisia. Quando falo ICAR me refiro a instituição ICAR e não aos “leigos”, porque entre vocês existe uma diferença, os cléricos e os leigos e não sei de onde tiraram isso porque no NT não consta. Mas pensando bem, ia me esquecendo, tiraram do sistema sacerdotal do Antigo Testamento, copiaram muitas coisas e hoje é essa monstruosa burocracia. Mas, fica na paz de Deus.

  12. Definição de Hipocrita-Aquele que fala e recomenda ym padrão moral e segue outro.

    Tinha te dito que o AP Paulo e Jesus recomendaram o celibato aos homens.Ai vc falou que isto é hipocrisia e que pela sua leitura e entedimento o Ap Paulo ocasionalmente quebrava o celibato e transava.

    Se um homem diz pras pessoas ficarem longe do casamento pra dedicar-se as coisas de Deus e,este mesmo homem,as vezes, quebra esta regra o que ele È…..

    Resposta:Um Hipocrita.Alem de contar mentiras e exigir dos outros o que ele mesmo não respeitava integralmente,ainda pecou por desrespeitar o mandamento da Castidade.

    Ah uma ultima sobre o lamentavel Marcinkus.Se alguem te disse que ele nada entendia de finanças tal pessoa mentiu.Ele foi bispo de Detroid,nos EUA e ficou conhecido por ser bom em ganhar dinheiro.Dali foi recomendado por Vaticano.O bispo soube muito bem camuflar sua real lealdade.Numa visita do Papa Paulo VI a Colômbia,um louco tentou encostar no pontifice e foi o proprio Marcinkus que barrou o tipo em luta corporal.Ou seja, o larapio parecia ser fiel.

    • Leandro Lucas Fontenele Cavalcante,

      Realmente Paul Marcinkus, sabia mesmo como ganhar dinheiro, entendia muito de finanças, isto é, a do bolso dele e de outros picaretas de batina e sem batina. E digo mais, de padre só tinha a batina pois era muito mundano, era maçom, inclusive bebia muito uísque e fumava charuto, era viciado nisso e muito mal educado. Tinha quase 2 metros de altura e foi segurança de Paulo VI e João Paulo II, seu protetor . Já na época de Paulo VI ganhara o apelido de “gorila” face seu corpo avantajado e truculento.

      E outra coisa, a farça caiu, como já era esperado, menos para os tolos, o papa está saindo porque não tem forças para combater a corrupção e a depravação, sexual ou homossexual tanto faz, desenfreiada dentro do Vaticano, e o nome disso chama-se: “LOBBY GAY”. Está estampado em todos os jornais do mundo, é bom você dá uma olhada. Só lamento porque, eles do Vaticano, ainda não acordaram para a vida de dissimulação que têm há séculos. Chega, o mundo não está mais vivendo o século das trevas onde eles se achavam donos da vida e da morte do povo de Deus. Eu concordo com o LEVI VARELA, o papa BENTO XVI está correndo um sério risco de vida porque os picaretas do Vaticano querem matá-lo, se não, então por que ele continuará tendo seguranças? O certo é que a mentira tem pernas curtas e é muito feio. O subsecretário monsenhor Ettore Blestrero não trouxe nada de transparência nas finanças do banco do Vaticano e, de repente é mandado para Colômbia, como “promoção”, prática conhecida no meio deles, inclusive fazem muito isso com seus predadores de crianças, apenas transferem.

      • Vc diz que mentira tem pernas curtas e ao mesmo tempo diz que Há secs os politicoso do Vaticano dissimulam.Uma contradição em termos e mais uma vez falta apontar a evidência concreta de quantos seculos isto já dura. Digo evidência e não achismos.

        Sobre a Difrença entre clero e leigos vemos isto em Atos e Epistolas.Se Havia igualdade porque cabia somente aos apostolos pregar,ou a algum individuo designado por eles.
        Paulo ordena que Tito e Timoteo instruissem e impusessem aos mãos em pessoas escolhidas nas comunidades pra manter a Sã Doutrina.Se todos pudessem faze-lo corretamente,bastando ler a Biblia então seria compltamente desnecessario a precaução do ap.Ou seria mais uma preocupação hipocrita dele…

        Os jornais estão falando em SUPOSTO DOSSIÊ,ou seja, onde esta de novo a evidência concreta….
        Vai julgar baseado em noticias de jornais que dizem A hoje e amnhã falam B.E de quaquer modo,se for verdade.Dossie preparado a pedido do papa por 3 cardeais.Isto já mostra um esforço de purificação interna.Parece que nem todos os politicos do Vaticano se sentem bem no meio do lamaçal nã é Aragão.

        Cuidado vc deve ser novo ainda.Veja o caso recente do mensalão.Podemos até falar que a imprensa fez bom serviço na atacado.O problema foram as muitas exceções.Veja quantos foram absolvidos por unanimidade porque a policia nada reuniu contra eles.
        Se fossemos julgar baseado nas noticias de jornais de 2005(ano do mensalão denunciado),muitos dos inocentes iriam pra cadeia injustamente.
        Vc não deve conhecer o caso da Escola parque em SP capital.Foi nos anos 90,uma ou duas mães desconfiaram indevidademente dos donos da escola e do motorista do ônibus escolar.

        A policia resolver agir apressadamente e fez prisões antes da hora.O dono da escola so não foi estuprado pelos presos porque implorou piedade e jurou inocência.

        Ai quando a Pericia e o MP resolveram averiguar a fundo:NÃO HAVIA NENHUMA CRIANÇA VIOLADA.DURANTE DIAS A IMPRENSA SUSTENTOU QUE ELES ERAM CULPADOS E DEPOIS NDA,NEM SEQUER UM ME DESCULPE.

        A Escola fechou,os acusados se mudaram, tiveram depressão e tratamento psicologico e perderam muito dinheiro e sobretudo,a honra,visto que a sua imagem ficou manchada perante a sociedade.

        Guarda costas

        Existe a Guarda Suiça desde o sec XVI.Vc não vê por ai o papa rodeado de seguranças.Curioso vc mesmo falou no atentado de Ali Agca contra João paulo II e se tem boa memoria a pouco tempo uma feminista louca quase agrediu Bento XVI,um cardeal levou a pior e foi machucado.Tem uma serie de pastores famosos que usam seguranças.Será qiue entraram na burocracia do Vaticano tambem….

        Que eu saiba foi o economista Goti Tedeschi exonerado pelo cardeal Bertone(maior suspetio de mafia),o sujeito que melhorou a treansparencia do Vaticano.Ele não pôde concluir o que começou.E se vc duvida do relatorio da Autoridade Bancaria europeia,por favor,envie seu relatorio pra eles.Quem sabe estes amadores e principiantes aprendam com vc a fazer bom trabalho.

          • Leandro Lucas Fontenele Cavalcanti,
            Você quer saber quantos séculos isso já dura, a mentira no Vaticano? Você está de brincadeira! Ora, desde quando denominaram a igreja de icar. Mentem quando dizem que Maria subiu aos céus e está lá intercedendo por nós. Onde diz na Bíblia que ela é intercessora? Pelo que me consta somente é Jesus Cristo. Mentem quando dizem que os santos, mortos, estão intercedendo por nós. Todos eles estão mortos aguardando o Juízo Final,do contrário, vocês vivem a invocar mortos, como na doutrina espírita. Enquanto isso a Bíblia diz que somente Deus deve ser cultuado e adorado. Vocês não são os SERVOS da rainha? E as novenas, e o terço são ou não culto à Maria? Vocês cantam, louvam, e servem a ela. O que é isso? Vou nem falar em adoração porque isso vocês morrem negando. Mas, e aquelas três crianças de joelhos, Lucia, Jacinta e Francisco de mãos postas, aos pés da estátua de Maria, estão ou não adorando-a. Pelo que sei, segundo a Bíblia, isso é pecado, heresia, abominação e idolatria. Essa mentira é tão antiga que de tanto contarem entranhou na alma de vocês como “verdade” e hoje é quase impossível desfazer. Quanto aos cléricos e leigos que você quis defender isso é totalmente furado, sem embasamento bíblico. Os apóstolos foram os primeiros a receber os encargos de Jesus Cristo e, obviamente, eles tinham o conhecimento e caberia a eles passar depois para outros cristãos, exatamente como fizeram, eram multiplicadores da palavra de Deus. Mas Jesus nunca mandou fazer o que vocês estão fazendo. Por que o papa é um chefe de Estado cheio de pompas e serviçais onde Jesus nos diz que não veio para ser servido mas para servir. Como está fazendo o contrário é um enganador da fé e consciência cristã. Para que todo esses bilhões de euros e ações no banco do Vaticano, empresas e essas extravagancias todas se somente servirão para a própria condenação? Por outro lado Jesus diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Olha, isso aqui não é notícia da internet não, está em Mateus 6: 19 a 21. E tem mais, “Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Essa história da escola eu conheço, foi lamentável. Mas as do Vaticano são de assombrar. Para finalizar digo para você: a inquisição que assassinou, assaltou, torturou, queimou milhares de pessoas, comandada por papas, está para alguns como você, como o extermínio de judeus, nos crematórios, na segunda guerra mundial, está para os nazistas, ou seja, é tudo mentira dos historiados, dos documentos, das testemunhas oculares e da imprensa. Que Deus lhe abençoe abra seus olhos e o coração para a verdade Dele.

  13. levi varela disse: 23 de fevereiro de 2013 ás 8:15 am
    Entendo que a vida do papa está em perigo, pois se tornou igual ao seu conterrâneo Lutero, o grande romano que sairá do túmulo(sentido simbólico da profecia), daí que as Nações Unidas aja com pressa e tire imediatamente de dentro do vaticano, afinal trata-se de um senhor de idade avançada, fraco, enfrentando sozinho todas as espécies de inimigos, ele corre risco de vida.
    É séria a coisa. Há reportagens dando conta que apesar de ter uma insônia que perdura há tempo, não quer tomar remédio.
    Alemanha, EUA, outros mais, mais que depressa vão em busca desse senhor, tirem-no de lá imediatamente. Vai ser imolado até morrer como já fizeram em 1978, 1981, 2005.
    Que nesse momento todos saiam em busca e forneçam proteção aos que agem em nome do que é correto, do que direito. São escândalos e mais escândalos, e ele sozinho e vivendo com os autores, os acusados.
    Rápido, uma intervenção, seja pra trazê-lo a um lugar distante dos que ele está acusando, seja conduzindo força especial para dar proteção especial 24h.
    A vida dele não vale um fio de cabelo se permanecer lá, há necessidade urgente de interferência. Este site tem uma responsabilidade de, apreciando tudo que ficou acima apresentado, bem assim o que esse senhor de idade está vivendo(limpeza ética convivendo com o inimigo), a obrigação de trazer as discussões.
    A história prega que seu conterrâneo precisou de refúgio nos principados alemães.
    Rápido, o exagerar na precauções é menos dolorosos do que a omissão quando alertado.
    Responder Comentar

  14. O Catolicismo é para àqueles que não se importam em comungar com rituais pagãos insanos e bizarros de consubstanciação canibalística e vampirística ao postularem que uma bolacha e um copo vinho é o corpo e o sangue de alguém. Se amanhã pela manhã eu falar algumas palavras em latim para minha panqueca e meu copo de vinho, alegando ser o corpo e o sangue do Elvis Presley, provavelmente serei internado como um doido varrido. Este é o verdadeiro horror das religiões, transformar um ser perfeitamente são e decente, em um demente.

  15. Aragão
    Vc não diz que não acusa e que apenas relata ,mas na pratica continua acusando.Muito contraditorio.Alem do que continua demonstrandp um tal desconhecimento de doutrina cristã que até me pergunto se um dia vc foi de fato catolico.No max deve ter sido batizado.

    Quem te disse,ou em que momento eu de dei a entender que nego as mortes relaizadas pela Inquisição….Ou que considero farsa o holcausto nazi….
    Rapaz vc ja ta começando a teorizar e caluniar demais.Ache menos e pergunte ou pesquise antes se um dia não quiser cometer injurias e injustiças.

    Mais vamos la a sua acusação que intercessão de santos é espiritismo.Num centro espirita as pessoa se reunem ao redor da mesa e por meio de um medium,recorrem a conversa com o Alem,com pessoas mortas.

    Vai ver que vc viu isto na ICAR de marte,ja que, aqui na Terra nã ofazemos isto.Desde quando uma oração ou homenagem a um santo significa que ele vem aqui bater um papinho….

    Há, entretanto, um sentido menor que os cristãos sempre compreenderam sobre a idéia de mediação. É a idéia de uma mediação subordinada na qual participamos da mediação de Jesus Cristo. É uma mediação que é feita através, com e em Cristo. O mediador subordinado nunca está isolado, mas sempre dependente de Jesus. Examinemos as fundamentações bíblicas deste entendimento, com especial referência a 1Tm 2,5.

    Devem sempre se aplicar alguns princípios quando se interpreta a Bíblia. Por exemplo, a Escritura tem um único divino autor, mas vários autores humanos diferentes. Por essa razão, cada livro canônico forma apenas uma harmonia, cada parte concordando com a anterior e a sucessora. Assim, por exemplo, um ensinamento em Gênesis não pode ser contraditório a um ensinamento do Evangelho de João, ou vice-versa. Em adição, o corpo completo da verdade revelada em toda a Bíblia freqüentemente lança uma luz no entendimento de um livro ou de um texto específico. Por isso livros adiante nos explicam e aumentam nosso conhecimento sobre o livro de Gênesis, por exemplo. Em segundo lugar, para tentar se entender um texto particular, deve-se acima de tudo considerar o seu contexto. Voltemos à primeira carta de Paulo a Timótio e ver como estes princípios se aplicam.

    Se considerarmos o versículo em questão Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem fora do contexto, facilmente iremos interpretá-la mal. Será que “um só mediador” não significa apenas um – sem exceção? Por isso pedir a intercessão dos santos pode parecer anti-bíblico se visto por esta perspectiva. Contudo, esta interpretação não é precisa. A passagem não está isolada, mas é um versículo em um livro maior, chamado Epístola. Qual é, então, o correto sentido do que Paulo está falando? Como esta passagem se adequa ao contexto apresentado na Bíblia? Vamos considerar esta questão analisando o contexto imediato deste versículo.
    São Paulo está rejeitando a idéia de mediadores subordinados a Cristo? Não, muito pelo contrário! O capítulo 2 se inicia com a seguinte exortação:

    Acima de tudo, recomendo que se façam súplicas, pedidos e intercessões, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade

    “Súplicas, pedidos e intercessões” são atos de mediação. Paulo está explicitamente instruindo Timótio para que os cristão assumam seu papel de mediadores subordinados entre Deus e aqueles que estão listados, todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade. O princípio teológico que Paulo usa para dar apoio à este comando é a passagem já citada no versículo 5 – a mediação única, e primária, de Cristo.

    A evocação dos mortos é caracterizada pelo pedido de que o espírito do defunto se apresente e então se comunique com os vivos como se ainda estivesse na terra. Esta prática é condenada por Deus, pois em vez de confiarmos na Providência Divina quanto ao futuro e às coisas que necessitamos, deseja-se confiar nas instruções dos espíritos. Conforme a Sagrada Escritura dá testemunho em I Samuel 28.

    Na intercessão dos santos, não estamos pedindo que o santo se apresente para ?bater um papo? a fim obter qualquer tipo de informação, mas sim, dirigimos a eles nossos pedidos de oração, como se estivéssemos enviando uma carta solicitando algo (o que é bem diferente de evocar mortos). Na intercessão dos santos continuamos confiando na Providência Divina, pois os santos são apenas mediadores, logo, quem atende aos nossos pedidos é Deus.

    Desta forma, as proibições divinas quanto à prática de espiritismo não se aplicam à doutrina da intercessão dos santos.

    “Os quatro viventes e os vinte e quatro anciões se prostraram diante do Cordeiro. Tinha cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfumes, que são as orações dos santos” (Ap 5,8). “A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.? (Ap 8,4).

    Nos versículos acima os santos oram para Deus. Por que estariam orando, já que estão salvos e gozando da presença do Senhor? Oram em nosso favor, para que os que estão na terra também possam um dia estar com eles na presença do Senhor.

    No livro do profeta Jeremias lemos:

    “Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!? (Jr 15,1).

    No tempo do profeta, ambos Moisés e Samuel estavam mortos. Que sentido teria este versículo caso não fosse possível que os dois intercedessem por Israel?

    DAI VEMOS QUE NÃO É ANTIBIBLICO A INTERCESSÃ DOS SANTOS E SE FOR ENTÃO ARRANQUE DE SUA BIBLIA ESTES LIVROS CITADOS POR MIM.NEM VAI SER NOVIDADE,É SO FAZER O QUE LUTERO JÁ FEZ COM OS 7 QUE ELE TIROU.

DEIXE UMA RESPOSTA