Para poder ler a Bíblia, idosa de 83 anos se matricula na escola com a neta e passa a estudar

29

Uma senhora de 83 anos decidiu que precisava aprender a ler, escrever e interpretar para poder, por conta própria, abrir a Bíblia Sagrada e no seu tempo, conhecer a mensagem das Escrituras.

Há três anos, quando sua neta passou a frequentar a primeira série do Ensino Fundamental, Anastasia Guzmán Martinez passou a mandar um caderno extra na mochila da menina, para que a professora enviasse tarefas para ela fazer em casa.

Tocada pela iniciativa de Anastasia, a professora convidou a idosa para participar das aulas, e se responsabilizou por matriculá-la de maneira formal para que ao final das aulas, ela possa receber seu diploma.

“Estou feliz porque posso ir à escola para aprender. Neste momento de minha vida, parece que já são meus minutos que restam, mas meu Deus vai me ter. Eu gosto pensar que sou saudável e forte, mas quando o Criador nos chamar, não haverá perguntas“, afirmou a idosa, de acordo com informações do site La Prensa.


Anastasia vive na aldeia Serra Aguazul, em Santa Cruz de Yojoa, Honduras, e é assídua às aulas. Sentada na primeira fileira de cadeiras, ela fica atenta a tudo que a professora ensina, e é bem recebida pelos colegas de classe, décadas mais novos.

Diariamente, ela caminha cinco quarteirões para ir às aulas, aproveitando cada momento que não teve a oportunidade de usufruir na infância, por conta da extrema pobreza em que vivia.

Dizendo que essa fase pode ser sua última, ela não deixa de aproveitar cada momento na escola, e como todos os estudantes, tem uma matéria da qual não gosta: Estudos Sociais. O motivo seria as diversas nuances que essa disciplina traz: “É muita história para aprender e minha cabeça dói“, diz.

A professora atual de Anastasia conta que ela é boa aluna, se atenta às tarefas e alcança os objetivos, mesmo que, às vezes, com uma velocidade menor que os colegas. A visão cansada e a audição falha contribuem para isso. No entanto, uma vez que compreende o tema, consegue explica facilmente aos colegas que ainda não tenham captado o teor.

A neta de Anastasia, Astrid Fernanda Márquez, diz que sente muito orgulho da avó, e que se espelha nela, pois a dedicada idosa quer alcançar o que não pôde antes. E Anastasia confirma: “Se Deus me der mais dois anos de vida, irei continuar no colégio para me formar e conseguir um outro diploma”, concluiu.


29 COMENTÁRIOS

      • Se ela ler a Bíblia protestante que falta 7 livros, capítulos e o restante adulterada, ela vai ler rápido porque a Bíblia deles é fininha, mas se ela ler a Bíblia completa e sem adulteração da igreja Católica vai demorar. Será necessário paciência e dedicação.

        • Emanuelle pertubada.
          Porque vc não segue o exemplo dessa senhora e começa a ler a Bíblia sua estupida.

          A tua igreja meretriz católica e tão pertubada que aumentou mais 7 sete livros na Bíblia.
          esses livros são chamados apócrifos, essa igreja meretriz realmente faz tudo ao contrário da Bíblia, JESUS disse, ai de quem tirar ou aumentar a palavra de DEUS.

          Essa igreja prostituta meretriz aumentou logo 07 livros.
          por isso que JESUS disse. Sai dela povo meu para que não sejas cúmplices dos seus pecados e flagelos.

          • A Bíblia foi feita por Católicos e para Católicos.
            A bíblia surgiu da TRADIÇÃO católica.
            Se não fosse a Igreja a bíblia nem existiria. Na época dos monges copistas, os monges copiaram a bíblia A MÃO durante muito tempo para nada se perder. Iam se revezando as vezes a noite para conseguir transcrever. A Igreja inventou os capítulos e versículos da bíblia Foi o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT.
            Foram os CATÓLICOS que deram o nome de “Bíblia” para as sagradas Escrituras. Veio da palavra grega “biblos”, que significa o lado interno do papiro, papel-cana de onde eram feitos os primeiros papéis, no Egito. A forma latina “Bíblia”, escrita com uma letra maiúscula, veio a significar “O Livro dos Livros”, “O Livro” por excelência. As Santas Escrituras foram chamadas de Bíblia pela primeira vez por S. Crisóstomo, arcebispo católico de Constantinopla, no séc. IV. Repetindo:
            “A Bíblia foi feita para Católicos e por Católicos.” Padre Paulo Ricardo.
            Onde estava sua SEITA na época em que a bíblia foi feita? Como ousa pegar um livro feito pela Igreja e deturpa-la para ataca-la?
            Segundo lugar: Nunca existiu Cristianismo sem a Igreja Católica, e durante 1500 anos SOMENTE ELA existia. Porém JÁ EXISTIU SIM Cristianismo sem o Protestantismo que é recente e herético. Não é histórico, não existia em todas as época como Jesus falou “Estarei contigo até o fim dos tempos.

          • Corrompendo e mutilando a Bíblia, Lutero e seus seguidores caem sob a maldição da própria Bíblia, que diz:

            ” Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; E se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.” (Apoc. 22,18-19).

            “É que de fato, não somos, como tantos outros, falsificadores da palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus.” (2 Cor. 2,17).

          • Emanuelle,

            Diga a seu padre idiota, (quem é não quer ser sozinho, por isso ele fica chamando os evangélicos de idiota) que os evangélicos estavam no primeiro momento da compilação do novo testamento, pois o velho já existia com os nossos irmão do judaísmo, que, aliás, não possui sete livros que vc inseriram.

            Bom, voltando ao assunto, feita a compilação, tua igreja começou a perseguir os demais grupos de evangélicos, momento esse que ficaram na clandestinidade, e os que se levantaram foram massacrados por tua igreja. Mas um dia, o povo da tua igreja se enfezou e findou por enfrentar a tua igreja, tendo vocês chamados esses enfezados de protestantes.

            Mas Deus escreve certo em linha torta, findou que esse grupo de enfezado com a igreja se juntou ao povo que vivia no silêncio dos inocentes e formaram o grupo que mais cresce, tanto que 5 séculos já é quase o mesmo número de católicos romanos. Perde quando junta os que não são romanos, no caso os ortodoxos, gregos,,,

            Esse povo foi o que sempre carregou o verdadeiro evangelho de Cristo, não o maculado pelos dogmas. Onde já se viu, rezar pra alma ruim se salvar? De que adiantou a morte de Cristo? Querem tomar ou lugar do filho de Deus. Eta povo danado de arrogante!

      • Já percebeu Lopes que nem o Luciano e o Zezé Mané que são protestantes fanáticos, acostumados com pobreza espiritual estão suportando esse vídeo, isso é sinal de que o vídeo é ruim mesmo. O trem tá feio pro lado desse pastor de bodes.

      • Lopes pinguço.

        falando em caga, faz o seguinte, pega todos os santos que vc tem pendurado na parede leva pro banheiro quando vc for caga limpa o fiofó com eles seu cachaceiro estúpido idolatra..

        • Zé Mané, herege, herege, herege, seguidor da doutrina do APÓSTATA Lutero! Você é muito analfabeto, por que você não aproveita e também vai estudar. Hoje em dia estudar está sendo muito fácil, até a queimadura já tem o 1º, 2º, 3º e 4º. Quem sabe assim você vai ter capacidade intelectual para debater com alguém sabendo apresentar provas, fundamentos e argumentos convincentes. Seja mais honesto! A sua mente tem um vazio tão grande que nada serve de prova para você. A sua mente é bloqueada em receber a verdade porque vocês servem ao pai da mentira. O seu problema não é o analfabetismo porque conheço analfabetos dignos, educados, sinceros e inteligentes (o que não é o seu caso). O veneno do protestantismo está te corroendo e tornando uma pessoa insensata e amarga. Agora repita comigo: SE O CATOLICISMO É A MERETRIZ, LOGO OS PROTESTANTANTES SÃO FILHOS DA P/U/T/A, POIS O PROTESTANTISMO VEIO DO CATOLICISMO.
          Agora tome remédio para ficar liberto dessa sua diarreia mental.
          ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

          • Emanuelle pertubada.

            Pega todos os santos que vc tem pendurado na parede quando vc for caga, limpa o fiofó com eles.
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            É só pra isso que esses santos que a grande meretriz católica inventou serve.
            pra limpar fiofó cagado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Emanuelle pertubada.

            Não sou eu que digo que a tua igreja católica é a grande meretriz..
            Quem diz é a BÍBLIA.

            Não sou eu que orientou o povo sair dela foi JESUS.
            leia a Bíblia sua estúpida pertubada..

    • Porque você não faz igual a seita testemunha de Jeová carrega daqueles carrinhos com aquelas revistinhas mequetrefes e vai aparecer lá na Praça da Sé em São Paulo?

  1. Mais uma vez você demonstrou Zé Mané que é herege, herege, herege, seguidor da doutrina do APÓSTATA Lutero! Você é muito analfabeto, por que você não aproveita e também vai estudar. Hoje em dia estudar está sendo muito fácil, até a queimadura já tem o 1º, 2º, 3º e 4º. Quem sabe assim você vai ter capacidade intelectual para debater com alguém sabendo apresentar provas, fundamentos e argumentos convincentes. Seja mais honesto! A sua mente tem um vazio tão grande que nada serve de prova para você. A sua mente é bloqueada em receber a verdade porque vocês servem ao pai da mentira. O seu problema não é o analfabetismo porque conheço analfabetos dignos, educados, sinceros e inteligentes (o que não é o seu caso). O veneno do protestantismo está te corroendo e tornando uma pessoa insensata e amarga. Agora repita comigo: SE O CATOLICISMO É A MERETRIZ, LOGO OS PROTESTANTANTES SÃO FILHOS DA P/U/T/A, POIS O PROTESTANTISMO VEIO DO CATOLICISMO.
    Agora tome remédio para ficar liberto dessa sua diarreia mental.
    ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

    • Emanuelle pertubada.

      Ou vc faz o que JESUS mandou fazer, sai dessa igreja prostituta meretriz católica, ou vai pro inferno de cabeça pra baixo seu estúpida.

      leia a Bíblia e segue o que esta escrito sua estúpida.

  2. O apóstolo PEDRO, não aceitou que um homem se ajoelha-se a seus pés veja.

    Aconteceu que, indo PEDRO, ao entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-lhes aos pés, o adorou.
    Mas PEDRO o levantou, dizendo, ergue-te , que eu também sou homem.

    Ou seja, PEDRO não aceitou que alguém um homem como ele, se ajoelha-se aos seus pés, porque ele também era homem comum como outro homem.

    A igreja católica meretriz, faz tudo ao contrário da Bíblia, aceita que as pessoas se ajoelham nos pés de padre pecador comedor de feijão a angu, como se padre tivesse autoridade de perdoar pecado de pecador.

    Ainda esses católicos estúpidos, tem a cara de pau te dizer que PEDRO foi o primeiro papa, se PEDRO foi o primeiro papa, porque que essa raça de idolatra não segue o exemplo de PEDRO, que não permitiu que um homem se ajoelha-se as seus pés.

    bando da idolatra estúpidos.

    • Só o Zezé, animalzinho frequentador de seita para ter um raciocínio tão medíocre como esse.
      Realmente: o pior cego é aquele que não quer enxergar. Como éTRISTE o VÍCIO de MENTIR. Nós, católicos, ADORAMOS somente o DEUS Vivo e Verdadeiro.

      O ÓDIO que o senhor tem contra a IGREJA CATÓLICA é que o mantém vivo… mas do JUÍZO de Deus o senhor NÃO ESCAPARÁ: “Porquanto, todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal” (2 Cor 5, 10).

      Por favor me mostre algum Documento da Santa Igreja Católica ordenando os católicos a ADORAREM IMAGENS.

      Vocês conseguem TOLOS para as suas SEITAS através da CALÚNIA… a religião de vocês é a LÍNGUA e a “Doutrina” é a CALÚNIA.

      “Os católicos são idólatras, pois adoram estátuas!”… Quem nunca ouviu essa acusação ? Infelizmente, uma vez que os católicos usam estátuas em suas igrejas, enfrentamos a acusação de violar um dos mandamentos de Deus:
      “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que está em cima nos céus, nem em baixo na terra, ou seja nas águas debaixo da terra: você não deve se curvar a elas nem as servirás ”(Êxodo 20,4-5),” Ai, este povo cometeu um grande pecado, pois eles fizeram para si deuses de ouro “(Ex . 32,31).
      os evangélicos são falsas testemunhas que dizem que veneração é idolatria, fingem que não existe veneração na Bíblia: Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2,15

      o fim do protestantismo será vergonhoso e terrível, acabarão pior do que as milhares de seitas gnósticas que se diziam as guardiãs da verdade no tempo da igreja primitiva, levando seus seguidores pouco a pouco ao ateísmo e a loucura.

    • Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: “Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta” (Hc 2, 19)
      A Bíblia reza no livro de Josué: “Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel” (Jos 7, 6).
      Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?
      Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma “serpente” de metal (Nm 21,8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que “olhar” é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?
      Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal “serpente” era o símbolo do Cristo crucificado: “Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem” (Jo 3, 14).
      Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.
      A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.
      Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.
      E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico…
      Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus. (Ver a diferença entre os cultos de “latria”, “hiperdulia” e “dulia”).
      Alguns protestantes argumentam que só é possível fazer imagens quando Deus expressamente permite. Pergunta-se: onde está essa norma na Bíblia? É uma contradição dos protestantes, pois tudo para eles está na Bíblia, todavia, para condenar os católicos, não é necessária a Bíblia…
      Deus proíbe a idolatria e não o uso de imagens
      O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).
      Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!
      Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas.
      Os Judeus, saindo da dominação egípcia, um povo idólatra, tinham muita tendência à idolatria. Basta ver o que aconteceu quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e encontrou o povo adorando o “Bezerro de Ouro” como se ele fosse uma divindade, um amuleto. É claro, como permitir que um povo tendente à idolatria fosse fazer imagens.
      Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam “semelhantes” a Deus, como afirmou S. Paulo: “já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”.
      Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora, segundo a tradição, foi pintada pelo próprio S. Lucas e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.
      As imagens católicas representam pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria, pois os povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.
      O Concílio de Trento formalmente legitimou o uso das imagens: As imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim, porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de modo que nas imanges que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas representam (Sess XXV).
      O Concílio de Nicéia, o primeiro celebrado na Igreja, no ano de 325, sob o Papa S. Silvestre I e o imperador Constantino, defende o culto das imagens contra os iconoclastas, com um vigor admirável.
      Lê-se nos atos deste concílio: Nós recebemos o culto das imagens, e ferimos de anátema os que procedem de modo contrário. Anátema a todo aquele que aplica às santas imagens os textos da escritura contra os ídolos. Anátema a todo aquele que as chama ídolos. Anátema àqueles que ousam dizer que a Igreja presta culto a ídolos.

    • Prostrar-se diante de pessoas
      Lamento dizer-lhe mais isso não é idolatria!Pois o próprio Deus MANDOU que pessoas se ajoelhassem diante das outras para fazer uma PRECE DE JOELHOS!
      Isaías 45.
      1 ASSIM diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão (…)
      14 Assim diz o Senhor: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, ((( e diante de ti se prostrarão ))); ((( far-te-ão as suas súplicas ))), dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus.
      Veja, o Senhor Deus manda se ajoelhar diante de Ciro para SUPLICAR!
      E isso se chama PRECE!
      Veja outro exemplo!
      Gen 49,8 – Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
      Veja essa outra passagem acima!
      As pessoas se ajoelharam diante de Judá para LOUVÁ-LO!
      Agora, veja esse exemplo abaixo!
      Mat 27,29 – E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
      Nessa passagem acima, os soldados se ajoelhavam diante de Jesus não para adorá-lo, mas sim para ZOMBAR dele!
      A própria bíblia se encarrega de mostrar os tipos DIFERENTES de se ajoelhar
      São os protestantes que misturam tudo! !

  3. Emanuelle pertubada.
    Só que aumentou os livros da Bíblia foi tua igreja meretriz católica.
    esses livros que a grande meretriz católica inventou são chamados apócrifos.

    Vão pagar caro por isso..
    bando de idolatras pertubados esses cachaceiros católicos.

    • OS PROTESTANTES FANÁTICOS SABEM QUE IMAGEM NÃO É ÍDOLO ?

      Parece que o deus dos protestantes anda meio esclerosado e esquecido mandando fazer imagens em um lugar e proibindo noutros…

      A Bíblia reza no livro de Josué: “Josué prostrou-se com o rosto em terra DIANTE DA ARCA DO SENHOR, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel” (Jos 7, 6).

      Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?
      Apocalipse 5, 6-14: Os Anciãos estão PROSTRADOS e ADORANDO a IMAGEM do CORDEIRO. Afinal, será que podemos interpretar que ATÉ os ANCIÃOS na Glória Celeste são Idólatras ?
      1)- Para ser CONSIDERADO IDOLATRIA : Teríamos que achar que os três elementos: Deus o santo e a imagem são a mesma coisa.
      2)- Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus, logo não existe Idolatria.

      3)- Se Considerar que a protração diante das Imagens Santas é Idolatria, então Josué e os anciãos de Israel teria, cometido Idolatria, logo qualquer relação com Idolatria está descartada.
      4)- Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Francisco, por exemplo, não é S.Francisco, mas Deus.
      5)- E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Francisco é a própria estátua.
      6)- Nisto demonstra que somos mais esclarecidos que os protestantes, pois para os protestantes a imagem eles consideram o próprio Deus,o que não se aplica aos Católicos esclarecidos.
      7)- Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, (visto que esta consiste em adorar um falso deus , portanto um ídolo).Os Santos foram apenas Imitadores perfeitos de Cristo. Nas imagens sacras e obras de arte católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam “imitadores” de Cristo, como aconselhou o próprio S. Paulo:
      “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” ( I Coríntios 11:1).
      8)- Parece-nos que o deus dos protestantes, ou as suas interpretações quanto à questão da imagens sacras, andam meio esclerosadas (Esquecendo-se).Pois o mesmo Deus, que no livro do Êxodo proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20).

      9)- Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9).
      10)- Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).
      11)- Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou, está havendo uma má interpretação teológica.
      Mais clareza, só cego para não querer ver e entender, o que seria puro orgulho espiritual e falta de humildade, que são atitudes não Cristãs.
      “Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon )

    • Deus proibiu a adoração de estátuas, mas não proibiu o uso delas. Em vez disso, ele de fato mandou que fossem usadas em contextos religiosos, como provarei abaixo. Portanto, aqueles que se opõem à iconografia e estatuária religiosa esquecem das muitas passagens onde o Senhor ordena a confecção de estátuas. Por exemplo:
      “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” “Farás uma mesa de madeira de acácia, cujo comprimento será de dois côvados, a largura de um côvado e a altura de um côvado e meio. Recobri-la-ás de ouro puro e farás em volta dela uma bordadura de ouro. Farás em volta dela uma orla de um palmo de largura com uma bordadura de ouro corrente ao redor. “(Ex. 25,18-20).
      Davi deu a Salomão a planta do templo ”Também determinou a quantidade de ouro refinado que o altar do incenso deveria ter. Deu-lhe o modelo do carro dos querubins de ouro, que cobriam com as suas asas a Arca da Aliança de Javé. Tudo isso estava num escrito que Javé havia entregado a David, explicando a fabricação do modelo. “(1 Cr. 28,18-19). A planta de Davi para o templo, que o autor bíblico nos diz que foi “escrita pela mão do Senhor”, incluía estátuas de anjos.
      Da mesma forma Ezequiel 41,17-18 descreve escultura (talha) das imagens do templo idealizado, que lhe havia sido mostrada em uma visão, pois ele escreve: ”Nas paredes ao redor na sala interior e [sobre] a nave foram esculpidos semelhanças de querubins. “

    • Às vezes os anti-católicos citam Deuteronômio 5,9, onde Deus disse a respeito de ídolos, “Vós não deveis vos curvar a eles.” para formularem sua acusação. Uma vez que muitos católicos às vezes se ajoelham diante de estátuas de Jesus e mesmo dos santos, as pessoas confundem esse ato de veneração com o pecado da idolatria.
      Apesar da curvatura e a genoflexão (ato de ajoelhar-se) poderem ser posturas de adoração, isso não quer dizer que sempre que elas ocorrem esteja caracterizada a adoração. Assim, um católico que se ajoelha diante de uma imagem sacra não está prestando adoração à estátua, mas apenas assumindo uma postura de oração. Ou seja, a genuflexão é uma postura de reverência que exterioriza um sentimento de humildade e piedade interior, ela somente caracterizaria um ato de adoração se houvesse a atribuição do status de divindade ao objeto ( imagem sacra) em substiuição à Deus, o que não ocorre na prática Católica. A Bíblia Sagrada nos prova isso:
      Moisés saiu ao encontro do sogro e, prostrando-se, o beijou. Em seguida, depois de mútua saudação, os dois entraram na tenda. Ex. 18,17
      Josué rasgou suas vestes e prostrou-se [diante da Arca da Aliança] com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças. Seria esse o desejo de Deus?~
      Obadias ajoelhou-se diante de Elias e esse por sua vez não o repreendeu, pois percebia o gesto de Obadias como ato de respeito:
      “Enquanto Obadias caminhava, eis que veio Elias a seu encontro. Abdias reconheceu-o e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: És tu, meu senhor Elias?” (1 Reis 18,7)
      Eliseu também para se pos de joelhos:
      “Os filhos dos profetas que estavam em Jericó, vendo o que acontecera defronte deles, disseram: O Espírito de Elias repousa em Eliseu. Foram-lhe ao encontro, prostraram-se por terra diante dele.”(2 Reis 2,15)
      As mulheres se ajoelharam diante dos anjos no sepulcro:
      “Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. Como se estivessem amedrontadas, inclinaram o rosto para o chão, disseram-lhes eles: Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?”[Lucas 24, 4-5)
      Alguns recorrem ainda à Deuteronômio 4,15-18 para condenarem o uso de estátuas religiosas: “No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes figura alguma. Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra”
      Já mostramos que Deus não proíbe a confecção de estátuas ou imagens de várias criaturas para fins religiosos (cf. 1 Rs 6,29-32, 8:6-66;.. 2 Crônicas 3,7-14) mas sim o ‘endeusamento’ de estátuas em subistuição ao culto a Deus. Muitos protestantes diriam que mesmo assim essa prática é errada, pois Deuteronômio 4 nos diz que os israelitas não viam a Deus sob uma forma concreta e, portanto, não devemos fazer representações simbólicas de Deus. Mas será que Deuteronômio 4 proíbe tais representações?
      A resposta é não
      No início de sua história, Israel foi proibida de fazer quaisquer representações de Deus, porque Ele não havia se revelado de uma forma visível. Dada a cultura pagã ao seu redor, os israelitas poderiam ter sido tentados a adorarem a Deus sob a forma de um animal ou algum objeto natural (por exemplo, um touro ou o sol), como de fato o fizeram.
      Mais tarde, porém, Deus revelou-se sob formas visíveis, como em Daniel 7,9 “Enquanto eu olhava, foram colocados tronos e um que era Ancião de Dias, tomou o seu lugar, o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; o seu trono era chamas de fogo, suas rodas eram fogo ardente.” Os Evangélicos e protestantes em geral fazem representações de Deus Pai, de acordo com essas descrições quando fazem ilustrações das profecias do Velho Testamento.
      O Espírito Santo revelou-se sob pelo menos duas formas visíveis, a de uma pomba, no batismo de Jesus (Mateus 3,16, Marcos 1,10, Lucas 3,22, João 1,32), e como línguas de fogo, no dia de Pentecostes (Atos 2,1-4). Os cristãos não-Católicos usam essas imagens para representarem episódios bíblicos, nos EUA por exemplo, usam alfinetes na lapela com a representação do Espírito Santo em forma de pomba, ou ainda emblemas em seus carros, etc…
      Mas, mais importante, na encarnação de Cristo, Seu Filho, Deus mostrou à humanidade um ícone de si mesmo. Em Colossenses 1,15 Paulo disse: “Ele é a imagem. (Em grego imagem = ikon) do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Cristo é o tangível “ícone” divino do invisível, do Deus infinito.
      Nós lemos que, quando os Reis Magos foram “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o adoraram. Então, abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11). Embora Deus não tivesse revelado uma forma no Monte Horebe, ele revelou uma na casa em Belém.
      A questão é, quando Deus estabeleceu Sua nova aliança conosco, ele revelou-se sob uma forma visível em Jesus Cristo. Por esse motivo, nós podemos fazer representações de Deus em Cristo. Até mesmo os protestantes usam todos os tipos de imagens religiosas: Imagens de Jesus e outras personagens bíblicas aparecem em uma variedade de Bíblias, livros de fotos, camisetas, bijuterias, adesivos, cartões, discos compactos, e presépios. Cristo ainda é simbolicamente representado pela Icthus ou “emblema de peixe.”
      O bom senso nos diz que, uma vez que Deus se revelou em várias imagens, sobretudo na encarnação de Jesus Cristo, não é errado para nós usarmos imagens destas formas para aprofundar o nosso conhecimento e amor à Deus. É por isso que Deus revelou-se nessas formas visíveis, é por isso que são feitos ícones e estátuas.

    • Adorar é o mesmo que “Venerar” conforme dizem os “estudiosos” Protestantes?

      Atos 5,34: “ Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, VENERADO por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos…”(Segundo a bíblia Protestante : João Ferreira de Almeida)

      Neste caso todo povo Judeu ADORAVA Gamaliel, se adorar for o mesmo que Venerar ? E agora Sr. Falso pastor, mentiroso e embusteiro ? Como sair desta enrascada que você mesmo se meteu ?

      E ainda, criminosamente tentando deturpar outro assunto, dizia o herege: – “Muito mais estranho é a doutrina dos jesuítas no ‘ELUCIDARIUM DE POSA’, onde descreve Maria, concorrendo como homem e mulher para produzir o corpo de Cristo”.

      PURA DETURPAÇÃO! Os Jesuítas apenas referem-se que na terra, fique claro, Maria foi mãe e pai de Jesus em sua geração carnal, visto que Jesus não teve o pai carnal na terra, apenas. Nada de anormal nisto. E encerrando esse capítulo de blasfêmias dizia o vilipendiador: – “As Igrejas protestantes não são irreverentes assim com o nome da mãe do Salvador!”
      Quanto a irreverência das “igrejas protestantes” são as piores possíveis, chamam a MÃE DO SALVADOR de: “IDOLO”, “BONECA”, “UMA COMO OUTRA QUALQUER”, “DEMÔNIO”, “DEUSA”, “DEFUNTA”, etc. E a irreverência física das “igrejas protestantes” vai além: tem uma chamada “Acalanto” só para gays, uma chamada “Sinos de Belém” para pederastas, uma chamada “Universal” que faz “descarrego”, uma chamada “Bola de Neve” só para surfista tatuado, uma chamada “Assembleia de deus” para quem grita na rua, uma chamada “Catedral Esperança” só para lésbicas e Draig Queens, outra chamada “Cuspe de Jesus”, “Cobra de Moisés” e por aí vai. Acabam assim as lorotas do “pastor”.

      • EMANUELLE

        Esse caso das im@gens não é id0latria.
        Se assim fosse, não haveria f0tografias e film@gens.
        Quando uma pessoa mostra a outras uma fot0 de seu pai, todos sabem que a fot0 é uma imagem, não o próprio ente querid0.
        Não poderia haver álbuns de f0tografias nem filmagens, p. ex. de casament0s.
        É o que acontece lá nos países islâmic0s, onde os fanátic0s com cérebr0 de camel0 dizem que qualquer figura é contrária ao “sagrad0” Alcorã0, divulgad0 pelo fals0 pr0feta M0RRA-MED, a mand0 do fals0 de-us A-llah.
        Já disse há quase 100 anos o grande escrit0r Monteir0 Lobat0, numa das obras para crianças (Serões de Dona Benta), que um pedaç0 de madeira nem sempre é uma alavanca, depende do modo como é usado.
        Se for usado para b@ter, é p0rrete.
        Se for usado para queim@r, é lenh@.
        Se fosse usad0 para fazer uma estátu@ que fosse adorad@, aí sim seria um ídol0.
        A mai0ria das pess0as precisa de um estímul0 visu@l para suas preces, uma espécie de “can@l de pensament0”, para 0rarem a Maria, Jesus, Santo Antonio e outros.
        Deus é o únic0 que não tem imagem.
        Para muitos é necessári@ essa ajuda visual para as 0rações.
        Eles sabem que aquela im@gem em p@pel, barr0, plástic0, pedr@, met@l…não é o próprio Jesus, Maria ou qualquer sant0, apenas uma representaçã0 visu@l deles.
        Portanto, uma im@gem não é por si mesm@ um ídol0.
        Seria SE fosse usad@ como um ídol0.
        LOG0, ESSA PRÁTIC@ NÃ0 É ID0LATRIA!!!!!
        Quem achar que é, jogue fora suas fot0s impress@s, delete do computad0r todas as fot0s armazenad@s, jogue fora seus CDs e DVDs com víde0s e f0t0s.
        Nem os d0cument0s 0ficiais (Carteira de Habilitação, RG, carteirinhas de OAB e outras) p0deriam ter f0tos neles.
        Vocês ficarão iguaizinh0s aos fanátic0s muçulm@n0s, ru-des, atrasad0s e burr0s.

      • EMANUELLE

        Esse caso das imagens não é idolatria.
        Se assim fosse, não haveria fotografias e filmagens.
        Quando uma pessoa mostra a outras uma foto de seu pai, todos sabem que a foto é uma imagem, não o próprio ente querido.
        Não poderia haver álbuns de fotografias nem filmagens, p. ex. de casamentos.
        É o que acontece lá nos países islâmicos, onde os fanáticos com cérebro de camelo dizem que qualquer figura é contrária ao “sagrado” Alcorão, divulgado pelo falso profeta MORRA-MED, a mando do falso deus Allah.
        Já disse há quase 100 anos pelo grande escritor Monteiro Lobato, numa das obras para crianças (Serões de Dona Benta), que um pedaço de madeira nem sempre é uma alavanca, depende do modo como é usado.
        Se for usado para bater, é porrete.
        Se for usado para queimar, é lenha.
        Se fosse usado para fazer uma estátua que fosse adorada, aí sim seria um ídolo.
        A maioria das pessoas precisa de um estímulo visual para suas preces, uma espécie de “canal de pensamento”, para orarem a Maria, Jesus, Santo Antonio e outros.
        Deus é o único que não tem imagem.
        Para muitos é necessária essa ajuda visual para orações.
        Eles sabem que aquela imagem em papel, barro, plástico, pedra, metal…não é o próprio Jesus, Maria ou qualquer santo, apenas uma representação visual deles.
        Portanto, uma imagem não é por si mesma um ídolo.
        Seria SE fosse usada como um ídolo.
        LOGO, ESSA PRÁTICA NÃO É IDOLATRIA!!!!!
        Quem achar que é, jogue fora suas fotos impressas, apague do computador todas as fotos armazenadas, jogue fora seus CDs e DVDs com vídeos.
        Ficarão iguaizinhos aos fanáticos islâmicos, rudes, atrasados e ignorantes.
        Como dizem eles: “ALLAH´U´AKHBAR!!”
        “Deus é grande!!” em árabe…

      • EMANUELLE

        Esse caso das im@gens não é id0latria.
        Se assim fosse, não haveria f0tografias e film@gens.
        Quando uma pessoa mostra a outras uma fot0 de seu pai, todos sabem que a fot0 é uma imagem, não o próprio ente querid0.
        Não poderia haver álbuns de f0tografias nem filmagens, p. ex. de casament0s.
        É o que acontece lá nos países islâmic0s, onde os fanátic0s com cérebr0 de camel0 dizem que qualquer figura é contrária ao “sagrad0” Alcorã0, divulgad0 pelo fals0 pr0feta M0RRA-MED, a mand0 do fals0 de-us A-llah.
        Já disse há quase 100 anos o grande escrit0r Monteir0 Lobat0, numa das obras para crianças (Serões de Dona Benta), que um pedaç0 de madeira nem sempre é uma alavanca, depende do modo como é usado.
        Se for usado para b@ter, é p0rrete.
        Se for usado para queim@r, é lenh@.
        Se fosse usad0 para fazer uma estátu@ que fosse adorad@, aí sim seria um ídol0.
        A mai0ria das pess0as precisa de um estímul0 visu@l para suas preces, uma espécie de “can@l de pensament0”, para 0rarem a Maria, Jesus, Santo Antonio e outros.
        Deus é o únic0 que não tem imagem.
        Para muitos é necessári@ essa ajuda visual para as 0rações.
        Eles sabem que aquela im@gem em p@pel, barr0, plástic0, pedr@, met@l…não é o próprio Jesus, Maria ou qualquer sant0, apenas uma representaçã0 visu@l deles.
        Portanto, uma im@gem não é por si mesm@ um ídol0.
        Seria SE fosse usad@ como um ídol0.
        LOG0, ESSA PRÁTIC@ NÃ0 É ID0LATRIA!!!!!
        Quem achar que é, jogue fora suas fot0s impress@s, apague do computad0r todas as fot0s armazenad@s, jogue fora seus CDs e DVDs com víde0s.
        Nem os d0cument0s 0ficiais (Carteira de Habilitação, RG, carteirinhas de OAB e outras), p0deriam ter f0tos neles.
        Vocês ficarão iguaizinhos aos fanáticos islâmic0s, ru-des, atrasad0s e burr0s.
        Como dizem eles: “ALLAH´U´AKHBAR!!”

DEIXE UMA RESPOSTA