Líderes cristãos apontam os “piores erros” teológicos do filme Noé e criticam: “Ensina o que jamais a Bíblia ensinou”

53

O filme “Noé”, criticado por muitos cristãos por conta das diferenças entre a narrativa bíblica e o que é apresentado no longa-metragem dirigido por Darren Aronosfky, despertou a ira de líderes cristãos. Listas de erros teológicos existentes no filme foram feitas pelo pastor Renato Vargens e pelo escritor J. Lee Grady.

Nos pontos elencados por ambos, as críticas ao filme abrangem questões diretas, como diferenças entre a história constante da Bíblia, e questões indiretas, como a impressão que o filme deixa sobre os personagens por conta da forma como a história é narrada.

O próprio diretor do filme reconheceu que o longa-mentragem é “o filme bíblico menos bíblico de todos os tempos”, e o estúdio que o produziu se viu obrigado a emitir alertas de que o filme continha diversas diferenças em relação à Bíblia.

Vargens afirma que não recomenda o filme porque ele “fundamenta-se em lendas, ficções e interpretações equivocadas de quem foi Noé”, e dentro desse ponto de vista, “a história de Nóe narrada pelas Escrituras se contrapõe em muito ao filme hollywoodiano”.


O escritor J. Lee Grady afirma que “Noé não estava distante de Deus”, ao contrário do filme, que o apresenta como uma “alma torturada que sente através de um sonho que o misterioso ‘Criador’ (Ele nunca é chamado de Deus) planeja destruir o mundo com uma inundação”.

Grady aponta que “na versão fantasiosa de Aronofsky, apenas um dos filhos de Noé, Sem, tem uma mulher (interpretada por Emma Watson) e ela acaba grávida de gêmeas que, supomos, irão eventualmente se tornarem mulheres para os outros dois filhos de Noé”. O escritor ressalta que na versão bíblica, “os filhos de Noé não estavam sem esposas na arca”, citando a passagem de Gênesis 6:18: “Você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos”.

O pastor Renato Vargens critica o filme por apresentar Deus como um ser “desprovido de amor, bondade e misericórdia”, e Noé como alguém “obcecado, violento e insensível”. O líder da Igreja Cristã da Aliança frisa ainda que “o filme  apresenta um péssimo conceito de Deus, onde o Criador não fala, ama ou se relaciona com Noé. Na verdade o filme retrata um deus vingativo, impessoal e cheio de ódio […] e induz  os expectadores  ao erro por ensinar aquilo que jamais a Bíblia ensinou”.

Já Grady aponta uma das liberdades poéticas do diretor como um dos piores erros cometidos no filme. O escritor diz que “Noé não obteve ajuda de criaturas gigantes de pedra quando construiu a arca”, e afirma que Darren Aronofsky “pegou emprestado esse conceito estranho de antigos místicos judeus que sugeriram que os anjos de Deus expulsos do céu após a criação caíram e foram aprisionados em rochas, caminhando pela Terra em busca de oportunidades para ajudar os seres humanos”.

O escritor J. Lee Grady encerra a lista de defeitos do filme dizendo que, na Bíblia, “os descendentes de Noé não tratam a pele da serpente do Éden como uma relíquia de família”, e revela que o diretor do filme baseou-se em “escritos gnósticos de séculos atrás”, quando “judeus ensinaram que o Deus do Gênesis era realmente um perdedor e que Satanás era um deus melhor. A implicação sutil é que Noé precisava de ajuda de Satanás, não de Deus”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

53 COMENTÁRIOS

    • quer saber sobre a estrela caída é so ler o livro satanismo segundo stardust, sabe tudo , e recomenda seus irmãos paiva netto o homem que rouba milhões em cont6a de luz, e rede mundial de ladrões com seu outro irmão que faz estremecer o infeno em festa quando pede os trizímos, e por fim as grandes promessas de seu pai o pai das safadesas

    • Leia a bíblia mais entenda como ela realmente é não como o stardust Jussara quer que você entenda.
      “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” (João 7 : 38)

  1. Foi assistir esse filme com minha família já sabendo que não iria ver um filme que relatava a verdadeira História de Noé a qual conhecemos, eu gostei, tem ótimos atores, grande produção e depois do filme eu falei para meu marido que não é evangélico e nem conhece a Bíblia que essa não é a verdadeira História de Noé ai ele me disse então me conte a verdadeira. Pude neste momento ter a grande oportunidade de falar da palavra de Deus de forma correta o que pra mim foi um momento muito especial. É complicado julgar qualquer coisa.

  2. Estão fazendo tudo conforme as escrituras,para os que não conhece a palavra do SENHOR NOSSO DEUS,acreditam que era da forma que estão vendo, a palavra de DEUS nos diz que,no final dos tempos aparecerão falsos pastores,falsos profetas e tantos outros mentirosos e enganadores,que para tentar dar legalidade aos seus erros usam o nome de DEUS, não se deixem enganar faça conforme OS BEREANOS Atos 17:11, (sempre procuramos imitar a que nos aceitamos,cuidado com o que você aceita como certo.)

  3. tem gente confundindo Cinema com igreja, pois buscam na igreja o entretenimento, e no cinema querem aprender de \Deus. tem igrejas por ai condenando o filme que vivem com mais de 100 heresias, mas vai entender

    • Eu só tenho uma coisa a dizer sobre isso, SACIAR A CURIOSIDADE, o homem se vende sempre por tão pouco.
      Cada um faz o que quiser com certeza mas de verdade diz ai o que vai acrescentar , sera q eu sou “maduro o suficiente” como alguns dizem …será que você é ???
      Certeza que essa ficção vai influenciar mal muita gente, será que não ta na cara que esse é o objetivo…

  4. Quanta HIPOCRISIA, vejo pessoas falando até em versículo da Bíblia aqui, e ao mesmo tempo JULGANDO a opinião dos outros. O Pastor Paulo Junior do DEFESA DO EVANGELHO em uma de suas pregações chama esses cristão de ” Ateus-Cristão”, conhecem a palavra, falam dela, porém, não as vivem, não as praticam.
    Entretanto, o diretor Darren Aronosfky, em nenhum momento disse que seria um filme BÍBLICO, idêntico das escrituras e sim uma vaga ideia do ocorrido, para isso contou com um pastor e claro as escrituras dos judeus entre outras leituras.
    Criticas a parte, convenhamos, tem gente que foi assistir o TITANIC 3D???!!

  5. ainda não vi o filme, mas a Bíblia afirma sobre Noé:

    ´´Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; NOÉ ANDAVA COM DEUS. (Gênesis 6:8-9)

    Quando vi no cartaz do filme, que Noé estava representado por um raivoso e valente Russel Crowe, pensei, ih, deve ter algo errado nisso… Confirmado.

  6. Esse filme pode ser tudo, menos a verdadeira e fiel historia de Noe, e anti-biblico e anti-cristao, ridiculo o que fizeram com a historia de Noe, uma ofensa a verdadeira historia de Noe e a Palavra de Deus, um filme horrivel e sem nexo. Perdeu-se uma grande oportunidade.

  7. Gente eu marquei com a maioria da igreja para assistir o filme noé, más nos dia marcado deu tudo errado (ou certo) e não foi possível assistir o filme, dou glórias a Deus pois realmente ele está no controle de tudo, se eu tivesse assistido me sentiria totalmente constrangido para com os membros da igreja. Fiquemos alerta!!

  8. Gente….

    Onde esta escrito que filme seria 100% biblico??
    O diretor utilizou algumas coisas da biblia cristã, das escriruras dos judeus e claeo…muita ficçao.
    Vejo alguns cristãos que até relatão passagens da biblia….mas ao mesmo tempo…julgando o proximo.

    HIPOCRISIA PURA

  9. VOU ESCREVER SEM MEDO E COM TODAS AS LETRAS, ESSE FILME É
    SATANISTA!!! TUDO BEM QUE É UM FILME, MAIS QUANDO SE TRATA DE
    HISTÓRIA REAL, NÃO PODE TER TANTA DISTORÇÃO, TENHO CERTEZA
    QUE NINGUÉM GOSTARIA QUE A SUA VIDA FOSSE CONTADA POR ESSE
    ESCRITOR J. Lee Grady. DEUS ABENÇOE A TODOS!!!

    • Concordo plenamente! O plano do diabo é roubar a glória de Deus. Este filme não é de Deus pois desvaloriza o amor do Pai. E os engrandecidos na estória são os anjos caídos, ou seja o diabo e os seus demônios. Tem gente que diz que não faz mal ver este filme, mas é blasfemo. Eu ficaria calada se não referisse a Deus, mas refere, e não se usa o nome de Deus em mentiras.

  10. se tiver algum cristão aí sabe que DEUS não permite que altere a sua palavra nem pra mais nem pra menos.
    e principalmente contar lorotas nada a ver com a sua palavra,
    por isso revejam seus conceitos de servos do DEUS ALTISSIMO.

  11. Sou escritor de HQ (Historia em quadrinho)
    O Filme não é um documentário da Bíblia, é uma historia em quadrinho que usou a base de noé para escrever

    é uma Historia em quadrinho de Darren Aronofsky (PROCUREM)

    cara, pelo amor de Deus, pq as pessoas estão indo ver o filme como se fosse um documentário?: primeiro que não se prova nem a existencia de Noé, quanto mais quanto ele ERA, se você for levar tudo ao pé da letra, tudo como deveria ser, vc não vai ver nada no cinema…a HQ é maravilhosa, é uma adaptação e não uma realidade, isso é basico, todos que foram ver, deveriam entender isso…PQ AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO ISSO? É FANATISMO? CEGUEIRA DA FÉ? pelo amor de DEUS cara…

    se for para ser assim, você vai perder milhoes de filmes maravilhosos, desde coração valente (Que na epoca da guerra da independencia não existia o Kilt Ainda, Não existia a tina azul que eles pintam a cara e Willian Wallace não gritou ” LIBERDADE” na hora de morrer, ele morreu em campo e não naquela mesa) fora outras coisas, se for para levar isso em consideração você nao pode ver coração de cavaleiro, pq nao existia dragão (por mais que esteja na biblia), não pode ver nada, tem gente que é tão cega de fé, que perde a beleza de viver o que Deus criou

    • Entenda, a PALAVRA DE DEUS, não pode ser mal interpretada. Não é fanatismo meu amigo usa o cérebro, é simples como fazer chá, é a exatidão da coisa, assim como num exercício de física, se a fórmula estiver errada no princípio todo o cálculo adiante estará errado.

      Tu não podes alterar algo que já está formulado para atingir um objectivo. E a palavra de Deus tem objectivo, por isso ele mesmo formulou para o nosso bem. Os produtores deviam é criar suas histórias de raíz e deixar em paz a palavra sagrada de Deus, contorcendo-a com o intuito de chocar a moral das pessoas, e chocar o placar da indústria de entertenimento, são todos uns bandidos!

  12. Boa noite amigos e amigas,

    Esta semana, tive a oportunidade de assistir à esse filme no cinema e pude comprovar que, realmente, trata-se de uma completa distorção da história Bíblica. Em alguns momentos, tive vontade de deixar meu assento e sair do cinema, devido à falta de respeito com a Verdade Divina revelada à humanidade.

    Abaixo irei relatar algumas cenas do filme e peço que vocês analisem o relato bíblico sobre a história de Noé e o Dilúvio (Gênesis – cap.6 ao cap. 9). Comparem, e comprovem mais essa mentira que é apresentada ao mundo como verdade, distorcendo a Palavra de Deus:

    1 – A Criação do Mundo é contada por Noé a seus filhos como ocorrendo em Eras (milhões de anos) e não em dias como diz na Bíblia. Igualmente, a Criação da vida na Terra é retratada conforme o Evolucionismo, demonstrando que a vida foi criada por Deus, porém utilizando o processo de Evolução das Espécies.

    2 – O filme fala sobre ‘Os Guardiões’, anjos caídos que foram expulsos do Céu devido terem ajudado Adão e Eva após o pecado original no Jardim do Éden. Devido ao castigo imposto por Deus, eles tomaram a forma de gigantes de pedra. São citados os nomes de alguns dos ‘Guardiões’: Samyaza, Magog e Ramil, todos são nomes de demônios conhecidos da tradição mística judaica. (Compare com Apocalipse – cap. 12, vers. 3-4, 7-9 / 2 Pedro – cap. 2, vers. 4 e veja quem são os anjos caídos citados na Bíblia e qual será o castigo deles).

    3 – Matusalém – avô de Noé – ajudou os ‘Guardiões’ (anjos caídos) contra os descendentes de Caim na luta pelo controle da Terra.

    4 – Os descendentes de Sete – Enoque, Matusalém, Lameque e Noé – possuem poderes sobrenaturais provenientes da pele da cobra que Satanás usou para enganar Adão e Eva.

    5 – A pele de cobra com “poderes especiais” não é apenas utilizada para lutas, mas também para “abençoar” a próxima geração. Vemos isso no filme quando Lameque abençoa Noé e após isso, Noé abençoa as filhas de Sem.

    6 – Deus não fala com Noé sobre a vinda do Dilúvio ou a construção da Arca, ele em primeiro lugar tem um sonho com o mundo todo em baixo da água e após isso uma visão produzida por um chá alucinógeno que Matusalém lhe deu.

    7 – Matusalém dá a Noé uma semente que afirma ser uma das que originou o Jardim do Éden. Ao plantar essa semente, cresce uma floresta imensa e com a madeira dessa, Noé constrói a Arca.

    8 – Os ‘Guardiões’ (ou anjos caídos) ajudam Noé a construir a Arca e proporcionam a segurança do local onde ela está sendo erguida.

    9 – Apenas Sem entra na arca com uma esposa. Cam perde a sua namorada quando esta morre pisoteada e Jafé ainda não tem idade para ter uma mulher (Compare com Gênesis – cap. 6, vers. 7; cap. 8, vers. 16).

    10 – Noé não avisa a ninguém sobre o acontecimento do Dilúvio e não acredita que alguém mereça o perdão de Deus e se arrependa verdadeiramente para merecer que fosse poupada (Compare com 2 Pedro – cap. 2, vers. 5).

    11 – Noé deixa a ‘namorada’ de Cam morrer pisoteada durante a tentativa de invasão à Arca por parte dos descendentes de Caim.

    12 – O filho do meio de Noé – Cam – se transforma em um traidor (devido à atitude de Noé) que ajuda o líder dos descendentes de Caim à entrar na Arca, antes do dilúvio começar.

    13 – Noé é impiedoso e em sua compreensão afirma que Deus deseja matar à todo Ser Humano, inclusive sua própria família.

    14 – Noé deseja matar a si e a sua mulher e filhos por entender que ninguém deve sobreviver ao Dilúvio. Após isso, muda de ideia e diz que não precisam morrer naquele momento, porém não poderão ter filhos e se multiplicar, a humanidade deveria acabar quando Jafé morresse de velhice.

    15 – Matusalém morre no dilúvio. Embora, segundo o cálculo que podemos fazer através da Bíblia, a sua morte coincida com a vinda da catástrofe que varreu o planeta, isto não consta na Bíblia (Compare com Gênesis – cap. 5, vers. 25-32; cap. 7, vers. 6).

    16 – Por defender Noé, sua família e a Arca (matando as pessoas que estão tentando invadi-la para se salvarem), os Guardiões (anjos caídos) obtém o perdão de Deus e retornam ao Céu (Compare com 2 Pedro – cap. 2, vers. 4).

    17 – A esposa de Sem fica grávida dentro da arca e descobrem tratar-se de duas meninas, compensando assim, de certa forma, o fato de que apenas ele – Sem – entrou na Arca com esposa e as suas duas filhas seriam as mulheres de seus irmãos posteriormente.

    18 – Noé deseja matar as duas filhas recém-nascidas de Sem para que a humanidade não sobreviva através delas, ao se juntarem com seus outros dois filhos, Cam e Jafé.

    19 – Cam conspira com Tubalcaim (líder dos descendentes de Caim) para assassinarem à Noé dentro da Arca.

    20 – O filho mais velho de Noé, Sem, também tenta assassiná-lo dentro da Arca, pois este iria matar suas duas filhas que haviam acabado de nascer.

    21 – Como seu pai um dia fez, Noé abençoa seus descendentes com a pele “mágica” da cobra que Satanás usou para enganar Adão e Eva no Éden.

    22 – Cam vai embora e deixa sua família para trás. Como não tem esposa, o filme dá a entender que ele foi deixado sozinho e, portanto, não teve descendentes.

    Sejam sinceros e vejam se essas informações realmente constam no Gênesis ou em qualquer outro texto que faz parte do Cânon Bíblico.
    Estejamos atentos para as armadilhas do Diabo. Muitas vezes pensamos: – Ah, mas o que têm isso? É só um filme!
    Mas, começa assim, Satanás entra de mansinho e transforma uma mentira em verdade sem que nós possamos perceber.

    Que Deus em Cristo Jesus os abençoe.

  13. bem,eu ainda não assisti este filme,,mas assistindo ou não,so tenho uma certesa nesta vida,não é um filme que vai mudar minha intimidade com DEUS.e nem sera um filme qualquer que ira tirar da minha mente tudo o que eu aprendi ate agora com a palavra de DEUS..por tanto,,não perco meu precioso tempo com coisas que so acontecem neste mundo pra afastar ainda mais as PESSOAS dos caminhos do nosso DEUS.

  14. JANDY

    DANIEL CARRARA, concordo com você, existem pessoas como crianças ainda, ou, que são influenciadas por palavras que tomam posse das mentes ao verem um filme criado por um “ícone”,digamos assim, incutindo suas idéias em cucas em desenvolvimento espiritual,isto é, começando a ler a palavra de Deus culminando em dúvidas e levando muita gente para o abismo!!
    Sabemos que se trata de um filme com sutilezas, porém, para os curiosos inteligentes, sabemos que não irão se deixar levar por um filme tão, tão interessante!!!,nunca perderia meu precioso tempo!!
    Deixo aqui apenas, um pequeno trecho da palavra de Deus.

    Ele avisou do perigo de distorcer estas coisas difíceis. Um dos erros mais comuns no mundo religioso é criar doutrina na base de um entendimento errado ou parcial de um assunto. Se olhar apenas para a obediência, esquece da fé. Se distorcer o ensinamento da Bíblia sobre a soberania de Deus, nega a responsabilidade do homem de tomar decisões. Se nossa interpretação de um texto bíblico contradiz afirmações claras de outros trechos das Escrituras, obviamente erramos em nossa interpretação!

    Estas distorções levam à destruição das próprias pessoas que corrompem a mensagem. Mesmo quando a pessoa chega a se enganar e a enganar a milhares ou milhões de outros, Deus continua sendo totalmente certo, e a palavra dele julgará tanto os mestres como seus discípulos. Tiago avisou: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tiago 3:1).

  15. É tempo de cada vez mais, decidir-mos , diante de quem os nossos joelhos vão se dobrar. Não podemos aceitar de maneira passiva, todos os ataques, sejam quais forem, do maligno. O povo de Deus deve deixar, discussões babacas, e se ater aos casos importantes, que estão acontecendo no nosso país.
    paz para todos.

  16. Chega ser ridículos os comentários eu duvido se cada um de vocês que estão falando do filme conhece a história de Noé eu concordo que o filme e pura heresia mais e daí o que adianta os comentários ridículos vão ler a bíblia e evangelizar e deixem de serem hipócritas ate porque todos vocês que estão falando mal do filme à maioria vão ir ao cinema pra ver o filme

  17. – A grande ignorância no meio evangélico, não deixa que a maior parte do meu povo, entenda que quem não tem conhecimento e compromisso com DEUS, seja obrigado a entender e fazer um filme com total concordância com a bíblia. Alguém disse que não gostaria que alguém fizesse um filme com fatos irreais sobre sua família se isso acontecer, processe o tal. Então que a família de noé que o processe por fazer um filme fantasioso! Quem tem que ensinar com correção somos nós e não o mundo!

    • Que afirmação mais estúpida!!!

      “…entenda que quem não tem conhecimento e compromisso com DEUS, seja obrigado a entender e fazer um filme com total concordância com a bíblia…”

      Hugo, então eles deveriam pegar no cérebro deles e como são muito inteligentes, criar uma história de raíz deles próprios e não contorcer uma história que não é da autoria deles. A palavra de Deus é muito importante e séria prá ser difamada desse jeito. Voces não são obrigados a acreditar que Deus existe e o cristão também não é obrigado a ver uma das passagens mais importantes da Bíblia a ser contorcida e representar algo de mau. Está errado e ponto final.
      Falando em família: se ouvisses alguém dizendo que a tua mãe biológica te entregou pra adocção e que a Sra que te criou não é a tua mãe verdadeira, e no fundo vc sabe que ela é a tua mãe, como vc se sentiria em relação a pessoa que começou com esse boato??

  18. Bando de fanaticos religiosos q abandonam a razao e bom senso sempre q leem esse livro cheio de mitos infantis chamado biblia. Ignoram q se tornam tao ridiculos como os contos q nela existem. Uma historia ridicula como a do diluvio sem pe nem cabeça. As pessoas estao cada vez mais burras. Lamento a ignorancia e egocentrismo sos religiosos de todo mundo onde todos com as mais diferentes crenças tem certeza q estao certos e todos os outros errados. Incompetentes cognitovos e oq a religiao os tranforma. As pessoas deveriam ser alfabitizadas cientificamente em prol da evoluçao social. Enquanto isso o estado islamico arranca a cabeça desses imbecis q acreditam possuir proteçao de um magico invisivel. Coitados!

  19. Ao examinar com um pouco de cuidado o teu texto, percebo que o senhor não o conferiu minunciosamente antes de publica-lo. Chamar as pessoas de burras e ” ANALFABÍTICAS”… é meu caro! depois de observar uma dezena de aberrações à lingua portuguesa, fora a deselegante postura narrativa para com outros que o lêem,
    vejo que és de fato “qualificadíssimo” em tudo que si propôs a dizer. Que o Deus qual “jamais te existiu” te perdoe e tenha misericordia de tua alma. Sei disso, pois ELE te AMA. ELE é DEUS!!!

  20. Pra quem finge que filme é filme e bíblia é bíblia e que podem misturar tudo e tudo bem; o filme se chama Noé. Fala sobre a um dilúvio, renovação da terra, o animais, e blá blá blá. Que outra história existe como esta? Quantas pessoas crêem, vivem e ensinam esta palavra? Pois se existiu Noé e sua vida foi contada na Bíblia que benefício existe modificar isto e fazer um filme?
    Se fizessem um filme dizendo que Darwin era um drogado, assassino, que matou os país e tudo mais não iriam gostar por que seria mentira. Se dissessem algo parecido sobre os budistas de seu mestre, dos mulçumanos e etc, ninguém gostaria do livre uso de sua história a troco de nada.
    O que falta é respeito.

  21. Pastor é suspeito de matar duas mulheres a pedradas na Bahia
    Um pastor é suspeito de ter encomendado e participado do assassinato da também pastora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marcilene Oliveira Sampaio e da prima dela Ana Cristina, cujos corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (20). O crime ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Civil durante uma coletiva à imprensa. Os dois homens já presos são apontados como executores. O pastor está sendo procurado.
    De acordo com a polícia, o crime teria sido motivado por vingança após as vítimas, que eram colegas do pastor suspeito, terem saído da igreja dele depois de um desentendimento para fundar uma nova e levado a maioria dos fiéis.
    “O crime foi motivado por vingança, após as vítimas terem fundado outra igreja. O pastor foi o mandante e também executor”, afirmou o delegado Marcus Vinícius, titular da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista).
    O marido da professora morta, Carlos Eduardo de Souza, que, assim como a companheira, também é pastor, era outro alvo dos criminosos, mas conseguiu escapar do carro em que estava quando sequestrado pelos suspeitos depois de provocar um acidente.
    A professora Marcilene Oliveira Sampaio, o marido e a prima tinham acabado de sair da igreja, na noite de terça-feira (19), e estavam a caminho do sítio onde moram quando o carro em que estavam apresentou um defeito na estrada que liga ao município de Barra do Choça.
    Carlos Eduardo disse à polícia que desceu do veículo e abriu o capô para verificar o que tinha acontecido quando foi abordado por três homens que chegaram em outro carro. Entre os suspeitos estava o pastor apontado como mandante do crime.
    Segundo a polícia, a intenção dos criminosos era matar toda a família no sítio em que as vítimas residiam. A suspeita é de que Marcilene e os parentes já estavam sendo seguidos desde o momento em que deixaram a igreja.
    Conforme a polícia, ao perceberem as vítimas paradas na estrada, os suspeitos decidiram agir. Carlos Eduardo foi colocado dentro carro dos suspeitos e seguiu pela estrada com um dos criminosos. O outro suspeito e o pastor ficaram ao lado da professora e da prima dela às margens da rodovia. As duas mulheres foram mortas em seguida a pedradas.
    De acordo com a polícia, o marido de Marcilene, que estava no banco de passageiro sob a mira de um revólver, foi agredido várias vezes ao longo do trajeto pelo suspeito. No entanto, ao perceber que iria ser morto, Carlos se jogou na direção do veículo, que acabou colidindo em outro que trafegava pela rodovia. Carlos conseguiu abrir a porta e escapar pelo mato. Em seguida, acionou a polícia.
    Um dos suspeitos, Fabio de Jesus Santos, 34 anos, foi preso por policiais militares minutos depois do acidente provocado por Carlos. Segundo a polícia, Fábio confessou participação na ação, mas disse apenas ter dirigido o carro.
    Segundo a polícia, o suspeito também apontou quem seriam os demais comparsas: Adriano Silva dos Santos, de 36 anos, e o pastor de prenome Edmar. Adriano, que teria matado Marcilene e a prima dela com Edmar, foi preso na manhã desta quarta, confessou participação no crime e apontou o pastor como mandante.
    Globo.com

  22. mauricio se vc e ateu se vc acredita ou nao isso e problema seu mas pra mim vc e que num passa de um pobre coitado que com medo da verdade se esconde atras de do seu raciocionio pobre e nao acreditar em deus

  23. Somente os escolhidos podem ler a Bíblia e tirar alguma coisa dela,por exemplo:se um gay ler a Bíblia ele vai tirar conhecimento segundo a letra mais as visões do céu jamais.

  24. Assisti o filme e gostei do que vi. Não acredito que existam pessoas que imaginem que todo mundo deve pensar nas histórias contadas na bíblia sobre o mesmo ponto de vista ou interpreta-las de um só modo. Sou cristão-evangélico e pesquisador teológico, no entanto, esse fato não me habilita a imaginar que o que eu penso sobre a história de Noé, por exemplo, seja exatamente da mesma forma como eu interpreto ou imagino que assim o foi. Ainda assim, cabe entendermos que o filme não foi construído a partir da ideia de que seria um filme evangelístico ou de caráter puramente vinculado a fé.
    Que venham mais filmes com teor histórico nesse gênero. As pessoas comuns agradecem.

DEIXE UMA RESPOSTA