O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou recentemente, por meio do ministro da Secom (Secretaria de Comunicação), Paulo Pimenta, que será lançado na TV Brasil, em março de 2025, um novo programa apresentado pelo drag queen Rita von Hunty.
O comunicado feito por meio das redes sociais chamou a atenção de oposicionistas, como o vereador de São Paulo Rubinho Nunes, o sétimo mais votado do país. Para ele, a TV pública virou “palco de doutrinação ideológica” para a realização de “mais um show esquerdista disfarçado de cultura”.
O programa anunciado terá 10 capítulos e será chamado “Como Nascem os Heróis”. O seu objetivo, segundo o governo, será abordar a história de figuras nacionais de grande importância para o Brasil, como Getúlio Vargas, Zumbi dos Palmares e Anita Garibaldi.
“Como Nascem os Heróis é a nova série da TV Brasil, um projeto inédito que vai contar a história dos nossos grandes heróis e heroínas brasileiras com um olhar reflexivo sobre a nossa identidade nacional”, afirmou Pimenta.
Drag Queen
O convite para que o programa da TV pública seja apresentado por um drag queen foi elogiado pelo atual presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Jean Lima, que previu um trabalho “brilhante” por parte do apresentador, cujo nome verdadeiro é Guilherme Terreri Lima Pereira, natural de Ribeirão Preto, São Paulo.
“Como historiador de formação, tenho certeza de que essa série, com a brilhante condução de Rita von Hunty vai mostrar uma nova perspectiva sobre a história dos heróis nacionais. Como, por que e quando ‘nascem os heróis’? Tal abordagem certamente trará ao público uma reflexão sobre a história do Brasil”, comentou Lima, segundo o Poder360.
A inserção de personagens drag queens em programações públicas, inclusive voltadas para crianças, tem sido utilizada pelo ativismo LGBT+ como forma de popularizar a ideologia do movimento, especialmente entre os mais jovens.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o ator cristão Kirk Cameron teve a iniciativa de criar um livro infantil de base bíblica, em reação a um programa local chamado “Hora da História”, onde drag queens são convidados para contar histórias para crianças em bibliotecas públicas.
No caso do Brasil, o governo Lula investirá R$ 1.338.900,00 para o lançamento do novo programa da TV Brasil, recurso esse vindo dos cofres públicos. Em sua publicação feita no “X”, Rubinho Nunes também criticou o fato de Rita von Hunty possuir um histórico de atuação claramente contrário aos valores judaico-cristãos, incluindo palestras de “Como criar crianças gays”. Confira:
Enquanto você trabalha duro, a TV pública, sustentada com o seu dinheiro, vira palco de doutrinação ideológica.
R$ 1.338.900,00 é o valor que o Governo irá desembolsar para uma drag queen para reinterpretar heróis nacionais e que faz palestras com o tema “Como criar crianças… pic.twitter.com/B5723HKtAO
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) November 4, 2024