“Deus está Desapontado com Você”: livro que resume e ironiza histórias bíblicas faz sucesso entre cristãos na Comic Con

1

Um livro que se diz uma versão resumida e irônica da Bíblia foi lançado durante a Comic Con 2014, em San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, e bastante elogiada pelos frequentadores da feira.

O autor Mark Russell afirma que o livro “God Is Disappointed in You” (“Deus Está Decepcionado Com Você”, em tradução livre) resume a Bíblia em poucas páginas, “poupando os leitores de genealogias intermináveis e da linguagem rebuscada para explicar apenas o essencial de cada história”.

Ilustrado pelo cartunista Shannon Wheeler, “God Is Disappointed in You” resume, por exemplo, os 40 capítulos do livro de Jó em apenas uma página, afirmando que Deus e o diabo fizeram uma “aposta louca” para testar a fé do fazendeiro. “Foi com o livro de Jó que tivemos a ideia do livro. Estávamos em um bar e o Shannon me disse que não entendia essa história. Aí eu expliquei para ele em poucas palavras”, disse o autor numa entrevista ao portal Uol.

De acordo com Russell, a expectativa era de que os religiosos repudiassem o livro, porém a repercussão tem sido exatamente a oposta, com muitos visitantes da feira comprando exemplares para dar de presente aos amigos.


O escritor afirmou ainda que muitas pessoas admitem que falam da Bíblia sem sequer tê-la lido. “E tem aquelas que usam os versos para apoiar seus pensamentos e para justificar todo tipo de perseguição. O livro ajuda essas pessoas a ir direto ao essencial”.

A ilustração que abre o Novo Testamento mostra os três Reis Magos e a mensagem: "Deixe-me ver o endereço em meu GPS"
A ilustração que abre o Novo Testamento mostra os três Reis Magos e a mensagem: “Deixe-me ver o endereço em meu GPS”

Já o cartunista Wheeler conta que até mesmo hipsters, que criticam o trabalho sem conhecimento sobre o assunto, tem elogiado o livro. “O importante é que as pessoas entenderam que não estamos ridicularizando as Escrituras, mas tornando-as acessíveis para religiosos e não religiosos com uma linguagem contemporânea”, justifica-se.

As afirmações da dupla foram corroboradas pelo pastor batista Mike Parnell, que estava presente no painel de debate sobre o livro e elogiou a proposta: “É um livro que promove o diálogo, e muitos religioso não estão abertos a isso. Eu vejo por meio desse livro o que muitas pessoas se recusam a ver. A igreja tem machucado muita gente ao longo dos anos. E esse não é nosso papel. A igreja é um local de acolhimento e amor. Quando você diz que está certo e que o outro está errado, não há diálogo. Tem gente mais preocupada em impor seu ponto de vista que transformar as pessoas em discípulos de Cristo. Há uma diferença entre ser bom e estar certo”.


1 COMENTÁRIO

  1. Sempre afirmei isso! Deus é amor e ama seus filhos. Deus não é a maldade que dizem ser. Estão cometendo pecado gravíssimo e acham que estão no caminho certo, com essas afirmações caluniosos sobre Deus. Principalmente as igrejas adoram usar esses argumentos distorcidos sobre o nosso poderoso e bondoso Deus, para tirarem proveito e principalmente financeiro. Infelizmente o povo na sua humilde ignorância lhes dão ouvido e os seguem. Pior de tudo que tiram dinheiro do bolso para enriquecê-los e satisfazê-los com seus devaneios e desenfreadas ilusões em busca do dinheiro e do poder. Deus tenha piedade de todos nós. Principalmente desses.

DEIXE UMA RESPOSTA