A Bíblia é um dos livros mais vendidos e lidos da história da humanidade. Livro Sagrado do cristianismo, a obra tem inspirado outros trabalhos além da esfera religiosa. Conciliando os ensinamentos bíblicos com a busca por lucros e resultados empresariais, diversos autores têm lançado livros que usam a Bíblia como inspiração para o mundo dos negócios.
Escrito por Larry Burkett, o livro “Negócios à Luz da Bíblia” é um dos que usam essa abordagem. Considerado um dos principais autores cristão que tratam do mundo empresarial, Burkett recorre, nesse livro, às lições da Bíblia para tratar de diversos assuntos do mundo corporativo, desde contratações e demissões até critérios de decisão. Um dos princípios defendidos pelo autor nessa obra é o de que os recursos e funcionários da empresa pertencem a Deus e, por isso, devem ser tratados e manejados de forma justa.
Com o sugestivo título “A Bíblia dos Negócios”, um livro escrito por Wayne Dosick defende que é possível praticar o bem cristão, enquanto se faz bem o seu trabalho. O livro tem como subtítulo “10 Mandamentos para Trazer Valores Éticos para o Local de Trabalho”, e afirma que religião não trata apenas do mundo espiritual, mas também do material, por ser onde vivemos.
Outro autor que segue essa linha é David Steward. Cristão, ele é fundador e presidente da Worldwide Technologies, uma potência do mercado de tecnologia que faturou, no ano passado, 4,1 bilhões de dólares. De acordo com a revista Exame, em seu livro “Doing Business By The Good Book”, escrito em parceria com Robert Shook, trechos bíblicos são usados para referenciar ensinamentos empresariais. Os autores recorrem, por exemplo, a Mateus 6:24 (“Ninguém pode servir a dois senhores”) para falar de como atuar ou não em nichos de mercado.
Prosseguindo na lista, temos “Business for the Glory of God”, da editora Crossway Books. Escrito por Wayne Grudem, o livro tem como ponto básico a ideia de que o próprio negócio pode ser uma forma de honrar a Deus. Grudem afirma nesse livro que “muitos aspectos da atividade empresarial são moralmente bons em si mesmos, e em si mesmos trazem glória a Deus – embora tenham um grande potencial para o erro e o malfeito”.
Outro livro inspirado na Bíblia encontrado na literatura sobre negócios é o “Business: The Bible Way”, de Bob M. Wood. Tratando de assuntos corporativos tendo como base a Bíblia, o livro tem como princípio que nos momentos de maior angústia, é preciso recorrer à voz da experiência. E não há voz mais poderosa do que a de Deus, expressa nas Escrituras.
Fonte: Gospel+